Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Oficial] Problemas Com Instrutor/ Professor

Posts Recomendados

Postado

"Sempre que ele fala as coisas, eu presto atenção, realmente ouço as dicas dele. Certamente ele, profissional formado(suponho que seja), sabe mais do que eu e minhas leituras em fóruns e sites, e vídeos de YouTube. Mas algumas coisas dá pra ver que ele tá ligeiramente equivocado, e noutras fica claro que é marcação do tipo 'esse novato não pode saber o que tá fazendo"

Cara, eu garanto a você que com suas leituras de fóruns como este aqui (principalmente este) e vídeos de youtube, com o simples fato de querer ir atrás e pesquisar sobre coisas desse tipo, não aceitar as coisas que são empurradas a você sem questionar, só por isso, você já deve saber muito mais coisas do que diversos (des)instrutores espalhados pelas academias do Brasil.

Digo isto porque eu mesmo já mudei muitas opiniões minhas sobre a musculação desde que conheci este forum. Dentre elas o mito da "janela de oportunidade".. comer de 3 em 3h, essas coisas clássicas que estão arraigadas na cabeça de muuuuuita gente que aceita o que lhes é transmitido sem questionar, sem pesquisar.. Enfim, como tem na assinatura de um usuário aqui do forum: No Brain, No Gain. Continue pesquisando, buscando conhecimento, se aprimorar de modo geral.

Quanto ao teu instrutor, chega pra conversar com ele numa boa.. se tu não estiver mt disposto, faça como o Ice falou: diz que treina pra força e ponto.

Postado
  Em 04/05/2014 em 20:36, this is TRANCE disse:

Não entendo essa galera aqui, parece que não tem voz, não tem palavra, não conseguem nem defender a si mesmos, é até vergonhoso ver isso em um fórum de musculação.

A questão não é nem ignorar, se o instrutor tá corrigindo algo é porque ele acha que está errado. Se ele está errado (ou você acredita que está certo), tem que se impor cacete, ele tem o poder de discordar mas não proibir, seja sutil e não arrogante, explique o porque de você está fazendo daquela maneira, mas, como muitas vezes isso não adianta, se responsabilize por seus atos, deixe ele tranquilo e despreocupado, ele não vai ter razão nenhuma pra pegar no teu pé. A única razão é da maioria dos instrutores mandar colocar cinto e coisarada é porque se tu se arrebentar a culpa não é dele, ele te instruiu e você não confiou nele, nesse caso a culpa é toda sua, então, o melhor a fazer é se responsabilizar pelos seus atos, assine um termo de responsabilidade, que seja, mas não fique ignorando e virando a cara que isso é coisa de bebezão imaturo.

Como tentei colocar no post original, imposição não é o que estou buscando.

Primeiro pela desvantagem: vai ser muito fácil o instrutor reagir se impondo com diploma e tempo de experiência. Vai ser 2x0 pra ele logo de partida.

Segundo pela minha intenção: sim, porque (imagine só!) tem gente que prefere dialogar de boa ou achar alternativas que não envolvam alguém ser superior a alguém e com isso criar tensões interpessoais num ambiente que deveria ser somente focado em treino(não um ambiente de picuinhas tipo Big Brother e afins).

Então, você falar essas coisas sobre não ter voz, não ter palavra, ser vergonhoso, sobre não conseguir se impor, sobre ser coisa de bebê imaturo é sair da intenção do tópico, uma intenção DIPLOMÁTICA. E foram coisas gratuitamente ofensivas que não contribuíram em nada para a discussão(talvez para o ego de alguns sim, mas não para a discussão).

Além do que, já pensou o que acontece se o instrutor também achar que a saída é se impor sobre seus alunos que não seguem suas sugestões?

De todo modo, agradeço a todas as sugestões da galera. Já dá pra fazer umas tentativas da próxima vez rs.

Postado (editado)
  Em 02/05/2014 em 15:22, sanjuro disse:

Certamente ele, profissional formado(suponho que seja), sabe mais do que eu e minhas leituras em fóruns e sites, e vídeos de YouTube.

Não tenha tanta certeza disso.

Em 02/05/2014 em 19:38, Chez disse:

de longe eu via o grilo diplomado e o resto do bambuzal

:D

Editado por Reinaldo.Gomes
Visitante usuario_deletado325
Postado

Fala para o instrutor: Vamos brincar de vida? Eu cuido da minha!!!

Postado

A questão é: você sabe realmente o que está fazendo? se sabe, vai lá e se impõe.

Se ele vier falar mais alguma coisa, diz pra ele não se preocupar que você está bem e não precisa de ajuda.

Agora se você não sabe, é óbvio que ele vai ficar em cima preocupado, até mesmo porque é obrigação e responsabilidade dele ajudar os alunos, porque se alguém sofrer um acidente ali por falta de instrução, ele vai ser responsabilizado.

Se ele tocar nesse ponto, a única solução seria você fazer uma "declaração" assinada se responsabilizando pelas consequências em caso de acidentes.

Na minha cidade, felizmente (ou infelizmente) os instrutores não estão nem aí... geralmente dão atenção ao aluno que iniciou na primeira semana, mas depois deixam pra lá.

Já vi muita gente fazendo muita coisa errada, enquanto os instrutores ficam de conversa fiada ou ajudando alguma alunA... infelizmente é a realidade de muitas academias.

No meu caso, a forma que encontrei de treinar em paz foi me impondo. Tudo bem que tenho amizade com eles, mas desde o inicio eles viram que eu n pedi ajuda pra montar treino nem nada e toda vez que tentaram "cornetar" meu treino eu questionei e ai quando a coisa aperta, tem gente que afina. Muita gente que quer falar besteira mas n tem argumento válido, ou se tem são coisas ultrapassadas, conceitos que viraram mitos e tal.

Enfim, converse com ele e tente explicar a situação numa boa que será melhor pra ambos.

Postado
  Em 02/05/2014 em 17:05, vitor_fc disse:

O objetivo do topico não é esse mas gostaria de saber se voces passariam para uma pessoa agachamento livre ou levantamento terra com intensidade, para uma pessoa que não saiba aduzir as escapulas ou mante-las aduzidas, que tenha problemas de flexibilidade, que tenha hernia de disco ou algum desvio postural que futuramente podera proporcionar uma hérnia, ou que tenha alguma "ite ou ose" em alguma articulação que participe bastante desses exercicios. Se voces se responsabilizariam por algum problema posterior e onde o objetivo da pessoa é ganhar massa muscular "rapido" ou perder gordura (SL 5X5, por exemplo, se começa com intensidade baixa e aumenta gradativamente). Sera que no primeiro mes ele tera um resultado melhor do que fazer weider (por exemplo).

Pra uma pessoa normal sim, agora uma com patologia pré existente iria estudar o caso, nunca estudei sobre exercícios pra pessoas com os tipos de problemas q vc citou, mas se a pessoa num tem nada eu já começo pelo agachamento livre numa boa, não ia fazer q nem os instrutores q passam pra TODOS só agachamento no smith...não passa o terra e 90% do treino feito em máquinas.

Postado (editado)
  Em 05/05/2014 em 14:17, Danilo Z disse:

não ia fazer q nem os instrutores q passam pra TODOS só agachamento no smith...

E colocam as mulheres iniciantes pra fazer aquelas séries intermináveis, com drop set, bi-set, tri-set, sai do hack, pula pro leg, faz 50 repetições na flexora, vai pro smith, coloca 5x mais peso do que elas aguentam pra elas gritarem quando chega no fundo do "agachamento" (tudo isso com o desinstrutor encoxando por trás ajudando no smith)... aí depois desse circo todo, fica com a perna ardendo e acha que fez um treino foda.

Postado
  Em 05/05/2014 em 16:32, Reinaldo.Gomes disse:

E colocam as mulheres iniciantes pra fazer aquelas séries intermináveis, com drop set, bi-set, tri-set, sai do hack, pula pro leg, faz 50 repetições na flexora, vai pro smith, coloca 5x mais peso do que elas aguentam pra elas gritarem quando chega no fundo do "agachamento" (tudo isso com o desinstrutor encoxando por trás ajudando no smith)... aí depois desse circo todo, fica com a perna ardendo e acha que fez um treino foda.

Tenho uma amiga que faz lunges na esteira a pedido / ordem do instrutor!

• Moderador
Postado

Discordar é fácil. Basta ter argumentos sólidos e defendê-los com propriedade.

Faço isso sempre. E quando me perguntam quem é que está fazendo minha série, eu respondo:

- EU!

Postado

Tenho um colega que diz pro instrutor ou quem mais se meta no treino que só ouve se o cara tem o braço no mínimo do tamanho do antebraço dele ( 42cm), claro que não funciona assim mas ele usa pra espantar entendedores sobre tudo de plantão e instrutores mau educados heuheuheu eh eh

Eu só digo que treino pra força, é diferente, parece errado mas é só diferente as vezes funciona...

Postado (editado)
  Em 05/05/2014 em 16:41, Fefe disse:

Discordar é fácil. Basta ter argumentos sólidos e defendê-los com propriedade.

O problema é que:

Mostrar conteúdo oculto
ignorancia.png

Postado
  Em 05/05/2014 em 16:45, eccehomo disse:

Tenho um colega que diz pro instrutor ou quem mais se meta no treino que só ouve se o cara tem o braço no mínimo do tamanho do antebraço dele ( 42cm), claro que não funciona assim mas ele usa pra espantar entendedores sobre tudo de plantão e instrutores mau educados heuheuheu eh eh

Eu só digo que treino pra força, é diferente, parece errado mas é só diferente as vezes funciona...

kkkkkkkkkkkkkkkkk ignorância total, mas as imagens as vezes falam por nós.

Já vi mto instrutor baixar a bola para aluno pq o cara era bem maior que ele e isto acontece na maioria das vezes porque o cara queria apenas ter a razão se usando da posição de "professor"... queria desmerecer o outro.

Você via até outros alunos novatos perguntando porque ele não corrigia o cara, sendo que ele falou que estava errado pra ele e o cara fazia igual... e o instrutor respondia: não falei que tá errado, mas pra ele tá funcionando... kkkkkkkkkkkkk fácil, né?

• Moderador
Postado
  Em 05/05/2014 em 16:59, Reinaldo.Gomes disse:

O problema é que:

Mostrar conteúdo oculto
ignorancia.png

Eu jamais discuto com ignorante.

Não tenho tempo a perder.

• Moderador
Postado
  Em 06/05/2014 em 14:50, Reinaldo.Gomes disse:

Eu quis dizer ignorância no sentido de burrice, não de estupidez :D

Aplico o mesmo à burrice.

Postado (editado)

Já treinei em 3 academias, a primeira foi um fiasco total, era frango, em 2012.

Na 2º, a coisa mudou, o professor era um velhote barriga de barril, que qualquer detalhe já é capaz de te causar uma lesão. Supino, só reto. Agachamento, apenas pra mulheres, até que um dia eu disse a ele que não dava mais pra continuar no Leg Press porque eu estava consumindo todos os pesos da academia(290kg, sobrava umas 8 anilhas pra galera), e a academia é pequena e fudida, quando eu tava saindo ele disse que ia me passar o agachamento e disse também que 2 clientes da academia sairão reclamando :laughingsmiley: . Eu fazia apenas 1 exercício pra Costas, e segundo ele estava bom, mesmo eu argumentando que as Costas era um músculo grande taszl, fui fazer remada unilateral e ele chegou em mim com um sorriso(como se tivesse pagado boquet), começou a falar merda lá, que eu ia arrombar minha coluna, que esse exercício não se faz com meio kg(tava com 13kg no halter), eu fiquei beleza, o cara tava me humilhando na frente da galera, ai ele completou dizendo que todo exercício que eu via, eu queria fazer, oshi? Os exercícios quem passou foi ele, e não eu, o cara manda 3 exercício pra peito e 5 pra bíceps. Dizia também que puxador atrás(https://imagizer.imageshack.us/a/img51/7056/s6w4.jpg) é só pra +18, caso contrário eu não cresço mais. Ah, Suplemento mata pow. Chego em mim dizendo que saiu uma matéria no jornal contando a história de um cara que teve que amputar um órgão por causa da suplementação o.O Já fiquei de saco, e resolvi que iria sair, porque até o momento o que me prendia naquela merda, era os camaradas lá que eram gente boa, inclusivo um parceiro meu que caia direitinho na conversa do personal, mais pra ele dava certo, o cara em 5 meses já ficou todo saradão, chamando atenção no meio da multidão. 1 semana antes da minha despedida, eu no banco do supino(supino pra ele só com as pernas apoiada), ele chegou em mim com um panfleto apontando uma palestra em tal lugar pápápá, e disse que eu invés de ficar pesquisando besteira na internet(tudo novo que eu fazia, mudava, ele perguntava de onde eu tirei, eu falava que pesquisava) deveria falar com um cara desses que estuda a mais de 10 anos com diploma e tudo, eu falei: é muito difícil achar um cara que tem diploma e sabe o que diz, afinal, musculação é 70% prática e 30% teórica...

Isso é só um resumo das merda que convivi naquele lugar, academia fudida mesmo, cobrava R$60 pra treinar 3x na semana(só abria 3x) e ainda ter que aturar essas merdas. Ele ia me expulsar, 2 dias antes, sai sem dizer que ia sair.

Procurei outra academia, e me deparo com 2 mutantes, personais de primeira, shapes fodásticos. Escutam B dynamitze, Jaz, PH, família shake, Mag... Equipamentos e pesos de sobra, não acaba mais. Logo que cheguei já senti que o cara era firmeza, me passou exercícios que sempre quis fazer, Scott, puxador, agacho, supino inclinado, paralela... A diferença é que ele só passa uma primeira vez e vai embora, se eu estiver fazendo errado, problema meu. Mas sempre que pergunto ele para pra conversar. O 2º mutante, aliás, o maior que já vi, vive no Galaxi S4, ajudando e paparicando as gostosas, mesmo assim o cara é firmeza.

Editado por EdgarLourenço
Postado (editado)
  Em 05/05/2014 em 10:19, sanjuro disse:

Como tentei colocar no post original, imposição não é o que estou buscando.

Primeiro pela desvantagem: vai ser muito fácil o instrutor reagir se impondo com diploma e tempo de experiência. Vai ser 2x0 pra ele logo de partida.

Segundo pela minha intenção: sim, porque (imagine só!) tem gente que prefere dialogar de boa ou achar alternativas que não envolvam alguém ser superior a alguém e com isso criar tensões interpessoais num ambiente que deveria ser somente focado em treino(não um ambiente de picuinhas tipo Big Brother e afins).

Então, você falar essas coisas sobre não ter voz, não ter palavra, ser vergonhoso, sobre não conseguir se impor, sobre ser coisa de bebê imaturo é sair da intenção do tópico, uma intenção DIPLOMÁTICA. E foram coisas gratuitamente ofensivas que não contribuíram em nada para a discussão(talvez para o ego de alguns sim, mas não para a discussão).

Além do que, já pensou o que acontece se o instrutor também achar que a saída é se impor sobre seus alunos que não seguem suas sugestões?

De todo modo, agradeço a todas as sugestões da galera. Já dá pra fazer umas tentativas da próxima vez rs.

Hmmm

Não percebi que era sobre a diplomacia, tinha um tópico muito parecido com este logo abaixo, minhas desculpas!

De qualquer modo, tenho um relato do meu irmão, que é menor de idade e passou por isso recentemente.

Tive que de dar uma bronca a dois instrutores por proibir meu irmão de executar certos exercícios, ele pagando 100€ de consultoria com um fisiculturista e não podendo por em prática o plano de treino, isso me deixou nos nervos, acabei discutindo com dois dos instrutores que estavam proibindo ele de executar os exercícios, e, segundo eles, ele ia se lesionar (fazendo fundos e peso morto), que ia acabar com a coluna e juntas dele, então, por meu irmão ser menor de idade fiz um termo de responsabilidade e entreguei a eles, que eu mesmo ia acompanha-lo.

O engraçado, e que se encaixa muito bem nesse tópico, é que eles vieram a perguntar se eu era formado. Acabei me esquentando e mandando eles cuidarem dos seus alunos que do meu irmão eu cuido. Isso acabou criando um ambiente meio hostil no ginásio, o que não é legal ao meu irmão (por mim, sinceramente, não faria a menor diferença), então, acredito que o melhor a se fazer é como disseram na página anterior, mentir, diga que faça treinos de força, que tem alguém o acompanhando, isso provavelmente vai afastá-los, já que boa parte não entende nada de treinos de força, mas, sempre tem aquele sujeito ambicioso que vai procurar saber sobre treino de força e querer que o aluno faça, nesse caso o melhor a se fazer é dizer que está sendo acompanhado, que já tem um plano pronto e que futuramente virá a pedir o auxilio dele.

E uma dica, não generalizem o caso dos instrutores, tem muitos profissionais bons que procuram saber o que e o por que do aluno executar certo plano de treino, ele vai procurar se informar melhor e ajudar no possível, já conheci instrutores assim, então, antes de tomar qualquer medida precipitada argumente com seu instrutor, conheça sua visão sobre sua metodologia de treino, e se, ele for um completo ignorante, tem boas dicas nesse tópico.

Editado por this is TRANCE
Visitante usuario_deletado325
Postado
  Em 07/05/2014 em 13:15, this is TRANCE disse:

Hmmm

Não percebi que era sobre a diplomacia, tinha um tópico muito parecido com este logo abaixo, minhas desculpas!

De qualquer modo, tenho um relato do meu irmão, que é menor de idade e passou por isso recentemente.

Tive que de dar uma bronca a dois instrutores por proibir meu irmão de executar certos exercícios, ele pagando 100€ de consultoria com um fisiculturista e não podendo por em prática o plano de treino, isso me deixou nos nervos, acabei discutindo com dois dos instrutores que estavam proibindo ele de executar os exercícios, e, segundo eles, ele ia se lesionar (fazendo fundos e peso morto), que ia acabar com a coluna e juntas dele, então, por meu irmão ser menor de idade fiz um termo de responsabilidade e entreguei a eles, que eu mesmo ia acompanha-lo.

O engraçado, e que se encaixa muito bem nesse tópico, é que eles vieram a perguntar se eu era formado. Acabei me esquentando e mandando eles cuidarem dos seus alunos que do meu irmão eu cuido. Isso acabou criando um ambiente meio hostil no ginásio, o que não é legal ao meu irmão (por mim, sinceramente, não faria a menor diferença), então, acredito que o melhor a se fazer é como disseram na página anterior, mentir, diga que faça treinos de força, que tem alguém o acompanhando, isso provavelmente vai afastá-los, já que boa parte não entende nada de treinos de força, mas, sempre tem aquele sujeito ambicioso que vai procurar saber sobre treino de força e querer que o aluno faça, nesse caso o melhor a se fazer é dizer que está sendo acompanhado, que já tem um plano pronto e que futuramente virá a pedir o auxilio dele.

Pensei que isto fosse um problema somente aqui do Brasil. Você é de Portugal?

Postado
  Em 07/05/2014 em 13:19, cbmilek disse:

Pensei que isto fosse um problema somente aqui do Brasil. Você é de Portugal?

Eu resido em pt sim amigão, mas sou brasileiro.

Infelizmente a ignorância não escolhe lugar.

Postado

Eu estava com o treino do instrutor, bem montado até mas mudei, afinal, é necessário.

Simplesmente estou fazendo o MEU treino e o cumprimentando da mesma maneira. Os caras lá da minha academia não são muito de se meter nos exercícios alheios, mesmo porque a maioria não sabe o que está fazendo ali.

Isso é bom e ruim, mas pra mim é uma coisa positva.

Postado (editado)

O problema é que a fonte deles nem sempre é a nossa, e treino de força é muito mais que baixas repetições. O pior é acabar com um instrutor ambicioso desse e terminar fazendo 3x3 no supino inclinado e 5x5 no crucifixo.

Claro, sempre vai ter aquele cara que vai procurar boas fontes ao invés de perguntar ao cara grande da academia, por isso é bom trocar uma ideia com o cara pra ver se é um desses ignorantes.

Editado por this is TRANCE
  • 3 meses depois...
Postado
  Em 07/05/2014 em 13:55, NoFearBaby disse:

Os caras lá da minha academia não são muito de se meter nos exercícios alheios, mesmo porque a maioria não sabe o que está fazendo ali.

Isso é bom e ruim, mas pra mim é uma coisa positva.

kkkk exatamente tem pessoas que querem aparecer nesse momento, que merda, porém a solução é sempre focar em ti mesmo, pois ali é o treino é esporte também, não é um palco de exposição ou uma pista para desfile de moda

Postado

Mas pensando bem, muitos dos que batem de frente com os instrutores, são garotos, 15~16 anos, sem barba na cara, que estão começando agora, não sabem fazer nem uma barra fixa direito. Aí ele lê no fórum o treino e vai querer passar por cima do cara que está inserido naquela realidade diária de academia.
Não estou dizendo que chegar com informação é ruim, mas não é simplesmente sair ignorando os dogmas (que são muitos) e revolucionar a academia que o guri chegou agora.

Eu mesmo não treino em academia, só nas épocas de inverno porque moro em litoral e chove toda manhã nessa época do ano infeliz. Mas quando chego, tenho corpo melhor que muito dos instrutores, sou mais velho que todos eles e mesmo assim ainda tenho que ficar respondendo algumas perguntas que começam maldosas e acabam curiosas.

Até se você for fazer treino de rua, vai ver muita gente te olhando com cara feia quando estiver fazendo seus movimentos. Não sabe como é revoltante quando você toma aquele tombaço tentando fazer um movimento novo e tem que ouvir risadinha e comentários maldosos de um monte de zé mané que fica 2 horas fazendo umas pull ups de amplitude 0.

Postado

Hj já existe jurisprudência de condenações de academias e professores, com relação a lesões ocorridas em salas de musculação. Por isso, os professores devem sim fiscalizar e instruir os alunos. E por obrigação conhecer os diversos tipos de treinamento.

Postado
  Em 12/08/2014 em 19:47, chuck rb disse:

Hj já existe jurisprudência de condenações de academias e professores, com relação a lesões ocorridas em salas de musculação. Por isso, os professores devem sim fiscalizar e instruir os alunos. E por obrigação conhecer os diversos tipos de treinamento.

O problema é q não estudam,e acabam não sabendo daquilo q deveriam.

Q eu já ví uns 7 se lesionaram por culpa de ficha de instrutor e não deu nada ( na verdade o cara confia cegamente nos instrutor e nem desconfia q se lesionou por culpa dele)

Postado

Como em qualquer outra profissão, na Educação Física existem os bons e maus profissionais!

E um bom profissional na maioria das vezes prefere trabalhar como personal trainer... é melhor financeiramente e profissionalmente ( trabalho/resultado )!

Postado

não li o tópico todo, apenas o post inicial

vou te contar como foi comigo

discuti algumas vezes com 1 instrutor da academia que e fazia, de falarmos alto...

tinha outro que eu conversava de boa, mas ele ficava a tarde;;; ele fez minha ficha conforme eu pedi, com o meu treino.... mas qdo eu mudava algum exercicio e o cara da manha via ele me dava esporro falando alto e eu sempre respondia... falando no mesmo tom...

no fim ele até tava começando a aceitar eu fazer meu treino, mas acabe saindo e hoje só treino na pracinha...

.. é tudo coisa do ego, pra eles é inaceitável a hipótese de que alguem uqe seja iniciante possa saber mais que eles, então eles entram em modo confronto...

• 1 mês depois...
Postado (editado)

Opa, fala gigantes

entao queria relatar sobre uma coisa que sempre me incomoda em varias academias que ja frequentei, sem querer ofender aos bons e generalizando, ate hoje nunca vi uminstrutor realmente competente, capaz de treinar grandes MONSTROS, claro que to falando daquele personal que monta sua ficha de graça e nao ta nem ai pra vc

apos a terceira ficha que ele monta pra mim que eu DETESTEI passei a chegar a uma conclusao, eu mesmo devo fazer minhas fichas, sei que muitos ja fazem isso e alguns ainda acreditam que seus personais sabem muito mais, mas cheguei a um ponto que sei bem mais de educação fisica que o meu proprio

e ai, mais alguem tem ou ja teve esse problema???

Editado por gugababo
Postado

Minha academia o instrutor monta um treino com 5 isolador, aí quando os muleke pede um treino hardcore ele bota 10 isolador pra cada músculo e eles acha que tão treinando pesado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...