A questão não é ser limpo ou sujo, e sim, da influência do particionamento de nutrientes e do máximo de proteina que o corpo humano pode sintetizar na hipertrofia.
O valor de 500g/semana de peso corporal é tido como padrão por ser considerado o ponto ótimo entre ganho de massa muscular x ganho de massa gorda assumindo que:
Um praticante natural de musculação, iniciante, possui a limitação de ganhar no máximo 12 kgs de massa muscular no seu primeiro ano de treino;
O particionamento de nutirentes (p-ratio) de uma pessoa mediana fazendo com que de cada 1 kg ganho, metade seja gordura, metade seja massa muscular
Se sua genética for ruim (e aqui sim a genética tem a maior influência) e seu p-ratio for pior que 1:1, pode ser que com 500g você ganhe 330g de gordura e 170g de musculo ou pior. Da mesma forma, o oposto também pode ocorrer.
A coisa é que é seu superavit calórico que determina quantas gramas você ganha por semana e quanto menor o superavit e menor o ganho, melhor vai ser a proporção e quanto maior, pior vai ser a proporção até o limite da sintese de proteina (quanto seja la qual for a quantidade de peso que você ganha por mês atinja o máximo de ganho de massa muscular que você pode obter, aumentar as calorias só gera mais gordura)
Eu disse tudo isso para poder polemizar e dizer que isso de bulk clean/sujo ser melhor ou pior na real é bullshit, assim como assumir valores padrão gerais para toda a população humana para ganho semanal/mensal. Se você monitorou sua evolução e descobriu que com 500g você ganha em 1:1, 1 kg você ganha em 1:1, 2kg ganha em 1:1, limitar seus ganhos só serve para lhe atrasar. Da mesma forma que se você descobriu que com 100g você ganha em 1:1, 500g 1:2, aumentar os ganhos só vai lhe atrasar.
Válido três ressalvas:
O mais importante é o objetivo. Se você quer ter certeza absoluta de que está ganhando o máximo de massa magra que seu corpo pode produzir, o bulk sujo é uma opção, se você quer ganhar o mínimo de gordura, a opção não é o bulk clean, mas sim alternar periodos curtos de um bulk com poucos ganhos (para ganhar o minimo de gordura) com pequenos cuttings (para tentar eliminar só esse mínimo de gordura ganha);
O BF tem uma influência também na proporção;
O particionamento age da mesma forma para ganhar e perder. Caso não hajam outros fatores influenciando (sensibilidade a insulina, doenças, má seleção de macros, etc) Quem tem tendencia a ganhar mais gordura, geralmente tem tendencia a perder mais gordura, logo, porque não ganhar musculo e engordar e depois emagrecer rápido, pensando a longo prazo? A menos que você prefira ter um bf baixo durante todo o ano em troca de ter o ganho de massa muscular mais rápido possível.