Olá a todos, tudo bem?
Esta é a minha primeira participação no fórum, e gostaria de esclarecer algumas dúvidas a respeito de um protocolo de treinamento que vi recentemente.
Assisti a um vídeo do José Gentil, youtuber da área de fisiculturismo com pouco mais de 13 mil inscritos, no qual ele propõe um modelo de treinamento voltado para otimização estética e redução de gordura corporal. A estrutura do treino é dividida da seguinte forma:
Segunda e quinta: supino e desenvolvimento
Terça e sexta: remada e puxada
Quarta e sábado: agachamento e stiff
Segundo ele, cada exercício deve ser realizado com 10 séries máximas. Ao final de cada sessão, o protocolo inclui de 15 a 20 minutos de HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade).
O autor argumenta que exercícios acessórios, como para bíceps e tríceps, seriam dispensáveis nesse contexto, já que esses grupos musculares já estariam sendo suficientemente recrutados e estimulados nos movimentos compostos. Ele ilustra essa ideia com uma analogia: treinar músculos auxiliares seria como pagar R$ 20 por uma corrida de Uber que custaria apenas R$ 5 — ou seja, um esforço adicional desnecessário.
Minhas dúvidas são as seguintes:
A efetividade de um treino com apenas dois exercícios por sessão, ainda que em alto volume (10 séries por exercício), principalmente em relação à distribuição do estímulo muscular e prevenção de desequilíbrios;
A aplicação do HIIT ao final de cada treino, considerando que, pelo que sei, muitos especialistas recomendam exercícios aeróbicos em zona 2 para otimização da queima de gordura com menor impacto na recuperação muscular.
Agradeço desde já a todos que puderem contribuir com suas opiniões ou experiências. Pretendo participar mais ativamente das discussões aqui no fórum.
Obrigado!