-
Qual caminho devo seguir? Ganho ou perda?
Olá meus amigos, gostaria de uma opinião de vocês que tem mais experiência no assunto. Atualmente estou com 82kg, 1,75cm e BF estimado em 20 a 25%. Treino corrida 5x semana (5km Pace 5, ou seja, esforço razoável) e calistenia 3x na semana Full Body, além de jiu jitsu 2x semana. Sempre gostei de treinar, porém nunca segui uma dieta (da pra perceber kk). Meu propósito atual é ganhar o máximo de massa muscular e força possível naturalmente, seguindo princípios de powerbuilding trocando a calistenia pela musculação. Minha meta de shape seria o máximo de massa muscular com um BF de 15%. Mas enfim, minha dúvida principal é quanto a dieta, já posso iniciar com ganho de massa ou devo pensar em reduzir a gordura corporal?
-
Ciclar é válido ou não?
Fala senhores, espero que estejam bem! Sou militar e estou me preparando para fazer um curso operacional, sendo assim tenho treinado cada vez mais e sinto que meu corpo não está recuperando do volume atual (cansaço e fadiga constante, imunidade baixando) e ainda preciso aumentar os estímulos até o curso. Treino de segunda a sábado, calistenia em um dia, corrida no outro. Fiz exames e estou com 300 de testo, não tenho ambição estética, apenas visando performance, seria interessante ciclar para potencializar meus treinos e recuperação? Só testo ou algo mais? Outra dúvida, caso seja interessante o ciclo, mantenho durante o período do curso? Período de restrição alimentar, restrição de sono, o ergogenico ""ajudaria"" a manter e recuperar durante o curso?
-
Alferes reagiu a uma resposta no tópico: Dieta de manutenção constante e progressão nos treinos (faz sentido?)
-
Alferes reagiu a uma resposta no tópico: Dieta de manutenção constante e progressão nos treinos (faz sentido?)
-
-
Dieta de manutenção constante e progressão nos treinos (faz sentido?)
Bom dia/tarde/noite a todos! procurei algum tópico que abordasse esse raciocínio mas não encontrei, vejo que a recomendação (caminho mais rápido) para qualquer resultado estético seja o superávit ou déficit calórico para a finalidade desejada, porém gostaria de saber se há algum estudo ou metodologia que aborda a dieta normocalórica e progressões constantes no treino e cardio, seja volume/intensidade para a longo prazo mudar a composição corporal sem necessariamente fazer bulk/cutt... obs: a cada período de tempo ir pesando e corrigindo a dieta para a manutenção do peso atual. Enfim, faz algum sentido seguir esse raciocínio?