-
Total de itens
4 -
Registro em
-
Última visita
Histórico de Reputação
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 98 - 11/05/2025
PESO ANTERIOR: 77,8kg
PESO ATUAL: 77,6kg
CALORIAS: 2550kcal
RESUMO SEMANAL
Salve meus manos!
Tomei um susto ao ver que as páginas do diário tinham diminuído, não percebi que havia sido aumentado o tamanho do scroll na visualização. Cheguei até sentir uma pontada no coração, achei que não tinha mais essa porra.
Essa semana, um amigo pediu sua digníssima em casamento no show do System of a Down. Fiquei refletindo, meu círculo social está casando, tendo filhos, e eu aqui botando o shape. Enfim, já aceitei que minha geração morre comigo.
Logo, a música escolhida para hoje não podia ser diferente.
Uma ótima leitura!
TREINO
Segunda-feira eu estava me sentindo bem cansado mentalmente. O que me fez perder uma repetição na top set do agachamento pausado. Consequentemente, optei por fazer uma repetição a menos na back off set para não exigir demais do SNC. Pretendo recuperar essas repetições amanhã.
Já na quarta-feira foi só alegria! Atingi um novo PR no supino reto com 4 * 125kg. Essa métrica me coloca em um wilks de 117.66 utilizando o peso de hoje para cálculo. Isso quer dizer que o Thor á pode começar a planejar o novo campeonato de supino, foda-se o terra.
Por fim, deixo a seguir as progressões da semana.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Perdi mais 200g na semana.
Parei para pensar ontem, já se passaram 11 semanas de cutting e está sendo relativamente fácil, com a única dificuldade sendo de fato recusar comida em ambientes sociais.
Psicológico está muito tranquilo e a fome totalmente controlada. Deveras está sendo o projeto mais tranquilo que já fiz e, ao mesmo tempo, o mais sólido.
Farei um refeed hoje pela noite de cerca de 110g de pipoca, sendo esse o 4° refeed do cutting. Embora o físico esteja relativamente cheio e o peso caindo conforme o esperado, acredito que será bom jogar um carbo a mais para melhorar o desempenho do agachamento amanhã.
Na próxima semana, muito provavelmente farei uma redução de 50kcal na dieta, além do aumento do cardio e do início do uso dos ergogênicos. Quero puxar bem nessas 8 últimas semanas e atingir meu auge até então.
CONSIDERAÇÕES
That's all for today folks!
Aprendizados da semana? Sabe aquele papo de que pessoas são substituíveis? Nem sempre, muito provavelmente você só dedicaria a Lonely Day para uma pessoa na vida, e você já pode ter deixado ela passar diante dos seus olhos.
Para hoje, vou estudar bastante pela manhã e ir comprar umas roupas pela tarde. Valeu meus manos!
And if you die, I wanna die with you.
Desejo a vocês uma ótima semana!
Até domingo que vem.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 89 - 09/03/2025
PESO ANTERIOR: 81,3kg
PESO ATUAL: 80,9kg
CALORIAS: 2550kcal
RESUMO SEMANAL
Salve meus manos, ótimo domingo!
Lembram que eu tinha dito que havia deixado a Ironberg de lado para ir em outro rolê? Pois bem, fui altamente influenciado por um tal de Zampieri e foi a melhor decisão da semana! Bati uns PRs cabulosos lá, sendo a primeira vez agachando com 2BW.
Também voltei a fazer supino reto nessa desgraça! Após meses finalmente posso dizer que meu ombro está legal e não senti desconforto algum ao realizar o movimento.
Escolhi um pouco de Korn para a atualização de hoje!
Uma ótima leitura!
TREINO
Iniciando a semana, vou deixar o vídeo do meu PR fazendo um agachamento com 2BW pela primeira vez, totalizando 3 repetições com 160kg. O grind foi monstruoso, mas eu acredito que conseguiria ainda mais se não estivesse tanto tempo sem fazer o agachamento sem pausa.
Fiz questão de zerar todas as máquinas que utilizei, fiz uma extensora unilateral da Hammer que foi uma delícia de zerar. Vou deixar o registro da top set na cadeira flexora pausada.
Cheguei na academia quarta-feira, comecei a aquecer no supino máquina e falei ué: cadê a dor no ombro?! É HOJE!
Fui direto para o banco de supino e comecei a socar carga. No fim, fiz minha top set com a mesma carga do meu PR anterior, com uma repetição a menos. Entretanto, subiu com bastante facilidade, apenas deixei na reserva por cautela de ser o primeiro supino reto em 4 meses. Daddy's back bitches!
Fechando a semana, aumentei mais 5kg no hack, totalizando 6 repetições com 175kg. Tudo progredindo conforme o esperado aqui, repetição a repetição e sem grandes dificuldades.
Como bônus, deixo aqui minha indignação com o projetista dessa flexora em pé.
Por fim, deixo a seguir as progressões realizadas durante a semana.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Perdi mais 400g na segunda semana de cutting.
Embora a perda de peso esteja um pouco acima do esperado, vou seguir com o planejamento e baixar mais 50kcal no hoje, uma vez que a perda inicial está mais associada a glicogênio e água do que qualquer outra coisa.
Físico até então está respondendo muito bem, vascularização já aumentou em apenas 2 semanas e a força continua a aumentar sem dificuldades.
Como bônus, vou deixar a foto da melhor refeição que tive na semana. Na boa? Que vibe foda.
CONSIDERAÇÕES
That's all folks!
Mais uma semana sem errar uma grama sequer. Bora para a próxima!
Para hoje, estava pensando em pegar uma praia de novo, mas estou com um torciolo fudido desde ontem ao fazer elevação lateral na polia. Tive que tomar um remédio no meio da noite, então talvez apenas fique em casa assistindo uma sériezinha.
I thought my demons were my friends.
Desejo a vocês uma ótima semana!
Até domingo que vem.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 82 - 19/01/2025
PESO ANTERIOR: 82,5kg
PESO ATUAL: 82,1kg
CALORIAS: 2900kcal
RESUMO SEMANAL
Fala aí meus manos, tudo certo por aí?
Semana bem tensa essa. Vomitei para um caralho ontem, vou dar mais detalhes na aba de dieta.
Iniciando o diário, vocês lembram que uns doidos estavam me devendo uma creatina devido ao campeonato que fizemos ano passado de quem teve a melhor evolução? Pois bem, se liguem no pacote que chegou aqui em casa na última quinta-feira.
A descrição bate comigo, tudo certo! Abri o bendito pacote, e se liguem na tal creatina que ganhei.
Duvido que vocês tenham um desses na coleção de vocês! Mas não parou por aí, sexta-feira ainda fui surpreendido com mais um pacote no meu correio. E bem, ainda não era a creatina que eu esperava receber...
Podiam ter me enviado bomba, creatina ou qualquer outra coisa. Mas os miseráveis escolheram me mandar uma caneca do Mao Tsé-Naro. Guimers, eu espero de coração que você evolua muito esse ano para eu poder lhe presentar com uma creatina Creapure!
O pior é que ainda tem mais uma encomenda para chegar, estou definitivamente com medo, mas tudo bem.
A música escolhida para hoje foi esse clássico aqui.
Uma ótima leitura!
TREINO
Iniciei a semana recuperando a repetição que havia perdido no agachamento, voltando ao PR de 4 * 142,5kg no pausado. Lembram do desconforto no quadríceps? Ele ainda persiste, porém, está melhorando a cada semana que passa, logo mais fico 0 novamente.
Semana passada havia começado a fazer elevação frontal unilateral na polia e francês unilateral na polia. Inicialmente senti muita dificuldade em estabilizar o ombro que está cagado, ele simplesmente estava "desligando" no meio da série. Já nesta semana, senti uma significativa melhora tanto da dor, quanto da estabilização.
O Lucas Surroundings me passou alguns exercícios para trabalhar a estabilização do ombro como uma forma de fisioterapia. Acredito que esse tipo de exercícios são a chave para aos poucos ir melhorando do desconforto, que atualmente está muito melhor do que já esteve.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Perdi cerca de 400g na semana, variando conforme o esperado.
Seguinte, como falei no resumo, vomitei até os órgãos ontem. Há dois tipos de pessoa em uma dieta:
1. Ain estou enjoado disso, vou fazer algo mais bonitinho para comer.
2. Comida azeda? Nem percebi, bota pra dentro!
Obviamente eu sou a segunda pessoa. Havia uma abóbora que estava desde sexta a noite no fogão, e decidi comer um pouco no almoço. Quando eu falo que não ligo para gosto e ingiro qualquer coisa apenas pensando nos macronutrientes, não é mentira. Não tive a mínima percepção que a comida estava estragada, simplesmente joguei para dentro.
Resultado? Fui em um rolê com uns amigos pela noite e comecei a sentir fortes dores abdominais. Acabei vomitando 3 vezes, e lá se foram duas refeições do dia no lixo. Estava pálido e suando frio, não conseguia nem falar. Só fui ter uma leve melhora lá pela meia-noite, então decidi atacar uma pizza que haviam comprado porque eu não iria ficar com 2 mil calorias de déficit no dia.
Consegui comer apenas 3 fatias, e hoje acabei acordando com 81,1kg (achei que seria pior). Estou relativamente tranquilo, apenas com dores abdominais, mas que não se assemelham às de ontem. Provavelmente é normal, visto o esforço gastrointestinal que tive.
CONSIDERAÇÕES
That's all for today folks!
Foco para hoje é manter a dieta e descansar escutando meu novíssimo CD do Gugu, de preferência sem comer comidas azedas ao longo do dia.
Por fim, só queria deixar registrado para as invejosas que meu emoji voltou!
My name is Lucifer, please take my hand.
Desejo a vocês uma ótima semana!
Até domingo que vem.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 81 - 12/01/2025
PESO ANTERIOR: 82,0kg
PESO ATUAL: 82,5kg
CALORIAS: 2900kcal
RESUMO SEMANAL
Ótimo dia meus manos, como vocês estão hoje?
O pessoal estava com uns papos meio red pill em um tópico do fórum esses dias. Lembrei de uma vez em que um grande filósofo disse uma frase da qual eu concordo muito. Aliás, volte com o diário Zampinho. 😡
Aproveitem enquanto a Receita Federal ainda não rastreia suas bronhas. Os sonegadores (vulgo red pills) estão em grande perigo! Falando sério agora, podiam ter problematizado essa parada do PIX antes né? Fiquei sabendo só depois de já ter movimentado meus proventos do ano inteiro em uma semana. Para fins de malha fina, tudo isso não passa de um meme, ok?
Hoje estou numa vibe boy band anos 2000, o clássico escolhido foi esse aqui!
Uma ótima leitura!
TREINO
Uma vez, um cachaceiro bebedor de vinho safado me disse que trabalhar em níveis de esforço próximo a RPE 10 facilmente me tiraria desempenho. Como um bom teimoso, falei isso aqui para ele:
Resultado? O cachaceiro estava certo. A mera falha do agachamento durante a semana passada, foi o suficiente para me deixar destruído durante a semana inteira. Acabei perdendo uma repetição na top set e uma na back off set pela fadiga acumulada. Após isso, decidi fazer mais uma série para agregar volume com uma certa distância da falha, a qual deixo o vídeo abaixo.
O resto da semana foi bem meia boca, de fato estava sentindo um cansaço excessivo mesmo dormindo bem. Único treino que senti que valeu a pena foi o A2, onde havia tomado uns cafés antes de ir treinar.
Vou deixar o vídeo da top set do agachamento no hack, onde fiz 6 repetições com 165kg, sendo um RPE 8. Mesmo me sentindo disposto, decidi guardar umas repetições aqui para não sobrecarregar ainda mais o sistema.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Ganhei 500g durante a semana.
Peso voltou aos patamares que estava antes da redução das calorias.
Diante disso, decidi baixar mais 100 calorias, me mantendo em 2900kcal diárias durante as próximas 6 semanas. Acredito que a manutenção está entre 2900~3000kcal e que o peso irá ficar variando nessa faixa até de fato iniciar o cutting.
Acabei atualizando o planejamento do cutting também, modificando as calorias iniciais para 2600. Além disso, decidi aumentar o cutting para 22 semanas. Por quê? Eu quero, eu posso! Tenho que ficar gostoso para o verão de 2026, né?!
CONSIDERAÇÕES
That's all for today folks!
Vocês acreditam que não vai passar a reexibição de Interestelar no cinema da minha cidade? Em vez disso, está passando Chico Bento. É a vida né?
Enfim, sem mais considerações para hoje, apenas um F aos que se foram.
I thought love was only true in fairy tales.
Desejo a vocês uma ótima semana!
Até domingo que vem.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 75 - 01/12/2024
PESO ANTERIOR: 81,4kg
PESO ATUAL: 82,1kg
CALORIAS: 3100kcal
RESUMO SEMANAL
Fala aí meus manos, como vocês estão?
Já comparam sua creatina batizada hoje? Eu sim, ainda tem mais umas 800g para tomar. Já falaram bullshit de estratégias de mini cutting hoje? Eu não, tenho mais de 2 neurônios. Já compraram seus dólares acima de 6 reais hoje? Não posso falar o restante aqui se não o Leão vem atrás.
Semana foi bem corrida e estressante, mas mantive a progressão e o plano permaneceu 100%. Essa foi a última semana que vou na unidade da academia mais perto de casa, a partir de semana que vem vou ir todos os dias na maior. Isso quer dizer que vou modificar algumas coisas no treino, vou trazer as atualizações no próximo domingo.
A parte boa é que vou ganhar um whey e uma creatina por fazer o plano anual, Black Fraude rendeu!
Vou trazer mais um pouco de Linkin Park para a atualização de hoje só porque sim!
Uma ótima leitura!
TREINO
Iniciei a semana com um agachamento pausado de respeito, mais um PR com 5 * 132. Fiquei bem satisfeito aqui, principalmente com a quebra de paralela que o ângulo evidenciou. Ainda tinha pelo menos 1 repetição no tanque, que continuo guardando pela perna não estar 100%.
Quinta-feira foi um dia extremamente estressante, cabeça estava a mil. Estava simplesmente com 0 vontade de treinar, desanimado e puto, só queria ir para casa e tomar um banho quente. Diante disso falei: vou bater PR nessa merda. Como a meta do ano para o RDL era de 180kg e acredito que não vou mais o fazer por um tempo, optei por já bater o PR e subir +8kg no RDL.
Aqui prevaleceu a máxima que nada é tão ruim que não possa piorar. Meteram uma cabeça na frente da câmera e fuderam o vídeo do PR. Decidi largar a back off set e fazer mais um vídeo com 180kg. Resultado? O desgraçado do cidadão que chamo de amigo não soube focar a câmera. Ainda bem que eu ainda não estou em cutting, assassinatos de primeiro grau poderiam ter acontecido.
Por fim, vou deixar um vídeo de um bíceps na máquina gravado ontem. Quando secar e esse ombro começar a fibrar vai ficar foda!
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Tive um outlier e ganhei cerca de 700g na semana.
Durante o início da semana, o peso estava batendo constantemente na casa dos 82~82,5kg. Isso acabou puxando a média semanal para cima, porém, acredito que semana que vem o peso irá se estabilizar e a média voltará ao padrão.
Semana passada estipulei que no final do cutting estaria comendo 2250kcal, mas isso dependerá de onde encontrar minha manutenção. Caso ela esteja de fato nas 3000kcal, será por aí mesmo, caso contrário, será um pouco abaixo.
Semana que vem vou ter uma confraternização para ir na terça-feira e uma festa na sexta-feira. Vou acabar fazendo as refeições livres nos respectivos dias com moderação. Vou ter que viajar nesses dias, então também irei adaptar a semana de treinos para respeitar os descansos.
CONSIDERAÇÕES
That's all for today folks!
Declaro oficialmente que entramos nas últimas 4 semanas de bulking! Pretendo trazer o planejamento do cutting em um post separado, porém apenas após encontrar minha manutenção de fato.
Encerro a atualização de hoje com uma imagem que diz mais que mil palavras.
And I know I won't be satisfied.
Desejo a vocês um ótimo dezembro!
Até semana que vem.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Pior que foi irmão. Fico zuando aqui falando que estou roliço e uma mortadela, mas a real é que para mais de 12 meses em superávit está bem limpo.
Acredito que o controle da dieta sempre levando em consideração o índice glicêmico dos alimentos e o superávit controlado foi o que manteve essa qualidade ao longo dos meses.
Dava mesmo! Uma possibilidade era fazer um mini cutting de até 8 semanas e estender por mais uns 6 meses o bulking.
Mas a vibe para agora é atingir um físico diferenciado e dar uma acalmada, até por ser mais fácil de manter depois.
Só vou engatar outro bulking pesado quando a vida estiver bem tranquila.
Valeu meu mano! s2
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 74 - 24/11/2024
PESO ANTERIOR: 81,3kg
PESO ATUAL: 81,4kg
CALORIAS: 3100kcal
RESUMO SEMANAL
Ótimo dia meus manos! Como vocês estão?
Bem que toda semana podia ter um feriado na quarta-feira, né?
Havia dito que provavelmente não traria mais atualizações do shape neste bulking. Porém, acabei gravando um vídeo no domingo à tarde e decidi postar aqui por achar que tive uma leve melhora no condicionamento comparado ao mês passado.
Novembro 2024
A música escolhida para hoje será para fazer jus ao nome do diário!
Desejo a vocês uma ótima leitura!
TREINO
Iniciei a semana com um PR no agachamento pausado com 132 * 4. Considerei um movimento bem controlado e ainda guardei umas 2 repetições na reserva. Logo mais chego no PR do agachamento normal aqui!
No dia seguinte, fiz o treino B1 visto que o feriado iria cair na quarta-feira. Vou deixar abaixo o vídeo da top set de uma remanda baixa na máquina com 110 * 9.
Já na quinta-feira, decidi fazer um terra para tirar o RDL da inércia. Movimento foi bem sólido e acabei progredindo 2kg visto a semana anterior, com 172 * 4.
Por fim, busquei mais uma repetição na top set do supino na Hammer feito ontem com 120 * 7. Ombro deu uma leve gritada no decorrer do dia, mas está mais para um desconforto do que uma dor de fato. O desconforto vem junto de uma limitação de movimento ao juntar as mãos atrás do corpo e esticá-las para cima. A limitação há umas semanas estava maior, hoje já consigo esticar uns 20% sem sentir nada, enfim, aos poucos vai melhorando.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Ganhei cerca de 100g na semana.
Peso continua bem estável, o que reforça que minha manutenção está bem próxima às 3000kcal.
Isso é ótimo, visto que não terei que reduzir tanto as calorias no próximo cutting. Ano passado tive que chegar às 2000kcal para evitar a estagnação, acredito que agora ficarei próximo das 2250kcal no auge do cutting, sendo bem mais tranquilo de manter a dieta sem querer matar alguém no processo.
Fiz a refeição livre na quinta-feira conforme o esperado. Comi umas 8 esfihas e 4 tabletes de uma barra de Ferrero branco que tinha aqui em casa. Acordei no dia seguinte com 1,3kg a mais, que se manteve ontem. Hoje voltei a estabilidade com 81,7kg.
CONSIDERAÇÕES
Por hoje é tudo folks!
Semana que vem vou fazer meu primeiro descanso na quarta-feira novamente, visto que vou começar um projeto de uma tattoo na sexta-feira. Então vou acabar fazendo a mesma rotina de treinos que fiz na semana passada.
Vocês lembram quando o ET Bilu chegou em Varginha e deixou essa mensagem aqui? Esse dia foi doido!
The limits of the dead.
Que todos tenham uma ótima semana!
Até o próximo domingo.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Valeu meu mano, vamos que vamos!
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Muito obrigado meu mano, de verdade!
Saber que minha evolução motiva as demais é um motivo de satisfação muito grande.
Bora pra cima!
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Uma das piores métricas para se basear é peso.
Já vi pessoas com -10kg na balança darem pau em muita gente comparável. Dentro do peso você vai ter carga óssea, líquidos, toda uma estrutura que não entra nessa conta.
Dito isso, respondendo sua pergunta. Não há um limite, o que acontece é que a curva de ganhos não é linear, então chega um momento que as gramas ganhas serão quase que irrelevantes, esse momento sendo extremamente individual e não tendo como afirmar uma regra.
Isso não quer dizer que você fica incapacitado de progredir, novamente, o peso é apenas uma variável para metrificar, não para determinar resultado. Sempre há para onde evoluir em sua composição corporal e maturidade muscular.
Há pessoas que treinam há mais de 10 anos e nem sequer aparentam, o que também reforça que o tempo, embora necessário, não é o que determina a desaceleração da curva de ganhos.
Sendo isso individual, vai depender da velocidade dos ganhos de indivíduo para indivíduo e do seu potencial genético para atingir determinado ápice. Seria errôneo da minha parte estipular um "quantos dígitos depois da altura dá para chegar naturalmente".
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Na média de 100~200kcal.
Assim mano, acho que tu tá se prendendo demais a informações que de fato são necessárias, porém a depender do contexto são totalmente irrelevantes. Depois que tu já calcula sua dieta inicial é meio desnecessário, sabe? Sua BMR, NEAT, EAT, TEF variam constantemente a depender do seu dia a dia e rotina alimentar.
Então é muito mais feeling do que cálculo, saca? Há 1 ano, minha manutenção estava em certa de 2500kcal. Hoje está próxima às 3000kcal. São condições que levam meu corpo a gastar mais calorias, então tudo depende do contexto e não há nada fixo.
Não faço ideia quanto seria minha BMR, porque é irrelevante dado o contexto, não preciso me apegar nisso para ter um controle do meu corpo.
Com certeza após o cutting minha manutenção irá descer umas 200~300 calorias, e isso não vai ter nada a ver com um cálculo pré-estabelecido, mas sim as condições que vou submeter meu corpo e que ele irá buscar se adaptar.
Valeu e igualmente mano.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a NilR em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Mano, uma dúvida, pq estamos praticamente igual. Vc tem 9 kilos acima dos dois ultimos digitos da altura (1,72cm e 81kg) e eu tenho 11 (1,77cm e 88kg) Quanto de superavit calórico tu fica, ingerindo 3000kcal? Quanto é tua TMB + Gasto com exercícios? Só pra fazer uma comparação.
Minha TMB + gasto calórico com exercícios, é 2.900kcal. 3.000kcal pra mim, seria só 100kcal de superavit.
Obs: Shape ta muito acima da média pra um natural. Parabéns e sucesso!
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 73 - 17/11/2024
PESO ANTERIOR: 81,3kg
PESO ATUAL: 81,3kg
CALORIAS: 3100kcal
RESUMO SEMANAL
Salve manos, ótimo dia!
Já comeram seus 1,6g/kg ~ 2,2g/kg de proteínas hoje? Já fizeram sua manutenção com déficit hoje? Já fizeram seu exercício redundante com perfil de tensão diferente hoje? Já fizeram sua escala 6x1 hoje? Já fizeram gol contra no boxe hoje? Já bateram em um idoso hoje? Já passaram o trator em atletas opens hoje? Só sei que nada sei.
Tive uma ótima semana, progredi em basicamente tudo. Fiz algumas alterações no treino com base no feedback que obtive nos treinos. Porém, como pretendo trocar de academia no próximo mês, só vou ter uma rotina 100% para seguir durante meses a partir de dezembro.
Mais um lançamento foda do Linkin Park! Dessa vez, foi vez de Two Faced no diário.
Uma ótima leitura!
TREINO
Iniciei a semana com PR no agachamento pausado, com 130 * 5. Mantive um bom controle aqui e mal senti a perna zuada. Em contrapartida, acredito que pela compensação o joelho esquerdo deu uma gritada, mas que melhorei no dia seguinte.
Semana que vem vou usar as anilhas de 1kg pela primeira vez aqui. Se a progressão se manter constante, logo chego no meu PR sem a pausa.
Ontem meu peito ainda estava fadigado do treino de quarta-feira, porque havia feito uns sets a mais para testar os supinos, então não rendi meus 100%. Mesmo assim, grindei legal aqui e acredito que no próximo treino já consiga progredir sem grandes problemas.
Por fim, fiz algumas modificações no treino com base no feedback.
No treino B1, tirei o supino reto convergente porque achei bem desconfortável para sacar a barra. Acabei colocando o supino inclinado da Cimerian no lugar e finalizei com o declinado. Também irei substituir a elevação lateral com halteres pela polia unilateral visando aumentar a tensão e o controle, visto o ombro zuado.
No treino A2, tirei a pausa do leg press porque me senti mais confortável. Mesmo não estando 0, estou me sentindo mais confiante para voltar com a força explosiva mesmo com grind.
E a última alteração será no treino B2, vou simplesmente tirar o desenvolvimento do treino. Embora a máquina da Technogym seja bem confortável, o movimento de elevação acima da linha da cabeça é um dos poucos que estou sentindo um desconforto mesmo sem pesos, então achei prudente dar uma descansada para o anterior de ombro.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Estava em um dilema na semana: aumentar ou não aumentar as calorias?
Alguns sinais lutavam contra. Me convidaram para ir à praia, falei fudeu! O pai tá com shape de Thor pós Infinity War.
Porém, alguns sinais lutavam a favor. Estava fazendo bíceps na quarta-feira e vi o ombro fibrando mesmo em final de bulking, falei fudeu nada! O pai em 8 semanas já tá seco de novo.
Deixei para decidir hoje com base no feedback do espelho em jejum. E na boa? Estou zuando aqui, mas está tudo sob controle. Cintura pela manhã está controlada, abdômen à mostra e alguns cortes no quadríceps aparecendo.
Diante disso, considerando que meu NEAT aumentou devido às academias serem mais longe de casa, estarei fazendo meu último aumento de 100kcal no bulking, permanecendo com 3100kcal até dezembro.
Para a refeição livre de semana que vem, irei fazer na quinta-feira, pois vou ficar off de treino na sexta-feira. Nem ia sair da dieta, mas o pessoal aqui em casa quer comer esfihas. Encontrei outro lugar para comprar, quase o dobro do preço do antigo lugar que comprava, mas whatever.
Não sei se já passei essa informação aqui, mas o planejamento para o cutting será de 20 semanas +5 de reversa. Estava me questionando se não seria muito, sabendo que 12 semanas já são o suficiente para voltar para a condição que estava antes do bulking. Mas na boa? Está tudo bem estruturado e sei do que sou capaz. Vou me desafiar, atingir um nível de condicionamento ainda não alcançado e manter ele por tempo indeterminado.
CONSIDERAÇÕES
That's all for today!
Entrando na reta final para as 6 últimas semanas de bulking, parei para refletir sobre tudo que rolou desde o início do ano. Cargas em geral com um aumento de 30~40%. Todos os PRs batidos e metas atingidas. Até então +9kg na balança, que acredito que chegarão a +10kg. Foi um grande ano né? Testar coisas novas, errar em algumas, porém com um saldo muito mais positivo no fim.
Enfim, toda a curva de evolução e aprendizado desde o ano passado foi enorme.
Agora é me recuperar porque ainda há muito trabalho a ser feito!
Beginning to realize that you put me over the edge.
Desejo a vocês uma ótima semana!
Até o próximo domingo.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
KKKKKKKKK tinha máquina que eu só tava testando pra zerar. Mantive aquelas que não consegui zerar e/ou as que tem espaço pra progredir.
Cara, pelo tamanho do pessoal que treina lá e pelo fato que vi alguns suportes pra prender mais anilhas em máquinas largados por aí, acredito que sim.
Algumas máquinas tem um suporte extra na própria máquina, então é suave.
KKKKKKKK é o jeito mano.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Tá salvado!
Eu tenho probleminha.
Igualmente meu mano!
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
Opa, valeu irmão! Seja muito bem vindo.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 72 - 10/11/2024
PESO ANTERIOR: 81,2kg
PESO ATUAL: 81,3kg
CALORIAS: 3000kcal
RESUMO SEMANAL
Salve manos, ótimo dia!
Semana foda essa! Gostei demais das academias novas. A unidade que vou aos sábados tem mais de 100 máquinas e continuam expandindo, todas as máquinas de marcas renomadas e com a manutenção em dia. Vou continuar esse mês nessa unidade mais próxima de casa e em dezembro vou passar a fazer todos os treinos nessa unidade maior.
O único porém é que as menores anilhas são de 2kg na unidade menor e de 2,5kg na unidade maior. Mas não foi um grande problema, resolvi comprando minhas próprias anilhas de 1kg.
Sobre os desconfortos, vou parar de ficar citando essas porras aqui porque já estou puto. Não consegui fazer alguns exercícios que gostaria para a perna, então adaptei bastante e optei por fazer tudo pausado, no fim deu bom.
Já o ombro, não está nem pior e nem melhor. Início da semana até dei o descanso para ele e só fiz um crucifixo na máquina, mas ontem não me aguentei e tive que supinar KKKKKKK. Vou trabalhar bastante a mobilidade diariamente e antes dos treinos, acredito que com o tempo melhore. É isso, só vou trazer mais informações a respeito caso algo relevante aconteça, vou conviver com essas merdas até sumirem.
Para hoje, escolhi esse clássico aqui.
Ótima leitura!
TREINO
Vou iniciar a aba de treinos compartilhando o vídeo de um RDL com 170 * 4 feito na última sexta-feira. Voltei a fazer e vou mantê-lo esse mês porque levantar carga é bom demais KKKKKKK. Para não fadigar tanto a lombar e prejudicar o treino de segunda, fiz a top set tirando direto da gaiola. Já pesei as barras, todas têm seus 20kg. Barra olímpica é outra vida, para agachar nem se fale, é uma estabilidade enorme.
Estava indo muito bem no plano de não fazer nenhum exercício de press na semana para descansar o ombro, mas quando vi esse supino não me aguentei KKKKKK. Acabei fazendo 6 repetições com 120kg no treino de ontem.
Seguindo no parquinho, testei esse pec fly e gostei demais! Vou mantê-lo no treino, mas vou ter que adicionar umas anilhas nele mais para frente. Por enquanto vou progredir na base das repetições mesmo. Acabei fazendo 2 top sets com 100kg e 1 back off set com 90kg já que havia feito só 3 séries de peito na semana.
Por fim, vou deixar o vídeo de uma remada unilateral com 54kg no cabo. Estava em dúvida entre fazer aí, manter unilateral na máquina ou fazer uma convergente. Por enquanto vou manter no cabo, mas acredito que daqui a um tempo vou fazer a convergente em uma máquina que testei ontem.
Também vou deixar o levantamento com as cargas e repetições realizadas durante a semana. Como adendo, passei a contar a carga da elevação lateral com halteres na totalidade, visto que é feito de forma bilateral.
Outro ponto, é que a polia que usei no treino B1 é de outro mundo. Estava fazendo posterior de ombro unilateral com 22kg para repetições e nessa polia fui humilhado com 7,5kg. Tem parada errada aí KKKKKKK. O lado bom é que não falta espaço para progredir, além do movimento da polia ser bem liso.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Ganhei 100g na semana.
Finalmente estipulei uma data fixa para acabar o bulking, sendo ela 29/12/2024. Até lá, acredito conseguir colocar pelo menos 1kg a mais, sendo um ganho realmente bem lento, visto que estou me encaminhando para o final.
Nunca achei que diria isso, mas eu estou contando os dias para ligar o modo Pyscho, passar fome e ficar estressado. O legal disso? Me desafiar e atingir meu melhor shape até então.
Sobre a refeição livre de sexta-feira, acabei comendo uma lasanha e duas fatias de bolo. Acordei bem retido ontem e nem acabei me pesando. Hoje já acordei muito melhor e o peso retornou para os 81,4kg.
CONSIDERAÇÕES
That's all for the week folks!
Acredito que acabei de abrir margem para evoluir ainda mais ao trocar de academia. As barras da maior unidade são encardidas de magnésio, sendo isso um ótimo sinal.
Público ali é bem variado, mas é lotado de powerlifter, vibe muito boa mesmo.
Para hoje, vou dar uma estudada pela manhã e dar um rolê pela tarde.
Shut up slut, you're causing too much chaos.
Uma ótima semana a todos!
Até semana que vem.
-
MotoMotoAlbino recebeu reputação de HeiseN_ em [GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Considerações [7/7]
Salve HeiseN! Meus parabéns pelo tópico, está me tirando várias dúvidas que sempre tive, mas mesmo pesquisando ainda ficava boiando e entendendo superficialmente sobre, me explicasse com uma linguagem muito fácil de entender. -
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Considerações [7/7]
Muito obrigado mano!
Pro grande público é isso aí mesmo.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Considerações [7/7]
BULKING, CUTTING & MANUTENÇÃO: CONSIDERAÇÕES
Para obter o conteúdo completo do guia, navegue pelas páginas citadas abaixo.
TÓPICOS
[GUIA PRINCIPAL] Bulking, Cutting & Manutenção: O Guia Definitivo - [0/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: O que é uma dieta? [1/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como saber o que fazer? [2/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como estruturar uma dieta? [3/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Montando uma dieta na prática [4/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Individualidades [6/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Considerações [7/7]
Considerações
Refeições Livres
Dando início as nossas considerações finais, iremos falar um pouco sobre as refeições livres. Mas por que coloquei o assunto de refeições livres no tópico de considerações?
Simplesmente pelo fato que devemos iniciar nossa dieta estruturando os 80% dela e não o contrário. Não podemos entrar em um plano já pensando em sair dele, mas isso também não quer dizer que não iremos eventualmente sair para satisfazer nossos prazeres.
Mas como funcionam as refeições livres? Bem, o único intuito de qualquer refeição livre é simplesmente aliviar seu psicológico. Partindo da premissa que você é livre para fazer o que quiser com seus macronutrientes, você pode reservar até 20% do seu dia para algum alimento não convencional, isso já sendo o suficiente para aliviar alguma pressão que você sinta.
Porém, isso muitas vezes não vai equivaler a uma refeição completa, sendo assim, em uma dieta estruturada, você pode se dar ao luxo de vez enquanto simplesmente comer sem se preocupar com macronutrientes e calorias. Isso não quer dizer que você deva comer feito um animal, lembre-se, a quantidade importa e muito.
Em geral, não há problema algum em uma vez na semana ir jantar com sua namorada, comer uma pizza com os amigos ou até mesmo um hambúrguer após um treino pesado. A vida não é só treino e dieta, e sei que a maioria de vocês não se enquadra no público que abdica de tantos prazeres em prol do corpo. Momentos não voltam, aproveitem ao máximo cada segundo que vocês têm com as pessoas que lhe fazem bem.
Independente disso, é fato que estamos atrasando nossa evolução em favor de um prazer momentâneo. Por isso, o que podemos fazer para minimizar os danos é nos planejar previamente. Mas como HeiseN?
Quando vamos fazer alguma refeição que não iremos ter o controle perante as calorias, podemos substituir por 2 refeições do nosso dia ao invés de apenas 1, isso já sendo o suficiente para equilibrar seu gasto diário na maioria das vezes. Podemos ir além, há pessoas que optam por fazer um leve déficit durante a semana para comeram uma refeição livre durante o final da semana, sendo também uma estratégia válida.
Devo salientar que em cutting, devemos levar a quantidade ainda mais em consideração, visto que uma pisada na bola facilmente pode estragar o resultado de 1~2 semanas com folga. Estimar calorias nesse caso também é valido, tentando manter ao menos a sua manutenção durante esse dia.
Caso você se planeje para fazer 1 refeição livre por semana, estruture sua rotina com sabedoria. Vai ter um aniversário para ir? Utilize esse momento para ser sua refeição livre. Está com um jantar planejado com a gata? Novamente, é o momento em que sua refeição livre será utilizada. O segredo de tudo é manter um planejamento condizente com seus objetivos.
Mas o que posso comer HeiseN? Tudo, até o reboco da parede se quiser, é livre. Pizzas, hambúrgueres, restaurantes caros, aquela comida caseira da mamãe, enfim, você sabe o que irá lhe satisfazer. Importante lembrar que o álcool em geral também entrará na classificação de uma refeição livre, então para você que gosta de beber, cogite fazê-lo em um momento específico da semana.
A única coisa que vou argumentar perante a liberdade é sobre alimentos e bebidas 0 calorias. Se você opta por consumir algum produto infestado de calorias ao ter a versão com literalmente 0 calorias, você está jogando calorias no lixo. Aliás, refrigerantes 0 podem ser um aliado quando o assunto é matar a vontade de comer doce, desconsiderando o fator saúde, ele não irá impactar seus resultados.
HeiseN, cometi um deslize e comi muito além do esperado. Se você se sentir melhor com isso, pode ir fazer um cardio a mais no dia seguinte. O crucial aqui é não querer compensar ficando sem comer ou se matando de fazer cardio por horas, apenas volte para o plano que a constância irá fazer o trabalho.
Por fim, encerro dizendo que liberdade não é libertinagem. Você é adulto e tem pleno controle sobre seu corpo, haja como tal.
Utopia do Equilíbrio
Após falarmos sobre refeições livres, abrimos espaço para outra linha de raciocínio. Não romantizo o processo dizendo que o fundamental é manter o “equilíbrio”. Em geral, o tal equilíbrio pregado no Instagram é utópico e utilizado pelas pessoas como muleta para fugirem de suas responsabilidades.
Você muitas vezes irá renunciar a momentos em troca de resultado, isso não só falando de dieta, mas em tudo na sua vida. Assim como haverá momentos em que você irá deixar seu físico de lado por algo que julgue mais importante.
Não é um processo de balança em que você consegue manter esse equilíbrio. Você será taxado como lunático, bitolado e exagerado em diversas ocasiões, independente de você ceder ou não em algumas delas. E por que isso ocorre? Porque as pessoas veem a necessidade de desmerecer quem possui a disciplina que elas não são capazes de obter apenas para se sentirem melhores internamente.
Mas HeiseN, vou ter um jantar da empresa final de semana e não quero sair da dieta porque já vou sair para jantar na sexta-feira, o que eu faço para o pessoal não me encher o saco? Sorria e acene, haja naturalmente. Caso alguém lhe ofereça um copo de champanhe, pegue. Ninguém suporta aquela pessoa que vive falando de dieta em rolês, não seja esse indivíduo.
Você não precisa recusar e dizer “estou de dieta”, todo mundo vai te olhar torto. Você vai ficar com o mesmo copo até o final da festa e ninguém vai ligar porque não vão se sentir incomodados com o fato de você recusar a bebida. O segredo nesses casos, é as pessoas saberem o mínimo possível.
Quanto mais as pessoas sabem, mais abre margem para comentários indesejados, tanto em momentos que você opte por se manter na dieta, tanto em momentos que você saia dela. Quem nunca escutou aquele “você não estava de dieta?” enquanto detonava uma pizza?
No fim, o que importa é como você está se sentindo e não como os outros querem que você seja. O número vezes você irá abdicar do físico por um momento ou de um momento em prol do físico, apenas você vai dizer.
Acabando com Dogmas
Em geral, muitas pessoas que vem buscar orientação no fórum ficam presas a opiniões regidas como concretas dentro de bolhas, o que tratei de chamar de dogmas neste guia. Ao isolar os indivíduos de informações contraditórias, a bolha torna ainda mais difícil questionar ou desafiar o dogma.
Ao definir uma identidade de grupo, o dogma incentiva a homogeneidade e a exclusão de quem não compartilha das mesmas crenças. Isso acaba criando um ciclo vicioso que se retroalimenta, aumentando cada vez mais a bolha.
Embora este guia tenha um claro viés de vivência prática, me abstive ao máximo de limitar o conhecimento a dogmas propagados, visando salientar que o que mais importa no fim das contas é a individualidade biológica de cada um.
Procurar informações de fontes diversas e conversar com pessoas que pensam de forma diferente é essencial para conhecer novas estratégias e entender o que de fato funciona para seu corpo. Isso, além de cultivar seu pensamento crítico, irá fortalecer ainda mais seu autoconhecimento.
Por fim, espero que o guia tenha lhe ajudado de alguma forma. Embora escrito para alguém com conhecimento nulo no assunto de dieta, acredito que consegui difundir algumas informações relevantes sobre o assunto, independentemente do nível em que você se encontra.
~ HeiseN © 2024.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Individualidades [6/7]
BULKING, CUTTING & MANUTENÇÃO: INDIVIDUALIDADES
Para obter o conteúdo completo do guia, navegue pelas páginas citadas abaixo.
TÓPICOS
[GUIA PRINCIPAL] Bulking, Cutting & Manutenção: O Guia Definitivo - [0/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: O que é uma dieta? [1/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como saber o que fazer? [2/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como estruturar uma dieta? [3/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Montando uma dieta na prática [4/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Individualidades [6/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Considerações [7/7]
Individualidades
Natural x Hormonizado
Como deixei claro no início do guia, não fazemos distinções simplistas de “dieta para natural” e “dieta para hormonizado”. O que irá diferir um natural de um hormonizado será a velocidade do resultado e o limite que cada um poderá chegar, sendo esse limite extremamente individual e subjetivo.
Um usuário de hormônios exógenos terá seu processo de síntese proteica melhorado. Mas que diabo é síntese proteica HeiseN? A síntese proteica é o processo pelo qual as células produzem novas proteínas, utilizando as informações contidas no DNA. No contexto muscular, essas novas proteínas são os "tijolos" que serão utilizados para construir as fibras musculares.
Nesse caso, um usuário de testosterona terá como benefício o melhor aproveitamento das proteínas ingeridas, consequentemente, uma maior produção de aminoácidos, acelerando seu desenvolvimento muscular.
Alguns entendimentos afirmam que apenas por ser hormonizado, essa pessoa deveria consumir mais proteínas do que uma pessoa natural. Quando que na realidade, por ter sua síntese proteica estimulada, ele consegue ter um melhor aproveitamento com a mesma quantidade ingerida, não necessariamente tendo que consumir mais proteínas para isso.
Além de estimular a construção, a testosterona também inibe a quebra das proteínas musculares, proporcionando um ambiente anabólico favorável ao crescimento. Junto disso, ela também favorece a retenção de nitrogênio no músculo, um elemento essencial para a construção de proteínas.
Isso significa que em comparação a um natural, o hormonizado além de ter o ganho acelerado de massa muscular, terá uma margem maior para crescer, chegando a níveis que uma pessoa dificilmente chegaria naturalmente.
Com a soma desses fatores, também se torna possível o ganho de massa muscular mesmo que em déficit calórico, algo que pode ser impensável para um natural não sendo iniciante. Porém, esse ganho não é ilimitado e tende a ser cada vez menor a depender do tamanho do déficit e do nível de maturidade do indivíduo.
Além disso, uma pessoa com o uso de anabolizantes consegue manter sua massa muscular mesmo com déficits mais agressivos pelos mesmos fatores citados acima. Isso faz com que ele consiga chegar em um condicionamento que dificilmente um natural conseguiria, ou que tenha que gastar menos tempo por ter a liberdade de fazer um corte mais drástico sem se preocupar em perder massa muscular.
É consenso que independente de ser usuário de esteroides ou natural, você não chega a lugar nenhum sem dieta e treino. Entretanto, quando o trabalho é bem feito, o esteroide não é apenas a cereja do bolo, ele é o fermento de fato.
Por fim, fica evidente que você ser usuário de esteroides anabolizantes é uma individualidade crucial no processo. Mas isso não quer dizer que por esse motivo você tenha que se abster dos conceitos aqui aprendidos, muito pelo contrário, os conceitos se aplicam a qualquer um. A maior diferença que iremos encontrar entre um natural e um hormonizado, é que o natural sempre deverá optar por caminhos mais conservadores e lentos, enquanto o hormonizado terá mais margem para ser agressivo.
Rotina
Uma das maiores individualidades em todo esse processo, se não a maior, é a rotina. A maioria de nós não vive apenas para treinar e comer. Temos nossas responsabilidades, trabalho, estudos e relacionamentos.
Com isso em mente, o planejamento irá evitar erros. Desconsiderando pessoas que utilizam compromissos como desculpas para a preguiça, é fato que imprevistos acontecem, mas na maior parte deles podemos estar precavidos. Se você tem uma rotina corrida durante a semana, cogite preparar suas refeições em um dia da semana e congelar.
Se você tem dificuldade em comer, cogite fazer refeições líquidas. Refeições líquidas também podem ser utilizadas como coringa no seu dia a dia, visto que é de fácil transporte rápido de consumir. Caso tenha muita fome, faça o contrário, opte por refeições carregadas com alimentos mais volumosos, aumentando sua saciedade com a mesma quantidade de calorias.
Essa adequação pode ser uma das maiores dificuldades no início, porém não pode e não deve ser usado de muleta para você não aderir ao plano. Em suma, sua dieta deve ser parte de sua rotina, ela deve se adaptar ao seu dia a dia e não o contrário.
Mas HeiseN, hoje rolou um imprevisto na empresa e não consegui fazer as refeições necessárias. Tudo bem, há de fato dias que irão fugir do nosso controle, porém você tem a liberdade para fazer a contenção de danos necessária. Nesse caso, coma mais nas refeições seguintes, não será o ideal, mas antes isso do que pular refeições.
HeiseN, rolou uma confraternização no trabalho e não podia fazer desfeita, comi alguns salgadinhos e um pedaço de bolo. Tudo bem, não vou falar que isso não vai atrasar seu resultado, porque vai. Entretanto, não é um atraso pontual que vai ferrar seu ano inteiro de dieta. Nesse caso, cogite tirar calorias das refeições seguintes para manter um equilíbrio calórico no seu dia.
Entenda que o que vai ditar no longo prazo é a constância. Quanto mais erros, mais você vai estar minando seus resultados, porém não é algo pontual que vai acabar com tudo. Lembre-se, a quantidade interfere e muito. Não é porque você saiu da dieta que deve chutar o balde, o prejuízo pode e vai ser muito maior.
Com o tempo você consegue estabelecer uma rotina e se adaptar as adversidades. É tudo questão de tempo e de força de vontade. Independente da rotina, qualquer um pode controlar sua alimentação da forma que quiser.
Psicológico
Uma das poucas coisas que de fato podem prejudicar seu resultado, independentemente do ambiente, é seu psicológico.
De fato, o início será extremamente tentador, nosso corpo é viciado em açúcares e gorduras e fará de tudo para conseguir isso. Nosso psicológico tentará nos convencer que um pedacinho não faz mal, uma refeição não faz mal, um gole não faz mal, porque de fato ele quer isso. E sim, não é um pedacinho que vai acabar com sua dieta, mas o fato é que nunca é só um pedacinho.
Dessa forma, nós nos sabotamos cada vez mais, buscando desculpas para nos apoiarmos e se sentirmos confortáveis em errar. Até um ponto que se pararmos para analisar, não estamos seguindo rotina nenhuma, voltamos a estaca 0.
Quando erramos, devemos entender que a atitude, controlada ou não, partiu de nós mesmos. Não devemos culpar os outros, muito menos nos vitimizar por isso. Erramos hoje? Perfeito, bola para frente e amanhã faremos diferente. De forma nenhuma devemos agir irresponsavelmente por um erro que cometemos, apenas estaremos aumentando o problema, que inicialmente era pequeno, mas agora virou uma bomba que ferrou a semana inteira de dieta.
Entretanto, devemos entender que erros não devem ser recorrentes. Se estiverem sendo, você precisa parar e analisar o porquê dos erros. A dieta não deve ser difícil de seguir, deve possuir alimentos que lhe deem prazer e não o contrário. Se a dieta está te torturando, é porque muito provavelmente não atende suas necessidades e está mal estruturada, volte duas casas e replaneje.
Outro ponto que nosso psicológico irá causar confusão será na nossa percepção de resultados. Há dias em que acordaremos nos sentindo um Superman, e em outros que iremos acordar nos sentindo um lixo.
Comparações serão inevitáveis, entretanto você precisa entender que nesse caminho é você contra você mesmo. Recomendo tirar fotos e registros de medidas, só assim você de fato vê o quanto está evoluindo e evita se sabotar diariamente entre altos e baixos. Quando possuímos registros, temos dados concretos para se basear, não dependendo do nosso emocional para guiar nossas decisões.
Completo dizendo que embora o início seja difícil, quanto mais o tempo passar, mais autocontrole e conhecimento próprio você irá obter. Esse processo de manipular sua composição corporal e dieta, não apenas engrandece seu físico, mas sim sua mentalidade na totalidade.
~ HeiseN © 2024.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]
É nessas que aprendemos e conseguimos passar o conteúdo mastigado pra quem tá começando né irmão. Muito erro e quebração de cabeça até então.
Esperamos mano! Abraços.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]
Com certeza mano, momento mais propício pra rolar compulsão e na via oposta simplesmente murchar.
Valeu mano!
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]
BULKING, CUTTING & MANUTENÇÃO: COMO FAZER A TRANSIÇÃO ENTRE FASES?
Para obter o conteúdo completo do guia, navegue pelas páginas citadas abaixo.
TÓPICOS
[GUIA PRINCIPAL] Bulking, Cutting & Manutenção: O Guia Definitivo - [0/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: O que é uma dieta? [1/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como saber o que fazer? [2/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como estruturar uma dieta? [3/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Montando uma dieta na prática [4/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Individualidades [6/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Considerações [7/7]
Como fazer a transição entre fases?
A Importância da Manutenção
Entendemos que seu corpo é uma máquina de buscar o equilíbrio. Aprendemos o conceito da homeostase nos tópicos passados, e é nesse contexto que a manutenção tem uma grande importância no processo de consolidação.
Imagine o cenário: você iniciou seu cutting com sua manutenção em 2500 calorias. Calculou seu déficit em 300 calorias e acabou comendo 2200 calorias, finalizando o processo todo em 2000 calorias. Agora você pensa: “Estou finalmente seco, agora é hora de crescer!”. Você inicialmente pode pensar que como sua manutenção era 2500 calorias, agora é só pular de 2500kcal para cerca de 2800kcal e automaticamente boom! Porém, veremos que não é bem assim.
O cenário contrário também é um exemplo válido. Você iniciou seu bulking com 2800 calorias e finalizou próximo às 3200 calorias. Ah, para iniciar o cutting é só calcular um déficit em cima da minha suposta manutenção e pronto né, HeiseN? Também não. Vamos agora nos aprofundar um pouco na importância que a manutenção tem nesse processo.
Já entendemos que seu corpo está constantemente buscando o equilíbrio para gastar a mesma quantidade que de calorias que você estava ingerindo. Então no primeiro cenário, embora sua manutenção inicial fosse de 2500kcal, muito provavelmente seu metabolismo não está gastando mais as 2500kcal para sobreviver, ele se adaptou para sobreviver com menos que isso. Diante disso, temos que ter cuidado para evitar o rebote de peso comendo uma quantidade muito maior que nosso corpo precisa, por calcular erroneamente nossa manutenção atual.
No bulking o mesmo processo ocorre, mas na direção inversa. Além do seu corpo buscar gastar mais calorias, o ganho de massa muscular proporcionou o aumento da sua TMB, muito provavelmente aumentando sua manutenção calórica. Então concorda comigo que calcular com base em sua manutenção inicial pode gerar um déficit muito mais agressivo que você está planejando?
Com tudo isso em mente, vamos aprender agora a de fato fazer a transição de bulking x cutting e de cutting x bulking visando maximizar nosso potencial e mitigar potenciais erros.
Transição Bulking x Cutting
Imaginando o primeiro cenário: você já está há meses em bulking, seu físico não está respondendo tão bem ou simplesmente você optou por parar porque quer chegar bem para o final do ano.
Como já aprendemos, não podemos simplesmente cortar as calorias de um dia para o outro. Após um período de bulking, o corpo pode estar mais suscetível à perda de massa muscular, especialmente se houver uma redução drástica nas calorias, lembre-se, seu corpo não quer você musculoso.
Temos que dar tempo para nosso corpo se estabilizar, buscar o equilíbrio novamente. Por isso, é consenso que após um período de bulking, devemos buscar nossa nova manutenção e permanecer dentre 6~8 semanas nela a fim de consolidar nossos ganhos. Seu corpo precisa se adaptar ao novo patamar de peso atingido.
Mas HeiseN, como faço esse processo de consolidação? Como já falamos, também é errado simplesmente considerar sua manutenção atual sendo a mesma que você iniciou seu bulking. Seu metabolismo muito provavelmente está gastando mais calorias devido às adaptações metabólicas que sofreu. Você tem mais tecido, o que também aumentou sua TMB.
Nesse caso, o que eu sugiro inicialmente é observar seus últimos ganhos das semanas. Por exemplo, caso estivesse ganhando na média de 200~300 gramas por semana, inicialmente faria um corte de 200 calorias no seu consumo diário e observaria o peso por 2 semanas. Muito provavelmente já seria o suficiente para estabilizar seu peso e de fato entrar na manutenção.
Caso seu peso continuasse a aumentar, faria uma redução de mais 100kcal e observaria. Entende que aqui é que você vai desenvolver uma conexão direta com seu corpo? É em momentos de transição que de fato você aprende a escutar seu corpo, sendo esse um processo vital na sua evolução.
Também não seria incomum seu peso despencar de uma semana para a outra, mesmo com esse corte pequeno. Caso isso ocorra, não se preocupe, lembre-se que a cada carboidrato retém até 4 gramas de água, sendo muito provável que apenas seja seu balanço hídrico se estabilizando. Nesse caso, o peso tende a estabilizar conforme o passar das semanas.
Passado o período de 6~8 semanas, você pode começar a planejar seu cutting conforme aprendemos no tópico 4. Nada impede de ficar mais tempo em manutenção se esse for seu objetivo. Sendo esse um período ótimo para se estabilizar psicologicamente e fisicamente, se preparando para dar seus próximos passos.
Transição Cutting x Bulking
Durante o final de um cutting, o processo é um pouco diferente da transição do bulking x cutting. Nosso corpo está sedento por calorias, e o ambiente metabólico que proporcionamos a ele torna possível adquirir massa muscular de forma limpa, sem ganhos relevantes de gordura. Entretanto, não podemos acelerar esse processo, pois no caso de perder a mão aqui, vamos acabar juntando toda a gordura que perdemos. Não queremos jogar nosso esforço no lixo, não é?
Já entendemos que no objetivo de não morrer, nosso corpo tende a gradualmente reduzir nosso gasto calórico passa se equalizar com nosso consumo calórico por meio de processos como a homeostase. Então, muito provavelmente, aumentar suas calorias de um dia para o outro para sua antiga manutenção pode ser um choque muito grande, gerando um acúmulo indesejado de gordura.
Além disso, você em um final de cutting muito provavelmente vai estar querendo comer até o reboco da parede devido à desordem em seus hormônios. Manter o controle aqui é essencial para evitar compulsões, que podem estragar seu trabalho de meses. Subir as calorias de forma drástica, pode fazer com que você não consiga ter o autocontrole suficiente para se manter focado em seu plano.
Embora tenha mais de uma maneira de fazer essa transição de forma gradual evitando rebotes, a forma que iremos aprender neste guia será o conceito de Dieta Reversa.
A dieta reversa é uma estratégia que propõe um aumento gradual da ingestão calórica após um período de déficit calórico. A ideia central é estimular o metabolismo aos poucos e evitar o temido efeito rebote.
Nesse caso, ao invés de aumentar as suas calorias para o que você estima ser sua manutenção de uma vez, você faz um aumento gradual semana após semana até seu peso estabilizar. Geralmente, esse processo dura de 4~6 semanas, saindo do seu déficit atual até chegar em um momento que seu peso estabilize.
É normal e esperado você ganhar certo peso no processo, é apenas seu físico enchendo com o glicogênio sendo formado. É aqui que seu corpo apresentará a melhor versão após o cutting, quando seus músculos irão ficar mais densos e com pouca gordura corporal.
Sugiro fazer aumentos de 100~150 calorias por semana, até voltar para sua manutenção. No momento em que você chegar em uma quantidade de calorias para manter seu peso, você pode optar por simplesmente ficar em manutenção por mais um tempo para regularizar seus hormônios e seu psicológico ou pode dar sequência ao aumente gradual de 100~150 calorias e entrar definitivamente em seu bulking.
~ HeiseN © 2024.
-
MotoMotoAlbino deu reputação a HeiseN_ em [DIÁRIO] Psycho’s Life: An insane lifter who’s never satisfied ~ by HeiseN
WEEKLY 71 - 03/11/2024
PESO ANTERIOR: 80,9kg
PESO ATUAL: 81,2kg
CALORIAS: 3000kcal
RESUMO SEMANAL
Fala aí manos, puta semana carregada essa!
Inicio o diário perguntando para vocês: já pediram para vocês educadamente se retirarem de uma academia? Acabaram chutando a bunda de um amigo meu e ofereceram o resto do anual dele. Como eu já queria vazar, acabei entrando no bonde e negociei minha saída também. Me ofereceram 1 mês e acabei conseguindo 2, creatina do mês tá paga!
Isso quer dizer que semana que vem estou de casa nova bitches! Treino já está planejado, mas só terei 100% de certeza quando começar a treinar, vai ser o famoso "gostei dessa, vou fazer". Aos sábados terei que ir em outra unidade, então a possibilidade de máquinas mais que duplica, vai ser daora!
Fui à fisioterapeuta segunda-feira e nunca falei tanto "caralho" em uma sessão, tá maluco, que tortura! Como resultado, agachei no mesmo dia com um desconforto pequeno. Já no leg press de sexta-feira, o desconforto foi tão irrelevante que nem lembro. Em resumo, estamos a caminho de melhorar, restando apenas resquícios ao que me parece.
Sobre o ombro, fiquei com o peito/ombro todo roxo (está até hoje). Ela disse que estou gerando uma compensação no anterior de ombro, provavelmente uma decorrência direta devido ao problema que tive no tibial anterior. Disse para evitar movimentos com dor e trabalhar a mobilidade até melhorar da inflamação. Estou cogitando não fazer exercícios de press na próxima semana para dar um descanso, vou analisar na quarta-feira.
Ultimamente está difícil me manter íntegro, viu. Para somar na desgraça, garganta começou a arranhar na última quarta-feira e estou baleado até hoje, corpo pesado e um cansaço fudido. Possível gripe não foi capaz de me derrubar totalmente, corpo está aguentando bem. Espero já estar melhor amanhã para inaugurar a academia nova.
Vou trazer um pouco de Stone Sour para a atualização de hoje.
Boa leitura!
TREINO
Comecei a semana muito bem, agachamento rendeu e até me dei ao luxo de fazer um leve grind aqui. Ainda aquém da intensidade que consigo atingir, mas já fiquei bem satisfeito com 129 * 4 no pausado.
Vou deixar o vídeo da back off na remada unilateral feita ontem. Acredito que nunca deixei nenhum vídeo da execução, então como vou kitar da academia está aí. Contra tudo e contra todos, cagado pela gripe, não deixei de progredir.
Seguindo a linha de buscar adaptações para não sentir o desconforto no ombro, tentei fazer um supino pausado na máquina ontem. Não senti quase nada durante a execução, mas depois o back veio e deixou a região bem fadigada. Daí a ideia de ficar livre de exercícios press semana que vem.
Cardio - 180m semanais divididos em 6x30 minutos.
DIETA
Voltei a ganhar cerca de 300g na semana.
Por mim eu já parava o bulking por aqui, mas vou permanecer mais esse mês para ter mais margem para consolidar depois. Vou aproveitar dezembro/janeiro para pisar no freio e dar o off que meu corpo está pedindo iniciando a consolidação, até lá, pau na máquina.
Não faço ideia o que vou fazer de refeição livre semana que vem. Já estou na vibe pré cutting querendo me livrar de qualquer coisa fora da dieta, mas como sei que vou sofrer legal, acho que vou acabar escolhendo alguma coisa de última hora apenas para não dar saudade durante o cutting.
Fui no mercado ontem, bandeja de ovos custando R$ 9,99. Pessoal até me olhou torto com tantas bandejas que peguei, fiz a festa!
CONSIDERAÇÕES
Pela semana é isso meus manos!
Permaneço no foco de melhorar de todo e qualquer desconforto para ficar 0km para o próximo cutting. Aquela história de quando começa a dar merda em um lugar dar pane geral no sistema é bem real. Você começa a gerar compensações pelo corpo inteiro e fica fudido por completo.
Enfim, cabeça alinhada para não perder o foco e permanecer dando meus 100%.
Agora vou ir lá fazer um chá para a garganta e dar uma estudada, valeu manos!
Sitting all alone inside your head.
Desejo a vocês uma ótima semana!
Até o próximo domingo.