Fala pessoal!
Sou novo aqui no fórum (como membro) e essa é minha primeira postagem...
Eu tenho algumas dúvidas que irei abordar nesse post e creio que irá ajudar outras pessoas também, mas uma dúvida que eu nunca sanei por completo e que sempre ecoou na minha cabeça e eu nunca soube a resposta definitiva, é sobre o formato "corpo violão" (estarei deixando essa pergunta por último).
Além dessa dúvida também quero esclarecer algumas coisas sobre meu cutting. Vou deixar algumas imagens minhas de hoje (31/10/2023) aqui em baixo e uma breve descrição em cada uma delas.
OBS: Não irei abordar dúvidas referente a dieta.
Início do Cutting
https://imgur.com/a/fYcJHXW
Estrutura Violão (Relaxado - em Cutting)
https://imgur.com/a/LPKMhCi
Diafragma mais Aberto (em Cutting)
https://imgur.com/a/HOAwQFs
Expansão torta de Dorsal (em Cutting)
https://imgur.com/a/bGe8oRp
Lado Direito (em Cutting)
https://imgur.com/a/ZnP5aeJ
OBS: Todas as fotos estou 100% com a coluna ereta.
---
Fatos sobre minha vida de treino:
Sou homem, tenho 25 anos, sou natural (dá pra perceber pelas fotos kkkk), tenho 1.86 de altura e a primeira vez que pisei em uma academia foi com 13 anos, sou da época do Scarpelly! De todos esses anos, os últimos 7 meses foram os que mais me agregaram... Foi quando eu aprendi como um natural deve se comportar em relação aos treinos e todas suas "complexidades"...
A boa técnica de treino eu adquiri à uns 3 anos (ainda tenho muito a aprender, claro!), mas como eu disse, treinar como um natural deve treinar, foi apenas há uns meses, e acredite, as fotos podem não demonstrar isso, mas a evolução que eu tive nesse período foi muito grande em comparação a todos os anos de treino jogado fora (treinos sem base, dieta furada, sem comprometimento, treina um mês e para etc.)
Sempre fui um falso magro e nesses últimos meses comecei a comer muito (comida saudável: muito arroz, frango, feijão, aveia, verdura, legumes, até farinha de arroz pra comer o máximo mesmo e ganhar peso)... Hoje vi que talvez não tenha sido a melhor das estratégias, mas eu consegui pegar uns 40cm de braço bem roliço, ganhei massa mas junto veio muita gordura, o que eu já esperava tendo em vista que minha genética não é das mais abençoadas.
Minha fase atual:
Estou em cutting há 1 mês e meio, vou até 4 meses, quero ficar seco como nunca fiquei mesmo que o shape fique pior ainda do que nas fotos... Quero atingir essa marca pra poder começar um off limpo e controlado com acompanhamento, e também para conhecer de fato o meu físico por baixo da camada de gordura, conseguir identificar como é minha estrutura.
Reconheço que eu preciso de MUITA massa muscular e reconheço também que não é em 4 meses ou 1 ano que irei atingir um shape daora, porém eu amo o processo! Continuo fazendo o meu com constância e sei que o resultado virá... Nem para um hormonizado é do dia para a noite, quem dirá para um natural!
---
1° Pergunta sobre o Cutting:
Atualmente eu mantenho 2 cardios por dia: Um de manhã depois do treino e o outro de noite. Sempre busco pelo menos 600kcal no total, as vezes passa, mas nunca menos que isso... Faço corrida na esteira (de 30 a 40 minutos correndo sem pausa na velocidade entre 7.2km à 8km) ou elíptico (com peso da máquina em uns 70% e uma boa velocidade) ambos eu mantenho um bom nível de cardio, no final estou com o corpo inteiro suando bastante.
A PERGUNTA É:
Esse nível de cardio está bom?
Aumento o tempo e mantenho a intensidade, diminuo a intensidade e aumento o tempo ou alguma outra opção?
Devo buscar mais kcal?
---
2° Pergunta sobre o Cutting:
Minha semana é assim:
Segunda-Feira > Carbo mais Baixo
Costas (9 Séries Válidas)
Posterior de Ombro (3 Séries Válidas)
Trapézio (3 Séries Válidas)
Panturrilha (4 Séries Válidas)
+ 2 Cardios
Terça-feira > Carbo mais Baixo
Peito (9 Séries Válidas)
Tríceps (6 Séries Válidas)
Bíceps (6 Séries Válidas)
Abdômen (6 Séries Válidas)
+ 2 Cardios
Quarta-feira > Carbo MÉDIO
Ombro por Completo
3 Séries Válidas para Ombro Anterior
6 Séries Válidas para Ombro Lateral
3 Séries Válidas para Ombro Posterior
3 Séries Válidas para Trapézio
Panturrilha (4 Séries Válidas)
+ 2 Cardios
Quinta-Feira > Carbo mais baixo (Descanso)
Abdômen (6 Séries Válidas)
+ 2 Cardios (Aqui às vezes vai 1 Cardio só, depende muito
do cansaço atual do corpo).
Sexta-Feira > Carbo mais baixo
Costas (9 Séries Válidas)
Bíceps (6 Séries Válidas)
+ 2 Cardios
Sábado > Carbo ALTO
Manhã
-Perna (12 Séries Válidas)
-Panturrilha (4 Séries Válida)
Noite
-Peito (9 Séries Válidas)
-Tríceps (6 Séries Válidas)
-Posterior de Ombro (3 Séries Válidas)
-Ombro Lateral (3 Séries Válidas)
+1 Cardio
Domingo > Carbo mais Baixo (Descanso)
Abdômen (6 Séries Válidas)
+ 2 Cardios
A PERGUNTA É:
Queria saber a opinião de alguém pra saber se essa divisão na semana está boa ou se está ruim, o que poderia ser melhorado etc.
OBS: Eu demorei a um tempo pra chegar nessa divisão, atualmente é o que melhor funciona pra mim em relação a progressão de carga (que não está acontecendo pois estou em cutting, mas consigo manter as cargas pelo menos) e também em relação a fadiga.
---
1º Primeira pergunta sobre o corpo violão:
A minha dúvida sobre o corpo violão:
Malhar ou não oblíquos? O que fazer para amenizar?
Sempre escutei que malhar oblíquos alarga a cintura, e faz total sentido tendo em vista que irá hipertrofiar o local, porém no meu caso, o meu quadril é ainda maior que a minha cintura...
Será que não seria interessante querer hipertrofiar o oblíquo para ele se igualar ao quadril? Nunca terei uma cintura fina, é genética, mas é melhor ter um shape quadrado do que um shape violão (na minha visão)!
Óbvio que preciso alargar a cintura escapular também, mas será que só alargar a região da caixa superior irá amenizar a estrutura violão com o tempo?
---
---
Bom, acho que é isso, o post ficou um pouco grande e não sei se estou pedindo demais, mas deixo aqui minhas dúvidas e caso alguém se sinta a vontade de responder, ficarei muito grato.
Um abraço a todos!