a acne é um problema multi fatorial, a genética costuma ser mandatória...vou te explicar de maneira bem lacônica: a acne inflamatória surge primeiramente como comedão (os cravos), que podem ou não evoluir pra espinhas (papulas, pustulas, nodulos, cistos, dependendo do grau da acne). isso ocorre basicamente por dois fatores: a nossa pele também é bombardeada pela ação dos hormônios sexuais (principalmente DHT, que é um metabólito da própria testosterona), que ao que tudo indica, aumenta a atividade da glândula sebacea, que produz excesso de sebo, facilitando a proliferação de uma bactéria que se alimenta dele chamada de propionibacterium acnes. somado a isso, há uma produção aumentada de queratina, que literalmente tampa o folículo piloso (o poro) e dificulta a remoção do sebo naturalmente, dai a bactéria que eu citei ali em cima se prolifera, libera toxinas, o corpo reage e a inflamação ocorre.
se for uma acne branda, suave, da pra tratar com produtos tópicos, desde antibióticos tópicos ou orais, até sabonete de enxofre e ácido salicílico, peroxido de benzoila (tem que cuidar porque mancha a roupa) e normalmente quando se usa produtos assim, é importante tu não ficar se expondo ao sol, melhor passar filtro solar. se tua acne estiver muito disseminada pelo corpo e rosto, da pra usar uma dose baixa de isotretinoina, prescrita por um dermatologista...isso de que o roacutan é reservado só pra casos gravissimos, não é verdade...tem homens e mulheres com acne depois dos 30 anos e a isotretinoina pode ressacar a pele, impedindo que essa dermatose ocorra.
o que tu deve fazer é o seguinte, faz exames de sangue se tu puder pagar ou tiver convênio médico. faz dosagem de testosterona total, testosterona livre, DHT e estradiol.
bem provável que teus hormônios estejam desregulados ou algo está sendo produzido em excesso...há também uma pequena possibilidade de ser foliculite causada por excesso de suor, que se assemelha a acne. só um dermatologista consegue te dar um diagnóstico.