Bom dia pessoal. Resolvi criar este tópico para compartilhar com vocês sobre a TRT que iniciei e aprender mais com vocês, sobre dicas, efeitos, dúvidas, etc.
Vamos la:
Tenho 35 anos, casado, 2 filhos.
Atualmente estou com 91kg, 1.76 de altura e há 1 mês na musculação por recomendação do médico que prescreveu a TRT.
Há 5 anos ou mais, passei a me incomodar com certos comportamentos e sintomas que eu carregava desde a adolescência, e que atrapalhavam diretamente em alguns projetos pessoais e na saúde como um todo.
Pensando em dar um basta nisso, passei a buscar informações sobre tudo isso e iniciei uma saga de consultas com médicos de diversas especialidades a fim de alcançar uma vida normal, como todo mundo que eu observava na minha faixa etária tinha.
Entre as várias informações que busquei a época, descobri que muito dos sintomas que carregava batia com a baixa testosterona.
Após muita pesquisa marquei a primeira consulta com um endocrinologista (isso há 5 ou 6 anos tras). Contei sobre os sintomas e o médico pediu diversos exames.
Os resultados de imagem (testículos, sela túrcica, ultrassom, etc, estavam todos normais), porém no exame de sangue a parte hormonal confirmou uma baixa grande na testosterona, na época havia dado uns 170 ng. Esse médico passou clomifeno e androgel de farmácia para usar por 1 mês e depois fazer exames. Após o médico verificar que houve uma melhora, pediu para eu ficar 3 meses sem tomar e passar nada para ver como o corpo reagiria e realizar novamente exames. Novamente refiz os exames e a testosterona voltou a cair. Depois disso, este médico saiu do plano e eu tive que buscar outro medico.
Não vou relatar os detalhes que passei com todos os médicos de 5 ou 6 anos para cá, pois ficaria muito extenso. Mas vou resumir:
Nesses últimos 5 ou 6 anos, passei por endócrino e urologista. Fiz nesses anos repetidas vezes exames hormonais, já que a conclusão era de hipogonadismo. Todos praticamente sempre passavam o mesmo tratamento: CLOMIFENO + ANASTROZOL + VIT D. Os resultados sempre eram de uma boa melhora quando da utilização de tais medicamentos e uma piora quando parava de tomá-los.
Depois o urologista resolveu passar HCG. Foi quando senti a melhor evolução. Porém o tratamento era so utiliza-lo por 3 meses e ver depois como o corpo reagiria sem o HCG. E o resultado era o mesmo, meu corpo so havia melhora quando da utilização, 1 mês depois sem a medicação a testosterona caia e todos os desagradáveis sintomas voltavam.
Fiquei nesse sobe e desce por aproximadamente 6 anos, onde meu corpo so respondia enquanto estava tomando a medicação.
Ressalta-se que os sintomas que eu sentia eram terríveis. Depressão, desanimo, falta de libido, indisposição, enfim, todos os sintomas da baixa testosterona que me acompanham há mais de 6 anos.
De saco cheio, e não aguentando mais aquela situação, pois queria ter uma vida normal, em 2020 busquei outro médico, um mais voltado para essa parte hormonal e esportiva, “nutrólogo”.
Apresentei os exames dos últimos 5 anos para ele, fiz os que ele pediu e ele passou na época:
Testo em gel manipulada, uns manipulados que continha entre outras substâncias clomifeno, dieta e exercício físico durante 3 meses.
Logo após veio a pandemia e não pude frequentar academia, então fiz somente a dieta e medicamentos. Em 3 meses, melhorei dos sintomas e de tabela perdi 11kg. Após terminar os 3 meses de tratamento, me sentia muito bem, viajei e acabei esquecendo de voltar a consulta.
Após voltar de férias os malditos sintomas da baixa testosterona apareceram novamente. Ou seja, a medicação so funcionou novamente durante o uso e uns meses após.
Marquei a consulta novamente com ele no início deste ano, e falei que não aguentava mais esse sobe e desce e que queria partir para uma TRT, uma vez que há mais de 6 anos eu não tinha uma vida normal e que essas medicações que todos passavam so funcionavam enquanto o uso.
O médico então, diante da minha aceitação, pediu exames, e depois resolveu prescrever a TRT da seguinte forma:
Exames realizados antes de iniciar o TRT:
Tratamento:
Tudo isso durante 3 meses, e após, pediu para retornar com ele para realizar novamente exames.
Atualmente estou no meio deste tratamento e tenho me sentido muito bem.
Estou fazendo a musculação direitinho.
A dieta não esta 100% mas estou melhorando ela.
Quanto as medicações, só não estou tomando o GLIFAGE, não consegui continuar com ele, em poucos dias de uso me deu enjoos e náuseas terríveis, larguei de mão.
Obs: faço tb tratamento para TDHA e Ansiedade, tomo Venvanse 50mg e Sertralina.
Por enquanto é isso pessoal, o que acham do tratamento? Opiniões? Conselhos? Dicas?
Boa tarde pessoal.
Há alguns anos venho sentindo vários sintomas como, cansaço excessivo, indisposição, péssimo sono, vontade de dormir o dia todo, desânimo, falta de libido e fraqueza.
Tenho 30 anos, não pratico atividade física.
Durante muito tempo visitei vários médicos e nunca descobri a causa, até que ao visitar um endócrino no fim de 2015 e ele solicitar alguns exames, uma luz começou a clarear.
Segue abaixo os exames que fiz.
Janeiro de 2016
Fevereiro de 2016
Março de 2016
Obs: foi solicitado também exame ressonância da hipófise e ultrassom dos testículos. O resultado de ambos deram normais.
Após todo estes exames que o endócrino passou, levantou a suspeita de hipogonadismo e resolveu passar o seguinte tratamento para tentar dar um estímulo ao corpo:
CLOMID durante 2 meses (1comp. por dia) e Androgel 10mg/g durante 30 dias (1 sache por dia), e após o tratamento retornasse com mais exames para ver os resultados.
Realmente me senti bem melhor durante o tratamento, coisas que há muitos anos eu não tinha passei a ter novamente, como: disposição, sono reparador e ânimo...mais a libido não voltou.
Assim, após o tratamento com a medicação acima, obtive os seguintes resultados:
Maio de 2016
Na consulta, o médico agora pediu que eu retornasse daqui a dois meses, porém sem qualquer medicação para verificar como o corpo reagiria ou se manteria os níveis sem a medicação.
Assim, após os dois meses fiz novamente os exames com os seguintes resultados:
Julho de 2016
Como podem observar, o nível de testosterona caiu novamente. Sem a medicação não houve resposta do corpo e voltei a ter os mesmos sintomas.
Ao tentar marcar o retorno com o endócrino para apresentar os novos resultados, fui informado que ele havia mudado de Estado e não estaria mais atendendo.
Foi aí que procurei um Urologista especializado em Andrologia e levei todos os exames que fiz para ele analisar.
Ao analisar o médico me disse que os níveis estavam muito baixo para a minha idade e propôs o seguinte tratamento:
- Testosterona em gel 250mg, aplicar 1ml por dia debaixo da axila;
- Fostimon 75ui – 30 ampolas – aplicar em dias alternados (um sim outro não).
Me informou que a medicação iria me dar um pico e que eu iria melhorar consideravelmente, informando que esse tratamento seria excelente.
Entretanto pessoal, ao realizar a pesquisa de preço do “Fostimon” e ver que cada ampola custa em média 140,00 reais, resultando um gasto de R$4.200,00, decidi voltar ao médico e informar a ele que não teria condições no momento de realizar este tratamento em razão do alto custo.
Ele me informou que este medicamento seria o melhor para o meu caso e relutou em passar outro tratamento, porém após explicar novamente a situação financeira resolveu passar um tratamento com outros medicamentos, mas me alertou: “vou te passar esse tratamento, mas quero que até o fim do ano você realize a compra do Fostimon, será excelente para você, pois este alternativo tem um limite de ganho...”
O tratamento alternativo foi:
- Clomifeno 50mg (1 cap. por dia durante 90 dias)
- Vitamina E 1000ui (1 cap. por dia durante 90 dias)
- Anastrozol 1mg (1 cap. po dia durante 90 dias)
- Gel testosterona manipulada 250mg (aplicar uma vez ao dia na axila durante 60 dias).
Então é isso pessoal, sou bem leigo no assunto, mas venho sofrendo bastante com os sintomas.
Gostaria de uma opinião de vocês sobre o tratamento prescrito, o por que dele insistir nesse Fostimon, etc, toda ajuda será bem vinda.
Obrigado.