A dica de hoje foi sugerida por duas alunas minhas que tiveram esse sintoma.Você já sentiu seu ouvido entupido durante o treino? Já sentiu ele estalando? Calma, você não está maluco, isso realmente pode acontecer e existe uma explicação racional. Mas atenção, esta explicação só vale para aquelas pessoas que apenas sentem este problema durante a prática de atividade física, se você experimenta esta sensação em outras ocasiões, o problema pode ser diferente.
Isso pode acontecer por causa do aumento da pressão interna durante o treino. Pense comigo: quando contraímos nossos músculos para realizar um exercício há um consequente aumento de volume desta musculatura. Um exemplo simples para você entender: quando você contraí seu bíceps, ele não “cresce”? Pois é. Quando contraímos o corpo todo durante exercícios que exigem muito esforço (sobretudo na região torácica), também há aumento de volume desta musculatura.
Normalmente no momento da execução do movimento o aluno não se lembra de respirar corretamente e muitas vezes acaba prendendo o ar devido ao esforço. Agora imagina um corpo com uma quantidade X de ar e depois o mesmo corpo com a musculatura contraída, ou seja, aumento de volume e a mesma quantidade de ar. Evidente que se o ar não sair, ocorrerá um aumento de pressão interna que pode refletir temporariamente no tímpano. Nada grave, não se preocupe. É algo reversível.
Como existe uma ligação entre a garganta, o nariz e os ouvidos a pressão do ar que está dentro de você pode se transformar em ouvido entupido ou até mesmo em estalos. Imagine que o ar que estava dentro de você foi comprimido pela contração de diversos músculos. Imagine que essa compressão reflita na sua garganta, nariz e ouvidos como se a gente pegasse um balão cheio de ar e contraísse sua parte de baixo. O que acontece com o ar? Tende a subir e se depositar na parte de cima do balão, certo?. Só que na parte de cima do balão está o seu tímpano, que reage de forma sensível a esse pequeno aumento de pressão interna (não confundir com pressão sanguínea, são coisas diferentes). Daí surgem os estalos e a sensação de ouvido entupido.
Por isso, a melhor forma de evitar este desconforto é respirar de forma adequada. Já escrevi uma postagem sobre a respiração correta, recomendo que todos leiam. O aluno precisa não apenas se lembrar de respirar como também respirar da forma correta.
Se acontecer com você, não se preocupe, não é nada sério. Provavelmente seu ouvido vai acabar desentupindo sozinho, mas se você quiser pode acelerar o processo através da chamada Manobra de Valsalva. Parece complicado, mas a Manobra de Valsalva nada mais é do que tampar seu nariz, fechar a boca e forçar o ar, como se quisesse expirar. Isso ajuda a normalizar a situação.
Mas atenção: se em qualquer momento você sentir qualquer tipo de dor ou desconforto persistente, um médico deve ser consultado!