Vao ser absorvidos sim, mas se voce nao estiver ingerindo carboidrato e nem gordura, uma grande quantidade de proteina (de todas as fontes) sera transformada em glicose pela oxidacao dos AAs. Ate mesmo as dietas cetogenicas (de verdade, nao a metabolica) para quem treina recomendao 30 a 50 gramas de carbo por dia apos alcancar a cetose.
Se tu esta tao preocupado em perder gordura e nao quer perder massa magra, vai precisa jogar a quantidade de proteinas lah em cima, para 3g/Kg ou mais. Assim voce evita o catabolismo das proteinas dos musculos e utiliza as proteinas da dieta para essa finalidade. Mas usar um whey caro para esse fim seria jogar dinheiro fora.
Coma muita proteina que nao contem mais nada de carbo ou gordura... as opcoes sao limitadas: whey isolado (ate o concentrado 80% contem apenas 2g a cada 30g), peito de frango, clara de ovo e peixes magros. Carne vermelha magra eventualmente.
Pessoal, já acompanho o fórum há um certo tempo como visitante e decidi compartilhar com vocês uma experiência com uma whey protein duma marca nacional: Matrix Nutrition.
Primeiramente me encontrei naquela situação de escolher um suplemento que entrasse no meu orçamento sem comprometer nada. Depois de analisar preço, custo benefício e a recomendações dos vendedores de sups (o qual eu não dou muita atenção, por muita lábia e falácia de alguns) decidi arriscar comprar o whey da "marca nova no mercado que todo mundo tava comprando".
Bom... me custou 55 R$ por um refil de 2lbs = aprox. 1kg. No rótulo diz que tem 5g de BCAA, 4g de
glutamina e menos de 1g de carboidratos. Continha 24g de proteína em uma dose de 30g. Uma quantidade boa para um produto tão barato, cheguei até a desconfiar. Tomava duas colheres de sopa no pós treino onde o sabor é bom porém não misturava totalmente, sobrava sempre um pequeno corpo de fundo.
Minha dieta na verdade não era uma dieta. Apenas cortei as porcarias que eu comia, adicionei ovos e um pouco de queijo nas refeições. Fora isso meu almoço era um almoço bem brasileiro (feijão, arroz, carne e verdura) e a janta variava também dentro de refeições tipicamente brasileiras. De fato não fiz dieta, apenas adicionei o whey protein.
Ao que interessa, todos perceberam que eu estava maior. Perguntavam se eu tava tomando bomba e tudo mais. Meu peso variava entre 76 e 78 quilogramas. Hoje peso 87 em média. Ganhei gordura também, claro. Porém tive ganhos em grupos musculares que eu tinha dificuldades em desenvolver. A minha intenção era testar em mim mesmo se o "efeito" do suplemento + malhar pesado realmente me daria resultado. Fiz isso durante a última semana de fevereiro deste ano até a última semana de junho.
Também treinei durante o período de agosto até meados de dezembro de 2011 sem suplementos. Tive ganhos medíocres em comparação com o período que eu treinei mencionado no parágrafo acima. Outra comparação que eu fiz entre os dois períodos foi que durante o tempo que eu treinei sem supps, não treinei até fevereiro/2012 e perdi muitos dos meus ganhos. Enquanto no segundo período eu dei uma pausa nos treinos no mês de julho e perdi pouquíssima coisa, mesmo comendo junk food e tudo mais.
Bom, sei que muita gente fala "não é o suplemento que vai te fazer ganhar massa" mas no meu caso eu ganhei bastante. E olha que eu fiz a experiência do treino com/sem supps. E outro paradigma que eu coloquei a prova foi a que "suplementos brazucas não prestam". Bom, o whey da Matrix eu gostei. No custo benefício foi ótimo para mim. Claro que se tivesse mais money compraria um de melhor reputação. Não generalizando que as todas as marcas nacionais são boas, claro que têm umas que simplesmente lesam o consumidor com produtos fracos mas pelo menos a whey protein da Matrix eu curti e tomaria de novo se tivesse na mesma situação que antes.
A proteína de carne seria perfeito mesmo, pois eu tenho intolerância forte e até a isolada me dá certo desconforto...
Tamanhos econômicos também foram uma ótima Ideia.
Comprar logo um saco de 3 ou até 5 kg, pq comprar todo mês me faz gastar uma fortuna, com frete.
Interessante também procurar um sócio (ou alguém de sua confiança) pra abrir uma segunda "Base" em algum lugar central do país, justamente pelo frete. É tenso eu querer comprar uma creatina de 30 Dilmas e o frete ser 35 =/