O que é creatina e como tomar
A creatina é um suplemento alimentar que pode ser encontrado em forma de xarope, cápsulas ou pó. A substância promete aumentar os músculos e dar muita energia para os atletas, este artigo esclarecerá algumas dúvidas quanto à forma correta de utilizar este suplemento.
A ANVISA liberou o consumo desta substância como suplemento alimentar, mas este é um assunto ainda muito polêmico entre os atletas e consumidores do produto, que ficam divididos entre opiniões favoráveis e contrárias. Veja os esclarecimentos da nutróloga Beatriz Maestro especialista em nutrição esportiva, pela UFRJ.
O que é CREATINA? É uma substância produzida pelo próprio corpo, com intuito de fornecer energia aos músculos. O fígado produz a creatina que é levada para as células musculares por meio do sangue. Já nos músculos a substância é convertida em fosfato de creatina que fica armazenada e é utilizada durante as atividades físicas.
Os alimentos possuem CREATINA? Sim. Esta substância é encontrada principalmente nas carnes vermelhas e carne de peixe.
Qual a dosagem ideal para consumo do suplemento? A dosagem recomendada é de 03 gramas por dia. Para atletas profissionais que desejam melhorar o desempenho é necessário utiliza o suplemento, pois a quantidade de creatina nos alimentos é bem reduzida, sendo necessário um consumo exagerado do alimento, por exemplo 01 quilo de carne vermelha possui aproximadamente 04 gramas de creatina.
Para qual tipo de atividade física é indicado o uso da CREATINA? A principal indicação é para exercícios de força e curta duração, como musculação ou atletismo. Para atividades de resistência e longa duração como maratonas o uso da creatina pode reder água e aumentar a massa corporal, deixando o atleta mais pesado.
Quem pode consumir este suplemento? O consumo deve ser realizado por atletas profissionais que praticar atividades de alta intensidade, os demais freqüentadores das academias devem seguir uma dieta balanceada que já atende os objetivos.
A CREATINA aumenta a massa muscular em pouco tempo? Normalmente os resultados são rápidos, mas isso depende do tipo de treino e metabolismo do atleta. Esse produto deve ser consumido com orientação nutricional de um profissional e deve ser associado com uma dieta balanceada para atingir o objetivo pretendido. Com o uso adequado a resistência muscular aumenta, o treino fica mais forte e a hipertrofia ocorre naturalmente, mas excesso pode causar retenção de líquido e inchaço muscular.
O uso incorreto pode causar danos à saúde? O uso incorreto em altas dosagens ou de forma prolongada pode acarretar problemas no fígado e nos rins, que são os órgãos responsáveis por metabolizar e retirar a creatina do corpo. A sobrecarga desses órgãos podem acarretar insuficiência hepática e renal.