Só uma dica: corra daquelas balanças que dizem medir o BF. Como foi dito parece milagroso, mas a diferença do BF real é monstruosa. Os testes que eu fiz deu pra mais, o que, se eu não soubesse meu BF real, me deixaria muito desanimado.
Eu uso o método de [b]Dobras Cutâneas[/b] (o mesmo que fazem em academias). Na internet tem uns guias bem fáceis de seguir, onde tem que "beliscar", mas tem que ser outra pessoa fazendo em você, pois há lugares que você não alcançaria fazendo sozinho (como as costas, por exemplo).
Funciona mais ou menos assim: você dá os beliscões, mede com o adipômetro obtendo valores em milímetros da dobra cutânea e joga os valores numa tabela gigantesca e daí você vai ter seu BF. Como ver na tabela é um saco, você pode usar essa calculadora:
https://www.cdof.com.br/gordura.htm
Outra coisa: adipômetros são caríssimos! Porém existe um beeeeem baratinho, de plástico, que possui sistema de precisão e dá os valores em milímetros. Não custa nem R$20,00. Dá pra comprar um [url="https://www.saudeja.com.br/Product.aspx?idProduct=adipometrosaudeja"]aqui[/url]:
"Ah, mas esse é uma porcaria e impreciso". Bem, [url="https://www.youtube.com/watch?v=tfbpy_2Pt6k"]aqui[/url] e [url="https://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=2716"]aqui[/url] dizem que não, que é confiável sim!
Eu já fiz e as medidas (comparadas com as que eu fiz na academia) bateram bem. A diferença entre você e um profissional fazendo é que o cara pratica isso mais que você, mas nada que uns treinos não resolva.