Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Absolvendo A Carne Vermelha


RVGrillo

Posts Recomendados

Pessoal, posto este artigo, retirado do site msn.minhavida.com.br, feito por Filippo Pedrinola, Endocrinologista.

É excelente aos inquisidores da carne vermelha, pessoas que se abstiveram de consumí-la apenas pela "moda das dietas" ou "moda de estilo de vida" sem embasamento científico.

==================================================================

"Quem já não ouviu falar que carne vermelha faz mal, aumenta o colesterol, decompõe-se no intestino, aumenta a chance de câncer, etc. São todos mitos que se propagam no conhecimento popular. Porém, sabe-se que a maioria dos vegetarianos tem grandes chances de desenvolver excesso de peso e anemia, uma vez que tem maior tendência a consumir alimentos ricos em carboidratos quase sempre refinados e não ingerem a quantidade adequada de ferro. Uma alimentação balanceada deve conter grande variedade de alimentos incluindo carne branca, vermelha, peixe, laticínios, frutas, vegetais e grãos.

Existem mais de 50 nutrientes essenciais ao ser humano e não há alimentos isolados que sejam capazes de fornecê-los. A carne vermelha é uma ótima

fonte de proteínas que contém aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, minerais como o zinco e o ferro e ácidos graxos essenciais como, por exemplo, o CLA (ácido limoleico conjugado).

As proteínas são os tijolos para a formação de músculos, glóbulos brancos e vermelhos, hormônios e todas

as células do organismo. As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. As de origem vegetal são encontradas nas legumenosas (feijão, soja, lentilha, ervilha) e cereais (arroz, aveia, milho, trigo), porém, são deficientes em alguns aminoácidos conhecidos como essenciais que são aqueles que o organismo não consegue produzir.

As proteínas existentes na carne vermelha são consideradas completas, pois contém os nove aminoácidos essenciais. Para dar um exemplo, 100g de carne magra (patinho, coxão mole, alcatra) contém por volta de 20 à 30g de proteína que equivale a aproximadamente 50 % das necessidades diárias de um ser humano adulto. É importante lembrar que existem outras boas fontes de proteínas animal como os laticínios e ovos.

E quanto ao ferro e o zinco? A carne vermelha é a melhor fonte do ferro conhecido como heme que é fácil de ser absorvido pelo organismo, sem esquecer que o ferro é fundamental para a formação da hemoglobina, prevenindo o aparecimento de anemia. Nos alimentos de origem vegetal o ferro encontra-se na forma não heme que é mais difícil de ser absorvido e essa absorção pode ser diminuída por outros componentes da alimentação como chás, café e alimentos integrais e também alguns suplementos ou medicamentos.

Por outro lado, alimentos ricos em vitaminas C facilitam a absorção do ferro. A deficiência desse mineral pode causar cansaço, dificuldade de concentração, anemia, unhas quebradiças e queda de cabelo.

É importante salientar que algumas populações necessitam de maior ingestão de ferro como crianças até 5 anos de idade, adolescentes, mulheres no período fértil devido às perdas menstruais, gestantes e atletas. A carne vermelha é uma importante fonte de zinco que é fundamental para o crescimento, sistema imunológico e manutenção do metabolismo. Sua deficiência pode

prejudicar o aprendizado e atrasar o desenvolvimento, além de se deprimir o sistema imunológico. Portanto, o consumo regular de carne vermelha magra é um importante aliado na promoção da saúde e prevenção de doenças. Porém, aqui vai um alerta, cuidado com aquelas com alto teor de gordura como lingüiça, costela e cupim, ou seja, quando for fazer um churrasco, faça boas escolhas e não deixe de aproveitar esse momento de confraternização. "

================================================================

Abraço, Grillo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Sempre eu tento comer carne vermelha.

O problema que onde eu almoço é muito dificil vir uma carna com pouca gordura, na maioria das vezes vem bife ao molho de num sei o que, lasanha de carne ou dobradinha.

Ai vou para o frango que geralmente é assado ou na chapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso sempre fui um fanático defensor de carne vermelha. Mais do que a branca. Acho que esta preferência vem desde que eu era moleque, tempo que almoçava e jantava na minha avó, onde a "véinha" dizia: "menino, você tem que ficar forte, tem que comer carne! come pelo menos os dois bifes"...uauauaua...pena que a sábia véinha se foi...

Grillo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Já fui vegetariano por 2 anos, nada filosófico nem hipócrita "como não fazer os animais sofrerem".

Como resultado

Positivos:

Melhora do sono

Pele mais limpa

Calma (parece que fiquei mais tolerante)

Negativos:

Diminuição da libido

Perda de massa muscular

Indisposição

Não e nenhum estudo cientifico apenas coisas que eu senti mudarem durante o período.

Hoje como carne novamente, mais branca do que vermelha mas estou sempre pegando um espetinho lá no Zé pra aumentar o ferro no sistema.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui vegetariano por 2 anos, nada filosófico nem hipócrita "como não fazer os animais sofrerem".

Como resultado

Positivos:

Melhora do sono

Pele mais limpa

Calma (parece que fiquei mais tolerante)

Negativos:

Diminuição da libido

Perda de massa muscular

Indisposição

Não e nenhum estudo cientifico apenas coisas que eu senti mudarem durante o período.

Hoje como carne novamente, mais branca do que vermelha mas estou sempre pegando um espetinho lá no Zé pra aumentar o ferro no sistema.

Abraço

Fala gaspar, eu to nesse ritmo agora, to tentando me adaptar ao lado do vegetarianismo, são 3 dias sem comer carne, ta sendo um sucesso.

E outra, existem varios alimentos que ajuda o vegetariano, des de massa, até fontes nutritivas, como granola, frutas, suplementos para compensar.

E continuo treinando pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...