MARTINS-NR Postado Março 27, 2012 às 13:24 Postado Março 27, 2012 às 13:24 Então amigos do Hipertrofia, Ainda continuo na dúvida de treinos que se mostrem eficentes para quem não faz uso de anabolizantes (sei que cada um responde de modo diferente, somos individuais). Contudo achei este artigo do site: https://musclemassablog. sobre frequencia de treinos. E realmente estou pensando em realiza-lo (achei coerente tal afirmação do autor do artigo). Assim, se possível gostaria de opiniões e críticas sobre tal metodologia. O artigo: Steve Holman, editor da revista IRONMAN MAGAZINE fala sobre a FREQÜÊNCIA DO TREINAMENTO. Ele não é FAVORÁVEL ao treino de qualquer grupo muscular APENAS 1 vez por semana. Vamos saber o motivo: STEVE HOLMAN comenta: A maior freqüência de treinamento muscular é um grande estimulador para os músculos, especialmente para os novatos livres de drogas, mas se você fizer isso corretamente. Os profissionais podem treinar cada parte do corpo com volume excessivo apenas uma vez por semana por causa da superioridade genética e, claro, o uso excessivo de drogas. Na verdade, se você olhar para trás, os melhores fisiculturistas do passado, quando o uso de esteróides era mínima, treinar cada parte do corpo três vezes por semana era uma regra antes de qualquer competição. Caras como Arnold, Sérgio Oliva e Frank Zane treinavam todos os músculos duas, talvez três vezes a cada sete dias. Na realidade, os campeões do passado se aproximam muito mais dos fisiculturistas naturais do que campeões de hoje. Quanto as minhas experiências com o treino de cada grupo muscular apenas uma vez por semana, posso dizer o seguinte: Meu parceiro de treino, Jonathan Lawson, e eu tentamos ver se funcionava. Infelizmente, treinar cada grupo muscular apenas uma vez por semana, nunca trouxe resultados positivos para o nosso tamanho dos músculos. A única vez que vi o tamanho aumentar treinando uma vez por semana, foi quando costumávamos acentuar um segundo no positivo e seis segundos para baixar a carga no negativo. O treino intenso provoca trauma muscular excessivo, que pode exigir até sete dias de recuperação. Os músculos se recuperam mais rapidamente do que o sistema nervoso. Após uma semana as conexões nervosas para um músculo específico está finalmente regenerada para um nível mais alto, mas os músculos, que se recuperam muito mais rapidamente, regrediram quase de volta à estaca zero. Assim, quando um novato, livre de drogas atinge cada músculo só uma vez por semana, melhora a força devido à eficiência neuromuscular recuperada, não hipertrofia muscular. Nossa mais recente estratégia de freqüência de treino é a divisão direta e indireta. Isso faz treinar cada músculo duas a três vezes por semana, mas não com impactos diretos de cada vez. Por exemplo, quando você treina peito diretamente, você também treina tríceps indiretamente, durante todos os movimentos de pressão. No final da semana quando você treina tríceps, você também vai treinar peito indiretamente. Se você está livre das drogas, eu recomendo que tente treinar cada grupo muscular duas ou três vezes por semana e você vai ver melhorias significativas em seu físico. EXEMPLO DE FREQÜÊNCIA DE TREINO USANDO A ESTRATÉGIA DIRETO/INDIRETO SEMANA 1 SEGUNDAS = PEITO, COSTAS, ABDOME TERÇAS = PERNAS QUARTAS = OMBROS E BRAÇOS QUINTAS = OFF DESCANSO SEXTAS = PEITO, COSTAS, ABDOME + LEVANTAMENTO TERRA SÁBADOS = OFF DESCANSO DOMINGOS = OFF DESCANSO SEMANA 2 SEGUNDAS = OMBROS E BRAÇOS TERÇAS = PERNAS QUARTAS = PEITO, COSTAS E ABDOME QUINTAS = OFF DESCANSO SEXTAS = OMBROS E BRAÇOS + LEVANTAMENTO TERRA SÁBADOS = OFF DESCANSO DOMINGOS = OFF DESCANSO SEMANA 3 REPETE O CICLO PELA SEMANA 1 LEMBRE-SE: TREINO DE OMBROS: Indiretamente treina trapézio. TREINO DE PEITO: Indiretamente treina tríceps. TREINO DE COSTAS: Indiretamente treina bíceps. TREINO DE BÍCEPS: Indiretamente treina costas. TREINO DE TRÍCEPS: Indiretamente treina peito. LEVANTAMENTO TERRA: Indiretamente trabalha as pernas.
antonny p. Postado Março 27, 2012 às 13:51 Postado Março 27, 2012 às 13:51 Pra mim esse artigo tem fundamento , desde que a pessoa não agrida tanto o SNC em seus treinos . Eu fazia ABCDE e aniquilava meus musculos com essa ilusão do descanso de 7 dias . Depois de conversar bastante com o craw consegui aprender essa teoria de que treinando dessa forma , a unica coisa que estamos fazendo é agredindo o SNC de mais e os músculos de menos . Acho que dá pra fazer essa divisão sim , assim como ABC2x , basta atentar as variáveis do treino como intensidade , volume , agressão ao SNC . Vc sabe que quando falo de agressão do SNC , falo da pessoa ( que assim como eu fazia ) que procura falhar em todas as séries , busca regassar o músculo do começo ao fim do treino . Fazendo isso vai acontecer o que esse artigo está dizendo , os músculos até se recuperam , Mais o seu SNC não , fazendo com que o rendimento dos seus treinos caiam com o tempo , ainda mais se for um ABCDE por exemplo .
Visitante germusculo Postado Março 27, 2012 às 14:03 Postado Março 27, 2012 às 14:03 Pra mim esse artigo tem fundamento , desde que a pessoa não agrida tanto o SNC em seus treinos . Eu fazia ABCDE e aniquilava meus musculos com essa ilusão do descanso de 7 dias . Depois de conversar bastante com o craw consegui aprender essa teoria de que treinando dessa forma , a unica coisa que estamos fazendo é agredindo o SNC de mais e os músculos de menos . Acho que dá pra fazer essa divisão sim , assim como ABC2x , basta atentar as variáveis do treino como intensidade , volume , agressão ao SNC . Vc sabe que quando falo de agressão do SNC , falo da pessoa ( que assim como eu fazia ) que procura falhar em todas as séries , busca regassar o músculo do começo ao fim do treino . Fazendo isso vai acontecer o que esse artigo está dizendo , os músculos até se recuperam , Mais o seu SNC não , fazendo com que o rendimento dos seus treinos caiam com o tempo , ainda mais se for um ABCDE por exemplo . antonny p. gostaria de saber onde acho sobre esse entendimento ai de que a divisão ABCDE agride demais o SNC ou foi uma conclusão que o craw69 tirou pelos estudos dele?
Forçudo Postado Março 27, 2012 às 14:20 Postado Março 27, 2012 às 14:20 achei interessante... e quanto ao volume? quantos exercicios para cada grupo muscular..
antonny p. Postado Março 27, 2012 às 14:24 Postado Março 27, 2012 às 14:24 (editado) Na realidade EU senti isso na pele quando treinava ABCDE de modo mais intenso . Agora o que posso afirmar é que o craw é contra isso de treinar até a falha e tentar fadigar o músculo a todo instante . E ele já tinha falado sobre essa questão num tópico , agora naum sei qual , mas acho que é "treinando até a falha " sei lá . Também tem um tópico falando sobre falha neuromuscular , treinar até a falha , agressão ao SNC , mais eu tenho que procurar . Quanto a esse assunto eu tentei expor de uma maneira , do jeito que eu entendi pelos meus estudos e conversas , e pelo que aconteceu comigo , mas na realidade EU não consigo chegar aqui e explicar de maneira clara / excelente e objetiva como o craw ( Resumindo : Ele chega e dá uma aula ) , mas vamos esperar pra ver se ele aparece por aqui , pra esclarecer sobre isso . E finalizando , o que eu quiz dizer não foi que a DIVISÃO ABCDE agride o SNC e sim o modo como se treina . OK . Editado Março 27, 2012 às 14:32 por antonny p.
gandolfi Postado Março 27, 2012 às 14:44 Postado Março 27, 2012 às 14:44 Isso sempre vai variar de pessoa para pessoa, pra mim, o ABCDE funciona muito bem, jah o ABC2x sinto que quando chega no 2º grupo muscular já estou muito cansado e o treino eh meia boca. Outra coisa seria o tempo gasto, quanto tempo gastaria pra fazer, ombro, trapézio, biceps e tríceps?? E o artigo começa falando "os melhores fisiculturistas do passado, quando o uso de esteróides era mínima" mínima?? rsrs MARTINS-NR reagiu a isso 1
SpyThieF Postado Março 27, 2012 às 15:28 Postado Março 27, 2012 às 15:28 Bom artigo reflete um pouco a realidade, principalmente no uso de EAS.
MARTINS-NR Postado Março 27, 2012 às 17:25 Autor Postado Março 27, 2012 às 17:25 Isso sempre vai variar de pessoa para pessoa, pra mim, o ABCDE funciona muito bem, jah o ABC2x sinto que quando chega no 2º grupo muscular já estou muito cansado e o treino eh meia boca. Outra coisa seria o tempo gasto, quanto tempo gastaria pra fazer, ombro, trapézio, biceps e tríceps?? E o artigo começa falando "os melhores fisiculturistas do passado, quando o uso de esteróides era mínima" mínima?? rsrs Concordo que não há treino pior ou melhor, mas para "naturais" acho que treinar o músculo 1 vez por semana (pelo menos pra mim) não é viável, porque, sei (eu) que não consigo treinar de forma intensa o suficiente para que tal musculo mecessite de 1 semana de descanso. No texto, acho que o autor quiz dizer que, atualmente o númeroe de anabolizantes existentes é bem superior à daquela época. antonny p. gostaria de saber onde acho sobre esse entendimento ai de que a divisão ABCDE agride demais o SNC ou foi uma conclusão que o craw69 tirou pelos estudos dele? Também acho (minha opinião, não sei se estou certo) que essa divisão ou qualquer outra não agride o SNC e sim o volume X carga utilizada e também a maneira que se executa o exercício.
antonny p. Postado Março 27, 2012 às 20:20 Postado Março 27, 2012 às 20:20 antonny p. gostaria de saber onde acho sobre esse entendimento ai de que a divisão ABCDE agride demais o SNC ou foi uma conclusão que o craw69 tirou pelos estudos dele? Como eu disse no tópico anterior , não é a divisão que agride o SNC e sim a forma como se treina . Vou tentar explicar da forma como EU entendo/entendi : Essa falha concêntrica que a maioria busca entre as 8 a 12 repts , na verdade quem induz essa falha é o SNC Ele quem corta o músculo de trabalhar , por isso essa falha também á chamada de " neuromuscular " . Agora imagina o seu SNC tendo que trabalhar em todas as séries , em todos os exercícios , cinco vezes na semana . Vai haver um grande desgaste não acha ?
greco-romano Postado Março 27, 2012 às 20:37 Postado Março 27, 2012 às 20:37 o artigo praticamente diz que naturais com ABC 1x e ABCD não crescem... sinceramente, não vejo isso condizendo com a realidade.
Vinizinhoo. Postado Março 28, 2012 às 02:12 Postado Março 28, 2012 às 02:12 Concordo Com greco nesse ponto ....
CRISTIANO C Postado Março 28, 2012 às 02:19 Postado Março 28, 2012 às 02:19 (editado) Como eu disse no tópico anterior , não é a divisão que agride o SNC e sim a forma como se treina . Vou tentar explicar da forma como EU entendo/entendi : Essa falha concêntrica que a maioria busca entre as 8 a 12 repts , na verdade quem induz essa falha é o SNC Ele quem corta o músculo de trabalhar , por isso essa falha também á chamada de " neuromuscular " . Agora imagina o seu SNC tendo que trabalhar em todas as séries , em todos os exercícios , cinco vezes na semana . Vai haver um grande desgaste não acha ? Respeito tua opinião, mas não acredito em desgaste de SNC, não consigo encontrar nenhuma lógica. Acredito que iria acontecer o seguinte, teu consciênte tentando fazer mais uma repetição, e o SNC dizendo: "não tem como mais essa repetição, tu vai se lesionar." Se fosse pensar dessa forma, imagina os levantadores olimpico que treinam várias horas 6 vezes por semana. Para hipertrofia, talvez realmente tenha alguma lógica não treinar até a falha em todas as séries , mas não acredito que seja por causa do desgaste do SNC. Editado Março 28, 2012 às 02:28 por CRISTIANO C
MARTINS-NR Postado Março 28, 2012 às 11:34 Autor Postado Março 28, 2012 às 11:34 o artigo praticamente diz que naturais com ABC 1x e ABCD não crescem... sinceramente, não vejo isso condizendo com a realidade. Primeiramente quero deixar claro, que minha resposta é pessoal, não estou afirmando nada. Todo treino (na minha opinião) gera hipertrofia, uns mais outros menos, dependendo da individualidade (genética), alimentação, descanso, entre outros fatores. Entretanto, para alguém que treina sem efeito de anabolizantes, continuo achando, desde que me mostre o contrário, que este indivíduo não vai ser tão beneficiado com treino que solicite um grupo muscular apenas uma vez por semana. Lógico que para tudo a excessão, se este individuo conseguir treinar com uma intensidade 'real' ( ex: quando chega realmente a falha, esta é muscular e não mental e sim muscular) aí sim concordo que o descanso tem que ser maior (1 semana) para que não entre em over.. Valeu!
craw69 Postado Março 29, 2012 às 17:48 Postado Março 29, 2012 às 17:48 Já que me citaram, vou opinar rapidamente. Tudo o que eu disser aqui já foi exposto com MUUUUITO mais detalhes em outros tópicos, e a maioria estão listados no tópico fixo "Melhores tópicos da seção de treinamento". Cientificamente nao tem porque um natural treinar o mesmo musculo apenas uma vez por semana, pelo contrario (deve treinar pelo menos 2); O artigo, como praticamente qualquer um que tente empurrar alguma idéia, obviamente deu uma exagerada; Exemplo que eu sempre utilizo para demonstrar que treinar o mesmo musculo 1x/semana nao é o ideal: geralmente qual é o unico musculo que a galera realmente treina uma vez por semana? Pernas. Todos os outros a galera treina pelo menos uma vez direta e outra indireta (especialmente ombros/bracos). Qual o musculo que a maioria dos naturais tem que é um lixo? O mesmo que eles treinam apenas uma vez por semana, ou seja, pernas; A idéia nao é afirmar que treinar 1x/semana nao traz resultado algum, mas sim que para a maioria dos naturais nao é a melhor forma; O desgaste de SNC devido a falhas frequentes é tanto suportada por autores quanto pela literatura cientifica, a falha aumenta consideravelmente o descanso necessario para a recuperacao do sistema neural. No caso dos levs. olimpicos citados, eles treinam horas por dia porém são exercicios que nao trabalham a falha neuromuscular (é impossivel falhar em um C&J ou Snatch) e obviamente eles vivem para isso, tanto no sentido de nao terem qualquer outro tipo de stress interferindo (como é o caso dos meros mortais) como pelo imenso suporte de drogas etc. Abraços Sato, Asgardian e Tyler Durden reagiu a isso 3
craw69 Postado Março 29, 2012 às 19:43 Postado Março 29, 2012 às 19:43 Dentro do treinamento existem inumeros fatores e variaveis, como frequencia de treino (o debatido aqui), volume, intensidade etc. Nunca pense em apenas uma variavel ("é muito treinar o peito 2x/semana?" = pensar apenas na frequencia = pensar errado). Voce pode treinar peito 2x/semana com 20 séries totais, realizando todas até a falha. Ou então realizar o mesmo treino, porém sem falhar série alguma. Ou apenas falhar em metade das séries. Ou treinar peito 3x/semana com 15 séries totais (5 séries por treino) falhando de vez em quando. Ou treinar peito 1x/semana com 18 séries falhando em todas... em cada situacao dessa, o resultado vai ser sempre diferente. O importante é a pessoa entender que ela deve sempre buscar um equilibrio, sempre balancear as variaveis: voce decidiu treinar peito 2x/semana, perfeito, mas então treine mais leve; ou com menos volume; ou os dois; ou faça um treino pesado e outro leve... Agora, pra saber quais são as melhores combinações, só conhecendo seu corpo (e isso leva MUITO tempo de experiencia pratica) e estudando bastante pra entender a influencia de cada variavel no resultado final. O importante é, repetindo, equilibrar todos fatores para ter o melhor estimulo recuperavel possivel. Se voce treina demais e descansa de menos, nao vai ter ganhos ótimos; se voce treina de menos e descansa demais, idem... e por ai vai.
CRISTIANO C Postado Março 29, 2012 às 21:16 Postado Março 29, 2012 às 21:16 craw69,Se levantadores olímpicos não falham , então não conseguir fazer várias repetições no snatch,por exemplo, seria devido a diminuição da força devido a fadiga muscular?
craw69 Postado Março 29, 2012 às 21:22 Postado Março 29, 2012 às 21:22 Nao, é questão de falta de força mesmo. Claro que nao é tao simples assim, envolve toda questao biomecanica/fisica etc... mas um levantador olimpico em uma competicao nao faz 2 repeticoes porque nao tem forca para tal, e durante o treino idem; nao é porque o musculo está fadigado/queimando/afins, é muito mais questao de recrutamento de fibras/conexao neuro-musculo... forca maxima é meio complicado de explicar, talvez outros usuarios saibam te ajudar melhor, mas o principal é que ela nao está ligada com a fadiga muscular padrão de um bodybuilder, e sim com questoes muito mais neurais. Seria o mesmo que voce tentar levantar um caminho do chao; voce nao consegue porque nao tem forca, nao porque está fadigado
MARTINS-NR Postado Março 30, 2012 às 18:50 Autor Postado Março 30, 2012 às 18:50 Agradeço a todos que estão contribuindo com suas opiniões neste post. O craw especificamente pelo seu entendimento e sua humildade em repassar seus conhecimentos para nós. Enfim, gostei da metodologia do artigo e pretendo segui-la por um tempo para ver se tenho respostas positivas. Porém, neste artigo o autor não cita o nº de séries e repetições. Assim, pretendo fazer da seguinte forma: Nos exercicios básicos (terra, agachamento, supino e desenvolvimento), pretendo fazer 1x10, 1x7 e 3x5 com progressão de carga. Nos demais, farei 2x8 com 70-75%RM. Ex: 2ª - costas/peito remada curvada 5x5 serrote 2x8 supino reto 1x10, 1x7 e 3x5 crucifixo 2x8 3ª - perna agachamento 1x10, 1x7 e 3x5 stiff 5x5 leg press 2x8 flexora 2x8 panturrilha 1x10, 1x7 e 3x5 (pretendo fazer no estilo dos basicos) 4ª - ombro e braços desenvolvimento frente 1x10, 1x7 e 3x5 desenvolvimento com halter 2x10 supino fechado 5x5 rosca direta 5x5 alternado + tric. frances 2x10 6ª - costa/peito + terra lev. terra 1x10, 1x7 e 3x5 barra fixa supinada 5x5 supino inclinado 1x10, 1x7 e 3x5 crucifixo inclinado 2x8 Conto a coloboração dos amigos do forum, em opiniões e dicas
CrioloDoido Postado Março 30, 2012 às 19:02 Postado Março 30, 2012 às 19:02 Então o descanso ai também é variável, por exemplo, eu durmo apenas 6 horas por dia, logo não tenho um descanso suficiente. Nestes casos onde não há tanto descanso não seria melhor um treino de 1x por semana cada musculo ?
Supermoderador mpcosta82 Postado Março 30, 2012 às 19:38 Supermoderador Postado Março 30, 2012 às 19:38 Agradeço a todos que estão contribuindo com suas opiniões neste post. O craw especificamente pelo seu entendimento e sua humildade em repassar seus conhecimentos para nós. Enfim, gostei da metodologia do artigo e pretendo segui-la por um tempo para ver se tenho respostas positivas. Porém, neste artigo o autor não cita o nº de séries e repetições. Assim, pretendo fazer da seguinte forma: Nos exercicios básicos (terra, agachamento, supino e desenvolvimento), pretendo fazer 1x10, 1x7 e 3x5 com progressão de carga. Nos demais, farei 2x8 com 70-75%RM. Ex: 2ª - costas/peito remada curvada 5x5 serrote 2x8 supino reto 1x10, 1x7 e 3x5 crucifixo 2x8 3ª - perna agachamento 1x10, 1x7 e 3x5 stiff 5x5 leg press 2x8 flexora 2x8 panturrilha 1x10, 1x7 e 3x5 (pretendo fazer no estilo dos basicos) 4ª - ombro e braços desenvolvimento frente 1x10, 1x7 e 3x5 desenvolvimento com halter 2x10 supino fechado 5x5 rosca direta 5x5 alternado + tric. frances 2x10 6ª - costa/peito + terra lev. terra 1x10, 1x7 e 3x5 barra fixa supinada 5x5 supino inclinado 1x10, 1x7 e 3x5 crucifixo inclinado 2x8 Conto a coloboração dos amigos do forum, em opiniões e dicas Entendo que, do jeito que você colocou, está bom. Imagino que seu foco seja braços, assim você vai treiná-los 3 vezes na semana, está bom. De repente poderia colocar um ou dois exercícios de pernas na 6ª-feira, apenas o estímulo do terra pode ser pouco. Só acho que você não deveria fazer baixas repetições em isoladores como rosca direta. bom treino.
Don Mario Postado Março 30, 2012 às 20:22 Postado Março 30, 2012 às 20:22 Rapaz eu nao concordo em nada desse artigo, como é que alguem diz q nao teremos bons ganhos se treinamos o muscolo 1 vez por semana. Pode testa esse treino ae men, teste por 2 meses e veja seus ganhos de natural (no maximo 2kg e olhe la), depois teste um treino basico ABC, aposto que vai ter os mesmos ganhos. Contando que o ABCDE é um treino extremamente avançado seguido por muitos puros. Segundo minha opiniao e questao de experiencia e tempo, ABC2X por exemplo pra min e treino para avançado. ABCD pra min e intermediario ... ABCDE é avançado. Depende tudo de voce, mas o verdadeiro provavel é exatamente o mesmo, ganhos iguais para treinos diferentes. Nao acredito que treinar 2 vezes por semana o biceps seja tao diferente de treinalo 1 vez ... se dessa vez voce realmente por intensidade o seu braço vai crescer tanto quanto 2 vezes.
greco-romano Postado Março 30, 2012 às 22:58 Postado Março 30, 2012 às 22:58 Exemplo que eu sempre utilizo para demonstrar que treinar o mesmo musculo 1x/semana nao é o ideal: geralmente qual é o unico musculo que a galera realmente treina uma vez por semana? Pernas. Todos os outros a galera treina pelo menos uma vez direta e outra indireta (especialmente ombros/bracos). Qual o musculo que a maioria dos naturais tem que é um lixo? O mesmo que eles treinam apenas uma vez por semana, ou seja, pernas; como esse exemplo pode ser válido se quem treina ABC 2x também costuma ter pernas igualmente lixo?
danilorf Postado Março 30, 2012 às 23:04 Postado Março 30, 2012 às 23:04 É só você analisar a quantidade de estímulos diretos e indiretos que a parte superior do corpo recebe em relação a parte inferior. Num ABC 2x por exemplo, vamos pegar uma divisão básica: A = Peito, Bíceps B = Ombros, Pernas C = Costas, Tríceps Aqui você dá um estímulo direto ou indireto a parte superior todos os dias da semana, e para as pernas apenas duas. Percebeu a diferença agora?
greco-romano Postado Março 30, 2012 às 23:18 Postado Março 30, 2012 às 23:18 Danilo, não falo de pernas pouco desenvolvidas em comparação aos membros superiores... falo de pernas treinadas 2x/sem igualmente lixo às de quem as treina 1x/sem. o meu ponto é que a frequência provavelmente não é um fator tão determinante quanto colocaram... ABCDE e ABC 2x, ambos treinando pernas só pra desencargo de consciência, com metade do comprometimento com que treinam braços, o resultado só pode ser o que vemos por aí.
kiqvasconcelos Postado Março 30, 2012 às 23:21 Postado Março 30, 2012 às 23:21 Sou iniciante ainda, e desde o inicio sempre treinei o ABC2x. Com o tempo, fui parando de treinar de sábado, assim só faço perna 1x por semana ©. Já faz mais de 1 ano que treino, e no meu próximo bulk eu pretendo fazer o ABCDE. Motivo? Porque simplesmente a minha perna que eu treino "menos", é relativamente maior/meu ponto forte? Pensando nisso, acredito que seja o simples fato dela ter seu estímulo 1x por semana. Agora vou testar isso em todos os músculos (: *Obs: Cutting: Altura 1,65m, 35 Braço, 36/37 panturrilha, 56/57 pernas!
craw69 Postado Março 30, 2012 às 23:33 Postado Março 30, 2012 às 23:33 Agradeço a todos que estão contribuindo com suas opiniões neste post. [...] Minha resposta seria extremamente parecida com a do mpcosta82, entao pode seguir o que ele te disse. Então o descanso ai também é variável, por exemplo, eu durmo apenas 6 horas por dia, logo não tenho um descanso suficiente. Nestes casos onde não há tanto descanso não seria melhor um treino de 1x por semana cada musculo ? Nao necessariamente. Se o seu descanso é um lixo, a primeira opção - por óbvio - seria melhora-lo; mas caso nao seja possivel, voce apenas tem que diminuir o impacto, seja atraves de menor volume, menor intensidade ou menor frequencia. Danilo, não falo de pernas pouco desenvolvidas em comparação aos membros superiores... falo de pernas treinadas 2x/sem igualmente lixo às de quem as treina 1x/sem. o meu ponto é que a frequência provavelmente não é um fator tão determinante quanto colocaram... ABCDE e ABC 2x, ambos treinando pernas só pra desencargo de consciência, com metade do comprometimento com que treinam braços, o resultado só pode ser o que vemos por aí. Geralmente quem treina ABCx2 tem pernas melhores do que quem treina ABCDE; mas no fundo concordo com o que voce disse, o fato de a maioria ter pernas lixo nao é apenas a frequencia de estimulo e sim o contexto todo do treino. Kiq, como eu disse, nao é nada para ser levado como regra absoluta, seria ridiculo partir desse principio. Se voce acha que suas pernas sao seu ponto forte devido ao estimulo infrequente, perfeito; mas nada impede de ser uma genetica favoravel, ou a sua equacao estimulo:recuperacao estar desbalanceada (logo, voce treina muito upper body e ele nao se recupera no seu contexto, enquanto as pernas sim e por isso elas crescem mais), ou voce ter realizado/realizar outros esportes que contribuam para os ganhos de lower body etc. Eu, por exemplo, desde os primeiros meses de treino sempre tive ganhos notórios em trapezio e biceps; trapezio eu nunca treinei diretamente (nunca fiz encolhimento/etc, apenas quando estava com 1 ano+ comecei a fazer Terra, mas mesmo antes disso meu trapezio já era desproporcionalmente grande) e biceps até hoje eu treino pouquissimo (1-3 series por semana), e mesmo assim esses dois musculos sao meus pontos fortes. Agora, eles sao meus pontos fortes por genetica/afins ou por que eu nao os treino? Certamente o primeiro, porque eu ja experimentei treinar o restante do meu corpo apenas 1x/semana e eu sei que só serviu para eu virar mais um natural lixo no meio da academia inteira. Usuário Hipertrofia reagiu a isso 1
MARTINS-NR Postado Março 31, 2012 às 00:24 Autor Postado Março 31, 2012 às 00:24 Fala amigo mpcosta e craw Vou seguir a dica e colocar mais 1 ou 2 exercícios para perna, estou pensando em um stiff e talvez o leg press (aceito ajuda....) e rosca direta irei fazer 3x6-7 (o que vocês acham??) Muito obrigado pela ajuda Entendo que, do jeito que você colocou, está bom. Imagino que seu foco seja braços, assim você vai treiná-los 3 vezes na semana, está bom. De repente poderia colocar um ou dois exercícios de pernas na 6ª-feira, apenas o estímulo do terra pode ser pouco. Só acho que você não deveria fazer baixas repetições em isoladores como rosca direta. bom treino.
thiagokrumb Postado Abril 3, 2012 às 13:35 Postado Abril 3, 2012 às 13:35 Martins, gostei do seu treino, quando terminar de montar ele coloca ele completo aqui que vou fazer algo parecido depois! Obrigado
ThiagoZIKA Postado Abril 3, 2012 às 15:38 Postado Abril 3, 2012 às 15:38 Sou natural e sempre tive resultados positivos com ABCDE, ja fiz algumas variações de ABC2x e AB-CD no inicio mas nao me renderam nada, talves pela falta de experiencia, hoje mais velho com os treinos consiga fazer render mais um Abc2x e um AB-CD não chegando as falhas todas as series. Contudo, andei revendo meu ABCDE e entra bem na metodologia de estimulo Direto / Indireto, isso não tem nada de novo ao meu ver, ele simplismente falou dos musculos sinergias, que treinando um musculo o sinergista recebe um estimulo indireto. Nao sei se fui claro.
Rodrigo Souto Postado Abril 3, 2012 às 16:06 Postado Abril 3, 2012 às 16:06 (editado) Quando eu fazia essa divisão ABC Peito e triceps Costas e biceps Ombro e perna era horivel como por exemplo, treinava peito numa boaa quando ia treinar triceps n~çao conseguia não rendiaa, mudei para a divisão ABCDE e tive bons ganhos vou testar ate junho se eu sentir que não esta bom, mudo para Agonista e Antagonista ou ABCD Editado Abril 3, 2012 às 16:11 por Rodrigo Souto
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora