Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Warrior Diet - Dieta Do Guerreiro

Visitante G00D

Posts Recomendados

Postado

Eu comecei a WD e a segui com seriedade até hoje. Todavia, estou testando sempre novas metodologias de treino. Creio que eu tenha chegado a uma que me agradou e é a que seguirei. Coloquei lá nos posts uma foto modesta do meu "antes". O shape não é muito bom e os ângulos das fotos pioraram tudo. Mas como agora estou documentando tudo, vai ficar mais fácil. Inclusive vou fazer outros exames sanguíneos. O tempo do ciclo de treinos será de 6 meses. Depois, fotos e resultados numéricos. Vamo que vamo.

Atualizei o blog: www.warriordietbrasil.blogspot.com

Como estou ainda em período de férias da faculdade (mas o estágio continua), dá pra ir atualizando com mais frequencia.

Qualquer dúvida estamos aí.

Abração

PS: sim, eu acho que a DG consegue de maneira satisfatória diminuir o BF e construir massa magra. Mas algumas medidas e adaptações devem ser realizadas. Ori idealizou a WD para pessoas "comuns" e atleas comuns. Ela não é propriamente uma dieta para quem quer ser realmente abomai. Não digo que é impossível, mas talvez fosse melhor comer de 3 em 3.

A WD, pra mim, é excelente porque:

1. é MUITO prática.

2. prioriza a saúde e a regulação hormonal (importantíssimo. Se você fizer tudo direitinho estará ciclando testosterona e GH naturalmente).

3. Não é enjoativa, uma vez que permite que voce coma o que quiser.

Até agora, nota 10 para o método. Nunca estive tão bem e tão feliz com uma experiência na área dos exercícios e dieta.

• 2 meses depois...
Postado

a dieta pra mim está sendo fantástica...

depois de 19 anos estou retornando pra concluir a faculdade de ed física, justamente em função dela...

os ganhos q obtive em quase 6 meses estão sendo absurdos...explosão, disposição, facilidade, liberdade...

é MUITA vantagem...

sigo a estrutura bem parecida com a do supercraw (do diário de treino), inclusive com pico de insulina por doce...:D

semana passada conversei com os maiores cabeças da faculdade apresentando minhas idéias, incrível q ninguém conhecia essa dieta, mas ficaram fascinados pela explicação q dei pra eles, e isso q estou longe de me formar, fiz uso apenas do conhecimento q adquiri aqui no forum e lendo os livros do ori...

hoje meu bf deve estar na casa dos 10%, tenho apenas a gordura abdominal incomodando, mas ela não irá durar muito...eu espero...

segue uma imagem do meu antebraço, tirada no dia 13/03/2011, nesse dia fiz apenas AEJ...

83464481011535718904.jpg

meu objetivo na faculdade será criar uma metodologia de treinos e dieta pra naturais...estudando a fundo a dieta do guerreiro...

grande abraço a todos do forum, principalmente aqueles q de uma forma ou outra ajudaram no meu conhecimento, seja respondendo ou postando os mais diversos artigos sobre a deta...

• 5 meses depois...
Postado

Pessoal, apenas para informar que ainda estou na WD firme e forte (mais de um ano já) e que continuo escrevendo no blog (faminem.wordpress.com). Nas próximas semanas vou voltar pro treino numa nova academia bem hardcore e como vou fazer o 5x5 Stronglifts, nada melhor do que uma academia simples, com suporte para agacho e, claro, barra olímpica.

Vou botar lá no blog várias fotos de overs (uma série por dia) pra terem uma idéia. Vou comentar sobe os treinos tb. Vai ser um mini relato.

Cheguei até a comprar as anilhas de 1,25kg pra fazer certinho a progressão do 5x5. Acompanhem lá pq vale a pena.

Abraço

• 6 meses depois...
Postado

Mas como fazer pra acostumar o estômago a comer todas as calorias necessárias do dia, sem foder com a composição da dieta, ou seja, sem incluir apenas doces e coxinhas, e fazer tudo isso em apenas 4 horas? Eu to em cutting faz um mês mais ou menos, mas to ficando satisfteito com uma refeição de menos de 400gramas...Claro que não fico estufadão, mas não fico com fome após ingerir essa quantidade de comida, durante uma meia hora. Depois só vou comer umas 7 horas depois, após o treino....

Postado

Não consigo me certificar se essa dieta é ou não verídica, quero dizer, a maioria das pessoas, nutricionistas e até bodybuilders sugerem que deve se comer frequentemente pra que o corpo não envie uma mensagem ao cérebro dizendo que vc está passando por uma privação de comida e que portanto irá estocar gordura na próxima refeição.

Afinal, isso é balela? Até que ponto ficar tipo, 6 horas sem comer afeta a estocagem de gorduras provenientes da ingestão de lipídeos e até carboidratos?

Seguindo esse preceito a dieta do guerreiro vc fica 20 horas sem comer, então quando fosse comer, dos 2 kilos que vc ingerir metade viraria gordura, não?

Se isso é realmente balela e ficar sem comer por 6, 12 ou 20 horas não tem a menor diferença, por favor iluminem minha mente com algum estudo ou argumento cientificamente embasado...

• Supermoderador
Postado

Bruno, leia esse estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9155494 (fulltext aqui)

com relação ao metabolismo, estocar gorduras se ficar sem comer, "starvation mode".. esse estudo mostrou um AUMENTO do metabolismo mesmo após 3 dias em jejum: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10837292

Postado

Valeu pela referência!

Mas eu de iuma lida nesses estudos e o primeiro deles apenas "confirma" que em termos de gasto energético, dá no mesmo comer mais vezes ou menos vezes, fixando uma quantidade de calorias totais em ambos os casos.  

No outro, eu fiquei surpreso mas ao mesmo tempo curioso pra entender como pode aumentar o gasto energético em jejum após 3 dias...Eu não manjo nada dessas substâncias tipo norepinefrina e o escambau. Mas infelizmente o que eu queria saber nesse estudo não tinha, quer dizer, ele até aborda um pouco a questão de ficar sem comer e como fica o metabolismo, mas só que seria perfeito se eles continuassem o estudo nas cobaias APÓS os mesmos voltarem a fazer refeições. Pois, deacordo com a "crença popular", se vc ficar sem comer um tempo, depois quando vc comer novamente, o corpo tenderia a estocar gordura.

No estudo do jejum, ele fala que aumentou o gasto energético, mas se não tem comida essa energia veio de onde? Ou melhor, pode ser que os 11 indivíduos tenham sofrido um catabolismo extremo nesse período, perdendo massa muscular e não gordura efetivamente. O objetivo do estudo foi apenas avaliar á influência do jejum no gasto energético normal.

Acredito que essa crença popular deva-se a fatores hormonais, talvez associados à grelina,leptina etc de tal modo que, um indivíduo que tem uma pança e quer queimá-la, sinta dificuldades maiores em queimar gordura se ficar sem comer, já que o corpo iria estocá-las em cada refeição, diminuindo a mobilização da gordura do tecido adiposo para a corrente sanguínea. Agora quando o cara já é magro, praticante de atividades, boa alimentação etc, o corpo não tem problema nenhum em mobilizar e utilizar a gordura estocada pra gerar energia.

Resumindo a ópera: Pra um indivíduo que~possui um alto BF% o melhor seria comer uma vez ao dia ou várias? Contando que o mesmo faz atividades físicas e tem um corpo relativamente saudável, quer dizer, não tem problemas metabólicos ou doenças.

• Supermoderador
Postado

Ou seja, o primeiro estudo mostra que não existe isso de "Até que ponto ficar tipo, 6 horas sem comer afeta a estocagem de gorduras provenientes da ingestão de lipídeos e até carboidratos".

Se você seguir uma Warrior Diet, com apenas uma refeição por dia, e nesta refeição você consumir MENOS do que gasta em um dia todo, ao final do dia você estará em déficit calórico e terá perdido gordura.

Com certeza você irá armazenar uma parte da refeição como gordura, mas a questão é que você não pode olhar apenas uma refeição - tem que ver o dia inteiro. Da mesma forma que uma pessoa diz "quem faz WD acumula gordura depois da refeição" outra pessoa pode dizer "quem faz WD passa 20 horas por dia queimando gordura, durante o jejum". As duas estão certas e erradas - sem saber se a dieta é hipocalórica ou hipercalórica, não dá para dizer se há acúmulo ou queima de gordura.

E não existe isso de perder muita massa muscular sem perder quase nada de gordura. Só se você tiver um BF extremamente baixo e não tiver gordura para ser queimada.

Mesmo dietas extremamente restritivas (VLCD, very low calorie) apresentam logicamente uma perda de massa magra, mas é menor do que a perda de gordura.

"No estudo do jejum, ele fala que aumentou o gasto energético, mas se não tem comida essa energia veio de onde?"

Da gordura armazenada, do glicogênio e um pouco da massa magra.

Um homem adulto médio, com 20% de BF e 80 kg, tem 16 kg de gordura no corpo, sendo uns 12 kg de gordura não-essencial. Se ele consumir 2500 kcal por dia ele poderia teoricamente sobreviver em torno de 40 dias sem se alimentar, somente com a energia dessa gordura. Isso sem considerar a queda no metabolismo...

Algumas pessoas não se adaptam bem a dietas de jejum. Isso é fato. E ocorre mais com pessoas obesas, que não toleram bem variações grandes de glicose ao longo do dia (embora exista pelo menos um estudo que contradiga isso).

Mas para quem se adapta, dietas de jejum intermitente são excelentes. Entre você fazer 6 refeições ao dia com 250 calorias ao longo de 14 horas (considerando 8 horas de sono e a última refeição 2 horas antes de ir dormir) ou fazer 2 refeições com 750 kcal ao longo de 8 horas (considerando a manhã toda em jejum), e que neste segundo caso você não passa fome durante a manhã, qual das duas dietas parece ser mais fácil de ser seguida?

Resumindo: para um indíviduo ativo e com BF acima do normal a melhor frequência de refeições é aquela que ele conseguir seguir da melhor forma. Ou seja: se você se dá melhor com 3 refeições do que com 6, faça 3. Se for o contrário faça 6. Não existe uma resposta "definitiva".

Postado

Você disse:

"Ou seja, o primeiro estudo mostra que não existe isso de "Até que ponto ficar tipo, 6 horas sem comer afeta a estocagem de gorduras provenientes da ingestão de lipídeos e até carboidratos."

Eu digo: não mostra nada disso.  Afinal está avaliando o gasto energético pontual, no dia, ou em poucos dias, meramente os resultados na equação da termodinãmica do que entra-o que sai. Não está estudando os efeitos dessa prática a longo prazo, ou seja uma dieta de uma refeição ao dia, o que causa no metabolismo depois de um mês por exemplo? O indivíduo vai passar queimar mais gordura estocada ou menos ? Essa é a grande questão.

Concordo com tudo o mais que você disse. A dieta boa é aquela que vc se adapta bem, e com o déficit ou superávit conforme o objetivo. Tanto faz comer essas calorias em 1 ou 6 refeições ao longo do dia, que o resultado( EM TERMOS DE ENERGIA) é o mesmo, pois vc ingeriu e gastou o mesmo tanto de calorias. O que provavelmente na prática não funciona visto que quanto mais vezes vc preparar comida e levantar a bunda pra ir na cozinha vc acaba aumentando mais seu gasto energético no final do dia do que se vc apenas pedir um delivery enorme à noite e comer com a bunda sentada no sofá a mesma refeição.

Nenhum desses estudos mostra ou objetiva apresentar alterações no corpo humana no que diz respeito à influência da frequência das refeições no acúmulo de gordura. O que o povo diz é simples assim:

"se você ficar sem comer mais de 4 horas, seu corpo entende que está sendo privado de comida e então na próxima vez que você comer, vai acumular mais gordura afim de estocar para um próximo período de privação". PONTO.

E isso não é desbancado ou evidenciado por nenhum desses dois estudos aí... Não dita o que regula esse tipo de alteração fisiológica, baseado na frequência das refeições. Beleza, em um dia se eu gastar mais do que ingeri eu emagreço, então é só eu fazer um jejum de 40 dias que perco toda minha gordura??? Não funciona assim, pelo menos é o que dizem ou o que querem que agente acredite. E é isso que quero dizer: POR QUÊ NÂO FUNCIONA? Será que chega uma hora onde seu corpo pára de queimar gordura?

Imaginando um indivíduo com alto bf, mas com um mínimo de massa muscular, que decidiu parar de comer durante uma semana, ou se não for possível, apenas comer um mínimo, que ainda sim seja bem menos do que suas necessidades de manutenção da TMB, então esse indivíduo vai perder massa magra E gordura, certo? mas até quando? O que ocorrerá primeiro: a morte ou a queima total dos estoques de gordura?

Postado

Bruno,

Infelizmente não estou com tempo para responder direito, mas suas dúvidas já foram respondidas e argumentadas em outros tópicos (vários estão citados no "Melhores Tópicos da Seção de Nutrição").

Mas rapidamente, voce mesmo já se respondeu. É uma crença isso de que "seu corpo após 04h sem comer estoca mais gordura", é lógica, é tudo menos ciência. Isso está zuadamente errado por N motivos, tanto do ponto de vista "digestório" (qualquer refeição bem feita ainda vai estar liberando aminoacidos/sacarídeos/FFAs na corrente sanguínea após 3-4h) quanto do ponto de vista hormonal (jejum = maior GH, maior AMPK, maior catecolaminas etc; há tanto mecanismos catabólicos como anti-catabólicos).

Além dos tópicos aqui no fórum, vários artigos na internet já explicaram isso, por ex:

https://articles.elitefts.com/nutrition/logic-does-not-apply-part-1-meal-frequency/

https://articles.elitefts.com/nutrition/logic-does-not-apply-part-2-breakfast/

Depois volto com calma.

Abracos

Postado

Craw, foram perfeitos esses links! Agora sim esclaresceu tudo.

Não acho que seria uma boa pra mim fazer somente uma refeição à noite por exemplo, pois não creio que conseguiria fazê-la de tal modo a ser completa e saudável. MAs também não sou a favor de fazer 6 ou mais refeições ao dia, porque não é prático, pode sair caro, e pq provavelmente engorda já que se torna mais difícil ocntrolar o que e quanto vc está comendo.

Então, pelo que li nesses artigos, realmente essa história de que o corpo entende que está no modo starvation é um crença, baseada em uma lógica sim, mas que falha no que diz respeito à sua premissa: ou seja: os efeitos que causariam esse starvation mode só acontecem mesmo ou começam a ocorrer após uns 3 dias inteiros de jejum! E outra ainda mais surpreendente mas não menos coerente, é o fato de que pular o café da manhã é melhor pra queimar mais gordura e menos músculo.

Li em algum tópico que vc é seguidor da WD, certo? então vc pode servir de "resultado prático" dela. Funciona mesmo? Você pula o café e faz apenas uma refeição e conseguiu registar ou notar alguma diferença/melhora na queima de gordura fazendo esse tipo de dieta em detrimento de outros tipos, considerando a mesma ingestã ocalórica?

Muito obrigado ao mpcosta e a vc também por terem abordado a questão de maneira tão efetiva. Esse tipo de crença me deixa maluco e eu não sossego enquanto não desmascaro as coisas. Fazer uma coisa por que alguém diz que funciona não é o tipo de regra que eu gosto de seguir.

Postado

Bruno, o importante é entender que cada dieta tem sua vantagem, e que uma não é necessariamente superior a outra, mas são diferentes. Justamente por essa diferença, alguns preferem um estilo, outros outro.

Não sigo mais WD - atualmente estou com a LeanGains -, mas desde o primeiro dia que comecei a seguir dietas com uso de jejum (em maio/2010) nunca mais larguei simplesmente porque me adaptei extremamente bem. Não vou afirmar que queimei mais gordura com isso ou coisa do tipo porque nunca fiz equivalência calórica (não experimentei seguir dietas idênticos, porém apenas mudando frequencia alimentar) e porque a ciência atualmente não apoia essa idéia; mas do ponto de vista do bem-estar e praticidade eu me apaixonei e não consegui largar mais.

Abracos

• 5 meses depois...
Postado

Ola Good to acompanhamdo aqui e que bom que o craw esta aqui pra ajuda tambem eu começei essa segunda-feira assim as 6:30 eu consumo 6 claras de ovos e 30g de whey da growt 80% concentrado 4 capslas de multivitaminico e tomo café depois de 1:00 ou 1:30 vou treina depois do trei que vai se la pras 10h da manha ate chega em casa vai ser 10:15 a 10:30 aew chego e tomo 6 caplas de bcca e 5 gramas de creatina junto com 30g de whey concentrado e la pras 11:00 começo a comer a maior refeiçao e termino la pras 11:40 ou 12:00 e so vou comer dinovo la pras 8:30 nessa hora que como bastante salada e como 15 ovos sendo que 4 sao gemas e acaba la pras 9:30,entao eu fico no total 17 horas em jejum sei que nao é a dieta WD nem LG MAIS isso e valido?Porque penso que fico em jejum nesse tem oq voces que tem conhecimento acham que to fasendo é que eu dei uma adaptada pra mim. (Por favor me ajudem, muito obrigado)

Postado

Cara, desculpa, mas organiza melhor esse texto porque está péssimo de ler. Não está pontuado, está tudo em um único parágrafo, as horas estão bagunçadas... de uma organizada melhor que ai sim a gente pode te ajudar, eu li duas vezes e mesmo assim não entendi direito o que você faz no dia-a-dia :P

Postado

Cara, desculpa, mas organiza melhor esse texto porque está péssimo de ler. Não está pontuado, está tudo em um único parágrafo, as horas estão bagunçadas... de uma organizada melhor que ai sim a gente pode te ajudar, eu li duas vezes e mesmo assim não entendi direito o que você faz no dia-a-dia :P

craw, resumidamente, a warrior diet , você se alimenta a noite, e a lean gains, tem vários tipos, mas o mais comum é que o você come 20% no pré treino, e os outros 80% a noite ? ( grosseiramente é assim né ? ) , eu sei que isso já foi diversas vezes respondido até mesmo por você, mas , gostaria de saber se LeanGains auxiliaria na perda de gordura, mais ainda do que uma dieta normal. se tiver links, ajudaria (: vlw! ( eu mesmo vou ler agora, no site da lean gains , os efeitos etc. vlw )

Postado

Warrior Diet = em geral, 4h de alimentação pesada a noite, 20h fazendo mini-refeições. LeanGains = 16h em jejum, 8h comendo (não importa quantas refeições faça). O 20% pré/80% pós é uma das opções da LG, você pode fazer 0% pré e 100% pós, por exemplo (hoje eu faço assim, por praticidade e porque me sinto melhor pra treinar em jejum).

Quanto a pergunta da perda de gordura, não, não auxilia. Leia o tópico IIFYM que você vai entender (está citado no fixo "Melhores tópicos da área de Nutrição").

Abraços

Postado

1-(Meu dia começa assim as 6:30h da manha eu consumo 6 claras de ovos e 30g de whey da growt 80% concentrado 4 capslas de multivitaminico e tomo café sem açucar depois de 1:00 ou 1:30 vou treina )

2-(10:15 a 10:30 DA MANHA chego e tomo 6 caplas de bcca e 5 gramas de creatina junto com 30g de whey e la pras 11:00 DA MANHA começo a comer a maior refeiçao do dia e termino la pras 11:40 ou 12:00) ( OBS:Nao como salada nesse horario )

3-3-(8:30 da NOITE nessa hora que como bastante salada e como 15 ovos sendo que 4 sao gemas e acaba la pras 9:30)

No ToTal sao 17 horas em jejum sei que nao estou siguino os principios da WD nem LG MAIS isso e valido?Porque penso que fico em jejum nesse tem oq voces que tem conhecimento acham que to fasendo é que eu dei uma adaptada pra mim. (Por favor me ajudem, muito obrigado)

Postado

Warrior Diet = em geral, 4h de alimentação pesada a noite, 20h fazendo mini-refeições. LeanGains = 16h em jejum, 8h comendo (não importa quantas refeições faça). O 20% pré/80% pós é uma das opções da LG, você pode fazer 0% pré e 100% pós, por exemplo (hoje eu faço assim, por praticidade e porque me sinto melhor pra treinar em jejum).

Quanto a pergunta da perda de gordura, não, não auxilia. Leia o tópico IIFYM que você vai entender (está citado no fixo "Melhores tópicos da área de Nutrição").

Abraços

Aproveitando q o tópico foi ressuscitado, hehe

Craw, nesse protocolo de treino em jejum, (que voce disse q é o seu caso), voce faz uso de bcaa antes do treino ? ou treina em completo jejum ? se for em completo jejum, voce acha q faz diferença pra alguem que esta em déficit calorico tambem treinar em completo jejum ? ou seria melhor fazer alguma ref antes de 20% com bastante prot ?

Postado

1-(Meu dia começa assim as 6:30h da manha eu consumo 6 claras de ovos e 30g de whey da growt 80% concentrado 4 capslas de multivitaminico e tomo café sem açucar depois de 1:00 ou 1:30 vou treina )

2-(10:15 a 10:30 DA MANHA chego e tomo 6 caplas de bcca e 5 gramas de creatina junto com 30g de whey e la pras 11:00 DA MANHA começo a comer a maior refeiçao do dia e termino la pras 11:40 ou 12:00) ( OBS:Nao como salada nesse horario )

3-3-(8:30 da NOITE nessa hora que como bastante salada e como 15 ovos sendo que 4 sao gemas e acaba la pras 9:30)

No ToTal sao 17 horas em jejum sei que nao estou siguino os principios da WD nem LG MAIS isso e valido?Porque penso que fico em jejum nesse tem oq voces que tem conhecimento acham que to fasendo é que eu dei uma adaptada pra mim. (Por favor me ajudem, muito obrigado)

Não é LG nem WD, pelo o que eu entendi. No caso, é uma IIFYM, ou seja, você apenas está comendo nos horários que melhor te adaptam. Não tem problema seguir, DESDE que você ajuste a dieta pra ingerir todos macronutrientes/calorias necessários ao longo do dia. A grande cagada que muita gente faz em relação a IIFYM é achar que IIFYM = comer o que quiser, quando quiser e boa. Ela é uma dieta extremamente flexível, mas não é essa bagunça que alguns imaginam.

Aproveitando q o tópico foi ressuscitado, hehe

Craw, nesse protocolo de treino em jejum, (que voce disse q é o seu caso), voce faz uso de bcaa antes do treino ? ou treina em completo jejum ? se for em completo jejum, voce acha q faz diferença pra alguem que esta em déficit calorico tambem treinar em completo jejum ? ou seria melhor fazer alguma ref antes de 20% com bastante prot ?

Sim, eu treino em "semi-jejum" (uso 10-12g EAAs, aminoácidos essenciais antes do treino). A quantidade de pesquisas nessa área (treino em jejum ou não para atletas já treinados) é muito escassa então é difícil afirmar muita coisa; eu uso pelo menos os EAAs por cautela/precaução, mas não existe nada provando que isso realmente seja necessário ou afins, é um capricho meu.

No caso do déficit, EU acho válido usar BCAA/EAA/um pouco de proteína (tipo 15-20g Whey) apenas pelo o que eu citei: precaução.

Abraços

Postado

Não é LG nem WD, pelo o que eu entendi. No caso, é uma IIFYM, ou seja, você apenas está comendo nos horários que melhor te adaptam. Não tem problema seguir, DESDE que você ajuste a dieta pra ingerir todos macronutrientes/calorias necessários ao longo do dia. A grande cagada que muita gente faz em relação a IIFYM é achar que IIFYM = comer o que quiser, quando quiser e boa. Ela é uma dieta extremamente flexível, mas não é essa bagunça que alguns imaginam.

Sim, eu treino em "semi-jejum" (uso 10-12g EAAs, aminoácidos essenciais antes do treino). A quantidade de pesquisas nessa área (treino em jejum ou não para atletas já treinados) é muito escassa então é difícil afirmar muita coisa; eu uso pelo menos os EAAs por cautela/precaução, mas não existe nada provando que isso realmente seja necessário ou afins, é um capricho meu.

No caso do déficit, EU acho válido usar BCAA/EAA/um pouco de proteína (tipo 15-20g Whey) apenas pelo o que eu citei: precaução.

Abraços

Muito obrigado craw ainda bem que temos você aqui conosco :heart: .
Postado

Abraços

Entendi brother, obrigado por compartilhar seu conhecimento, sempre bom ter algm pra tirar as duvidas.

Abrç.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...