Postado 11/02/2026 às 15:58 02/11, 2026 Em 11/02/2026 em 11:07, fullbodier disse:Eu diria: estou me dando bem se estivesse crescendo 1cm de braço a cada 4 meses. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rlx amigo, n se apegue a esses "detalhes"Em 11/02/2026 em 11:07, fullbodier disse:Mas parece que estou evoluindo, não aumentei em medidas nesses 6 meses em normocalórica, mas no espelho melhorou, parece que saiu gordura e ficou músculo.Estou progredindo carga/repetições, então parece que está dando certo.ótimo sinalEm 11/02/2026 em 11:07, fullbodier disse:Dependendo do exercício, realmente fb tem que tomar cuidado, por exemplo, Terra, se for pra pegar e tentar um PR, o ideal é fazer isso a cada 15 dias, 21 dias, senão, fico arrebentado.Estou notando que preciso talvez a cada 2 semanas de paulera, dar uma semana de regeneração, depois volto com tudo e a progressão é mais forte.É nessas horas que um personal faz toda a diferença.Estou estudando como fazer isso, por exercício, ou aplicar na planilha inteira.ai vc tem q ajustar, a cada 2 semanas ter que fazer um "deload" n ta valendo a pena, tem q ajustar volume e proximidade da falha nas séries, para levar por mais tempo os treinos em um ótimo rendimento, se vc n treina pra força não vejo vantagem para isso. as vezes personal só atrapalha, vai por mim, trabalho nesse meio e pelo menos 70% dos profissionais da area nem sabem oq estão fazendo kkkkkkkkkcerto é vc usar a inteligência mesmo, anotar observações durante o treino, chegar no final da semana e tentar ajustar da melhor forma:ex: faço 16 séries para posterior na semana e 16 séries para costas meu posterior na segunda semana esta um pouco fadigado e ruim de recuperarminhas costas estão 100%diminui para 12 séries de posterior mantive as 16 séries para costasentende? são esses ajustes q vc mesmo vai ter que fazer para achar seu volume ideal para não ter que ficar fazendo deload a cada 2 semanas...
Postado 11/02/2026 às 16:37 02/11, 2026 Em 11/02/2026 em 12:58, mzampieri disse:ai vc tem q ajustar, a cada 2 semanas ter que fazer um "deload" n ta valendo a pena, tem q ajustar volume e proximidade da falha nas séries, para levar por mais tempo os treinos em um ótimo rendimento, se vc n treina pra força não vejo vantagem para isso....entende? são esses ajustes q vc mesmo vai ter que fazer para achar seu volume ideal para não ter que ficar fazendo deload a cada 2 semanas...Isso. Se você sente que precisa fazer deload com muita frequência, é porque o treino não tá bom.
Postado 11/02/2026 às 18:13 02/11, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:31 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 11/02/2026 às 18:23 02/11, 2026 Em 11/02/2026 em 15:13, fullbodier disse:Acabei de ver um vídeo de um cara explicando (algo que nos debates atuais sobre volume é esquecido).da uma olhada nesse video aqui, vc ta muito bitolado em 1 assunto mas ele é so mais uma variavel
Postado 11/02/2026 às 18:23 02/11, 2026 Em 11/02/2026 em 15:13, fullbodier disse:Valeu.Estou com outra visão da coisa agora.Acabei de ver um vídeo de um cara explicando (algo que nos debates atuais sobre volume é esquecido).Que muitas séries pode até não te fatigar, vc pode até continuar progredindo, pode estar crescendo, mas ao invés do organismo ter eficiência máxima no uso dos aminoácidos para aumentar a massa magra, ele vai usar boa parte para recuperar dos danos feitos por séries enche-linguiça, essas séries estão reduzindo os ganhos na verdade.sim, por isso existem séries preparatórias e series de trabalho, não confunda elas. preparatórias: longe da falha e perto da carga de trabalho.trabalho: perto da falha e carga para o range de reps definido. ex de como eu faço: agachamento 1 série 50% da carga 10~12 reps1 série 75% da carga 8 reps 1 série 90% da carga 4 reps2 séries de trabalho 100% da carga 6~8 repsseu musculo vai crescer pela tensão mecânica imposta no exercício, não por repetições com cargas baixas e longe da falha.
Postado 11/02/2026 às 18:29 02/11, 2026 Em 11/02/2026 em 15:13, fullbodier disse:Que muitas séries pode até não te fatigarFadiga é algo q quem pratica musculação foge igual diabo da cruz, ninguém quer fadigar se chega nesse ponto já ferrou
Postado 11/02/2026 às 23:38 02/11, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:31 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 12/02/2026 às 01:16 02/12, 2026 Autor Em 2/11/2026 em 3:23 PM, Doctor Manhattan disse:da uma olhada nesse video aqui, vc ta muito bitolado em 1 assunto mas ele é so mais uma variavelQue aula foda desse cara, conteúdo com qualidade de alto nível, vou maratonar o conteúdo dele.
Postado 12/02/2026 às 15:47 02/12, 2026 Autor Em 2/10/2026 em 6:49 PM, BielDarkness disse:Tópico interessante, op vc treina na divisão Fullbody?Não tinha visto direito tua pergunta.Eu tô mudando meu treino, tava ultra volumoso, não presta.Pelo que o pessoal que cresceu e entende do assunto, fullbody 4x não é uma boa escolha, mas vou manter por enquanto, por conta de que no momento não está me cansando, mas acho que é questão de ajustes de carga e vai ficar difícil, aí eu adapto melhor, talvez um Upper/Lower A1/B1 A2/B2.Já que são 4 dias, ficou fácil eu priorizar os 4 principais agrupamentos musculares, um cada dia.A = peitoB = posterioresC = quadricepsD = costasO 1o exercício é o músculo prioritário do dia e o melhor exercício para o grupo.Toda semana vou tentar bater meu PR na 1a série.Na 1a série vou até a falha, ou até 0RIR, assim fica fácil eu monitorar minhas progressões (TopSet, 3 a 6 reps, 85 a 90% 1RM).Não sigo esses valores de RM nem de Reps à risca, são só parâmetros que reviso de tempo em tempo pra não cagar tudo.Na 2a e 3a séries, fico entre 1 e 3RIR e reduzo a carga uns 10 a 15% (BackOff, 6 a 9 reps, 70 a 80% 1RM).O 2o exercício é outro grupo muscular prioritário, 3 séries, mas não vou até a falha nem 0RIR.Mas faço 3 séries também (1-3RIR).Esse negócio de RIR ainda estou longe de acertar bem, é foda, o que vc acha que é 1, pode muito bem ser 5.Tem o esquema de monitorar a velocidade na concentrica.Depois faço mais 2 compostos, os outros 2 grupos musculares faltantes, 2 séries cada um.E termino com 2 isoladores, 2 séries cada.São 15 a 20 séries por dia. Editado 12/02/2026 às 15:50 02/12, 2026 por fullbodier
Postado 12/02/2026 às 19:25 02/12, 2026 Eu também treino Fullbody, no meu caso é mais exaustivo porque só treinava com exercícios livres, pois treino em casa. Realmente, fullbody é exaustivo mesmo , eu fazia só 6 séries semanais por músculo na semana, 2 válidas prós músculos grandes no FB e 1 válida nos pequenos 3x na semana que totalizava 6 pros compostos e 3 prós pequenos. É difícil manejar a fadiga pra mim pq eu só treino com exercícios livres como agachamento, supino, stiff, remada curvada. Ai agora tô vendo se volto pro upper Lower, porém, eu me acostumei tanto em treinar fullbody que não consigo largar Editado 12/02/2026 às 19:26 02/12, 2026 por BielDarkness
Postado 13/02/2026 às 23:00 02/13, 2026 Autor 1h30min de treino.Fullbody Treino B - ênfase em posteriores e costas Só o Terra demorou uns 50min.Fiz uma rep com 60kg cada lado no Terra (total 140kg).Já que consegui fácil, pensei que iria dar pra fazer com 62kg.Tentei com 62kg cada lado = total 144kg, mas não deu, nem quicou do chão, mesmo com strap e cinturão.Mesmo esperando 5min de descanso.Daqui 15 dias tento fazer a 1a rep com 62kg.diadia7fev13fevrepkgrepkgB1(sex)1RM%RMPRGPRGRIROBS750160terra (3-5)[0]{90-120}610.984-6r10k0TopSet750160terra (5-9)[0]610.984-6r10k0TopSet350terra (5-9)[3-5]610.8202-3BackOff550350terra peg.hook (5-9)[3-5]610.820-2r2-3BackOff640945puxd art peg.neu maq76 (3-5)[0]{60-90}470.9573r5k0Próximo treino: TENTAR 50KG, 5 - 7 REPS740640puxd art peg.neu maq76 (5-9)[2-3]470.851-1r2-3BackOff540640puxd art peg.neu maq76 (5-9)[2-3]1r2-3BackOff620620leg45 2Ani uni esq (5-9)[2-3]{30-45}250.8001-2620520leg45 2Ani uni esq (5-9)[2-3]-1r1-2825625crss polia baixa (5-9)[2-3]{45-60}-2r1-3525625crss polia baixa (5-9)[2-3]1r1-3514614rosc scot bco hal uni *dir (5-8)[2-3]{30-45}160.8751r1-2512414rosc scot bco hal uni *dir (5-8)[2-3]-1r2k1-2512414rosc DIR scot bco hal (5-8)[2-3]-1r2k1-26401036tríc francês polia cda (5-8)[2-3]{30-45}4r-4k1-2pino 9735836tríc francês polia cda (5-8)[2-3]1r1k1-213731273abd polia alta cda (8-12)[2-3]{30-45}-1r01273973abd polia alta cda (8-12)[2-3]-3r01473773abd polia alta cda (8-12[2-3]-7r0810+269+2lat omb pol baix (8-12)[2-3]{45}-2r0510+269+2lat omb pol baix (8-12)[2-3]1r0
Postado 13/02/2026 às 23:07 02/13, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:31 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 20/02/2026 às 23:53 02/20, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:31 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 20/02/2026 às 23:59 02/20, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:31 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 22/02/2026 às 19:31 02/22, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:31 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 22/02/2026 às 19:49 02/22, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 23/02/2026 às 01:06 02/23, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 23/02/2026 às 11:31 02/23, 2026 Em 22/02/2026 em 16:31, fullbodier disse:21/fev agora bateu em 74kgPeso antes de dormir é volume fecal e agua acumulada durante o dia e deveria ser ignorado e nao ser usado como parâmetro
Postado 23/02/2026 às 17:03 02/23, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 23/02/2026 às 17:38 02/23, 2026 Em 23/02/2026 em 14:03, fullbodier disse:e também pensei que a diferença fosse do gasto energético dormindoimagina só gastar 7000 kcal dormindo para perder 1 kg de gordura, sendo q na esteira se gasta em media 500kcal.Eu antes de dormir para o peso em jejum tem vez q bate 3kg e isso não é relevante para hipertrofia Editado 23/02/2026 às 18:21 02/23, 2026 por Doctor Manhattan
Postado 23/02/2026 às 18:45 02/23, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 23/02/2026 às 18:50 02/23, 2026 Kaizen vc não tem medo desse excesso de controle, do controle do controle, da planilha pro controle do controle te cansar e vc desanimar?Ou vc curte esse processo? Se te diverte, não tem nada de errado. Mas se vc tá perdendo um tempo que gostaria de estar fazendo outra coisa, aí não tem necessidade de tudo isso Editado 23/02/2026 às 18:51 02/23, 2026 por Rambaoretorno
Postado 23/02/2026 às 19:00 02/23, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 24/02/2026 às 21:42 02/24, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 27/02/2026 às 01:44 02/27, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 27/02/2026 às 01:57 02/27, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:32 05/15, 2026 por fullbodier
Postado 27/02/2026 às 10:08 02/27, 2026 Em 26/02/2026 em 22:44, fullbodier disse:precisa ser profissional e receber muito bem por isso, senão, é inviávelNem "profissional" entra nessa neura toda aí.
Postado 27/02/2026 às 11:29 02/27, 2026 Em 26/02/2026 em 22:44, fullbodier disse:Eu não marco todas as pesagens sempre, falho volta e meia, mas o que eu fiz foi pesar antes e depois das refeições diversas vezes e peguei o peso normal delas, então quando não me peso cedo em jejum, eu me peso depois de ter comido e desconto o peso da comida, e calculo também líquidos que bebi, mas sou bem padronizado nisso.Se sei que não vai dar para eu me pesar depois da ceia, faço o inverso, me peso antes, e adiciono o peso da comida padrão.E também sei a média de perda de peso que tenho dormindo, então consigo encontrar meu peso com isso também.Procuro sempre levar minhas balanças se vou viajar por exemplo, kkkk, mó neurose né eheheh.Tenho diversos macetes, sei o peso da roupa, então dependendo de como for, da até pra me pesar com roupa, mas vou relaxar essas pesagens em breve, ninguém vive assim não, precisa ser profissional e receber muito bem por isso, senão, é inviável, fora que ninguém te aguenta não vc vira um chatão kkkk.Esforço gigante mental e fisico para ficar pequeno.
Postado 27/02/2026 às 13:27 02/27, 2026 Em 23/02/2026 em 16:00, fullbodier disse:Nem me atrapalha muito não, perco mais tempo postando aqui meu treino do que qualquer outra coisa.A pesagem é de boa, levanto da cama e tem a balança do lado, então nem pega nada.E as anotações faço durante o treino, durante o descanso.O que eu tenho é uma planilha que calcula tudo automático, eu não fico fazendo nada não, é de boa.Mas mais pra frente vou dar uma relaxada na dieta, as vezes enche o saco pesar tudo.Faço a mesma coisa que você. Levanto, vou no banheiro, meço a pressão e já me peso. Com o tempo vira automático, até fico triste quando esqueço kkkk. Eu acho legal ter todas essas métricas, minha planilha tem pesagens quase diárias desde 30/04/2025.EDIT: Não tinha lido a parte de descontar o peso da comida, saber o peso das roupas. Trampo hein, isso não faço não kkk. Mas se pra você funciona, vai fundo Editado 27/02/2026 às 13:39 02/27, 2026 por oluizrb
Postado 28/02/2026 às 23:48 02/28, 2026 Autor . Editado 15/05/2026 às 20:33 05/15, 2026 por fullbodier
Crie uma conta ou entre para comentar