Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

diário da musculação no modo hard

Posts Recomendados

Postado
Em 11/02/2026 em 11:07, fullbodier disse:

Eu diria: estou me dando bem se estivesse crescendo 1cm de braço a cada 4 meses. kkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkk rlx amigo, n se apegue a esses "detalhes"

Em 11/02/2026 em 11:07, fullbodier disse:

Mas parece que estou evoluindo, não aumentei em medidas nesses 6 meses em normocalórica, mas no espelho melhorou, parece que saiu gordura e ficou músculo.

Estou progredindo carga/repetições, então parece que está dando certo.

ótimo sinal

Em 11/02/2026 em 11:07, fullbodier disse:

Dependendo do exercício, realmente fb tem que tomar cuidado, por exemplo, Terra, se for pra pegar e tentar um PR, o ideal é fazer isso a cada 15 dias, 21 dias, senão, fico arrebentado.

Estou notando que preciso talvez a cada 2 semanas de paulera, dar uma semana de regeneração, depois volto com tudo e a progressão é mais forte.
É nessas horas que um personal faz toda a diferença.
Estou estudando como fazer isso, por exercício, ou aplicar na planilha inteira.

ai vc tem q ajustar, a cada 2 semanas ter que fazer um "deload" n ta valendo a pena, tem q ajustar volume e proximidade da falha nas séries, para levar por mais tempo os treinos em um ótimo rendimento, se vc n treina pra força não vejo vantagem para isso.

as vezes personal só atrapalha, vai por mim, trabalho nesse meio e pelo menos 70% dos profissionais da area nem sabem oq estão fazendo kkkkkkkkk

certo é vc usar a inteligência mesmo, anotar observações durante o treino, chegar no final da semana e tentar ajustar da melhor forma:

ex: faço 16 séries para posterior na semana e 16 séries para costas
meu posterior na segunda semana esta um pouco fadigado e ruim de recuperar
minhas costas estão 100%
diminui para 12 séries de posterior
mantive as 16 séries para costas

entende? são esses ajustes q vc mesmo vai ter que fazer para achar seu volume ideal para não ter que ficar fazendo deload a cada 2 semanas...

  • Respostas 525
  • Visualizações 28,2k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Postado
Em 11/02/2026 em 12:58, mzampieri disse:

ai vc tem q ajustar, a cada 2 semanas ter que fazer um "deload" n ta valendo a pena, tem q ajustar volume e proximidade da falha nas séries, para levar por mais tempo os treinos em um ótimo rendimento, se vc n treina pra força não vejo vantagem para isso.

...


entende? são esses ajustes q vc mesmo vai ter que fazer para achar seu volume ideal para não ter que ficar fazendo deload a cada 2 semanas...

Isso. Se você sente que precisa fazer deload com muita frequência, é porque o treino não tá bom.

Postado
Em 11/02/2026 em 15:13, fullbodier disse:

Valeu.
Estou com outra visão da coisa agora.

Acabei de ver um vídeo de um cara explicando (algo que nos debates atuais sobre volume é esquecido).
Que muitas séries pode até não te fatigar, vc pode até continuar progredindo, pode estar crescendo, mas ao invés do organismo ter eficiência máxima no uso dos aminoácidos para aumentar a massa magra, ele vai usar boa parte para recuperar dos danos feitos por séries enche-linguiça, essas séries estão reduzindo os ganhos na verdade.

sim, por isso existem séries preparatórias e series de trabalho, não confunda elas.
preparatórias: longe da falha e perto da carga de trabalho.
trabalho: perto da falha e carga para o range de reps definido.

ex de como eu faço:
agachamento
1 série 50% da carga 10~12 reps
1 série 75% da carga 8 reps
1 série 90% da carga 4 reps
2 séries de trabalho 100% da carga 6~8 reps

seu musculo vai crescer pela tensão mecânica imposta no exercício, não por repetições com cargas baixas e longe da falha.

Postado
  • Autor
Em 2/10/2026 em 6:49 PM, BielDarkness disse:

Tópico interessante, op vc treina na divisão Fullbody?

Não tinha visto direito tua pergunta.
Eu tô mudando meu treino, tava ultra volumoso, não presta.


Pelo que o pessoal que cresceu e entende do assunto, fullbody 4x não é uma boa escolha, mas vou manter por enquanto, por conta de que no momento não está me cansando, mas acho que é questão de ajustes de carga e vai ficar difícil, aí eu adapto melhor, talvez um Upper/Lower A1/B1 A2/B2.

Já que são 4 dias, ficou fácil eu priorizar os 4 principais agrupamentos musculares, um cada dia.

A = peito
B = posteriores
C = quadriceps
D = costas

O 1o exercício é o músculo prioritário do dia e o melhor exercício para o grupo.
Toda semana vou tentar bater meu PR na 1a série.
Na 1a série vou até a falha, ou até 0RIR, assim fica fácil eu monitorar minhas progressões (TopSet, 3 a 6 reps, 85 a 90% 1RM).
Não sigo esses valores de RM nem de Reps à risca, são só parâmetros que reviso de tempo em tempo pra não cagar tudo.
Na 2a e 3a séries, fico entre 1 e 3RIR e reduzo a carga uns 10 a 15% (BackOff, 6 a 9 reps, 70 a 80% 1RM).

O 2o exercício é outro grupo muscular prioritário, 3 séries, mas não vou até a falha nem 0RIR.
Mas faço 3 séries também (1-3RIR).
Esse negócio de RIR ainda estou longe de acertar bem, é foda, o que vc acha que é 1, pode muito bem ser 5.
Tem o esquema de monitorar a velocidade na concentrica.

Depois faço mais 2 compostos, os outros 2 grupos musculares faltantes, 2 séries cada um.
E termino com 2 isoladores, 2 séries cada.

São 15 a 20 séries por dia.

Editado por fullbodier

Postado

Eu também treino Fullbody, no meu caso é mais exaustivo porque só treinava com exercícios livres, pois treino em casa. Realmente, fullbody é exaustivo mesmo , eu fazia só 6 séries semanais por músculo na semana, 2 válidas prós músculos grandes no FB e 1 válida nos pequenos 3x na semana que totalizava 6 pros compostos e 3 prós pequenos. É difícil manejar a fadiga pra mim pq eu só treino com exercícios livres como agachamento, supino, stiff, remada curvada. Ai agora tô vendo se volto pro upper Lower, porém, eu me acostumei tanto em treinar fullbody que não consigo largar

Editado por BielDarkness

Postado
  • Autor

1h30min de treino.

Fullbody Treino B - ênfase em posteriores e costas


Só o Terra demorou uns 50min.

Fiz uma rep com 60kg cada lado no Terra (total 140kg).
Já que consegui fácil, pensei que iria dar pra fazer com 62kg.
Tentei com 62kg cada lado = total 144kg, mas não deu, nem quicou do chão, mesmo com strap e cinturão.
Mesmo esperando 5min de descanso.

Daqui 15 dias tento fazer a 1a rep com 62kg.

dia

dia

7

fev

13

fev

rep

kg

rep

kg

B1(sex)

1RM

%RM

PRG

PRG

RIR

OBS

7

50

1

60

terra (3-5)[0]{90-120}

61

0.984

-6r

10k

0

TopSet

7

50

1

60

terra (5-9)[0]

61

0.984

-6r

10k

0

TopSet

3

50

terra (5-9)[3-5]

61

0.820

2-3

BackOff

5

50

3

50

terra peg.hook (5-9)[3-5]

61

0.820

-2r

2-3

BackOff

6

40

9

45

puxd art peg.neu maq76 (3-5)[0]{60-90}

47

0.957

3r

5k

0

Próximo treino: TENTAR 50KG, 5 - 7 REPS

7

40

6

40

puxd art peg.neu maq76 (5-9)[2-3]

47

0.851

-1r

2-3

BackOff

5

40

6

40

puxd art peg.neu maq76 (5-9)[2-3]

1r

2-3

BackOff

6

20

6

20

leg45 2Ani uni esq (5-9)[2-3]{30-45}

25

0.800

1-2

6

20

5

20

leg45 2Ani uni esq (5-9)[2-3]

-1r

1-2

8

25

6

25

crss polia baixa (5-9)[2-3]{45-60}

-2r

1-3

5

25

6

25

crss polia baixa (5-9)[2-3]

1r

1-3

5

14

6

14

rosc scot bco hal uni *dir (5-8)[2-3]{30-45}

16

0.875

1r

1-2

5

12

4

14

rosc scot bco hal uni *dir (5-8)[2-3]

-1r

2k

1-2

5

12

4

14

rosc DIR scot bco hal (5-8)[2-3]

-1r

2k

1-2

6

40

10

36

tríc francês polia cda (5-8)[2-3]{30-45}

4r

-4k

1-2

pino 9

7

35

8

36

tríc francês polia cda (5-8)[2-3]

1r

1k

1-2

13

73

12

73

abd polia alta cda (8-12)[2-3]{30-45}

-1r

0

12

73

9

73

abd polia alta cda (8-12)[2-3]

-3r

0

14

73

7

73

abd polia alta cda (8-12[2-3]

-7r

0

8

10+2

6

9+2

lat omb pol baix (8-12)[2-3]{45}

-2r

0

5

10+2

6

9+2

lat omb pol baix (8-12)[2-3]

1r

0

Postado
Em 23/02/2026 em 14:03, fullbodier disse:

e também pensei que a diferença fosse do gasto energético dormindo

imagina só gastar 7000 kcal dormindo para perder 1 kg de gordura, sendo q na esteira se gasta em media 500kcal.

Eu antes de dormir para o peso em jejum tem vez q bate 3kg e isso não é relevante para hipertrofia

Editado por Doctor Manhattan

Postado

Kaizen vc não tem medo desse excesso de controle, do controle do controle, da planilha pro controle do controle te cansar e vc desanimar?

Ou vc curte esse processo? Se te diverte, não tem nada de errado. Mas se vc tá perdendo um tempo que gostaria de estar fazendo outra coisa, aí não tem necessidade de tudo isso

Editado por Rambaoretorno

Postado
Em 26/02/2026 em 22:44, fullbodier disse:

precisa ser profissional e receber muito bem por isso, senão, é inviável

Nem "profissional" entra nessa neura toda aí.

Postado
Em 26/02/2026 em 22:44, fullbodier disse:

Eu não marco todas as pesagens sempre, falho volta e meia, mas o que eu fiz foi pesar antes e depois das refeições diversas vezes e peguei o peso normal delas, então quando não me peso cedo em jejum, eu me peso depois de ter comido e desconto o peso da comida, e calculo também líquidos que bebi, mas sou bem padronizado nisso.
Se sei que não vai dar para eu me pesar depois da ceia, faço o inverso, me peso antes, e adiciono o peso da comida padrão.
E também sei a média de perda de peso que tenho dormindo, então consigo encontrar meu peso com isso também.
Procuro sempre levar minhas balanças se vou viajar por exemplo, kkkk, mó neurose né eheheh.
Tenho diversos macetes, sei o peso da roupa, então dependendo de como for, da até pra me pesar com roupa, mas vou relaxar essas pesagens em breve, ninguém vive assim não, precisa ser profissional e receber muito bem por isso, senão, é inviável, fora que ninguém te aguenta não vc vira um chatão kkkk.

Esforço gigante mental e fisico para ficar pequeno.

Postado
Em 23/02/2026 em 16:00, fullbodier disse:

Nem me atrapalha muito não, perco mais tempo postando aqui meu treino do que qualquer outra coisa.
A pesagem é de boa, levanto da cama e tem a balança do lado, então nem pega nada.
E as anotações faço durante o treino, durante o descanso.
O que eu tenho é uma planilha que calcula tudo automático, eu não fico fazendo nada não, é de boa.
Mas mais pra frente vou dar uma relaxada na dieta, as vezes enche o saco pesar tudo.

Faço a mesma coisa que você. Levanto, vou no banheiro, meço a pressão e já me peso. Com o tempo vira automático, até fico triste quando esqueço kkkk. Eu acho legal ter todas essas métricas, minha planilha tem pesagens quase diárias desde 30/04/2025.
EDIT: Não tinha lido a parte de descontar o peso da comida, saber o peso das roupas. Trampo hein, isso não faço não kkk. Mas se pra você funciona, vai fundo

Editado por oluizrb

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.