Postado 11/03/2010 às 18:24 03/11, 2010 Levógiro(L) x Dextrogiro(D) “Moléculas que desviam a luz para a direita são chamadas dextrógiras(D); quando o desvio é para a esquerda, as moléculas são chamadas levógiras(L). A importância disso reside no fato de que uma molécula dextrógira(D) e uma levógira da mesma substância(DL) são imagens especulares uma da outra. Como em bioquímica, a disposição dos átomos é crucial na determinação da atividade biológica, a mesma substância com distinta quiralidade pode não apresentar efeito biológico. Por exemplo: os aminoácidos biologicamente ativos são sempre levógiros(L). Os dextrógiros(D) não têm ação biológica.” Dr. McCombs "Miller, que em 1953, misturando CH4, NH2 e H2O em laboratório, conseguiu formar aminoácidos, substâncias formadoras de proteínas, confirmando, segundo os evolucionistas, a teoria da geração espontânea. Essa experiência está relatada em todos os livros de Biologia usados atualmente nas redes de ensino. O que os livros não informam, é que os aminoácidos produzidos eram 50% levógiros(L) e 50% dextrógiros(D). Pasteur em suas experiências, descobriu que organismos vivos são compostos por 100% de aminoácidos levógiros(L). Após a morte, ao entrar em decomposição, os aminoácidos das proteínas do organismo começam a se transformar em dextrógiros(D), até atingirem a proporção de 0% de levógiros e 50% de dextrógiros. Isso demonstra que o que Miller produziu foi a simulação de um estado de morte." SPONTANEOUS GENERATION 1850 A. D. - 2000 A. D. Por: John Mackay - Trocando em miudos: Os aminoácidos possuem duas formas: Dextrógira(D) e Levógira(L) que são isômeros ópticos(desviam o plano de luz para lados opostos). O corpo humano só é capaz de absorver a forma levógira dos aminoácidos(por isso do L antes do compostos: L-alanina, L-histidina), a forma dextrógira(presente em alguns aminoácidos veterinários) não é absorvida. Nestes compostos ainda existe a forma racêmica(mistura de L e D = DL) que além de não ser absorvida dificulta a absorção da forma L!! Exatamente... e só complementando, as formas D e DL também podem causar alguns problemas, como é o caso da DL-carnitina que está ligada a uma sindrome semelhante a miastenia (doença neuromuscular que pode comprometer nervos e músculos)... Se a carnitina que vc vai adquirir é L-carnitina, ótimo! Se for DL carnitina, significa que é uma mistura da forma não biologicamente ativa (dextrogiro) + a forma ativa (levógiro). Isso tb é conhecido como mistura racêmica. Se há a opção de adquirir um produto que contenha apenas a L, certamente é melhor que a mistura DL. Obs¹.: Etambutol, que é um tuberculostático (configuração levógira), pode produzir cegueira na forma dextrógira(D). Obs².: Um exemplo mais comum ao nosso dia-a-dia é a fenilalanina é DOCE na forma L e AMARGA na forma D. A forma que é utilizada na fabricação do Aspartame é a forma L. BEIJUNDAS! Editado 4/10/2011 às 13:00 10/4, 2011 por Puchalski
Postado 11/03/2010 às 20:12 03/11, 2010 Finalmente eu sei o que significa aquele L antes dos aminoácidos...
Postado 11/03/2010 às 20:36 03/11, 2010 NÍVEIS DE GARANTIA POR Kg DO PRODUTO: DL-Metionina (mín.) - 10 g no glicopan tem isso ... o resto é L sera que chega a fazer mau?
Postado 12/03/2010 às 00:26 03/12, 2010 Muito bom, já tinha visto algo parecido mas nunca tão detalhado como esse aí que você postou Parabéns!! Abraços
Postado 12/03/2010 às 00:47 03/12, 2010 Eu sabia dos isômeros e o motivos nos aminoácidos, só que não sabia que o dextrógiro era desse jeito. Boa Contribuição ! E mostra que alguns componentes veterinários podem atrapalhar também e que essa divisão de veterinário pra humano tem justificativa muito plausível.
Postado 12/03/2010 às 01:02 03/12, 2010 Autor NÍVEIS DE GARANTIA POR Kg DO PRODUTO: DL-Metionina (mín.) - 10 g no glicopan tem isso ... o resto é L sera que chega a fazer mau? No mínimo vc deverah ter uma foliculite. Creatina jah eh trankilo, no problem Eu sabia dos isômeros e o motivos nos aminoácidos, só que não sabia que o dextrógiro era desse jeito. Boa Contribuição ! E mostra que alguns componentes veterinários podem atrapalhar também e que essa divisão de veterinário pra humano tem justificativa muito plausível. Sim, mas parece q ateh pro animal nao eh legal tbm, sendo q D/DL nao são biologicamente ativos.
Postado 12/03/2010 às 13:23 03/12, 2010 Muito Bom Puchalski... Realmente quando se precisa de uma explicação boa.. lá vem você...kkkk é sempre bom ter alguem no forum que tenha uma boa desenvoltura em pesquisa... Obrigado pela contribuição! ~hugs Seph
Postado 12/03/2010 às 16:59 03/12, 2010 bom,eu usei o muscle horse que tem aminoacido na forma dl ou d se nao me engano e aparentemente nao tive colateral usei apenas por 1 mes de qualquer forma nao sei se me arrisco novamente
Postado 13/03/2010 às 02:34 03/13, 2010 Interessante! Fugindo um pouco do tópico,mas não podemos nos esquecer também do caso da Talidomida.
Postado 16/03/2010 às 14:55 03/16, 2010 Autor DL-METIONINA Metionina, aminoácido essencial, é a forma racêmica do ácido aminometiltiobutírico, participando da síntese protéica e como precursora da glutationa. DL-Metionina é indicado no tratamento de intoxicação causada por paracetamol para impedir dano hepático; tratamento de assaduras em lactentes; controle de odor, dermatite e ulceração causados pela urina amoniacal em adultos incontinentes; coadjuvante no tratamento de hepatopatias. Fonte: viafarmanet https://www.hipertrofia.org/forum/topic/22683-dl-metionina/
Postado 17/03/2010 às 19:05 03/17, 2010 Uma salva de palmas pro nosso amigo! Haha...A tempos eu não lia um tópico tão bom assim (sem menosprezar os outros claro!) prefiro topicos desse tipo...
Postado 27/08/2010 às 23:56 08/27, 2010 Falando sobre levógiro e dextrógiro, vale a pena citar a D-glicose que é conhecida por Dextrose
Postado 2/01/2011 às 18:33 01/2, 2011 Vi isso bem a fundo nas aulas de bioquímica! É algo bem interessante mesmo!
Postado 4/10/2011 às 00:48 10/4, 2011 Excelente tópico, eu sabia que na isomeria optica tem os dextrogiros e os levógiros, mas achava que a única diferença era o lado para o qual desviavam a luz.
Postado 4/10/2011 às 02:33 10/4, 2011 Aprendi isso sábado na aula de química, o texto me ajudou bastante. O professor deu exemplo de um remédio na década de 60 (eu acho) que era anti-enjoo pras mulheres grávidas e acabava por causar má formação nos bebês e só depois de um tempo descobriram que o medicamento em uma de suas versões (levógira ou dextrógira) causava esse efeito colateral. Daí perguntaram porque não deixaram vender a versão que não causava esse efeito e o professor respondeu que no organismo de certas pessoas a versão se altera. Não sei se pode acontecer isso com os aminoácidos também, mas acho que não, porque segundo o texto somente os levógiros são absorvidos pelo corpo humano. Texto muito bom, parabéns!
Crie uma conta ou entre para comentar