Geralmente, quando a pessoa tá com bf mais alto, a tendência é que a testosterona fique mais baixa também.
Geralmente, quando a pessoa está em cutting, a tendência é que a testosterona caia também, principalmente quando o bf começa a ficar muito baixo.
Juntando essas duas coisas, acho que fica claro que não é nada agradável fazer um cutting forte até ficar super magro.
Reiterando um pouco do que o madruga disse, musculação é um lance que funciona melhor quando se dá tempo pro corpo reagir. Fazer um cutting muito agressivo, além de ser desagradável e mentalmente fadigante, te leva a uma facilidade maior para perder massa magra. Quando se é iniciante há uma facilidade maior em construir músculo, daí junte isso com o grande estoque de energia que vc já tem na forma de gordura, e tá aí o ambiente ideal para uma recomposição, perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo. Um déficit calórico agressivo demais pode te atrapalhar nisso.
Mais uma coisa. A dieta saudável só é sustentável quando o esforço é menor, e se vc faz uma mudança drástica de uma dieta ruim para uma dieta boa vc tem um stress muito grande. Vc mesmo disse que tá fazendo um curso difícil, então vc já tá gastando bastante da sua energia e força de vontade aí. Eu acredito que a transição deveria ser mais suave; vai tirando porcaria, vai encontrando alternativas para as comidas ruins uma a uma. Enquanto isso vc vai aprendendo a treinar e fazendo sua adaptação neuromotora. Vai coincidir mais ou menos o tempo onde vc estará com uma dieta mais favorável (saudável) e vai saber treinar minimamente bem para ter bons resultados, daí é só meter marcha e pegar firme! A ideia é que cada passo de melhoria na dieta seja permanente, mas ele só será mantido quando vc não precisar mais se esforçar para fazê-lo, e isto vai sendo construído como um hábito ao longo do tempo.