Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Shera

Membro
  • Total de itens

    2
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Shera recebeu reputação de Vecchio em O que você acha da socialização do comer?   
    Nossa, que tocante essa história do mingau de aveia, você acabou de me dar uma lição de vida também. E que qualidade as respostas aqui do fórum, eu não esperava tanto.
    Eu tenho problemas de socialização e estava pensando no quanto meus hábitos contribuem para isso. Um colega comentou que ia no boteco com os amigos e tomava água e ficava tudo bem. Não parece tão simples assim no meu caso. Eu não como carne há 14 anos e tenho mais outras restrições que eu mesma coloquei tanto por achar que contribuem para a saúde como por gosto pessoal (nada de frituras, nada feito com óleo de soja, nada com álcool, nem refrigerante etc). Hoje não sou convidada para nada em família, me disseram "não te convidamos porque você não ia se sentir bem, não come as comidas que a gente come". Muito tempo atrás, fui num almoço de família e uma tia sabendo que eu não comia carne, reservou salada e uns legumes. Isso foi muito criticado depois, primas fazendo piadinha. Pelo menos na minha família, as pessoas entendem isso como uma "desfeita" ou como "querer ser melhor do que elas". Enfim. 
    Mas de modo geral eu tenho uma boa relação com a comida, eu concordei com a frase de que comida é trabalho e não diversão porque acho que a gente primeiro tem que pensar na qualidade nutricional e parar de comer quando já atingiu a quantidade ideal e nessa coisa da socialização da comida, eu acho que as pessoas extrapolam a necessidade, comem além da conta para manter a "diversão", tipo em churrasco, enquanto tiver carne para assar estarão comendo, o dia inteiro até. Essas restrições que tenho na alimentação não são um sofrimento para mim, são gostos pessoais mesmo. Não sinto desejo de comer carne, nem tomar refrigerante, nem comer frituras. Por outro lado, consumo com frequência leite condensado e brigadeiro de colher, os únicos doces que mais gosto e fáceis de preparar. Eu não tenho problema com peso, nem alergias, é escolha pessoal mesmo, vai ver por isso para a família soa como frescura e desfeita, tipo, não come frituras mas toma leite condensado).
  2. Gostei
    Shera deu reputação a Vecchio em O que você acha da socialização do comer?   
    Bem-vinda Shera,
     
       Qualquer situação social tem comida envolvida, parece que não sabemos fazer nada e nem estar junto de alguém se não tiver comida no meio rsrs.
       Eu acharia uma aberração essa socialização do comer, não fosse isso uma convenção.
     
       Shera, estamos hoje em um mundo virtual onde facilmente você encontrará - caso queira - pessoas que compartilham valores como, por exemplo, celebrar situações sociais sem comida, às vezes sem bebida inclusive. Penso que, por isso, não é verdadeiramente um problema 'dos outros'. Logo é só cultivar um círculo em torno de si de pessoas que compartilhem tal interesse. Há grupos, por exemplo, de pessoas que não querem ter filhos, grupos de veganos, enfim, há diversas comunidades de interesses afins. A desvantagem, em geral, é precisar "comprar" o restante da ideologia em torno de determinada vibe  que tal grupo prega.
     
    --//--
     
       Li uma frase de um personal trainer certa vez e concordei muito com ele: dizia que alimentação é trabalho e não diversão. Pelo menos para mim faz sentido: comer é um ato de cuidado pessoal e prazer e não um entretenimento. Devo ser estranha mesmo
     
       Excelente: fuja para as colinas dessa criatura. No final das contas, caras como esses que propagam frases como essas para qualquer público-alvo acabam por sucumbirem. Nem para profissionais que almejam por determinadas metas e que, por tal motivo, envolvem-se em períodos de 16 semanas com uma programação ininterrupta de uma dieta rígida, concordariam com esse tipo de coisa.
       Quanto a você se achar meio estranha: e quem não é? A treta é você encontrar um círculo que compartilhe disso, como comentei com você. Se é bom ou ruim... olha... tem vezes que não importa o quanto escutamos de conselhos. Nós só vamos nos arrepender se experimentarmos. Veja o que vale. O nutricionista já te deu um toque.
        A dúvida que me bateu é: entretenimento não dá prazer?
     
    --//--
     
    E você, o que acha? Costuma estragar sua dieta de vez em quando e comer umas "tranqueiras" que nem gosta para se socializar e agradar?
     
    Por que necessitamos comer tranqueiras pra socializar e/ou agradar? Por que precisa ser tranqueira? E, desde que planejada, por que a tranqueira vai estragar de vez um plano alimentar? Contrate um nutricionista, se você se interessar, pois isso tudo permite planejamento, sem culpa, entende? Eles trabalham com programações dessa forma, além de outros elementos que possam parecer mais complicado para nós, leigos (no máximo entusiastas do mundo da nutrição).
     
    A única coisa que posso concordar é a seguinte: na minha humilde opinião, depende do alvo que queiramos agradar. Veja os dois causos a seguir.
     
    Minha falecida mãe, em seus últimos dias de Alzheimer, via que eu tinha mudado meus hábitos alimentares e tinha me tornado meio arrogante quando o assunto era nutrição. Numa dessas ela mencionou o mingauzinho de aveia que eu sempre tomava de lamber o prato quando era novo. E, óbvio, respondi criticando a qualidade do alimento. Dias depois, quando fui na casa dos meus pais, ela veio, com um pratinho de mingau perguntando se eu não queria mesmo. Mesmo debilitada ela tinha ido à cozinha fazer o tal do mingauzinho. E lembrava, em meio ao problema de demência que o Alzheimer provoca, meu infeliz comentário sobre o mingauzinho. Mana, aquilo foi talvez a última lição em vida que eu tive da minha mãe antes dela partir. Óbvio que o mingauzinho foi pro papo, antes que você queira saber.
     
    Já em outra situação, ocorreu o seguinte: tenho um colega de trabalho que convidava a mim e à minha família a cada aniversário. Certa vez, com minha glicemia completamente descompensada, fui com minha família no aniversário dele, mas não comi, nem bebi. Ele nunca mais me convidou. À puta que pariu a porra do aniversário dele e à merda do ego do caralho desse babaca.
     
    Sentiu a diferença?
     
    --//--
     
    Mas enfim, estabeleça uma relação saudável com a comida, nem que pra isso você conte com profissionais no assunto. Isso me tirou os dez últimos anos da minha vida.
     
     
     
     
     
     
      
×
×
  • Criar Novo...