Alguém faolou: No caso dos alimentos fibrosos , nao gasto mais kcal normais pra digeri-los ?
A reposta é: sim.
Alimentos fibrosos e protéicos requerem mais proteínas (enzimas) para serem digeridos, consequentemente se eleva o gasto calórico.
O que nao estao enxergando é o seguinte.
Se voce ingerir mais do que gasta ira acumular gordura , mas isso nao quer dizer que voce nao possa manipular O QUANTO VOCE GASTA através da alimentação.
Alimentos que elevem o gasto calórico pos prandial (como as proteinas, as fibras, os mais ácidos, o proprio vinagre) tudo isso faz com que no final do dia voce tenha gastado um pouquinho mais . Porém se voce ingerir kcal em excesso, nao adianta alimento funcional, fibroso, proteico , nao sei mais o que.
Voces entendem?
A TMB nao é uma coisa fixa. Um maratonista de elite come frouxo 900g de carbo por dia e nao engorda. Bem pelo contrario, se nao se cuidar fica desnutrido. Porque? Porque ele criou demanda prévia. Ele direcionou aquela kcal excessiva que nao pro tecido adiposo, ou seja, pra ele armazenar mais do que gastar tem que ser muuuuuuuuuuuuita kcal (isso acontece com corredores amadores e esporádicos, lembram que eu ganhei peso correndo propositalmente?).
Se a demanda diária exceder o consumo, voce perde peso . Se essa perda (ou ganho) vai ser de massa magra ou gorda depende da composição da sua dieta.
Portanto comer 1000 kcal em excesso de proteina e 1000 kcal em excesso de carboidratos É DIFERENTE.
Voce vai acumular gordura sim. Mas digamos que 1000 kcal de carbo voce acumularia 3x gordura, e 1000 kcal de proteina seria 1x porque voce criou demanda prévia (musculação).