Concordo em tudo pablo, pra mim fazendo saldo calórico positivo + proteinas adequadas com uma alimentação saudavel já da pra ficar gigante.
Outras teorias SE fizerem diferença, é muito pouca, provavelmente imperceptível.
Já vi varios caras com shapes feras com base de frango e batata doce (muito carbo e proteina pouca gordura), outros que treinavam em jejum, outros que em bulking não seguiam dieta alguma, só buscavam comer bastante e saúdavel.
Quando tava no colégio acordava as 7h, tomava um copo de suco e só ia comer de novo as 13:30, jogava bola no intervalo e nas educações física e sempre me senti saudável. Na época que mais cresci na academia eu acordava e ia direto pra academia, comia só depois e deu bem certo, mas fazia isso por falta de tempo.
Acredito que qualquer alimentação que tenha, low carb, treinar ou n em jejum, entre outras teorias pode fazer diferença, mas apenas a nível profissional. O cara que treinava em jejum talvez tenha 46,9 de braço em vez de 47, ou n, talvez seja igual, se tu pegar novos artigos de nutrição esportiva, n param de quebrar antigos paradigmas, então pq os atuais n podem ser quebrados depois? Acho que treinando pesado e se alimentando saudável e suficiente. O cara vai ter um shape massa.
Digo isso sem muita moral, n sou nutricionista nem educador físico, sou contador, mas acredito nisso.