Índice Glicêmico x Calorias
Bom, antes de fazer uma relação das duas coisas, vamos conceituar ambas para que não restem dúvidas que possam complicar o entendimento:
Índice Glicêmico (IG): é a capacidade que o alimento ingerido tem de aumentar o nível de insulina no sangue. Quanto maior o IG, mais insulina será liberada pelo organismo para o transporte dessas moléculas do sangue para as células. Alimentos de alto IG não são necessariamente ruins, nem alimentos de baixo IG são necessariamente bons. Atletas que desejam aumentar a absorção de determinado alimento, por exemplo, ingerem com o mesmo outro alimento de alto IG para que a insulina transporte o componente desejado às células. Como exemplo, a creatina e o whey protein são ingeridos junto com maltodextrina ou dextrose, ambos carboidratos de altíssimo índice glicêmico.
Caloria: Isso toda mulher sabe (aprende desde pequena hehehe), que a caloria dos alimentos é a capacidade que o alimento tem de produzir energia, mais especificamente uma caloria é capaz de elevar em 1 grau celsius 1 grama de água. Acontece que tudo o que ingerimos possui energia, seja aproveitável, seja não-aproveitável. O capim, por exemplo, possui energia, mas nós não conseguimos obtê-la por não possuir um sistema digestório voltado para isso... já os bovinos conseguem. Novamente, nem todo alimento de alta caloria é ruim, nem todo alimento de baixa caloria é bom... tudo depende dos seus objetivos.
Agora podemos fazer uma análise dos alimentos aproveitando essas duas características:
Alimentos de alto IG e altas calorias: esses são os maiores vilões dos gordinhos... bolos, tortas, sorvetes, chocolates... basicamente tudo que vá açúcar e gordura (não por acaso, pois o açúcar tem altíssimo IG e a gordura muitas calorias). Alimentos como esse devem ser ingeridos MUITO POUCO para quem deseja um corpo respeitável. Não agregam nada, apenas servem para saciar o desejo.
Alimentos de alto IG e baixas calorias: uma fruta, por exemplo, possui frutose, que é um açúcar e aumenta a insulina do sangue, porém não possui "efeito engordativo" considerável. Deve-se evitar comer antes de dormir, pois alta insulina durante o sono atrapalha a produção de GH (hormônio com várias propriedades anabólicas, rejuvenescedoras etc).
Alimentos de baixo IG e altas calorias: embora sejam também vilões das balanças, pois normalmente são ingeridos em excesso, os alimentos de baixo IG e muitas calorias como macarrão, arroz integral etc são ótimos para uma dieta saudável, afinal, todos precisamos de carboidratos para sobreviver e, se não abusarmos desses alimentos, são ótimos aliados até em dieta de perda de peso.
Alimentos de baixo IG e baixa caloria: eu chamo isso de "enganação" verduras, legumes etc, não possuem muito valor energético nem aumentam o IG, e por isso são usados nas dietas para saciar a fome (deixam o estômago cheio sem engordar). A menos que esteja em uma dieta mais extrema, não aconselharia viver com alimentos assim. A falta de carboidrato nos deixa irritadiços, cansados, praticamente de TPM o dia todo. Fora o déficit de vitaminas que as dietas mais rigorosas causam.
Na internet existem algumas tabelas de índice glicêmico e, embora possuam algumas discordâncias entre si, basicamente se combinam. Incentivo a todos a terem alguma dessas tabelas salvas no computador para uma breve comparação do que estão ingerindo durante o dia. Já as calorias aparecem em todos os rótulos de embalagem, portanto não precisamos ter nenhum trabalho de pesquisa.