
Dácio Nunes
Membro
-
Registro em
-
Última visita
Tópicos solucionados
-
Dácio Nunes's post in triceps depois do treino de upper was marked as the answerColoca um skull crusher, barra ou halter 3x 8 - 12. E adiciona outro exercício de tríceps da tua escolha.
Se tu quer aumentar o braço, é fundamental que tu treine o brachialis. Recomendo o Hammer Curl, fácil de fazer, se fizer no banco vai aumentar o stretch.
Também recomendo um exercício para o brachiradialis. Recomendo DB wrist rotation ou cable standing wrist curl.
Sim, tem como acertar o brachiradialis com outros exercícios dedicados para bíceps, ao invés de ante braço, mas esteticamente é ridículo ter bíceps grande e ante braço fino. Os exercícios acima também atingem o flexor e extensor, são super completos.
-
Dácio Nunes's post in volume semanal de peito e costas was marked as the answerIrmão não existe uma regra absoluta, existem milhares de variáveis.
Por exemplo, a tua dieta, descanso, resposta metabólica a recuperção.
Existe também outras viáveis, como se tu vai fazer um treino com "30" sets na semana, mas a maioria são de isoladores ou compostos menores de rápida recuperação ou se seria de compostos pesados. A carga utilizada, se você está indo até a falha, ou está deixando várias reps no tanque.
Vou até dar um exemplo, digamos que alguém esteja fazendo agachamento 5x na semana. Só que está pessoa utiliza cargas pesadas somente na segunda, quarta e sexta, terça e quinta, são cargas leves, utilizadas especificamente para proporcionar uma recuperção. Aí você vai me dizer que terça e quinta são volumosas e prejudiciais? Tem que ter o mínimo de bom senso.
Se alguém chegar e falar "você tem que fazer 12 sets em uma semana" estará falando besteira.
O que acontece é que em termos gerais, é o seguinte.
1. Iniciante tem resultados excelentes com qualquer coisa. Qualquer programa por pior que seja, trará ótimos resultados.
2. Isoladores são excelentes para lipdar um músculo, ou crescer um nível específico de um grupo maior, (EG: Cadeira abdutora para o glúteo médio.), no entanto isoladores não constroem músculos grandes sozinhos, eles necessitam de compostos. E Quando pensamos em compostos, pode-se utilizar 1 grande composto com frequência 2x na semana, coloca mais um isolado ou dois, e aí você tem a frequência mágica de 12 - 16 sets por semana. Funciona bem sim, mas não é via de regra.
3. Tem gente que não sabe a diferneça entre o latissimo dorsi, e um romboide da vida. Se tu dizer que está fazendo cable row com pegada aberta na altura um pouco abaixo do peito, e depois falar que está fazendo pull up, o cara vai pensar que "É tudo costa, VOLUME VOLUME VOLUME." Não é bem assim.
Um músculo tem várias camadas, e cada camada tem que ser trabalhada separadamento.
Então assim, para responder a tua pergunta, não existe fórmula mágica, não existe um treino "siga isso ou não vai ter resultado."
O que acontece, é que um iniciante pode utilizar um template legal e bem estruturado como um ponto de partida, com uma vantagem de ter bons exercícios pré selecionados. No entanto, qualquer pessoa que entenda um mínimo de biologia, saberá que eventualmente o treino terá que ser adaptado para atender particularidades individuais.
-
Dácio Nunes's post in Upper lower fullbody ou Fullbody 3x? was marked as the answerAmbos os setups dão muito certo.
Vai depender de qual avançado você está, e se está na fase de lapidar o músculo e preencher espaços ignorandos para criar a simetria, ou se ainda está na fase de construir a base de massa.
Se tu precisa construir, teu foco vai ser nos maiores compostos, se tu precisa lapidar, então tem que adicionar exercícios para músculos específicos, e aí é muito individual ao seu estágio atual.
No geral eu consigo pensar em 3 formas simples de formular a divisão.
Upper/Lower + FB . Deste modo você teria mais espaço para adicionar isoladores e acertar mais músculos nos dias de upper e lower.
FB 3x, porém a duas variações. A primeira seria focado nos maiores compostos nos 3x dias, focando acertar o máximo de músculos possíveis, a segunda seria uma viação entre isto.
Pelo menos 1 dia dedicado aos maiores compostos, e os outros dias podem ser mesclados entre compostos + isoladores, ou 2x para compostos e 1 dia para isoladores / músculos menos treinados.