Ai, essa homarada dizendo que mulher boa é mulher que tenha onde pegar me dá preguiça! hahahaha
Bom, o fato é que mulheres têm mais BF que os homens mesmo e chegar aos 10% pra eles é "fácil", pra nós é pauleira e até meio não-natural.
Mais um fato é que o espelho é a melhor medida mesmo.
E um outro fato é que o adipômetro varia demais com a bioimpedância. Na minha medição de dobras, minha BF ficou em 21%. Com a bioimpedância, deu 26%. Quando contei isso pros meus instrutores da academia, ninguém acreditou que eu estava com tudo isso de peso, mas foi só começar o cutting que todas as minhas circunferências começaram a diminuir. Só de abdômen, foram 6cm em 1 mês (tem foto lá no meu diário)
Sobre o BF ideal, minha opinião é que isso varia demais de pessoa para pessoa. Além da estrutura corporal, um fator que influencia muito no meu caso é o estilo de vida. Eu sou fã de uma cervejinha e tenho uma vida social que adoro. Apesar de me matar na academia e fazer o possível para manter a dieta, sei que para chegar aos 15% de BF eu teria que cortar a cerveja, zerar o doce (já estou comendo apenas 2 porções semanais!!! e eu amo!!!) e viver eternamente no controle. Do jeito que está hoje, acredito que chego aos 18%, mas menos do que isso vai me exigir mais privação do que eu estou disposta a ter.
Quanto aos gominhos, até um tempo atrás isso era sonho... Hoje eu já acredito que eles possam aparecer um dia. hahaha
Beijos e bons treinos, mulherada!