×

Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica em 2025?

Sim, vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica. O aparelho permite fazer aeróbicos de forma eficiente, com mais conveniência e sem depender de uma academia, e ainda traz benefícios únicos.

Porém, não basta adquirir qualquer bicicleta; equipamentos ruins não trarão bons resultados, a manutenção do equipamento é por sua conta e você precisa gostar de pedalar ou adquirir a disciplina – apenas ter o equipamento não é uma garantia de que ele será usado e isso impacta no seu custo-benefício.

Neste texto, iremos nos aprofundar mais no assunto, ver as desvantagens e vantagens em comprar uma bicicleta ergométrica para fazer cardio em casa, os benefícios e como escolher uma para não se arrepender futuramente.

Vantagens em comprar uma bicicleta ergométrica

  • Conveniência. Ter uma bicicleta ergométrica em casa oferece a oportunidade de treinar em uma gama maior de horários, sem precisar se deslocar até a academia, o que economiza tempo e diminui as chances de desistir de fazer o exercício.
  • Traz resultados. Mesmo não se tratando de uma bicicleta profissional, daquelas que vemos em academias comerciais, você ainda poderá fazer um treino aeróbico eficiente e obter todos os benefícios relacionados à atividade, como maior queima de calorias, melhora do sistema cardiovascular e manutenção da saúde em geral.
  • Possui características e benefícios únicos. Pedalar é uma atividade de baixo impacto para as articulações, com menos incidência de lesões e acidentes. Além disso, dependendo do ritmo, você pode fazer aeróbicos sentado e realizar outras coisas ao mesmo tempo (exemplo interessante: o médico e doutor Paulo Muzy, muito conhecido no mundo fitness, faz lives enquanto pedala).
  • Privacidade e controle. Ter o equipamento em casa permite controlar todas as variáveis do ambiente, em especial os relacionados à privacidade. Você pode usar o aparelho no seu ritmo de aprendizado e esforço, vestindo o que quiser, do jeito que quiser e sob as condições que achar melhor.
  • À prova de tempo e estações. Independente da temperatura ou estação do ano, a bicicleta ergométrica estará ao seu alcance e não é tão facilmente afetada por essas variáveis.

Desvantagens em comprar uma bicicleta ergométrica

  • Custo inicial elevado. Comprando o equipamento, você o terá para sempre e ficará livre de mensalidades. Contudo, para obter uma bicicleta ergométrica durável, devidamente projetada e que traga os benefícios esperados, não será possível filtrar o produto pelo menor preço. Ou seja, o custo inicial pode ser mais do que o esperado.
  • Manutenção e reposição de peças. Como qualquer máquina, a bike ergométrica possui peças móveis, que sofrem desgaste, exigindo manutenção e, eventualmente, reposição de peças. Você será o responsável por isso.
  • Ocupa um espaço “vitalício”. Diferente de equipamentos dobráveis ou portáteis, a bicicleta ocupa um espaço fixo, que não será facilmente liberado sem desfazer-se do aparelho, algo que exige planejamento prévio.
  • O custo-benefício depende de fatores que vão além do custo. Se você comprar o equipamento para deixá-lo de lado no curto ou longo prazo, o investimento não se pagará, e você terá um ornamento gigante ocupando espaço em sua residência.

Quando vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica

Comprar uma bicicleta ergométrica vale a pena se você busca praticidade e facilidade para manter uma rotina de treinos aeróbicos, sem depender de academia, clima ou horários fixos.

É o equipamento ideal para quem tem pouca disponibilidade de tempo, prefere treinar em casa ou sente dificuldade em manter regularidade na rotina por conta de algum fator que impede a realização da atividade de outras formas.

Obter o equipamento também é vantajoso se você tem o espaço para alocá-lo e há real intenção de utilizá-lo com regularidade, garantindo que o investimento se pague com o tempo.

Basicamente, ter uma bicicleta em casa facilita manter a consistência nos treinos, principalmente pela praticidade.

Mas é importante avaliar os dois lados da moeda.

Uma bicicleta boa não custará pouco e pode exigir manutenção com o tempo, o que envolve mais gastos e atenção.

Outro ponto é que pedalar em casa, por ser um movimento repetitivo e em um ambiente que não muda, pode se tornar entediante com o tempo.

Qual bicicleta ergométrica comprar?

Existem diferentes tipos de bicicletas ergométricas:

  • Vertical: É a versão “tradicional”, onde você pedala com a maior parte do corpo na vertical e se assemelha muito com a forma de pedalar em uma bicicleta real.
  • Horizontal: Permite pedalar sentado, com as costas apoiadas, e as pernas trabalham na horizontal. O assento é muito maior e oferece mais conforto que as outras versões.
  • Dupla ação: É uma variação da vertical, onde é possível trabalhar pernas e braços ao mesmo tempo (daí o nome, “dupla ação”).

Considerando custo-benefício, usabilidade, praticidade e aplicando isso de forma geral (sem considerar casos específicos), a melhor aposta para comprar uma bicicleta ergométrica para usar em casa costuma ser uma bicicleta vertical; a versão tradicional.

Dentre os tipos de bicicletas ergométricas, a vertical tende a custar menos, requer menos espaço, e você terá menos problemas caso precise fazer manutenção, já que elas são mais comuns e você poderá encontrar peças de reposição com maior facilidade.

No entanto, tratando-se de uma bicicleta vertical, é recomendado optar por uma de spinning.

Esse tipo de bicicleta pode custar mais (dentro da categoria de bicicletas verticais) e gerar algum ruído por conta do disco que gera a resistência, mas é mais durável, não depende de energia elétrica e ainda pode imitar melhor o ato de pedalar em uma bicicleta real.

Uma recomendação é a bicicleta ergométrica de spinning modelo E16 da Acte Sports que oferece o preço mais justo atualmente. Ela é 100% mecânica (você não precisa de energia) para usá-la, mas possui visor para checar tempo, velocidade atual e outras coisas úteis.

bicicleta de spinning acte

Contudo a capacidade máxima suportada de peso corporal é de 80kg, caso você precise de uma recomendação de bicicleta ergométrica para pessoas acima do peso, vale a pena dar uma olhada no modelo S300 da Podiumfit que declara suportar até 130kg.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.