Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desenvolvimento Militar: 90º Ou Até O Peito?

Potopee

Posts Recomendados

Postado

caeete, pelo visto você tem bastante conhecimento biológico do exercício, só acho que seu raciocínio está um pouco falho.

Exercícios compostos devem ser realizados, quase que em sua totalidade, com a maior amplitude possível.

O motivo é simples, você quer que os músculos, tanto o alvo como os auxiliares/estabilizadores trabalhem juntos, pois o corpo funciona junto e não cada músculo isolado.

Se você foca em um músculo apenas fazendo um exercício composto o que está fazendo é criar pontos fracos nos sinergistas. Ao se progredir muito a carga pode ocorrer de uma hora aquele tendão ou ligamento, que foi negligenciado, não suportar a pressão à qual está submetido. Por isso que os bodybuilders se lesionam muito mais que os powerlifters ou strongmen, pois o treino com isoladores traz essa consequência indesejável.

(2)

Outro fator q creio q vc não deva estar considerando, uma grande parte do forum já é considerado avançado, tem conhecimento do q faz, não vou dizer q executo perfeitamente os movimentos, procuro fazê-los da forma mais correta e com maior amplitude possivel, sempre progredindo cargas.

Sua intenção é boa, mas o meu "vício" nos movimentos ninguém tira. Graças a Deus nunca tive nenhuma lesão séria.

Postado

O Kyo22 e o Craw69 já postaram o que eu ia postar: Desenv. Militar é um exercício composto, geralmente, quem coloca ele na rotina, não quer treinar os deltóides isoladamente, quem quiser isolar o músculo pode e deve procurar por outros exercícios.

Eu acho que essa ideologia que muita gente tem de transformar composto em isolador (fazer um militar pra pegar deltoide exclusivamente) ou isolador em composto (fazer rosca direta com pendulo pra suportar maior carga) é o que ferra boa parte dos treinos.

É muito melhor, tanto pra seguranca quanto pra hipertrofia, a pessoa aceitar que ela nao vai isolar deltoide no militar (e entao adotar uma execucao que nao vise tal objetivo, mas sim uma execucao que vise desenvolver o peso de forma eficaz e segura) e deixar tal tentativa pra uma elevacao, por ex... do meu ponto de vista pelo menos :D.

Visitante usuario_excluido22ss
Postado

Humm, acho que o pessoal não pegou direito minha mensagem, tentarei ser mais claro.

Não estou me referindo a tornar exercícios compostos em isoladores, ou vice-versa, não é nada disso. O que eu quero dizer é que para cada exercício, existe uma biomecânica no contexto dele. Existem modos corretos de executar os movimentos. O desenvolvimento militar é um excelente exercício, mas vocês concordam que dobrar a coluna para executar o movimento é lesivo e desnecessário?

Fazer um levantamento terra com coluna dobrada, é legal? Ou devemos fazer com postura? Devemos fazer como Ronnie Coleman, que largava o peso no terra para depois levantar? Ou devemos segurar o peso na descida? Será que devemos nos nortear se o exercício está correto ou não pelo tamanho e títulos que o Ronnie teve? Recomendo cuidado.

Devemos nos agachar lentamente, segurando o peso, ou "caindo" rápido e levantando devagar? O que acham que isso faz com os resultados de hipertrofia? São melhores? São piores?

Outra coisa: o que "pode" acontecer deve ser levado em consideração. Não fiquem só na base da probabilidade. Existem coisas prováveis e não prováveis de acontecer. Fazer uma rosca direta flexionando o punho no final da fase positiva do movimento vai MUITO provavelmente te causar, no mínimo, tendinite.

Fisiculturistas profissionais se lesionam muito por vários motivos, o principal deles é o uso abusivo de esteróides. Gente, a musculatura cresce muito mais rápido que ligamentos e tendões. usar "bomba" e meter peso nos exercícios vai te causar uma lesão, por que o pessoal acha que par hipertrofiar, as cargas tem que ser elevadíssimas... e não é. O segundo motivo principal é a execução errônea dos exercícios, com muito balanceios (principalmente). Para quem viu os vídeos de Coleman e Branch Warren, sabe do que estou falando.

Abraços!

Alem de deltóides , quais são os principais músculos recrutados pelo Militar? Tríceps?

A ênfase do movimento é nos deltóides, trapézios e tríceps. O arremesso considero um exercício composto mais eficiente que o desenvolvimento millitar, pois além de usar os músculos citados no militar, engloba mais os deltóides centrais. Devemos fazer os dois exercícios em um bom treino corretamente periodizado.

Abraços

Postado (editado)

Eu acho que essa ideologia que muita gente tem de transformar composto em isolador (fazer um militar pra pegar deltoide exclusivamente) ou isolador em composto (fazer rosca direta com pendulo pra suportar maior carga) é o que ferra boa parte dos treinos.

É muito melhor, tanto pra seguranca quanto pra hipertrofia, a pessoa aceitar que ela nao vai isolar deltoide no militar (e entao adotar uma execucao que nao vise tal objetivo, mas sim uma execucao que vise desenvolver o peso de forma eficaz e segura) e deixar tal tentativa pra uma elevacao, por ex... do meu ponto de vista pelo menos :D.

Por exemplo se um mesmo treino eu fizer supino e militar tanto o tríceps quanto o deltóide já estariam sendo bem trabalhados nao necessitando algum isolador para ambos?

Editado por Jay
Postado

Não entendo a sua insistência em comparar a execução de um exercício com a execução de fisiculturistas profissionais.

Por exemplo se um mesmo treino eu fizer supino e militar tanto o tríceps quanto o deltóide já estariam sendo bem trabalhados nao necessitando algum isolador para ambos?

- depende da rotina que vc estiver seguindo, em uma rotina Fullbody o isolador se torna desnecessário, em uma rotina ABCDE não, em uma rotina visando mais o desenvolvimento da força, o isolador se torna desnecessário, em uma rotina voltada para hipertrofia sarcoplasmática, não.

Postado

Não entendo a sua insistência em comparar a execução de um exercício com a execução de fisiculturistas profissionais.

Por que a maioria dos praticantes de musculação ficam vendo vídeos desses fisiculturistas e copiam os movimentos nas suas academias. Por que é assim que as pessoas costumam argumentar quando alguém demonstra a execução correta de um exercício. Dizem, por exemplo, que o Branch Warren venceu o Arnold Classica 2011 "treinando errado"...

Eu já vi muita gente demonstrando como se faz exercícios, em foruns como esse aqui, com vídeos de fisiculturistas... e demonstram a "garra" deles de fazer o exercício... e dizem que é assim que se deve treinar... quem não treina assim é "frango"...

Em resumo, a grande maioria desses fisiculturistas que tanto gostamos de ver treinam errado mesmo, mas isso é claro não atrapalha de maneira relevante nos ganhos de massa deles, haja vista seus tamanhos... mas se contarmos as lesões...

Postado

Por que a maioria dos praticantes de musculação ficam vendo vídeos desses fisiculturistas e copiam os movimentos nas suas academias. Por que é assim que as pessoas costumam argumentar quando alguém demonstra a execução correta de um exercício. Dizem, por exemplo, que o Branch Warren venceu o Arnold Classica 2011 "treinando errado"...

Eu já vi muita gente demonstrando como se faz exercícios, em foruns como esse aqui, com vídeos de fisiculturistas... e demonstram a "garra" deles de fazer o exercício... e dizem que é assim que se deve treinar... quem não treina assim é "frango"...

Em resumo, a grande maioria desses fisiculturistas que tanto gostamos de ver treinam errado mesmo, mas isso é claro não atrapalha de maneira relevante nos ganhos de massa deles, haja vista seus tamanhos... mas se contarmos as lesões...

- Aqui eu não vejo muito disso não, agora, se vc quiser falar sobre o pessoal que copia rotinas de atletas profissionais, ai eu concordo com você, agora sobre a execução dos exercícios, até que eu vejo o pessoal discordando bastante.

Visitante Plutosign
Postado

E sobre o desenvolvimento militar na barra ´´H´´. O que diferencia este com o desenvolvimento militar com barra reta?

Velame

Postado

E sobre o desenvolvimento militar na barra ´´H´´. O que diferencia este com o desenvolvimento militar com barra reta?

Velame

Na barra H, haverá um isolamento maior nos deltóides anteriores. É uma variação excelente a ser feita, mas não deixe de usar a barra reta, numa boa periodização.

Postado

Da forma que eu vejo, a galera nao copia a EXECUCAO em si, mas sim o estilo de treino. O que nao falta por ai é video motivacional, comentario de como é legal os caras treinando até vomitar, dando o sangue etc... mas eu nao me lembro de ter visto comentarios "nossa, olha como o Warren faz parcial, vou treinar assim porque está correto" ou "olha como o Coleman rouba no Cavalinho, vou fazer igual porque deve dar certo".

A sua intencao, caaete, eu entendi e apoio. A mensagem por trás dos seus posts é muito valida, porem tambem acho que foram passadas informacoes erroneas ou, no minimo, questionaveis (tais como "nao faca militar até o peito" ou "militar até o peito recruta menos deltoide do que a partir de 90°").

Abracos

Postado

Para ser sincero, eu acho porca as execucoes de parte dos fisiculturistas (nao me venham com mimimi). Como tudo no nosso esporte e INDIVIDUAL, acho que vai de cada um descobrir o que funciona melhor para si, claro, tendo como "bussola" as teorias que abrangem a biomecanica dos moviementos.

Ate aprender a fazer o agachamento, eu me fudi muito, ja tive muita dor na lombar, etc. Hoje posso dizer que meu movimento esta muito proximo do perfeito (com cargas altas, sempre).

Postado

Da forma que eu vejo, a galera nao copia a EXECUCAO em si, mas sim o estilo de treino. O que nao falta por ai é video motivacional, comentario de como é legal os caras treinando até vomitar, dando o sangue etc... mas eu nao me lembro de ter visto comentarios "nossa, olha como o Warren faz parcial, vou treinar assim porque está correto" ou "olha como o Coleman rouba no Cavalinho, vou fazer igual porque deve dar certo".

A sua intencao, caaete, eu entendi e apoio. A mensagem por trás dos seus posts é muito valida, porem tambem acho que foram passadas informacoes erroneas ou, no minimo, questionaveis (tais como "nao faca militar até o peito" ou "militar até o peito recruta menos deltoide do que a partir de 90°").

Abracos

Quanto ao seu primeiro parágrafo, isso pode ocorrer aí onde você treina, mas de TODAS as academias que já frequentei (umas 8 em todos os meus 11 anos de musculação), eu só vejo o povo imitando o modo que alguns fisiculturistas treinam, os movimentos mesmo, com balanceios exagerados e altíssimas cargas. Afinal, com cargas tão altas, tem que fazer balanceios mesmo, ou então não completa o movimento. Quando um professor corrige, muitos dizem: "mas aí pra fazer movimento CORRETO (contradição!) tem que diminuir a carga e a intensidade fica MENOR". Nem preciso dizer que intensidade não está diretamente ligada à carga...

Quanto ao seu segundo parágrafo, concordo e apoio, pois o questionamento é a base do conhecimento. Cabe a cada um analisar o que é melhor para si, mas é inegável que desenvolvimento até o peito força demais manguito rotador. É desnecessário. No máximo deveria ser até a altura do queixo.

Dessa forma você mantém uma excelente contração do deltóide. Se descer demais, ele relaxa um pouco (e outras fibras musculares são ativadas de outros músculos). Faça o seguinte: Coloque os dedos da mão esquerda no deltóide anterior direito. Coloque o braço direito em posição de fazer um desenvolvimento. Eleve o braço até em cima e vá descendo lentamente. Note que quando chega na posição do queixo, o deltóide está bem contraído ainda. Agora abaixe mais o braço, até que a mão fique na altura do peito. Perceba como o deltóide anterior ficou "mole"...

Fazendo uma analogia da rosca direta, sabemos que não devemos levantar o peso e formar um arco muito fechado, pois isso diminui a contração do bíceps nessa fase terminal.

Quem quiser arriscar, que arrisque. Mas recomendo que cada um teste cada movimento. Descendo até no máximo na altura do queixo, vai usar menos carga, mas vai sentir mais a região dos deltóides. É assim comigo e vários outros. Nunca vi meus conhecidos de treino dizerem que sentiram mais o ombro descendo até o peito. Se com alguns colegas sentem mais descendo no peito, então blz, vai de cada um. Cada corpo responde de maneira diferente a cada estímulo.

Postado

Quanto ao seu primeiro parágrafo, isso pode ocorrer aí onde você treina, mas de TODAS as academias que já frequentei (umas 8 em todos os meus 11 anos de musculação), eu só vejo o povo imitando o modo que alguns fisiculturistas treinam, os movimentos mesmo, com balanceios exagerados e altíssimas cargas. Afinal, com cargas tão altas, tem que fazer balanceios mesmo, ou então não completa o movimento. Quando um professor corrige, muitos dizem: "mas aí pra fazer movimento CORRETO (contradição!) tem que diminuir a carga e a intensidade fica MENOR". Nem preciso dizer que intensidade não está diretamente ligada à carga...

[...]

Quanto a execucao dos fisiculturistas, realmente eu respondi com base nos comentarios da galera do forum e dos que conheco pessoalmente. Nao sei qual a realidade em outras academias que nao sejam a minha, entao talvez pra eles se aplique muito melhor seu aviso :)

Fiz o teste e juro que sinto mais o deltoide abaixo de 90°. De qualquer forma, é um teste nao-resistido, entao nao acho que seja convencivel. Entra tambem a questao da execucao: de 90 pra baixo a execucao muda, nao dá pra manter a trajetoria/estrutura utilizada do queixo pra cima; MUITO provavelmente isso explique como algumas pessoas nao sentem tanto deltoide no final, já que tentam manter a mesma execucao e travam em limitacoes estruturais que voce mesmo disse.

E concordo plenamente com as citacoes que foram feitas referente a estrutura da pessoa e seu conhecimento; sem sombra de duvidas isso é um fator quase determinante. Nao adianta um cara travado, que sequer sabe fazer retracao + depressao escapular ou entao ajustar os cotovelos, cheio de trigger points... querer fazer isso. Nao estou recomendando militar até o peito sem mais nem menos, estou apenas indo contra essa atitude de afirmar que militar até o peito é desnecessario, mais lesivo e menos eficiente.

Levantadores Olimpicos tiram as barras dos ombros/peitoral superior com cargas monstruosas e tem um indice baixissimo de lesao de manguito, MUUUUITO menor que a de qualquer BodyBuilder, mesmo estes treinando com menos frequencia, menos volume e menos carga. Por isso volto a afirmar: nao dá pra dizer que tal movimento é perigoso em si ou nao deva ser feito, é preciso sempre analisar todo o contexto da pessoa.

Postado

Quanto a execucao dos fisiculturistas, realmente eu respondi com base nos comentarios da galera do forum e dos que conheco pessoalmente. Nao sei qual a realidade em outras academias que nao sejam a minha, entao talvez pra eles se aplique muito melhor seu aviso :)

Fiz o teste e juro que sinto mais o deltoide abaixo de 90°. De qualquer forma, é um teste nao-resistido, entao nao acho que seja convencivel. Entra tambem a questao da execucao: de 90 pra baixo a execucao muda, nao dá pra manter a trajetoria/estrutura utilizada do queixo pra cima; MUITO provavelmente isso explique como algumas pessoas nao sentem tanto deltoide no final, já que tentam manter a mesma execucao e travam em limitacoes estruturais que voce mesmo disse.

E concordo plenamente com as citacoes que foram feitas referente a estrutura da pessoa e seu conhecimento; sem sombra de duvidas isso é um fator quase determinante. Nao adianta um cara travado, que sequer sabe fazer retracao + depressao escapular ou entao ajustar os cotovelos, cheio de trigger points... querer fazer isso. Nao estou recomendando militar até o peito sem mais nem menos, estou apenas indo contra essa atitude de afirmar que militar até o peito é desnecessario, mais lesivo e menos eficiente.

Levantadores Olimpicos tiram as barras dos ombros/peitoral superior com cargas monstruosas e tem um indice baixissimo de lesao de manguito, MUUUUITO menor que a de qualquer BodyBuilder, mesmo estes treinando com menos frequencia, menos volume e menos carga. Por isso volto a afirmar: nao dá pra dizer que tal movimento é perigoso em si ou nao deva ser feito, é preciso sempre analisar todo o contexto da pessoa.

Craw, como você identifica fatores de aumento de risco de lesão em um exercício? Gostaria de saber como você raciocina para identificar tais fatores, por gentileza.

Postado

Craw, como você identifica fatores de aumento de risco de lesão em um exercício? Gostaria de saber como você raciocina para identificar tais fatores, por gentileza.

Em resumo, analiso a eficiencia neuromuscular da pessoa referente ao exercicio (e isso involve tudo relacionado ao potencial da pessoa executar corretamente o exercicio) e a estrutura da mesma (se ela nao tem algum tipo de problema ou limitacao estrutural genetica, como, por ex, uma frouxidao ligamentar, um "pulso aberto", uma rotacao interna de humero etc). Nao generalizo o exercicio como perigoso e portanto nao deve ser feito; prefiro especificar, ver cada caso concreto.

Se a pessoa nao tem uma limitacao estrutural e se ela tem potencial para executar o exercicio, nao vejo porque nao aplicar o mesmo aliado do bom senso.

PS: da forma que estou falando parece que sou instrutor/coach, nao é o caso, apenas estou repetindo o que meu conhecimento - até o momento - permite :D

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Tem que descer até 90º ou um POUQUINHO além, nunca até o peito. Isso força demais o manguito rotador e o recrutamento do ombro diminui se descer demais. Se recruta menos fibras, há menor intensidade de treino e menos hipertrofia.

Como a primeira resposta do tópico disse, se não desce até o peito não é Militar. É qualquer outra coisa, menos Militar. Militar é um exercício com a forma estrita e perfeitamente definida, não tem o que debater em cima dele.

Mas... e como fica a questão do alto risco de lesão no acetábulo, devido ao movimento do agachamento a fundo? Explico: sabe o seu fêmur? O colo dele vai entrar em conflito com o acetábulo, especificamente na fossa acetabular, em suas partes moles, se você baixar mais de 90º no agachamento. Isso pode e provavelmente vai te gerar uma lesão de dificílimo tratamento no acetábulo. Além disso, o sistema muscular requerido para estabilização do movimento do agachamento até 90º é bem solicitado, o que não acontece no agachamento a fundo. A pressão na lombar também pode ser maior no agachamento a fundo.

Craw, a diferença pro desenvolvimento e pro supino reto é que biomecanicamente é possível descer os cotovelos até mais de 90º e isso não gera nenhum conflito. Mas no caso do desenvolvimento não, a movimentação do ombro, nesse caso, é limitada.

Isso é coisa nova, desse tempinho curto que a espécie pegou a mania de sentar, tirando as forças proximais do fêmur. Mas, felizmente, a gente tem mecanismos pra previnir o fêmur de "descolar" ou de "raspar" no acetábulo, que é, no caso de quem tem extensores do quadril encurtados (a grande maioria), a hiperextensão da coluna, ou a anteversão do fêmur. Daí a isso ser lesivo ou não, a discussão é outra.

Humm, acho que o pessoal não pegou direito minha mensagem, tentarei ser mais claro. [...]

Como o craw gosta de dizer, você tá conceitualizando, e não contextualizando. O que confunde quem lê. Se você não contextualizar, afirmar que "Não pode descer abaixo de 90º" num agachamento é como afirmar "gordura engorda". O mesmo contexto você ignorou ao "analisar" os treinos do Coleman e do Branch.

Seu argumento com relação a "Bomba" me fez não querer responder esse tópico. Ainda mais vindo depois de um "não pode fazer cifose no terra".

Velame

Além da posição neutra do punho, é mais fácil manter o úmero no lugar com ele e não precisar forçar a rotação externa, já que é mais natural nessa posição, fazendo o movimento de flexão sair mais "puro".

Vou deixar um [2] nos posts do craw aqui.

Postado

- Aqui eu não vejo muito disso não, agora, se vc quiser falar sobre o pessoal que copia rotinas de atletas profissionais, ai eu concordo com você, agora sobre a execução dos exercícios, até que eu vejo o pessoal discordando bastante.

só ver que tinha gente querendo ''ensinar'' o jay a treinar nos videos dele :laughingsmiley:

Postado

Olá,

Como a primeira resposta do tópico disse, se não desce até o peito não é Militar. É qualquer outra coisa, menos Militar. Militar é um exercício com a forma estrita e perfeitamente definida, não tem o que debater em cima dele.

Isso é coisa nova, desse tempinho curto que a espécie pegou a mania de sentar, tirando as forças proximais do fêmur. Mas, felizmente, a gente tem mecanismos pra previnir o fêmur de "descolar" ou de "raspar" no acetábulo, que é, no caso de quem tem extensores do quadril encurtados (a grande maioria), a hiperextensão da coluna, ou a anteversão do fêmur. Daí a isso ser lesivo ou não, a discussão é outra.

Como o craw gosta de dizer, você tá conceitualizando, e não contextualizando. O que confunde quem lê. Se você não contextualizar, afirmar que "Não pode descer abaixo de 90º" num agachamento é como afirmar "gordura engorda". O mesmo contexto você ignorou ao "analisar" os treinos do Coleman e do Branch.

Seu argumento com relação a "Bomba" me fez não querer responder esse tópico. Ainda mais vindo depois de um "não pode fazer cifose no terra"..

1º Parágrafo: que eu saiba, desenvolvimento militar é em pé, somente. Não tem esse conceito que tem que descer até o peito para ser militar. É possível, até, fazer militar por trás.

2º Parágrafo: a diferença entre os mecanismos que você citou de evitar o conflito do fêmur com o acetábulo se aplica no movimento natural SEM SOBRECARGAS. Quando se coloca uma carga nos ombros para se fazer agachamento a fundo, esse conflito fêmur/acetábulo é altamente lesivo. Isso é uma contratese do argumento difundido (no Brasil) por Paulo Gentil, a favor do agachamento a fundo. O mesmo só analisou a questão da forças tensionais no JOELHO e não falou nada do acetábulo!

3º Parágrafo: Estou falando de desenvolvimento, não de agachamento fundo. Desenvolvimento levando os cotovelos lá pra baixo aumenta e muito o risco de lesão, e para que? Para ter resultados melhores? Mais hipertrofia? Baseado em que? É fato pacífico que se usar mais fibras no músculo, este está sendo treinado de maneira mais intensa. Não confundam exercícios básicos com isoladores.

Coleman e Branch treinam "pedindo" para acontecer uma zica, o que realmente acontece com os mesmos! Ou você acha que aqueles caram treinam de maneira correta? Ou não existe maneira correta? Balancear o corpo em uma rosca direta é questão individual, de individualidade biológica... é isso?

4º Parágrafo: você não apresentou o raciocínio para justificar o que escreveu, então você não quis dizer nada...

Postado

Ainda mais vindo depois de um "não pode fazer cifose no terra".

quisso vc pode explicar essa do cifose no terra?

pelo que li aqui rapidinho, cifose e o ato de curvar a coluna no terra certo? vc acha que isso e certo ou "toleravel" em alguns casos?

vlw

Postado

Desenvolvimento levando os cotovelos lá pra baixo aumenta e muito o risco de lesão, e para que? Para ter resultados melhores? Mais hipertrofia? Baseado em que?

Nao se leva os cotovelos "lá pra baixo" em um militar até o peitoral feito corretamente; e mesmo que alguem leve, estou pra ver lesao de manguito por causa disso. É infinitamente mais comum alguem lesionar manguito com um supino tradicional do que com um militar, por ex. Se a pessoa nao tem um desbalanco muscular, nao tem algum problema postural/estrutural... nao tao preocupante assim; e volto a citar: dentre os levantadores de ferro, os que tem maior numero de lesoes em manguito sao disparado os BodyBuilders, e sao os que menos desenvolvem até o peitoral.

Quanto a questao de "Pra que?" nao vou responder porque é tipo questionar "Pra que fazer supino? Risco de lesao é alto, pra que?". Nao vejo sentido. Se for parar pra questionar tudo o que voce faz, pode parar de treinar.

Balancear o corpo em uma rosca direta é questão individual, de individualidade biológica... é isso?

Ninguem disse isso, transformar rosca direta em pendulo nao tem nada a ver com questao individual... nao exagere no argumento por favor :D é obvio que é questao de execucao, nao tente transformar o argumento em algo extremado.

Visitante deletado____
Postado (editado)

Olá,

1º Parágrafo: que eu saiba, desenvolvimento militar é em pé, somente. Não tem esse conceito que tem que descer até o peito para ser militar. É possível, até, fazer militar por trás.

2º Parágrafo: a diferença entre os mecanismos que você citou de evitar o conflito do fêmur com o acetábulo se aplica no movimento natural SEM SOBRECARGAS. Quando se coloca uma carga nos ombros para se fazer agachamento a fundo, esse conflito fêmur/acetábulo é altamente lesivo. Isso é uma contratese do argumento difundido (no Brasil) por Paulo Gentil, a favor do agachamento a fundo. O mesmo só analisou a questão da forças tensionais no JOELHO e não falou nada do acetábulo!

3º Parágrafo: Estou falando de desenvolvimento, não de agachamento fundo. Desenvolvimento levando os cotovelos lá pra baixo aumenta e muito o risco de lesão, e para que? Para ter resultados melhores? Mais hipertrofia? Baseado em que? É fato pacífico que se usar mais fibras no músculo, este está sendo treinado de maneira mais intensa. Não confundam exercícios básicos com isoladores.

Coleman e Branch treinam "pedindo" para acontecer uma zica, o que realmente acontece com os mesmos! Ou você acha que aqueles caram treinam de maneira correta? Ou não existe maneira correta? Balancear o corpo em uma rosca direta é questão individual, de individualidade biológica... é isso?

4º Parágrafo: você não apresentou o raciocínio para justificar o que escreveu, então você não quis dizer nada...

Podem ser desenvolvimentos, mas não são Militares. Em inglês chamaríamos de presses, (behind the neck, strict, standing, etc).

Sobre o segundo, desconheço o trabalho desse Gentil. E fora ele, você não citou nada, então não vou citar nada ;) Ficamos nessa de um pseudo-atleta vs. pseudo-intelectual

O terceiro parágrafo novamente não contextualizou.

Antes de prosseguir, o que vai desvirtuar o tópico mas whatever, qual sua opinião sobre as speed curls? Loadings com Atlas stones? Log press? Inch press? Bent press? A posição rack dos levantamentos olímpicos? Não vou citar parciais porque você, obviamente, desconhece.

quisso vc pode explicar essa do cifose no terra?

pelo que li aqui rapidinho, cifose e o ato de curvar a coluna no terra certo? vc acha que isso e certo ou "toleravel" em alguns casos?

vlw

Respondendo bem rápido, cifose é aquela curvada estilho "corcunda", sacas? É bem comum, na verdade acho que desconheço atletas que não façam, em deadlifters que usam a posição tradicional, com cargas mais altas (vide Bolton, Konstantinov e outros). Mas é uma cifose torácica, que fique bem claro. Não sei se vou conseguir encontrar, mas tem um artigo/vídeo/entrevista em que o Dave Tate fala sobre o efeito "pé-de-cabra" que isso faz.

Editado por Quisso
Postado

"Antes de prosseguir, o que vai desvirtuar o tópico mas whatever, qual sua opinião sobre as speed curls? Loadings com Atlas stones? Log press? Inch press? Bent press? A posição rack dos levantamentos olímpicos? Não vou citar parciais porque você, obviamente, desconhece".

"Obviamente", você não tem bola de cristal para saber se eu conheço ou não conheço tal assunto não é? Isso que você escreveu se chama falácia.

Quanto ao estudo do Gentil, basta uma leve pesquisada na internet para encontrar seu artigo. Digita "agachamento 90º paulo gentil".

Sabe aquilo que eu disse antes? Que as pessoas argumentam baseando no que atletas fazem? Pois é... aí estão novamente esses argumentos... "basistas fazem de tal maneira e tem índices baixíssimos de lesões".

Legal, pena que isso não se aplica ao resto da população, Craw... particularmente, entendo que tal argumento não se aplica totalmente, mas não deixa de ser uma fonte para argumentação válida.

Fazer um determinado exercício de modo "tal", por que basistas fazem assim e tem poucas lesões, NÃO significa que os riscos de lesões aumentem ou diminuem por causa disso. O que determina o risco de lesão é a biomecânica do exercício. Você não vai aprender a fazer um exercício corretamente só por ver basistas fazendo o mesmo de modo "tal".

Fazer curvaturas na coluna ao realizar um terra facilita a execução do exercício, mas ao custo de elevar muito o risco de lesão. Simples assim. Quem quiser faça, mas que fique claro que vai se arriscar muito mais a lesionar as costas fazendo a curvatura na coluna... e sabe pra que? Pra poder levantar mais peso... pois se levantar mais peso = mais músculos... é assim que se costuma pensar em muitos casos. Eu considero lamentável tal pensamento. Outros consideram o que eu penso como, também, incorreto. Felizmente, temos liberdade de pensamento. Infelizmente, poucos usufruem desse direito de pensamento de modo argumentativo. O colega acima disse que "obviamente" não conheço tal coisa... lamentável.

Encerro a minha participação no tópico por que já deu o que tinha pra dar. Recomendo aos colegas que lerem esse tópico que procurem estudar biomecânica e cinesiologia do exercício e mantenham um bom papo de nível técnico com seus treinadores. Não se apeguem muito aos modos de treinar de atletas de elite, embora, quero deixar claro, que a observação do modo de treinar desses atletas servem para incrementar o rol de variáveis a serem analisadas na determinação de execução de um exercício.

Agradeço a todos pela exposição de argumentos, com uma lamentável exceção. Abraços a todos, bons treinos e muito músculo!

Postado

Estou respondendo bem pontualmente porque todos que estao discutindo sao de opiniao formada, e nesse tipo de caso dificilmente alguem abre mao pra dizer "realmente, concordo contigo e abro mao de minha posicao anterior"... entao tento evitar jogar forar o tempo de todos.

Sabe aquilo que eu disse antes? Que as pessoas argumentam baseando no que atletas fazem? Pois é... aí estão novamente esses argumentos... "basistas fazem de tal maneira e tem índices baixíssimos de lesões".

Legal, pena que isso não se aplica ao resto da população, Craw... particularmente, entendo que tal argumento não se aplica totalmente, mas não deixa de ser uma fonte para argumentação válida.

O que a populacao faz ou deixa de fazer nao é problema meu e nem seu. Estou discutindo genericamente; genericamente uma pessoa pode modificar levemente a execucao do militar para torna-lo mais eficiente e seguro, assim como olimpicos e alguns basistas fazem. Se as pessoas NAO fazem dessa forma, de nada me importa; o que me importa é que em uma discussao racional eu nao posso afirmar "As pessoas fazem Militar de forma errada. Militar errado é perigoso. Logo, qualquer militar é errado."

Fazer um determinado exercício de modo "tal", por que basistas fazem assim e tem poucas lesões, NÃO significa que os riscos de lesões aumentem ou diminuem por causa disso. O que determina o risco de lesão é a biomecânica do exercício.

Nao entendi. Significa que a lesao está exclusivamente ligada a biomecanica do exercicio, independente da execucao? Se eu flexionar o punho na rosca direta, nao posso ganhar uma tendinite? Se eu balancar na rosca direta, nao posso estourar minha coluna? Mudei a execucao e nao a biomecanica em si, concorda?

Você não vai aprender a fazer um exercício corretamente só por ver basistas fazendo o mesmo de modo "tal".

Concordo, foi por isso que em momento algum eu disse pra alguem assistir um basista treinando e copiar o movimento.

Mas, como eu disse... ninguem vai abrir mao e recomendo o mesmo que voce: quem se interessar, pesquise. Apenas recomendo nao ficar preso a literatura brasileira porque o que nao falta é mito na mesma.

Abracos

Postado

TODOS os exercicios eu só comecei a fazer pq tentei todos sem PESO, para ver a maneira que eu mais sinto ele acertando a região.

Ex: supino reto, eu sei que é para peito e fiz diversas variações com pouco peso para saber aonde a pegada da mão mais pega a região proposta pelo exercicio e outro amigo parceiro de academia fez e com ele ja pega mais fechado e assim por diante.

A maniera certa de executa um exercicio é você tentando fazer com pouco peso e ir aumentando aos poucos, para cada corpo é uma maneira diferente de se fazer, não se apeguem a detalhes de videos, para você pode não funcionar como funciona para o bb x.

Postado

"Antes de prosseguir, o que vai desvirtuar o tópico mas whatever, qual sua opinião sobre as speed curls? Loadings com Atlas stones? Log press? Inch press? Bent press? A posição rack dos levantamentos olímpicos? Não vou citar parciais porque você, obviamente, desconhece".

Mas vc falou, falou e falou, colocou o texto em negrito e eu te pergunto: Tem alguma opinião sobre as execuções desses exercícios ?

Postado

Pra resumi, militar = composto = exercução completa = sem tentar isolar.

Com 90 graus Vc vai tentar "isolar" alguma parte do delts, mais pra isso existe as elevaçõs.

Topicos desse tipo só apareçem de mês em mês, discursão massa.

Postado

Pra resumi, militar = composto = exercução completa = sem tentar isolar.

Com 90 graus Vc vai tentar "isolar" alguma parte do delts, mais pra isso existe as elevaçõs.

Topicos desse tipo só apareçem de mês em mês, discursão massa.

- Para fazer o Militar a 90º prefiro fazer um Desenvolvimento sentado com barra ou Halteres.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...