Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento Geral X Aquecimento Específico

reknack

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal!

Procurei por algum tópico específico sobre o assunto, mas não encontrei e como é um assunto que pode ser dúvida para algumas pessoas, resolvi abrir a discussão!

Geralmente, antes de treinar eu não faço nenhum tipo de aquecimento geral (aeróbico), pois prefiro fazer o aquecimento direto no aparelho em que vou começar meu treino (específico), com carga mais baixa e série mais longa. Eu faço o aquecimento só no primeiro exercício do grupo muscular que vou trabalhar (mas já vi pessoas que fazem a série de aquecimento em todos os exercícios). Tenho visto, também, casos em que o professor coloca o aluno para fazer o aquecimento na bicicleta ou esteira e antes de iniciar o treinamento a pessoa faz o aquecimento específico no aparelho. Eu não vejo motivo para isso, ou posso estar enganada.

Quanto tempo de aeróbico é suficiente no aquecimento?

Li num estudo que ambos os aquecimentos não interferem no desempenho do exercício resistido, ou seja, tanto faz um quanto o outro (?!), então pode-se presumir que seja mais uma questão de "gosto" ou adaptação?

Entre as duas modalidades eu percebo que o aquecimento geral é mais comum. O que vocês preferem?

Bons treinos!!

=*

Postado

É claro que todo o exercício que seja feito deve-se antes fazer um aquecimento de pelo menos uns 20 minutos (dependendo da intensidade desse aquecimento poderia ser mais ou menos).

Já a questão do tipo de aquecimento que é feito se é geral ou específico, de acordo com Dantas (2003) o Princípio da especificidade é conceituado à preocupação em adequar o treinamento do segmento corporal ao do sistema energético e ao do gesto desportivo, utilizado na performance.

Resumindo, o aquecimento geral você fará sem a preocupação de performance ao contrário do específico.

Espero ter respondido sua dúvida.

abç...

Postado

os dois são importantes.

Um serve para "aquecer o corpo" e o outro para você pegar a manha dos exercícios antes de socar o peso e quem sabe até se lesionar.. Mas os dois dependem de muitos fatores, não tem como te dizer o quanto cada um é necessário, depende do contexto.

Postado (editado)

Pelo que tenho estudado ultimamente, o que não se deve fazer antes de começar o treino são alongamentos "exagerados", pois acaba relaxando a musculatura, o que não é nada bom para quem vai treinar com cargas altas.

Agora a questão do aquecimento é fundamental, até para evitar lesões, eu sempre faço um aquec. específico e uma leve alongada geral.

Creio que vai do gosto de cada um!

Editado por Belaski
Postado

Tenho a mesma duvida.

Vamos fazer um exemplo: Hoje irei fazer agachamento no primeiro exercício, faço o aquecimento geral ou faço especifico ?

Até

Postado

Aí você pode fazer uns 5 minutos de bike ou simplesmente colocar 50-60% da sua carga e aquecer.

Mesmo movimento do agachamento...

Simples assim.

Postado

Aí você pode fazer uns 5 minutos de bike ou simplesmente colocar 50-60% da sua carga e aquecer.

Mesmo movimento do agachamento...

Simples assim.

A bicicleta seria com baixa intensidade ?

Sobre o aquecimento especifico, como fica as repetições ?

Até

Postado

Eu prefiro 12-15 reps.

2x de 12 reps por exemplo, só pra aquecimento.

Isso pra um treino puxado.

E a bike, sim. Baixa e médias intensidades.

Abraço !!

Postado

Tenho essa mesma duvida da rek.

Sempre que começo a treinar , estico os braço , me estico , mais acho que ainda não é o necessario, que falta mais tipos de aquecimentos/tecnicas que eu não sei.

valew , alguem sabe execerico para aquecimento geral ou espeficio ai ?

Postado

Pra puxar ferro o ideal é fazer uma aquecimento geral de + - 10 min (esteira,bike,eliptico.....) ou seja qualquer aerobio apenas pra elevar a temperatura e o fluxo de sangue nos musculos e depois um especifico... por ex no supino... vc tem meta de pegar 100 kg´s ai vc bota 50% da carga e faz 2x8 depois aumenta uns 20% e faz 1x5... e dps pode mandar bala no supino com a carga q vc estipulou... asim vc lubrifica as articulaçoes e reduz o risco de lesão e ainda prepara pro esforço maximo... o ideal é q o aquecimento nao interfira no treino.

Postado

O mais importante é o aquecimento aeróbio para elevar os BPM, visto que na atividade anaeróbia você terá picos de aceleração cardíaca, mas também é importante para elevação da temperatura corpórea servindo como um dos alarme de que o esforço está por vir, outra ação que acho importante é um alongamento dos musculos envolvidos no exercício, porém, algo sem muita amplitude e por apenas 10 seg cada.

O aquecimento específico no meu modo de ver é importante apenas para sobrecargas intensas geralmente acima de 70% de 1 RM, onde existem um risco de lesão mais sério, para iniciantes ou pessoas que trabalham com até 60% de 1 RM não vejo necessidade de aquecimento específico.

É apenas minha opinião.

Abraço,

*JB*

Postado

O mais importante é o aquecimento aeróbio para elevar os BPM, visto que na atividade anaeróbia você terá picos de aceleração cardíaca, mas também é importante para elevação da temperatura corpórea servindo como um dos alarme de que o esforço está por vir, outra ação que acho importante é um alongamento dos musculos envolvidos no exercício, porém, algo sem muita amplitude e por apenas 10 seg cada.

O aquecimento específico no meu modo de ver é importante apenas para sobrecargas intensas geralmente acima de 70% de 1 RM, onde existem um risco de lesão mais sério, para iniciantes ou pessoas que trabalham com até 60% de 1 RM não vejo necessidade de aquecimento específico.

É apenas minha opinião.

Abraço,

*JB*

Por que sem muita amplitude e por apenas 10seg/cada ?

Até

Postado

Leandro,

Respeito a forma como cada um realiza seus treinos e tudo o que envolve ele.

Não sou nenhum estudioso, mas posso dizer que já testei muita coisa. Meu corpo reage de forma a relaxar quando utilizo amplitude no alongamento, principalmente quando alongo por 20 ou 30 seg, parece que ele entende que estou acabando o treino e não suporto cargas com grande intensidade. Creio que isso seja até comprovado cientificamente de que o alongamento de alta amplitude e por períodos maiores que 30 seg tem melhor serventia para relaxamento.

Percebi também que quando alongo, rapidamente e sem forçar muito (pouca amplitude) ele fica esperto, ágil, parece que quer ação e dessa forma consigo treinar com grande intensidade.

Deixei bem claro que essa é minha opinião, respeito a forma como cada um realiza seus exercícios de aquecimento, isso é uma coisa muito indivudual, assim como o treino.

Um abraço,

*JB*

Postado

Pra mim um aquecimento no primeiro exercicio ja é o suficiente, como o supino por exemplo. Coloco uma carga bem baixa, cerca de 25% de 1RM, e faço umas 20 repetições. Apartir dai começo o treino normalmente.

Se eu tivesse um pouco mais de tempo pra treinar (academia fecha cedo =/) com crtza perderia uns 5 min pra aquecer o corpo na esteira ou bicicleta.

Postado

Meu corpo reage de forma a relaxar quando utilizo amplitude no alongamento, principalmente quando alongo por 20 ou 30 seg, parece que ele entende que estou acabando o treino e não suporto cargas com grande intensidade. Creio que isso seja até comprovado cientificamente de que o alongamento de alta amplitude e por períodos maiores que 30 seg tem melhor serventia para relaxamento.

Percebi também que quando alongo, rapidamente e sem forçar muito (pouca amplitude) ele fica esperto, ágil, parece que quer ação e dessa forma consigo treinar com grande intensidade.

*JB*

Temos que diferenciar o que é alongamento e o que é flexibilidade.

Muitas pessoas confundem na hora de realizar esses exercícios antes do treino.

O mais adequado a se fazer antes de um treino de força é o alongamento ou aquecimento geral ou específico .

Estudos mais recentes mostram que se a pessoa realiza a flexibilidade (achando que esta fazendo o alongamento) antes de exercícios contra resistidos, ela pode perder até 25% da sua força.

Entendeu agora o porque de não suportar cargas com grande intensidade.

;D abç....

Postado

eu acho que é querer economizar 2 minutos para aumentar a chance de ter uma lesão.

alongamentos exagerados atrapalham na força, mas alongamentos leves ajudam a evitar lesões e não interferem em nada.

Postado

eu acho que é querer economizar 2 minutos para aumentar a chance de ter uma lesão.

alongamentos exagerados atrapalham na força, mas alongamentos leves ajudam a evitar lesões e não interferem em nada.

O problema é saber quando você esta exagerando :(

Até

Postado

O problema é saber quando você esta exagerando :(

Até

Leandrão,

É como o Quenca falou, com certeza teu corpo vai dizer quando um alongamento não está "leve". O alongamento "leve" é prazeroso, e a minha noção do limite é quando começo a sentir desconforto, quando sinto que o musculo está esticado mas não de forma exagerada, seguro por uns 10seg. Na minha concepção isso é um alongamento "leve".

Abraço,

*JB*

Postado (editado)

Leandrão,

É como o Quenca falou, com certeza teu corpo vai dizer quando um alongamento não está "leve". O alongamento "leve" é prazeroso, e a minha noção do limite é quando começo a sentir desconforto, quando sinto que o musculo está esticado mas não de forma exagerada, seguro por uns 10seg. Na minha concepção isso é um alongamento "leve".

Abraço,

*JB*

Procure por "alongamento balístico".

É uma alternativa interessante ao estático, que se feito por muito tempo e com uma amplitude boa, pode realmente interferir na produção de força.

Para quem prioriza o treino de força, o aquecimento específico é suficiente.

Como queria o "Quenga" aí, eu tinha... não lembro se era artigo ou estudo, que evidenciava as diferenças.

Mas lembro-me que um dizia que o específico para o Treinamento de Força (para o teste de 1RM) foi o que deu melhor resultado para a mobilização de carga, e também em termos de repetições máximas.

Mas nada muito discrepante.

Por isso que o específico é "suficiente".

Editado por Darth
Postado (editado)

Galera e depois do treino , quando você termina sua serie, se eu pelomenos me sinto DURO, pode ser alongar depois ?

valew

Editado por xpegasusx
Postado

Galera e depois do treino , quando você termina sua serie, se eu pelomenos me sinto DURO, pode ser alongar depois ?

valew

Eu não vejo problema nisso, mas tome cuidado para não estirar demais, ou seja, fazer a flexibilidade,

pois imagino que os músculos estejam todos hipertrofiados e contraídos após treino.

Imagina o bíceps, se você forçar ele no sentido contrário pode até ocorrer uma lesão.

Não sei se deu para entender, mas imagina e faça um teste, tente entortar uma barra e depois deixa-la reta novamente...

Seria mais ou menos o que você faria com seus músculos.

ABÇ...

Postado

Não sou nenhum estudioso, mas posso dizer que já testei muita coisa. Meu corpo reage de forma a relaxar quando utilizo amplitude no alongamento, principalmente quando alongo por 20 ou 30 seg, parece que ele entende que estou acabando o treino e não suporto cargas com grande intensidade.

alongar antes de um treino de pesos, faz vc perder até 30% de força!!!

o mais correto seriam 5min de aeróbico moderado pra "circular" o sangue, e algumas séries (3 ou 4) com baixa carga (em pirâmide crescente até uns 60/70% da carga do primeiro exercício) para "mandar" sangue para os musculos e lubrificar articulações a serem trabalhados no dia e, após o treino, um alongamento, sem exageros para evitar algum tipo de lesão (pois o musculo já tá detonado) e tbm ajudar a "dissolver" o ácido lático acumulado.

opinião pessoal: no inverno 5 min de esteira + series leves em pirâmide, no verão somente as séries.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...