Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Suplementos De Vitamina D


Posts Recomendados

Estudo vincula níveis baixos de vitamina D com longevidade: Nós ouvimos isso direito?

Um novo estudo publicado no Canadian Medical Association Journal relata que filhos que têm pais vivendo acima dos 90 anos de idade (nonagenários) têm níveis mais baixos de vitamina D do que de seus cônjuges.

Noordam R et al. Levels of 25-hydroxyvitamin D in familial longevity: the Leiden Longevity Study. Canadi

an Medical Association Journal, 2012.

Você pode ter visto a notícia deste estudo coberta pelos meios de comunicação em alguns lugares:

Baixos níveis de vitamina D podem estar associados à longevidade.

Embora possa haver um estudo ou dois que lance dúvidas sobre níveis mais elevados de vitamina D, este provavelmente não é um deles. Nós explicaremos.

O estudo de longevidade de Leiden é uma população de 421 famílias, consistindo de irmãos brancos nonagenários (com idade superior a 90), seus descendentes, e parceiros da sua prole. Pesquisadores agruparam esta população de estudo para tentar identificar genéticas e fenotípicas (características físicas) marcadores relacionados com a longevidade.

Famílias só foram incluídas se pelo menos 2 irmãos nonagenário ainda estivessem vivos. Uma vez que é difícil comparar pessoas desta idade, os filhos foram convidados a participar por terem propensão para chegar a essa idade mais avançada. E, além disso, os pesquisadores têm a vantagem de comparar os filhos com seus cônjuges, que geralmente equiparam bem em idade, IMC e exposições. Os pesquisadores estão usando provavelmente essas famílias para estudar e publicar muitas descobertas, não apenas em níveis de vitamina D e genética de vitamina D.

Neste estudo, os pesquisadores, liderados por Raymond Noordam e colegas da Leiden University Medical Center, descobriram que descendentes de nonagenários tinha um nível de vitamina D de 25,7 ng / ml, enquanto parceiros da prole tinham níveis de 27,4 ng / ml. Quando os usuários de suplementos foram excluídos da análise, os níveis permaneceram quase os mesmos. Quando ajustado para hábitos de exposição, a diferença entre os níveis dos descendentes e de seus parceiros ainda permaneceu quase o mesmo.

Tenha em mente que embora a diferença entre 25,7 ng/ml e 27,4 ng/ml seja muito pequena, particularmente em nível individual, pode ser significativa ao examinar uma grande população. A conclusão aqui é que mesmo se você excluir usuários de suplemento e ajuste para exposição, pode haver algo acontecendo geneticamente. Algo na genética da descendência dos nonagenários pode fazer com que seus níveis sejam ligeiramente inferiores ao dos seus cônjuges.

A partir dai, não podemos concluir muito mais, e não coloca fim a idéia de que a vitamina D reduz a mortalidade e, portanto, aumenta a longevidade. Há pouco no estudo que sugere que baixos níveis de vitamina D são a chave para os filhos atingirem a idade de seus pais. Há pouco no estudo que sugere que os nonagenários atingiram essa idade, por terem níveis mais baixos de vitamina D.

Há pouco que sugere que se você suplementar com vitamina D, você reduza as chances de viver até aos 90 anos de idade. Há pouco que sugere que se você tomar sol, você reduza sua chance de viver até aos 90 anos de idade.

Há pouco no estudo que sugere que os níveis de vitamina D são mesmo centrais para a longevidade. Poderia bem ser o caso de que exista algum outro gene crucial para a longevidade que está apenas associada a genes que dispõe a pessoa a ter níveis um pouco mais baixos de vitamina D. Em outras palavras, se todos os descendentes e todos os cônjuges fossem suplementados com a mesma quantidade de vitamina D, provavelmente poderia ainda haver uma diferença de 1-2 ng/ml entre os dois grupos. E este estudo deixa ainda muito margem para a possibilidade de que os descendentes e o cônjuge estariam melhor aumentando seus níveis de vitamina D através de suplementação ou exposição.

Em conclusão, se você tomar o estudo pelo seu real valor, ele não está oferecendo muito conhecimento sobre vitamina D. Mesmo se tivesse encontrado o oposto, que os filhos tivessem níveis um pouco mais elevados do que seus cônjuges, ainda seria pouco para concluir restando o mesmo conjunto de questões. Dito isto, existem também algumas falhas e premissas do estudo:

1 O ensaio, que eles usaram para medir 25OHD não está mais no mercado devido à falta de precisão.

2 Se tirássemos quaisquer conclusões, estaríamos supondo que status de 25OHD na prole está intimamente correlacionada com níveis de 25OHD de seus pais.

3 Se tirássemos quaisquer conclusões, estaríamos supondo que a genética é mais importante em vitamina D do que a exposição ao sol, suplementos e alimentos, que temos provas razoáveis de que este não é o caso.

Mais uma vez, este estudo não contribui muito para a literatura sobre a vitamina D e não responde a pergunta, qual nível vai me levar 90 anos de idade? E eu não acredito que os pesquisadores estão tentando responder a essa pergunta. O estudo é interessante, mas não esclarecedor.

A melhor evidência até agora que analisa a mortalidade (o oposto da longevidade) e o uso de suplementação de vitamina D em uma população idosa foi uma revisão sistemática publicada no no distinto Cochrane Database. Professor Goran Bjelakovic e colegas analisaram cinquenta randomizados controlados e concluiram que a suplementação a vitamina D3 diminui mortalidade em mulheres idosas que estão principalmente em instituições e dependem de cuidados.

Fonte: Vitamin D Council

Cyberots,

Chegou minha VitD....to tomando ela 2 vezes ao dia...5.000 IU no almoço e 5.000 na ceia.

Ta certo assim?

sim está ok.

Editado por cyberots
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Alguém já tomou injetável?

Ginecologista da minha mãe receitou para ela. 60.000 ui injetável. 3 injeções mensais e depois 10.000 ui diários via oral...

No caso sua mãe deve estar com níveis bem baixos, apesar de não ser incomum hj em dia. Vejo muita gente fazendo exames e dando abaixo de 10 ng/ml... As doses injetáveis são pra garantir a assimilação, já que não passam pelo estômago, intestino e fígado. De qualquer forma não é muito comum médicos receitarem 10.000, mesmo em caso de deficiência nem seu uso injetável, geralmente prescrevem addera gotas de 800 a 1600 UI, o que obviamente acaba não resolvendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso sua mãe deve estar com níveis bem baixos, apesar de não ser incomum hj em dia. Vejo muita gente fazendo exames e dando abaixo de 10 ng/ml... As doses injetáveis são pra garantir a assimilação, já que não passam pelo estômago, intestino e fígado. De qualquer forma não é muito comum médicos receitarem 10.000, mesmo em caso de deficiência nem seu uso injetável, geralmente prescrevem addera gotas de 800 a 1600 UI, o que obviamente acaba não resolvendo...

Eu não vi os exames dela mas achei a dosagem alta. Fui em um endócrino que me passou manipulada, 50.000 ui para tomar uma vez por semana. Ficou barato. Mas sei lá, não confio muito na eficácia se for manipulado, por isso importei um pote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vi os exames dela mas achei a dosagem alta. Fui em um endócrino que me passou manipulada, 50.000 ui para tomar uma vez por semana. Ficou barato. Mas sei lá, não confio muito na eficácia se for manipulado, por isso importei um pote.

Legal é uma boa dose. Para amigos e parentes recomendo sempre 5.000/d.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu acho que já foi falado aqui sobre a diferença de Vitamina D para pessoas brancas/pardas para negros, mas não sei se foi falado sobre ruivos.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-144677/Why-redheads-head-start-health-stakes.html

http://www.dateginger.co.uk/little-known-ginger-facts.html

Aparentemente, ruivos tem um gene diferente que melhora a absorção de Vitamina D e a produção com pouca luz solar - eles seriam capazes de produzir vitamina D com apenas o reflexo da luz no sol nas núveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...