Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Recursos Ergogênicos: Teoria E Prática

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Já faz algum tempo desde meu último artigo no fórum. Tenho dedicado meu tempo à outras questões e mais a uma participação mais abrangente e prática no fórum do que propriamente na produção de conteúdo. Entretanto, sinto que é tarefa – como colaborador – sempre trazer um pouco daquilo que estudo, penso e incorporo ao meu estilo de vida.

Especificamente, neste caso, à utilização de recursos ergogênicos. Quando falo este nome “ergogênico”, refiro-me a um conceito mais amplo que pode ser abarcado pelo seguinte significado:

Adj, grego (ergo, trabalho +gênico, produção) Med. Substância ou artifício que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental, especialmente pela eliminação de sintomas de fadiga, visando à melhora da performance.

Entre o ano passado e, este ano, aconteceram duas mudanças principais do ponto de vista teórico e prático na minha vida. Do ponto de vista teórico, trouxe até o fórum o conceito de “uma abordagem racional” do uso de esteróides anabolizantes (que vocês podem conferir a partir daqui). E, do ponto de vista prático, desde abril – quando me recuperei de uma fratura na mão direita – tenho estado em cruise utilizando baixas doses de testosterona – que vocês podem conferir na parte de relatos.

Certa vez, no meu diário virtual aqui, estávamos numa discussão sobre teoria e prática. E eu disse a seguinte sentença: “embora a gente deva, sim, usar a ciência, o estudo, a teoria para prevenir só existe uma coisa que, efetivamente, vai provar sua eficácia: sua aplicação real. Teoria sem prática é falácia. Assim como prática sem teoria é suicídio”.

O que isso quer dizer?

Parece simples, à primeira vista, porém o significado é mais profundo. Conversando com alguns amigos em alguns grupos sobre musculação e hormônios é perceptível o quanto o empirismo ainda impera dentro do universo do bodybuilding. Refiro-me ao “bodybuilding” num conceito mais restrito, daqueles que efetivamente utilizam recursos ergogênicos.

Empirismo que beira o achismo, a chamada “broscience”. Quanto mais conteúdo nós temos acessíveis, menos as pessoas parecem se esforçar e se acomodar com aquilo que está posto. E, por isso, são tão recorrentes tópicos no fórum com as dúvidas e discussões mais esdrúxulas.

E, embora concorde que a prática realmente ensina muita coisa a qualquer usuário de esteróides anabólicos, a importância de uma boa base teórica é fundamental para minimizar os erros.

Isso mesmo, minimizar. Ninguém está salvo de cometer erros ou pagar por suas escolhas. Ninguém. Mas entre percorrer um caminho totalmente às escuras ou ter, pelo menos, uma lanterna em mãos [teoria]; o que você preferiria?

Não, não precisa responder é uma pergunta retórica.

E então eu poderia continuar filosofando mais umas cinco laudas sobre a importância da teoria e de buscar conhecimento. Não é uma falácia. E sabe por que não? Porque se não fosse por isso, eu – como prova viva – não estaria tendo resultados – vide exames – tão bons, estaria ainda buscando informações e pensando em fazer ciclos de “DURA x DECA 4 SEMANAS” ou usando “WINSTROL PRA SECAR, DECA PRA INCHAR” e todas essas malditas baboseiras que ouvimos em quase toda academia nos rincões do país.

Não, não estou me colocando num pedestal de arrogância e dizendo que eu fiz o certo. Aliás, o meu corpo está bem (BEM) longe do que eu gostaria e do que eu, efetivamente pretendo.

Aliás, eu só queria desmistificar uma coisa que eu acho ridícula. Utilizar qualquer recurso ergogênico que seja não desmerece seu esforço. Principalmente quando você faz um uso responsável. Ninguém é obrigado a manter-se puro, assim como ninguém é obrigado a hormonizar. Cada escolha com seus méritos e deméritos.

Simplesmente acho ridícula essa distinção entre hormonizados e naturais. E essa pseudo-masturbação virtual que se formou em ficar apontando que resultados limitam-se ao uso ou não de EAs. Ao invés de discutir se subcelebridade A ou B usa ou deixa de usar, trace seus objetivos, estude e parta para ação.

#TeamControlFreak

"Cara você está parecendo uma coxinha, bf de um peixe boi, é tá enchendo cu de ae's, queimando cartucho totalmente atoa" (@Projetokulk2)

Diário de Treino ® 2024

Artigos

Treinamento:
1. Heavy Duty | 2. Descanso | 3. Máquinas
EAAs:
4. Blast And Cruise | 5. Abordagem Racional - Parte 1 | 6. Parte 2 | 7. Parte 3 | 8. Dor após injeção

Postado

Perfeito esse seu artigo (desabafo?).

Cada um tem o seu objetivo. Se o cara é hormonizado, é problema dele. Acho que o único problema é o caso do mentiroso, mas isso é assunto para outro post (talvez?)

Estamos vivendo na "Era da Informacäo". Em questäo de segundos você tem acesso a praticamente qualquer informacäo que deseje. Mas, infelizmente, ao invés de contribuir para aumentar a quantidade de pesquisa e leitura (ainda me lembro quando tinha que ir à biblioteca várias vezes por semana para fazer trabalhos escolares e, na universidade, a biblioteca era minha segunda casa) pois você näo precisa mais ir atrás da informacäo, ela vem até si, contanto que você a provoque, ficamos acomodados, esperando que a informacäo que queremos caia no nosso colo.

Impressionante a quantidade de tópicos que säo criados para busca de informacöes que seriam conseguidas com uma busca de 45 segundos no google ou bing. Isso é contraprodutivo! Você perde tempo pois vai esperar que alguém responda a sua dúvida ao invés de tê-la de imediato. Mas, enfim, estamos acomodados.

Em relacäo ao fórum, eu gosto muito de olhar o conteúdo das pessoas que postam tópicos pedindo avaliacöes. Creio que mais de 90% delas só publicam nos tópicos em que pedem avaliacöes. Näo procuram perguntar em outros tópicos, querem apenas que a informacäo venha até eles.

Mas, voltando ao tema central do tópico, concordo plenamente consigo. Se é seu objectivo, se é isso mesmo que você quer, use os artifícios que estiverem à sua mäo. Se você fizer um uso consciente e embasado, garanto que näo será julgado e sim aplaudido por ter alcancado seu objetivo. =)

Editado por Torf (veja o histórico de edições)

Volg de stroom,
denk aan je droom

Postado
  • Autor

Perfeito esse seu artigo (desabafo?).

Cada um tem o seu objetivo. Se o cara é hormonizado, é problema dele. Acho que o único problema é o caso do mentiroso, mas isso é assunto para outro post (talvez?)

Estamos vivendo na "Era da Informacäo". Em questäo de segundos você tem acesso a praticamente qualquer informacäo que deseje. Mas, infelizmente, ao invés de contribuir para aumentar a quantidade de pesquisa e leitura (ainda me lembro quando tinha que ir à biblioteca várias vezes por semana para fazer trabalhos escolares e, na universidade, a biblioteca era minha segunda casa) pois você näo precisa mais ir atrás da informacäo, ela vem até si, contanto que você a provoque, ficamos acomodados, esperando que a informacäo que queremos caia no nosso colo.

Impressionante a quantidade de tópicos que säo criados para busca de informacöes que seriam conseguidas com uma busca de 45 segundos no google ou bing. Isso é contraprodutivo! Você perde tempo pois vai esperar que alguém responda a sua dúvida ao invés de tê-la de imediato. Mas, enfim, estamos acomodados.

Em relacäo ao fórum, eu gosto muito de olhar o conteúdo das pessoas que postam tópicos pedindo avaliacöes. Creio que mais de 90% delas só publicam nos tópicos em que pedem avaliacöes. Näo procuram perguntar em outros tópicos, querem apenas que a informacäo venha até eles.

Mas, voltando ao tema central do tópico, concordo plenamente consigo. Se é seu objectivo, se é isso mesmo que você quer, use os artifícios que estiverem à sua mäo. Se você fizer um uso consciente e embasado, garanto que näo será julgado e sim aplaudido por ter alcancado seu objetivo. =)

No começo seria um artigo mesmo. Eu ia falar outra coisa.

Mas tinha essa coisa (que se tornou este texto) que precisava ser dita e, quando percebi, já tinha deixado de ser um artigo. Como achei a mensagem importante eu enviei, mas que bom que você entendeu o espírito. É justamente este. São duas mensagens básicas:

1. Busquem conhecimento (oi Bilu!) e aliem a teoria à prática.

2. Não julguem os outros por suas escolhas e foque nas suas próprias.

#TeamControlFreak

"Cara você está parecendo uma coxinha, bf de um peixe boi, é tá enchendo cu de ae's, queimando cartucho totalmente atoa" (@Projetokulk2)

Diário de Treino ® 2024

Artigos

Treinamento:
1. Heavy Duty | 2. Descanso | 3. Máquinas
EAAs:
4. Blast And Cruise | 5. Abordagem Racional - Parte 1 | 6. Parte 2 | 7. Parte 3 | 8. Dor após injeção

Postado

O mais engraçado que as mesmas pessoas que falam que quem utiliza aes está trapaceando, são as mesmas que não conseguem algo bom na vida sem desmerecer ou passar por cima de alguém ou até mesmo não conseguem nada na vida

Postado

O mais engraçado que as mesmas pessoas que falam que quem utiliza aes está trapaceando, são as mesmas que não conseguem algo bom na vida sem desmerecer ou passar por cima de alguém ou até mesmo não conseguem nada na vida

Pior, as mesmas pessoas que dizem que AE's fazem milagres sao as mesma que nunca usaram :laughingsmiley:

Minhas progressões

calistenia e crossfit, com dieta flexível.

Postado

Tbm tem aqueles fellas que começam a ver os videos do jason e vê alguns posts do GH15 e já acham o fodelão dos hormonios sem nunca ter sentido nem 10mg de testo no sangue.

Você come limpo todos os dias, deixa de sair com sua família e amigos nos fins de semana, gasta milhares de reais com hormônios/mês, não tem sequer um carro popular, gasta mais de 300,00/semana na dieta apenas para ter um corpo diferenciado. Mas quantos campeonatos e patrocínios você já ganhou mesmo?

Postado

Tbm tem aqueles fellas que começam a ver os videos do jason e vê alguns posts do GH15 e já acham o fodelão dos hormonios sem nunca ter sentido nem 10mg de testo no sangue.

Lembrei de um tópico onde foi discutida a questäo dos coaches. Um cidadäo citou que o coach ideal seria o Jason... =P

Volg de stroom,
denk aan je droom

Postado

1. Busquem conhecimento (oi Bilu!) e aliem a teoria à prática.

2. Não julguem os outros por suas escolhas e foque nas suas próprias.

Disse tudo T. Wall , excelente texto amigo

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.