Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

[Artigo] Porque os básicos não bastam para otimizar a hipertrofia

Posts Recomendados

Postado
  • Autor
Em 18/11/2025 em 13:34, Rambaoretorno disse:

Você acha que é possível um iniciante construir um físico considerável utilizando apenas exercícios isoladores?

Fisiologicamente não tem nada que impeça, até tava rolando uma discussão dessa no fórum Bodyrecomposition esses dias. Era sobre construir quadríceps só com extensora e um usuário que tem um problema lá no quadril que impede de fazer movimentos de agachar mostrou um desenvolvimento bem interessante só com extensão de joelho isolado.

Mas, na prática, acho que, além de bem difícil, não faz sentido prático na maioria esmagadora dos casos.

PS.: Lembrei aqui, eu, diferente do exemplo lá do outro fórum, fiquei sem poder agachar e fazer exercícios de extensão de quadril boa parte do ano passado e minhas coxas definharam, mesmo fazendo extensora e flexora. Então tem duas anedotas aí.

Eu não sei se a galera tem dificuldade de interpretação ou eu não to sabendo me expressar nos textos, mas a ideia do tópico é de porque se deve COMPLEMENTAR os básicos com outros compostos e isoladores e como otimizar algumas dessas situações.

(Não é indireta pra ninguém, ok? Só tentando esclarecer)

Em momento algum houve uma defesa de treino só com isolados ou só com qq coisa q seja. Na verdade é bem o contrário, pra quem quer otimizar ou quem já conseguiu um desenvolvimento muscular, mas tem algumas deficiências, eu tento mostrar alguns caminhos possíveis pra se seguir, como otimizar, etc.

E tem alguns níveis aí de “otimizar”.

O cara fazer uma extensão de tríceps ou de joelhos isolada, além do trabalho de agachar e empurrar, não é bem otimizar, é só fazer o feijão com arroz mesmo e qq iniciante pode fazer, não tem problema.

Outra coisa é o cara fazer rosca scot e rosca inclinada pra focar nas porções distal e proximal do bíceps em cada exercício - e ainda complementar com uma martelo pra trabalhar melhor o braquial e braquirradial, como no papo com a Natalia. Aqui já não é bem papo de iniciante. É pra alguém com alguma quilometragem e que quer otimizar ou mesmo tentar ganhar onde tem uma dificuldade com o feijão com arroz (já testado e sem sucesso ou com sucesso parcial e quer aumentar o foco ali).

São só dois exemplos, que colocam dois níveis diferentes pro tema do tópico, que é COMPLEMENTAR o básico. E eu tentei explicar o porquê e trazer evidencias que deem base pro que coloquei no texto.

É isso.

Abraços

Melhores marcas:

Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg
Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg
Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg

Links:

Tópicos que eu criei           

[Diário] Máximas diárias de agachamento e supino

@notsoheavylifts

#teamcontrolfreak

• Respostas 90
  • Visualizações 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

• Cadê o shape, vídeos, medidas, projeto, portfólio alguma coisa que comprove que essa papagaiada toda que vc divulga aqui produz algum resultado? ficar gerando resuminho de GPT serve pra nada bixo.

• Muito obg FODÃO kkkkk Breve farei ajustes no meu plano de treino com base nas dicas desse tópico ✅ Deixa de ser chato cara! O fórum é um espaço para compartilhar e discutir estudos e experiências. N

• Pra quem achar que pode fazer alguma diferença... Eu nunca tive shape, nem nunca fui forte... bebo pra caralho, adoro vinho, cerveja, whisky curto minha pizza, meu churrasco (essas são minhas desculp

Postado
Em 18/11/2025 em 13:52, andersonluisr disse:

Fala fala e fala mas resultado que é bom também não apresentou nenhum

Ta igual o realdeal do velho testamento... isso de desconversar pra não apresentar resultado e ficar com choro de "ele usa bomba por isso é assim" ou "ele usa ozempic por isso é magro"

"ninguem veio defender minha fadinha não" by: @Rambaoretorno

Chatisse demais mano kkk os donos da verdade não aguentam opiniões diferentes, se não tá de acordo com a visão deles a ideia eh imoral ou errada kkk

Lucas manda um tópico top desse, ainda toma avacalho Ahauahauha como pode mano

.

.

>> Diário de um Polaco - De Albino & Balofo para Estético & Bronzeado << ** SOON **

.

.

Postado
Em 18/11/2025 em 13:59, Lucas disse:

Fisiologicamente não tem nada que impeça, até tava rolando uma discussão dessa no fórum Bodyrecomposition esses dias.

Legal mencionares isso porque o Lyle é uma das minhas referências no assunto, então isso é uma coisa que reforça bastante esse entendimento.

Não que por ele ser uma autoridade no assunto ele esteja sempre certo né, enfim.

Postado
  • Autor
Em 18/11/2025 em 14:03, reginarsto disse:

Legal mencionares isso porque o Lyle é uma das minhas referências no assunto, então isso é uma coisa que reforça bastante esse entendimento.

Não que por ele ser uma autoridade no assunto ele esteja sempre certo né, enfim.

Fiz um PS lá que lembrei depois, uma anedota minha mesmo.

Lembrei aqui, eu, diferente do exemplo lá do outro fórum, fiquei sem poder agachar e fazer exercícios de extensão de quadril boa parte do ano passado e minhas coxas definharam, mesmo fazendo extensora e flexora. Então tem duas anedotas aí.

Melhores marcas:

Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg
Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg
Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg

Links:

Tópicos que eu criei           

[Diário] Máximas diárias de agachamento e supino

@notsoheavylifts

#teamcontrolfreak

Postado

Fisiologicamente não tem nada que impeça, até tava rolando uma discussão dessa no fórum Bodyrecomposition esses dias. Era sobre construir quadríceps só com extensora e um usuário que tem um problema lá no quadril que impede de fazer movimentos de agachar mostrou um desenvolvimento bem interessante só com extensão de joelho isolado.

Mas, na prática, acho que, além de bem difícil, não faz sentido prático na maioria esmagadora dos casos.

PS.: Lembrei aqui, eu, diferente do exemplo lá do outro fórum, fiquei sem poder agachar e fazer exercícios de extensão de quadril boa parte do ano passado e minhas coxas definharam, mesmo fazendo extensora e flexora. Então tem duas anedotas aí.

Eu não sei se a galera tem dificuldade de interpretação ou eu não to sabendo me expressar nos textos, mas a ideia do tópico é de porque se deve COMPLEMENTAR os básicos com outros compostos e isoladores e como otimizar algumas dessas situações.

(Não é indireta pra ninguém, ok? Só tentando esclarecer)

Em momento algum houve uma defesa de treino só com isolados ou só com qq coisa q seja. Na verdade é bem o contrário, pra quem quer otimizar ou quem já conseguiu um desenvolvimento muscular, mas tem algumas deficiências, eu tento mostrar alguns caminhos possíveis pra se seguir, como otimizar, etc.

E tem alguns níveis aí de “otimizar”.

O cara fazer uma extensão de tríceps ou de joelhos isolada, além do trabalho de agachar e empurrar, não é bem otimizar, é só fazer o feijão com arroz mesmo e qq iniciante pode fazer, não tem problema.

Outra coisa é o cara fazer rosca scot e rosca inclinada pra focar nas porções distal e proximal do bíceps em cada exercício - e ainda complementar com uma martelo pra trabalhar melhor o braquial e braquirradial, como no papo com a Natalia. Aqui já não é bem papo de iniciante. É pra alguém com alguma quilometragem e que quer otimizar ou mesmo tentar ganhar onde tem uma dificuldade com o feijão com arroz (já testado e sem sucesso ou com sucesso parcial e quer aumentar o foco ali).

São só dois exemplos, que colocam dois níveis diferentes pro tema do tópico, que é COMPLEMENTAR o básico. E eu tentei explicar o porquê e trazer evidencias que deem base pro que coloquei no texto.

É isso.

Abraços

Eu tô sem react pra curtir, entendi sim desde o começo que era sobre complementar e não sobre trabalhar só com eles

Postado

"Você acha que é possível um iniciante construir um físico considerável utilizando apenas exercícios isoladores?"

@HeiseN_

Se eu acho que é possível? Sim, ainda mais considerando a média da população.

Se eu acho que é o melhor a ser feito? Não, exceto se você sofrer com sérias limitações.

Você dando o estímulo necessário e comendo direito, já vai ter um físico considerável.

É o mais produtivo? Acredito que não. Todo exercício tem sua importância, seja ele composto ou isolador.

É o caminho mais rápido? Sei lá, nunca li algum estudo que comparasse treinos mistos vs treinos de apenas isoladores em indivíduos não treinados. De qualquer forma, arrisco chutar que o resultado meramente da hipertrofia seria semelhante.

Fora isso, que paulada ein.

Taporra

abff155b24328a7fe85e70962ab77418.jpg

Postado
Em 18/11/2025 em 14:03, Polaco88 disse:

Chatisse demais mano kkk os donos da verdade não aguentam opiniões diferentes, se não tá de acordo com a visão deles a ideia eh imoral ou errada kkk

Em alguns momentos o forum parece forum de politica mano

Multiarticulares são legais😃
Isoladores são legais 😃
Não, só multiarticulares são legais😡

Em 18/11/2025 em 14:08, HeiseN_ disse:

Se eu acho que é o melhor a ser feito? Não, exceto se você sofrer com sérias limitações.

Você dando o estímulo necessário e comendo direito, já vai ter um físico considerável.

É o mais produtivo? Acredito que não. Todo exercício tem sua importância, seja ele composto ou isolador.

É o caminho mais rápido? Sei lá, nunca li algum estudo que comparasse treinos mistos vs treinos de apenas isoladores em indivíduos não treinados. De qualquer forma, arrisco chutar que o resultado meramente da hipertrofia seria semelhante.

Taporra

Concordo em cada virgula

Postado

Aqui eu deixo a minha, eu tive um filho atrás do outro sedentária e ganhando peso, minha genética maldita me deu bucho e perna de sabiá, nem pra me dar um corpo com curva e ser uma gordinha com perna e bumbum

Quando fui pra academia fiquei um tempão COM DROGA ALTA, constante, personal do lado, treinando isolador pra perna loucamente

Não deu em nada

Quando eu perdi o medo do agachamento e comecei a fazer foi a primeira vez na vida que brotou alguma perna em mim

Mas aí é experiência empírica, não vale como afirmação, só que isso sempre vai me fazer duvidar de isolador como protagonista

Em 18/11/2025 em 14:08, HeiseN_ disse:

Taporra

O seu físico, você acha possível de construir só com isolador?

(Tô sem react) Obg por responder

Postado
Em 18/11/2025 em 14:12, Rambaoretorno disse:

O seu físico, você acha possível de construir só com isolador?

Teoricamente sim.

Qual seria o problema em um cenário que só treinasse com isoladores? Você vai ter que fazer muitas variações para compensar a falta dos compostos. Fora isso, progressão de carga também pode ser um problema.

Agora cogitando a possibilidade de estar em uma academia com infinitas máquinas, ângulos e de fato pesadas, que não lhe impeçam de progredir, é teoricamente possível.

É o caminho mais simples? Com certeza não. Mas fisiologicamente, não há nada que impeça. Você vai construir um físico até levantando saco de cimento, nunca é 8 ou 80.

Postado

"Você acha que é possível um iniciante construir um físico considerável utilizando apenas exercícios isoladores?"

@HeiseN_ @Lucas @lorenzo_EP @vitoriacampeao2 @mzampieri

Sem sacanagem nenhuma, eu acho que no fim todo mundo concorda com a mesma coisa ou parecido

@reginarsto eu, pessoalmente não acredito que de pra construir só com isolador saindo do 0 uma coisa realmente boa e sólida

Pra vc provar tua tese vc vai ter que ser o primeiro cobaia mesmo no teu diário, mas todavia eu acho que tu muda de direção no meio do caminho

Sim gente, eu entendo que o post do Lucas não tá dizendo isso, mas guinou pra esse lado

Paz nesse trem

Como diria Glória Pires, não sou lá muito capaz de opinar. Porém, opinando mesmo assim, não vejo pq seria vantajoso usar apenas isoladores. Vejo com maus olhos, digamos assim. Perde-se inclusive a vantagem de ganhar tempo trabalhando mais de um grupo no mesmo movimento, o que pode ajudar a atingir o volume máximo recuperável em menos tempo. Se a pessoa (ao contrário do meu caso) odiar livres e esse tipo de exercício for um desincentivo à consistência nos treinos, pode ao menos usar máquinas que trabalhem vários grupos. Tem até outra coisa também. Se fulano ama isoladores e só consegue se manter treinando por anos consistentemente limando os básicos, é melhor do que ficar entrando e largando a academia toda hora.

Obviamente também não me parece lá muito sensato o outro extremo, que isoladores são inúteis. Não sei nem se alguém defende isso. Acho que algumas pessoas (e casos) talvez nem precisem deles, mas inúteis não são.

(Inclusive, isso é secundário, mas, num desses Deload podcast da vida, um pesquisador - vou ter dificuldade pra lembrar quem foi - esteve relatando a Belmiro que descobriu que alguns típicos isoladores seriam ótimos, por exemplo, pra liberação de miocinas. Tudo bem que isso é mais um papo da galera de saúde, mas não deixa de ter algum valor. Talvez alguém com mais memória tenha assistido a esse episódio também).

Quanto ao conteúdo do texto inicial do tópico em si, desconheço que tenha algum problema. Não me parece inclusive que esteja trazendo algo polêmico. Em sua maioria, são coisas que quase todo mundo concorda, acho. Sobre agachamento, deltóides etc. O que não quer dizer que não seja um texto muito bom.

Enfim, eu não faria o "treino focado em isolados", mas vou acompanhar os diários que seguirem isso, até pra ver. Vai que...

(na verdade, eu peco pelo excesso de compostos para força, só porque tenho mais aderência/adesão assim rs. Hoje mesmo foi 1h20 disso e só uns 20m ou 30m de isoladores. Se fosse tentar pensar em um treino ótimo para hipertrofia, mudaria um pouco "meu mix". Tipo, não passaria quase uma hora por semana treinando deadlift, o que comecei a fazer de um ano e pouco pra cá).

ATUALIZAÇÃO: ah, já responderam até melhor hehe

Editado por vitoriacampeao2

Minhas evoluções, "desevoluções" e patacoadas variadas - todos os erros possíveis, mas agora vai: https://drive.google.com/drive/folders/1BBWkpug3G0FllCrBLRvMfdRuZiyF6Qbq?usp=drive_link 

Criei um diário: Diário “Agora Vai”! - Dessa vez eu não desisto - Diário de Treino - Fórum Hipertrofia

Dica de vídeo bom pra iniciante: 10 Years of Muscle Building Advice in 23 Minutes

Postado
Em 18/11/2025 em 14:18, HeiseN_ disse:

Teoricamente sim.

Nim fudenu alguém vai ficar com o teu corpo fazendo isolador mano kkkk

Em 18/11/2025 em 14:21, vitoriacampeao2 disse:

Como diria Glória Pires, não sou lá muito capaz de opinar. Porém, opinando mesmo assim, não vejo pq seria vantajoso usar apenas isoladores. Vejo com maus olhos, digamos assim. Perde-se inclusive a vantagem de ganhar tempo trabalhando mais de um grupo no mesmo movimento, o que pode ajudar a atingir o volume máximo recuperável em menos tempo. Se a pessoa (ao contrário do meu caso) odiar livres e esse tipo de exercício for um desincentivo à consistência nos treinos, pode ao menos usar máquinas que trabalhem vários grupos. Tem até outra coisa também. Se fulano ama isoladores e só consegue se manter treinando por anos consistentemente limando os básicos, é melhor do que ficar entrando e largando a academia toda hora.

Obviamente também não me parece lá muito sensato o outro extremo, que isoladores são inúteis. Não sei nem se alguém defende isso. Acho que algumas pessoas (e casos) talvez nem precisem deles, mas inúteis não são.

(Inclusive, isso é secundário, mas, num desses Deload podcast da vida, um pesquisador - vou ter dificuldade pra lembrar quem foi - esteve relatando a Belmiro que descobriu que alguns típicos isoladores seriam ótimos, por exemplo, pra liberação de miocinas. Tudo bem que isso é mais um papo da galera de saúde, mas não deixa de ter algum valor. Talvez alguém com mais memória tenha assistido a esse episódio também).

Quanto ao conteúdo do texto inicial do tópico em si, desconheço que tenha algum problema. Não me parece inclusive que esteja trazendo algo polêmico. Em sua maioria, são coisas que quase todo mundo concorda, acho. Sobre agachamento, deltóides etc. O que não quer dizer que não seja um texto muito bom.

Enfim, eu não faria o "treino focado em isolados", mas vou acompanhar os diários que seguirem isso, até pra ver. Vai que...

(na verdade, eu peco pelo excesso de compostos para força, só porque tenho mais aderência/adesão assim rs. Hoje mesmo foi 1h20 disso e só uns 20m ou 30m de isoladores. Se fosse tentar pensar em um treino ótimo para hipertrofia, mudaria um pouco "meu mix". Tipo, não passaria quase uma hora por semana treinando deadlift, o que comecei a fazer de um ano e pouco pra cá).

ATUALIZAÇÃO: ah, já responderam até melhor hehe

Brigada mano, tô sem react você ❤️

Postado

O do Heisen aí muitos de nós só vamos conseguir depois de mil anos treinando ou nascendo de novo hehe

Minhas evoluções, "desevoluções" e patacoadas variadas - todos os erros possíveis, mas agora vai: https://drive.google.com/drive/folders/1BBWkpug3G0FllCrBLRvMfdRuZiyF6Qbq?usp=drive_link 

Criei um diário: Diário “Agora Vai”! - Dessa vez eu não desisto - Diário de Treino - Fórum Hipertrofia

Dica de vídeo bom pra iniciante: 10 Years of Muscle Building Advice in 23 Minutes

Postado
Em 18/11/2025 em 14:30, vitoriacampeao2 disse:

O do Heisen aí muitos de nós só vamos conseguir depois de mil anos treinando ou nascendo de novo hehe

Isso que eu pensei. Achava que a foto era só ilustrativa, mas é o shape do cara mesmo.

Esse shape aí não dá pra pegar nem com isoladores, compostos e macumba.

Deve ser muitos anos de crossfit.

Postado

Em 18/11/2025 em 14:35, reginarsto disse:

Isso que eu pensei. Achava que a foto era só ilustrativa, mas é o shape do cara mesmo.

Bons anos de dedicação, mas mesmo assim impressiona.

Postado
Em 18/11/2025 em 14:31, andersonluisr disse:

Heisen respondeu com uma resposta que ela não queria logo então "vou discordar e não é possivel que seja possivel"

Viado o Heineken acho que é 4 lugar no campeonato de agachamento que o Thor fez

Se não me engano é 4

Perdeu só pro Thor/Guimers/ Wagner

Postado
Em 18/11/2025 em 14:39, Rambaoretorno disse:

Viado o Heineken acho que é 4 lugar no campeonato de agachamento que o Thor fez

Se não me engano é 4

Perdeu só pro Thor/Guimers/ Wagner

Grande heineken é uma estrela

Eu sei que ele é extremamente forte mas no caso eu só estava falando que ele disse sim e como não era a resposta esperada você disse que não. No fim não adiantou nem perguntar a opinião dele ja que não foi aceita

"se eu falar ou não falar da no mesmo porque ninguem ta escutando nada"

Postado
Em 18/11/2025 em 14:35, reginarsto disse:

Ele treina pesadíssimo, so olhar o diário

O zamp

Se vc pegar o pessoal do shape bom, geral pega muito pesado

Falar que teoricamente é possível, eu diria que a possibilidade de chegar no corpo dele com isolador é a mesma de ganhar na loteria

Mas é isso bicho, apesar dos "isqueirinhos", conversamos, cada um deu sua opinião, e no fim nossas opiniões não são tão diferentes assim

Beijo nos traseiros de (quase) todos vocês obg por responder e obg pela paciência cmg

Postado
  • Este é um post popular.

acho que a galera se perdeu um pouco nos pontos.

da pra colocar um físico só com isoladores? sim
da pra colocar um fisico só com multiarticulares? sim

uma coisa é dar certo e a outra é "qual é o melhor cenário?"

isoladores geralmente vão te ajudar a chegar em um nível q só os multiarticulares não vão te deixar alcançar.
só isoladores fica um treino massivo, longo, muito volumoso e muito repetitivo, coisa q eu não acho nada atrativo para longo prazo, vc tem q sentir prazer em treinar.

Mas Matheus e se o cara sentir prazer em fazer apenas isoladores? Foda-se, tem gente q gosta de se vestir de animal e sair ai fingindo q é um, quem sou eu pra dizer oq vc tem q fazer kkkkkkkkkkkkkkkkkk

um complementa o outro e um não anula o outro kkkkkkkkkkk

agora dizer que vc vai conseguir um fisico de outro nível fazendo apenas isoladores? NA MINHA OPINIÃO acho MUUUUUUIIIITO dificil e isso é apenas oq observo, sem dados, apenas achismo mesmo kkkkkkkkkkkkkk

Postado
Em 18/11/2025 em 14:09, gl4yu disse:

Em alguns momentos o forum parece forum de politica mano

Multiarticulares são legais😃
Isoladores são legais 😃
Não, só multiarticulares são legais😡

Concordo em cada virgula

Foda que a sabemos que quem reclama e fala mal já sabemos que o resultado é inversamente proporcional às críticas kkk quem tá fazendo mais ou igual a vc jamais vai criticar no sentido “vc tá errado, pare seu burro, eu sei o que é certo”

Mas enfim, bora fazer treino de braco do Rich Piana de 8 horas

.

.

>> Diário de um Polaco - De Albino & Balofo para Estético & Bronzeado << ** SOON **

.

.

Postado

Nessas horas você percebe por que só tem 2 fóruns de musculação no Brasil, mesmo com a atividade ficando cada vez mais popular (isso sem nem entrar no mérito da ferramenta ser ultrapassada).

Eu posso ter lido correndo e perdido alguns detalhes, mas o ASSUNTO PRINCIPAL parece ser algo equilibrado sobre usar compostos em conjunto de isoladores quando necessário, pra ter algo ainda melhor no final. Pra mim, é isso que importa no fim das contas.

Como que isso virou em treinar só usando isoladores? E mais importante: POR QUE? Seriao, POR QUE? Qual a relevância prática disso no mundo real?

Alguém aqui realmente vai fazer uma porcaria dessas a nao ser que seja uma situacao muito específica (reabilitaçao ou sei la)? Fora isso, é tipo estar ocioso no trabalho e começar a discutir se o hulk levanta mais carga no supino que "O Coisa" do quarteto fantástico.

Totalmente inútil.

Abraços pra quem fica no fórum e obrigado aqueles que trouxeram coisas boas e válidas no mundo real, que eu uso até hoje por sinal. Fui!

Postado
  • Este é um post popular.

A hipertrofia muscular depende de vários fatores, como treinamento, alimentação e características individuais. No entanto, quando se discute quais exercícios realmente são necessários para gerar crescimento muscular, a literatura científica mostra que os movimentos multiarticulares, realizados com grandes grupamentos musculares, já são capazes de produzir praticamente toda a hipertrofia que a maioria das pessoas necessita. Isso coloca em dúvida a ideia de que exercícios isoladores seriam indispensáveis para esse processo (SCHOENFELD, 2010).

Exercícios como agachamento, supino, levantamento terra e remadas trabalham vários músculos ao mesmo tempo, exigindo maior coordenação, força global e, principalmente, permitindo usar cargas mais altas com segurança. Como a sobrecarga progressiva é um dos principais estímulos para o crescimento muscular, esses movimentos acabam oferecendo um ambiente extremamente favorável para hipertrofia (RADAELLI et al., 2014). De forma simples: com poucos exercícios compostos bem executados, já é possível estimular praticamente o corpo todo.

Além disso, esses exercícios costumam recrutar mais unidades motoras e gerar uma resposta fisiológica mais ampla. A literatura mostra que movimentos multiarticulares provocam maior demanda metabólica e neuromuscular e, por consequência, estimulam de forma mais eficiente a síntese proteica (PAOLI et al., 2017). Isso significa que, mesmo sem adicionar exercícios isoladores, o corpo já recebe um estímulo consistente para gerar adaptações e aumentar a massa muscular.

Outro ponto importante é que a resposta hipertrófica não depende apenas do tipo de exercício, mas também da genética de cada indivíduo. Diferenças no tipo de fibra muscular, sensibilidade hormonal, capacidade de recuperação e até mesmo no formato dos músculos fazem com que algumas regiões cresçam mais facilmente que outras (HUBAL et al., 2005). Ou seja, muitas vezes a sensação de que um músculo “não responde” não tem relação direta com a falta de exercícios isoladores, mas sim com a própria predisposição genética.

Alguns estudos ajudam a reforçar esse entendimento. Gentil et al. (2015) analisaram jovens iniciantes em treinamento e observaram que acrescentar exercícios isoladores a um treino já composto por multiarticulares não trouxe ganhos adicionais significativos. Barbalho et al. (2020) encontraram resultados semelhantes em indivíduos treinados, mostrando que é possível acumular volume de treino de maneira eficaz apenas com movimentos compostos, sem prejuízo para a hipertrofia.

É, ninguém nasce com propósito, ninguém pertence a lugar nenhum
E a realidade é que todos nós um dia vamos morrer, né

Postado
Em 18/11/2025 em 15:49, projetohuck2 disse:

A hipertrofia muscular depende de vários fatores, como treinamento, alimentação e características individuais. No entanto, quando se discute quais exercícios realmente são necessários para gerar crescimento muscular, a literatura científica mostra que os movimentos multiarticulares, realizados com grandes grupamentos musculares, já são capazes de produzir praticamente toda a hipertrofia que a maioria das pessoas necessita. Isso coloca em dúvida a ideia de que exercícios isoladores seriam indispensáveis para esse processo (SCHOENFELD, 2010).

Exercícios como agachamento, supino, levantamento terra e remadas trabalham vários músculos ao mesmo tempo, exigindo maior coordenação, força global e, principalmente, permitindo usar cargas mais altas com segurança. Como a sobrecarga progressiva é um dos principais estímulos para o crescimento muscular, esses movimentos acabam oferecendo um ambiente extremamente favorável para hipertrofia (RADAELLI et al., 2014). De forma simples: com poucos exercícios compostos bem executados, já é possível estimular praticamente o corpo todo.

Além disso, esses exercícios costumam recrutar mais unidades motoras e gerar uma resposta fisiológica mais ampla. A literatura mostra que movimentos multiarticulares provocam maior demanda metabólica e neuromuscular e, por consequência, estimulam de forma mais eficiente a síntese proteica (PAOLI et al., 2017). Isso significa que, mesmo sem adicionar exercícios isoladores, o corpo já recebe um estímulo consistente para gerar adaptações e aumentar a massa muscular.

Outro ponto importante é que a resposta hipertrófica não depende apenas do tipo de exercício, mas também da genética de cada indivíduo. Diferenças no tipo de fibra muscular, sensibilidade hormonal, capacidade de recuperação e até mesmo no formato dos músculos fazem com que algumas regiões cresçam mais facilmente que outras (HUBAL et al., 2005). Ou seja, muitas vezes a sensação de que um músculo “não responde” não tem relação direta com a falta de exercícios isoladores, mas sim com a própria predisposição genética.

Alguns estudos ajudam a reforçar esse entendimento. Gentil et al. (2015) analisaram jovens iniciantes em treinamento e observaram que acrescentar exercícios isoladores a um treino já composto por multiarticulares não trouxe ganhos adicionais significativos. Barbalho et al. (2020) encontraram resultados semelhantes em indivíduos treinados, mostrando que é possível acumular volume de treino de maneira eficaz apenas com movimentos compostos, sem prejuízo para a hipertrofia.

- Quer que eu faça a versão resumida ou mais humorada? -
E esse uso de chatgpt @MikeBaguncinha, qual sua opinião sobre?

Postado
Em 18/11/2025 em 16:53, gl4yu disse:

Gl4yu, pelo amor da barra torta da academia,
que GPT, o cacete.
Se aquilo fosse feito por IA ia estar cheio de frase de TCC, palavra bonita e coerência.
Eu escrevo igual quem tropeçou no teclado, comendo panetone vencido e pensando em drop set.

Postado
Em 18/11/2025 em 16:53, gl4yu disse:

O projeto Huck só faz observações sérias 1x por ano, e ele acabou de fazer isso em outro tópico, então, pelos meus cálculos só vai acontecer de novo em 2026

Postado
Em 18/11/2025 em 15:49, projetohuck2 disse:

Isso mesmo, concordo com você.

Postado
Em 19/11/2025 em 09:21, Rambaoretorno disse:

O projeto Huck só faz observações sérias 1x por ano, e ele acabou de fazer isso em outro tópico, então, pelos meus cálculos só vai acontecer de novo em 2026

Já estou tão cansado desde ciclo eterno que acontece no fórum, que prefiro só observar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.