Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Músculos importam em uma briga/luta?

Posts Recomendados

Postado

Na internet as pessoas costumam dizer que "músculo não importa" ou "músculos grandes não ganham brigas". Mas outro dia os meus amigos organizaram um "torneio" de luta casual, só por diversão. Ninguém ali era lutador de verdade. Colocamos os dois caras mais pesados para lutar: Um bodybuilder de 110 kg (super forte, definido e rasgado) contra um cara de 140 kg obeso (basicamente só gordura). O bodybuilder dominou completamente a luta. Ele derrubou o gigante facilmente, controlou no chão e apertou até o cara apagar. Foi um massacre. Todo mundo ficou impressionado (e um pouco assustado). Depois disso ninguém mais quis lutar com ele haha. Se músculo não importa, como explicar uma diferença tão absurda? Não ironicamente eu acho que se eu e todos os meus amigos fôssemos pra cima dele a gente ainda apanhava.

Postado

O que me fez comecar na musculacao, foram as lutas... Deixei de praticar, mas continuei acompanhando tudo.

O pouco de experiência que tenho nisso me diz que 2 caras que não sabem brigar, o que tem mais forca, massa muscular, etc.. vai sempre tomar vantagem, excluindo situacoes ridículas, tipo botar um cara que luta de 60kg contra alguém com o dobro do peso e pode jogar ele pela janela.

No mais, tu ficou surpreso mesmo em ver que um obeso de 140kg que nao deve conseguir subir um lance de escadaria sem ter uma ambulancia de plantao, perder pra alguém com 110kg fisicamene ativo, forte, etc...????

Mas agora coloca esse bodybuilder 110kg contra alguém que sabe brigar e veja mágica acontecer.

Se quer prova prática, procura no youtube o "campeonato" dos boribuilder lutando, pra você ver a riqueza de técnica, folego, etc...

PS: tua história parece ser fake. Nao tem nego de 110kg aos montes por ai, campeonatos de luta valendo porrada de verdade e ainda contra gordos.

Editado por Dopamine Dreams

Postado
  • Autor
Em 22/02/2026 em 04:40, Dopamine Dreams disse:

O que me fez comecar na musculacao, foram as lutas... Deixei de praticar, mas continuei acompanhando tudo.

O pouco de experiência que tenho nisso me diz que 2 caras que não sabem brigar, o que tem mais forca, massa muscular, etc.. vai sempre tomar vantagem, excluindo situacoes ridículas, tipo botar um cara que luta de 60kg contra alguém com o dobro do peso e pode jogar ele pela janela.

No mais, tu ficou surpreso mesmo em ver que um obeso de 140kg que nao deve conseguir subir um lance de escadaria sem ter uma ambulancia de plantao, perder pra alguém com 110kg fisicamene ativo, forte, etc...????

Mas agora coloca esse bodybuilder 110kg contra alguém que sabe brigar e veja mágica acontecer.

Se quer prova prática, procura no youtube o "campeonato" dos boribuilder lutando, pra você ver a riqueza de técnica, folego, etc...

PS: tua história parece ser fake. Nao tem nego de 110kg aos montes por ai, campeonatos de luta valendo porrada de verdade e ainda contra gordos.

Sei que parece uma história absurda demais pra ser real, mas é. Obviamente estou falando de um peso aproximado, até porque não houve pesagem oficial. Era apenas uma resenha entre amigos. Mas o cara tem 1,91, trembolizado. Todo mundo já esperava que ele fosse ganhar. Eu só pensei que seria uma luta mais equilibrada, porque dominar um maluco de 140 Kg não é tarefa fácil mesmo para quem tem força. E foi um put@ de um massacre. Foi tipo assistir um pitbull trucidando um poodle. Mas eu tbm sei que um lutador experiente coloca ele no bolso. A técnica na maioria das vezes vence a força, mas força só é ruim pra quem não tem. Não dá pra ignorar.

Postado
Em 23/02/2026 em 11:55, luc9922 disse:

Sei que parece uma história absurda demais pra ser real, mas é. Obviamente estou falando de um peso aproximado, até porque não houve pesagem oficial. Era apenas uma resenha entre amigos. Mas o cara tem 1,91, trembolizado. Todo mundo já esperava que ele fosse ganhar. Eu só pensei que seria uma luta mais equilibrada, porque dominar um maluco de 140 Kg não é tarefa fácil mesmo para quem tem força. E foi um put@ de um massacre. Foi tipo assistir um pitbull trucidando um poodle. Mas eu tbm sei que um lutador experiente coloca ele no bolso. A técnica na maioria das vezes vence a força, mas força só é ruim pra quem não tem. Não dá pra ignorar.

Musculo/peso importa, se não, não haveria categorias de peso nas lutas.

A questão é que um lutador tem uma especialidade, um bodybuilder outra especialidade. Um cara pesado e com musculos vai bater pesado mesmo sem técnica .. Porém um cara que sabe lutar de vdd vai tirar o máximo de potencial do físico dele para essa finalidade, além de conhecer técnicas e estratégias para lidar com gente mais forte/pesado/alta.

No fim das contas é um pouco de sorte e conhecimento de cada um, não da pra ter ctz de quem vai ganhar pq qualquer coisa pode acontecer. Mas musculos fazem diferença sim, todo lutador faz musculação e tenta se manter em uma faixa de peso ideal para ele. Porém tem varias outras coisas para se levar em consideração em uma luta.

Postado

2 pontos a considerar:
1 - Condicionamento Físico
2 - Técnica de Lutas

Quem estiver melhor nesses 2 aspectos, irá ganhar. Um gordo pode ser forte e saber lutar mto bem ou apenas ser gordo, depende do que ele faz da vida dele. Shape não define luta.
Se colocar esse fisiculturista pra lutar contra um atleta de luta, a chance dele perder é mto alta, quase certa.

Postado
  • Autor
Em 23/02/2026 em 12:08, kipoi disse:

Musculo/peso importa, se não, não haveria categorias de peso nas lutas.

A questão é que um lutador tem uma especialidade, um bodybuilder outra especialidade. Um cara pesado e com musculos vai bater pesado mesmo sem técnica .. Porém um cara que sabe lutar de vdd vai tirar o máximo de potencial do físico dele para essa finalidade, além de conhecer técnicas e estratégias para lidar com gente mais forte/pesado/alta.

No fim das contas é um pouco de sorte e conhecimento de cada um, não da pra ter ctz de quem vai ganhar pq qualquer coisa pode acontecer. Mas musculos fazem diferença sim, todo lutador faz musculação e tenta se manter em uma faixa de peso ideal para ele. Porém tem varias outras coisas para se levar em consideração em uma luta.

Pode crer. Sei tbm que um fisiculturista desse tamanho não vai conseguir ser um lutador de alto nível. Tu não vê um lutador profissional com o físico do Cbum, pq é impossível conciliar o fisiculturismo com outro esporte de alto rendimento e lesivo como uma luta. Ou tu é fisiculturista e faz um jiu, boxe, etc. por hobby, ou tu é lutador e puxa ferro, mas nunca vai chegar no shape de um fisiculturista de palco. Mas como eu disse, numa luta entre dois "leigos", músculo/força faz diferença sim. Isso ficou claro quando o bombado finalizou o gordão na brutalidade, sem "técnica" nenhuma. Ele só derrubou o cara no chão, montou (quem tira de cima um maluco forte daquele?) e sufocou apertando. O gordão que já nem respira direito se viu sem ar e quase apagou.

Em 23/02/2026 em 14:09, Gymrat Focado disse:

2 pontos a considerar:
1 - Condicionamento Físico
2 - Técnica de Lutas

Quem estiver melhor nesses 2 aspectos, irá ganhar. Um gordo pode ser forte e saber lutar mto bem ou apenas ser gordo, depende do que ele faz da vida dele. Shape não define luta.
Se colocar esse fisiculturista pra lutar contra um atleta de luta, a chance dele perder é mto alta, quase certa.

Sim. Mas aí qualquer um que não é lutador vai perder de um lutador na porrada. Isso é óbvio. A parada é que 9 em cada 10 homens nunca fez uma arte marcial, mal sabe dar um soco. Então a gente pode dizer com tranquilidade que um bodybuilder só pela força que tem, já sola a maioria dos caras.

Postado
  • Autor
Em 23/02/2026 em 22:52, AL o Juvenil disse:

Da uma olhada no Pro Bruno Santo que ja foi até pro olympia, chega a ser ridiculo um cara daquele tamanho se mover com aquela facilidade

Bem lembrado. Queria que essa galera que fala que "músculo não importa" entrasse no ringue com o Brunão só pra ver uma coisa hahahaha.

Postado
Em 23/02/2026 em 22:52, AL o Juvenil disse:

Da uma olhada no Pro Bruno Santo que ja foi até pro olympia, chega a ser ridiculo um cara daquele tamanho se mover com aquela facilidade

A verdade é que a maioria dos fisioculturistas só perdem mobilidade pq param de fazer qualquer coisa que melhore ou mantenha essa mobilidade.

Geralmente só treinam e ficam maiores. Claro que musculo vai reduzir um pouco e vai te deixar mais lento, mas se um atleta continuasse fazendo luta durante toda uma preparação, com toda ctz ele manteria uns 80% da função dele na luta. Além disso da pra se encaixar em categorias mais pesadas que já são pensadas para esse tipo de lutador que prefere ser maior e sacrificar um pouco de agilidade.

Postado
Em 21/02/2026 em 22:22, luc9922 disse:

Ninguém ali era lutador de verdade

você respondeu sua pergunta nesse item
com treinamento similar e competência similar possivelmente a pessoa mais forte terá uma vantagem.
treino específico pra luta até gera massa muscular e alguma definição, mas é força funcional, um bodybuilder ou mesmo uma pessoa normal que costuma correr 5k 3 x na semana fica sem gás num sparring com uma pessoa que só treina luta sem outra atividade.... existe a especificidade do gesto de força e da demanda energética/respiratória da luta... condicionamento e treino pra luta envolve gesto de força específico, resistência à acidose , coisas que um desinstrutor padrão de academia de rede até lembra que falaram na faculdade, mas "precisa lembrar direitinho" como que monta treino assim

Postado

Existe uma razão para existência de categorias de peso em mma, muay thai, bjj, etc... isso é suficiente pra responder a discussão. No mais, qualquer atleta de 70kg espanca qualquer brutamontes sem treinamento.

Postado

Ô se importa. Tenho 1,91 e quando fazia muay thai pesava ~115kg, e tinha um maluco lá que parecia uma mini pekka, baixinho mas tinha 3m de largura. E mesmo ele não sabendo socar, a mão do cara era pesada. E dava para ver que ele não estava tentando socar forte.

Postado
Em 24/02/2026 em 14:21, oluizrb disse:

Ô se importa. Tenho 1,91 e quando fazia muay thai pesava ~115kg, e tinha um maluco lá que parecia uma mini pekka, baixinho mas tinha 3m de largura. E mesmo ele não sabendo socar, a mão do cara era pesada. E dava para ver que ele não estava tentando socar forte.

E só pq você faz muay thai com 100kg+ significa oq? Nao dá pra saber teu BF, nem se vc lutava alguma coisa....

E tem uma variável q ninguém comentou aqui ainda, acho: tem cara por ai que simplesmente tem mao pesada naturalmente e/ou é ligeiro pra trocar porrada. Assim como tem gente fora da curva em qualquer lugar... não é geral, mas tem.

Por outro lado, tá cheio de gente por ai que faz/ "fazia muay thai", faz"fazia jiu jitsu", mas só fazia mesmo... anos indo pra academia pra fazer luvinha.. ai acaba em rolo de balada com um magrelo ligeiro que tá acostumado com briga e TOMA... UM... PAU.

Editado por Dopamine Dreams

Postado
Em 24/02/2026 em 18:31, Dopamine Dreams disse:

E só pq você faz muay thai com 100kg+ significa oq? Nao dá pra saber teu BF, nem se vc lutava alguma coisa....

E tem uma variável q ninguém comentou aqui ainda, acho: tem cara por ai que simplesmente tem mao pesada naturalmente e/ou é ligeiro pra trocar porrada. Assim como tem gente fora da curva em qualquer lugar... não é geral, mas tem.

Por outro lado, tá cheio de gente por ai que faz/ "fazia muay thai", faz"fazia jiu jitsu", mas só fazia mesmo... anos indo pra academia pra fazer luvinha.. ai acaba em rolo de balada com um magrelo ligeiro que tá acostumado com briga e TOMA... UM... PAU.

Falei meu peso pois isso importa numa luta, ou você vê em algum campeonato de luta alguém de 60 kg enfrentando alguém de 100? E como o cara falou, nenhum dos dois lutando era lutador, então deviam ter mais ou menos o mesmo nível de habilidade. Então sim, músculo faz diferença numa luta. Não sei pq se ofendeu tanto.

Postado
Em 24/02/2026 em 21:58, oluizrb disse:

você vê em algum campeonato de luta alguém de 60 kg enfrentando alguém de 100?

pegando carona aqui rapidinho só nesse ponto específico
tem o absoluto do jiu (a vida é um eterno absoluto)
e o UFC das antigas

peso faz diferença demais, não entendo pq tem gente ficando tão pistola com o assunto - debate de ideias é diferente de ataque pessoal -

existem alguns cenários possíveis

1- Luta competitiva, com regras, oponentes limitados, árbitros e tudo mais

1.1 - duas pessoas com tempo de treino similar, habilidades similares e pesos diferentes - o mais pesado tem vantagem - maior transferência de massa no strike, maior capacidade de meter pressão no chão

1.2 - uma pessoa mais leve bem treinada e uma mais pesada sem treino - o mais treinado tem alguma vantagem, fortalecida pelas regras

1.3 - pessoa mais pesada bem treinada, mais leve sem treino/habilidade = faixa branca tá lá só pra apanhar mesmo

2 - Briga de rua/defesa pessoal etc

aí você tem de pensar no conceito de IVAN = Inimigo em maior Volume(tamanho) Armado e em maior Número (ou combinações lineares desses fatores)
se você for pequeno, será alvo, se for grande, ou terá uma ou mais pessoas armadas ou mais pessoas totalmente desleais

briga de rua é cachorro mordendo pano, caos, desgraceira total. A uns 3 anos rolou notícia de atleta de MMA morrendo pq tretou com adolescentes numa loja de conveniência - ele socou um deles, um terceiro, que ele não tinha visto, mandou uma ripa na nuca dele que mandou pra terra do pé junto

nesse contexto, sem regra, sem árbitros, sem tap out ou contagem, aí você terá de usar tudo o que puder a seu favor, incluindo mas não se limitando a: Consciência situacional para nem mesmo entrar nessas situações, uso de multiplicadores de força (diferença do homem pro macaco é que a gente usa ferramenta, usem ferramentas apropriadas para machucar mais do que te machucam), treinamento, ter rotas de fuga bem definidas etc

nesse caso, um agressor maior , mais forte, acostumado com violência vai fazer uma desgraceira - em especial aos que acham que força não resolve, mesmo pq força só não resolve quando é pouca

Resumindo:

contextos com regras o item 1 trata bem dele, demais contextos é lembrar que "chuva de merda nunca é garoa" e, se possível lembrar que a briga que vc não entra é a que vc ganha sempre

Postado
Em 21/02/2026 em 22:22, luc9922 disse:

Na internet as pessoas costumam dizer que "músculo não importa" ou "músculos grandes não ganham brigas". Mas outro dia os meus amigos organizaram um "torneio" de luta casual, só por diversão. Ninguém ali era lutador de verdade. Colocamos os dois caras mais pesados para lutar: Um bodybuilder de 110 kg (super forte, definido e rasgado) contra um cara de 140 kg obeso (basicamente só gordura). O bodybuilder dominou completamente a luta. Ele derrubou o gigante facilmente, controlou no chão e apertou até o cara apagar. Foi um massacre. Todo mundo ficou impressionado (e um pouco assustado). Depois disso ninguém mais quis lutar com ele haha. Se músculo não importa, como explicar uma diferença tão absurda? Não ironicamente eu acho que se eu e todos os meus amigos fôssemos pra cima dele a gente ainda apanhava.

Tem algumas coisas a considerar, músculo é diferente de força, apesar de estarem relacionados. o tamanho da musculatura não é equivalente a força, existem diversos componentes importantes na geração de força, de forma pouca tecnica seriam principalmente a estrutura óssea, espessura e flexibilidade de tendões, adaptação neuronal etc.... a força importa na luta sim, importa muito, tanto que uma pessoa muito mais forte sempre vai ganhar de uma que é super habilidosa, mas não tem uma força compatível ou próxima.....sempre dou o exemplo de um adulto contra uma criança, a criança pode ser faixa preta, atleta e etc. um adulto qualquer, quem nem lute, consegue dominar uma criança na luta.

o exemplo do colega de 140 kg: se ele fosse treinado em luta, somaria alta força absoluta + eficiência técnica + melhor coordenação intermuscular específica. Já um bodybuilder, apesar da grande massa muscular, pode ter menor eficiência neural específica para combate, menor taxa de rendimento de força e menor coordenação em padrões imprevisíveis, o que reduz a transferência da força para a situação real.

Postado
  • Autor
Em 23/02/2026 em 17:11, Fracassado disse:

Então cara, esse tipo de vídeo só existe porque um musculoso batendo em gordo acontece direto e ninguém liga, já o contrário é "raro" e acaba chamando mais atenção. Não é porque os gordos são mais fortes. O povo adora ver o mais fraco batendo no mais forte, Davi x Golias. É inspirador, mas a realidade está bem longe disso. Ninguém fala do Butterbean levando um pau do Mariusz Pudzianowski, por ex.

Editado por luc9922

Postado
  • Autor
Em 25/02/2026 em 10:50, Power_tr00 disse:

pegando carona aqui rapidinho só nesse ponto específico
tem o absoluto do jiu (a vida é um eterno absoluto)
e o UFC das antigas

peso faz diferença demais, não entendo pq tem gente ficando tão pistola com o assunto - debate de ideias é diferente de ataque pessoal -

existem alguns cenários possíveis

1- Luta competitiva, com regras, oponentes limitados, árbitros e tudo mais

1.1 - duas pessoas com tempo de treino similar, habilidades similares e pesos diferentes - o mais pesado tem vantagem - maior transferência de massa no strike, maior capacidade de meter pressão no chão

1.2 - uma pessoa mais leve bem treinada e uma mais pesada sem treino - o mais treinado tem alguma vantagem, fortalecida pelas regras

1.3 - pessoa mais pesada bem treinada, mais leve sem treino/habilidade = faixa branca tá lá só pra apanhar mesmo

2 - Briga de rua/defesa pessoal etc

aí você tem de pensar no conceito de IVAN = Inimigo em maior Volume(tamanho) Armado e em maior Número (ou combinações lineares desses fatores)
se você for pequeno, será alvo, se for grande, ou terá uma ou mais pessoas armadas ou mais pessoas totalmente desleais

briga de rua é cachorro mordendo pano, caos, desgraceira total. A uns 3 anos rolou notícia de atleta de MMA morrendo pq tretou com adolescentes numa loja de conveniência - ele socou um deles, um terceiro, que ele não tinha visto, mandou uma ripa na nuca dele que mandou pra terra do pé junto

nesse contexto, sem regra, sem árbitros, sem tap out ou contagem, aí você terá de usar tudo o que puder a seu favor, incluindo mas não se limitando a: Consciência situacional para nem mesmo entrar nessas situações, uso de multiplicadores de força (diferença do homem pro macaco é que a gente usa ferramenta, usem ferramentas apropriadas para machucar mais do que te machucam), treinamento, ter rotas de fuga bem definidas etc

nesse caso, um agressor maior , mais forte, acostumado com violência vai fazer uma desgraceira - em especial aos que acham que força não resolve, mesmo pq força só não resolve quando é pouca

Resumindo:

contextos com regras o item 1 trata bem dele, demais contextos é lembrar que "chuva de merda nunca é garoa" e, se possível lembrar que a briga que vc não entra é a que vc ganha sempre

Eu sempre tive a curiosidade de saber se um fisiculturista era forte apenas para levantar pesos ou se ele conseguia traduzir isso em força "real" na hora de dar um soco ou finalizar alguém, por exemplo. Agora eu vi que força só é ruim quando é pouca msm kkkkkkkkkkkk. O cara sem técnica nenhuma conseguiu derrubar, imobilizar e finalizar um cara de 140 Kg. Quase o apagou. Ele deu um mata leão, travou as pernas ao redor da barriga mole do gordão e apertou até o gordão não conseguir mais respirar. Ou seja, 99% força 1% técnica. No mata leão não se cruza os pés e nem aperta. Mas o fdp foi na brutalidade e resolveu kkkkkk.

Postado

primeiramente parabéns a todos, pq até agora ninguém mandou o "depois que inventaram pólvora não existe mais homem forte" (frase QI de temperatura ambiente)

semana passada no cafézinho alguém soltou essa e mandei a "beleza, vc é bichão, tem um 'revórve'! Aí você mete bala em alguém e via preso, pq o puliça 'não pode prevaricar' e vai passar ao menos uma noite na cadeia até a audiência de custódia. Nesse meio tempo pode ser que os outros presos resolvam 'coletivizar' seu butico, aí na cadeia vc não tem revolver nem conhecimento pra se defender"

meio off tópic, mas é só pra elogiar que a discussão tá mais madura do que estaria a alguns meses atrás

Postado
Em 26/02/2026 em 07:12, Power_tr00 disse:

primeiramente parabéns a todos, pq até agora ninguém mandou o "depois que inventaram pólvora não existe mais homem forte" (frase QI de temperatura ambiente)

O que ainda não deixa de ser verdade, depois que inventaram a pólvora, capoeira virou dança. O cara treinar luta e ficar musculoso aumenta muito as chances de sobrevivência numa situação de defesa pessoal, mas não muda o fato de que você ainda pode ser pipocado ou letalmente esfaqueado numa covardia por algum trouxa inconsequente com metade do teu peso.

Quanto à luta controlada, a técnica sempre precede o peso e a força bruta, salvo gaps absurdos de tamanho/peso, mas dizer que massa e força não importam é mentira, tanto em cenário de duas pessoas que não sabem lutar (briga de rua) ou luta competitiva, vide as categorias por peso.

Postado
  • Autor
Em 26/02/2026 em 08:19, lugburz disse:

O que ainda não deixa de ser verdade, depois que inventaram a pólvora, capoeira virou dança. O cara treinar luta e ficar musculoso aumenta muito as chances de sobrevivência numa situação de defesa pessoal, mas não muda o fato de que você ainda pode ser pipocado ou letalmente esfaqueado numa covardia por algum trouxa inconsequente com metade do teu peso.

Quanto à luta controlada, a técnica sempre precede o peso e a força bruta, salvo gaps absurdos de tamanho/peso, mas dizer que massa e força não importam é mentira, tanto em cenário de duas pessoas que não sabem lutar (briga de rua) ou luta competitiva, vide as categorias por peso.

Outro dia no X/twitter eu vi um vídeo de um bombado dando um pau em um segurança. No começo é 2x1, depois ele encara o segurança sozinho. O maluco que tá filmando fala: "Eu que não vou me meter, olha o tamanho do cara kkkkkkk". Depois a galera se junta para os dois, quebram o carro, batem no amigo dele, mas ninguém tem coragem de encostar no bombado, que foi quem realmente espancou o segurança. Como é que músculo/força não importa? kkkkkk Vou ver se acho o vídeo aqui.

Postado

Algumas coisas também dependem do quanto você aguenta apanhar e continuar de pé

Em 26/02/2026 em 07:12, Power_tr00 disse:

Eu quase🥹

Mas consegui segurar

Postado
Em 26/02/2026 em 08:19, lugburz disse:

O cara treinar luta e ficar musculoso aumenta muito as chances de sobrevivência numa situação de defesa pessoal, mas não muda o fato de que você ainda pode ser pipocado ou letalmente esfaqueado numa covardia por algum trouxa inconsequente com metade do teu peso.

Quem pratica combate não vai arrumar briga em qualquer lugar. Até porque briga de rua, como bem disse o @Power_tr00 é terra de ninguém. É você tomar uma cocó na nuca e apagar. Tanto que de vez em quanto o meu mestre faz a gente treinar situações de luta contra múltiplos oponentes. Eu pessoalmente não gosto, porque eu pratico boxe como esporte, mas é importante para situações assim.

Aliás, não conheço ninguém que é bom de briga que fica caçando confusão. Ou melhor, ninguém com mais de 25 anos.

Já falaram todos os pontos interessantes, combate é função. Pessoas mais treinadas naquela função tem vantagem. Na ausência disso, quem tem mais força/condicionamento se dá bem. Lutar com pesos muito diferentes sempre é uma luta de quem acerta quem e, normalmente, o mais pesado/forte se conseguir acertar um já leva o outro de vala.

Tem uma coisa que poucas pessoas falaram que é o "punch" (poder de nocaute). Ou seja, tem uma parada é que de nascença, tem pessoas que nascem nocauteadoras, outras não. Isso é treinável e melhorável, mas para mesma categoria de peso, quem tem punch tende a ser mais ameaçador, mas num combate com regras há formas de contornar e vencer. Num combate real, quem tem punch vai vencer. Enfim, é complicado fazer análises com base em casos anedóticos e subjetivos, pois até mesmo no contexto do começo do tópico não sabemos as histórias de vidas do "Marombeiro" e do "Gordola".

Postado
  • Autor
Em 27/02/2026 em 10:59, T. Wall disse:

Quem pratica combate não vai arrumar briga em qualquer lugar. Até porque briga de rua, como bem disse o @Power_tr00 é terra de ninguém. É você tomar uma cocó na nuca e apagar. Tanto que de vez em quanto o meu mestre faz a gente treinar situações de luta contra múltiplos oponentes. Eu pessoalmente não gosto, porque eu pratico boxe como esporte, mas é importante para situações assim.

Aliás, não conheço ninguém que é bom de briga que fica caçando confusão. Ou melhor, ninguém com mais de 25 anos.

Já falaram todos os pontos interessantes, combate é função. Pessoas mais treinadas naquela função tem vantagem. Na ausência disso, quem tem mais força/condicionamento se dá bem. Lutar com pesos muito diferentes sempre é uma luta de quem acerta quem e, normalmente, o mais pesado/forte se conseguir acertar um já leva o outro de vala.

Tem uma coisa que poucas pessoas falaram que é o "punch" (poder de nocaute). Ou seja, tem uma parada é que de nascença, tem pessoas que nascem nocauteadoras, outras não. Isso é treinável e melhorável, mas para mesma categoria de peso, quem tem punch tende a ser mais ameaçador, mas num combate com regras há formas de contornar e vencer. Num combate real, quem tem punch vai vencer. Enfim, é complicado fazer análises com base em casos anedóticos e subjetivos, pois até mesmo no contexto do começo do tópico não sabemos as histórias de vidas do "Marombeiro" e do "Gordola".

Eu concordo com tudo o que você falou. Sei que um cara por mais forte, musculoso e condicionado que seja, dificilmente vai conseguir bater de frente com um lutador profissional, experiente. Mas eu acho que as pessoas acabam extrapolando um pouco esse raciocínio. A parcela de homens que sabem lutar ou que fazem algum tipo de artes marciais, é ínfima. Eu diria que 5% no máximo. Mas aí nego fala como se músculo/força não importasse em um contexto geral, contra indivíduos destreinados. Não sei se você chegou a ver, mas nessa edição do BBB, o Babu, um cara obeso, sedentário, fumante, de 46 anos, chamou o Jonas pra porrada aqui fora, um bombado de 1,90, atleta, com um condicionamento físico foda, que faz lutas inclusive. O cara ganha todas as provas. Irmão, se os dois fossem lutar pra valer, era papo do gordão ir direto pra UTI. Ele seria obliterado. Mas eu vi uma galera em peso na internet acreditando que o Babu bateria no Jonas, falando: "músculo não quer dizer nada", "ah mas o Roy Nelson era gordo pipipipopopo". Pra começar o Babu não é o Roy Nelson. É loucura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.