Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Técnica avançada no início do treino ou grupamento muscular

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal!

Gostaria de saber vossa opinião sobre a utilização de técnicas avançadas (drop set, rest pause, etc) logo no primeiro exercício do treino ou grupamento muscular a ser trabalhado.

Por exemplo, considerando um treino push (peito, ombro e tríceps) no qual a sessão de peito tem a seguinte estrutura:

1. Supino máquina: 3x8 + Rest Pause na última série

2. Supino inclinado com halteres: 3x10

3. Crossover polia alta: 3x12

Vocês acham que realizar um rest pause logo no supino máquina (sendo este o primeiro exercício) é "queimar cartucho" e pode prejudicar o resto do treino ou seria válido visto que neste momento a força e energia é maior? Ou indiferente e tanto no início quanto no final do grupamento tem sua utilidade? Eu particularmente não vejo problema, ainda mais tendo em vista que costumo deixar exercícios monoarticulares de menor carga pro final do treino e estes não são tão aplicáveis a se trabalhar com técnicas como rest pause e cluster set no meu ponto de vista, mas gostaria de saber a experiência e opinião dos demais frequentadores do fórum.

Postado

Depende do objetivo. No geral tem usabilidade pra tudo, colocar técnicas logo no inicio do treino pode tirar rendimento do resto do treino, contudo se vc tiver alguma limitação ou quiser evitar alguma lesão pode ser bem vindo algumas técnicas logo no inicio. Um exemplo seria usar técnicas que permita alcançar a falha sem tanta carga em exercícios multiarticulares, principalmente se for primeiro exercício do dia e tiver algum grau de perigo naquele exercício em questão.

Mas no geral dificilmente você vai ter nível de treinamento e porte físico para fazer sentido essas técnicas, são coisas mais avançadas que tem mais haver com detalhamentos ou com limitações, que aí só um profissional te avaliando poderia lhe ajudar.

Foque no básico bem feito.

Postado

Primeiro vc tem q entender pra que serve.

Tecnica avançando do q? Tecnica avançada de intensidade, para conseguir tirar mais intensidade que vc não conseguiria tirar normalmente. Pra que vc vai usar um intensificador de intensidade logo no começo do treino onde vc está com mais energia e força? Pode ser feito mas para um praticante de musculação não faz sentido.

"As pessoas estão dispostas a fazer tudo que um atleta faz, menos a dieta e o treino."

Postado
Em 13/10/2025 em 15:12, djoliveira disse:

Vocês acham que realizar um rest pause logo no supino máquina (sendo este o primeiro exercício) é "queimar cartucho" e pode prejudicar o resto do treino ou seria válido visto que neste momento a força e energia é maior?

Tanto faz, o que interessa é progredir cargas e repetições.

Mas sou da opinião de que ninguem que supina menos de 100kg deveria se preocupar com técnicas avançadas.

"Inimigo natural dos fanáticos por artigos, controles e planilhas que não conseguem mostrar 1 pingo de progresso em seus treinos." - Little-Mess, Mike.

Postado

Olá pessoal!

Gostaria de saber vossa opinião sobre a utilização de técnicas avançadas (drop set, rest pause, etc) logo no primeiro exercício do treino ou grupamento muscular a ser trabalhado.

Por exemplo, considerando um treino push (peito, ombro e tríceps) no qual a sessão de peito tem a seguinte estrutura:

Vocês acham que realizar um rest pause logo no supino máquina (sendo este o primeiro exercício) é "queimar cartucho" e pode prejudicar o resto do treino ou seria válido visto que neste momento a força e energia é maior? Ou indiferente e tanto no início quanto no final do grupamento tem sua utilidade? Eu particularmente não vejo problema, ainda mais tendo em vista que costumo deixar exercícios monoarticulares de menor carga pro final do treino e estes não são tão aplicáveis a se trabalhar com técnicas como rest pause e cluster set no meu ponto de vista, mas gostaria de saber a experiência e opinião dos demais frequentadores do fórum.

A minha visão é que técnicas avançadas são justificadas pra poupar tempo, ou pra quebrar um platô em algum exercício específico.

Se você tem disponibilidade de tempo, e não tem nenhuma razão específica pra começar a usar técnicas avançadas (vi que vc tá fazendo 9 sets pra peito já. Não tem razão pra colocar mais uma TA se você ja tá com um volume "bom" em uma sessão) eu diria pra só fazer séries normais com 3~0 RIR.

Postado
  • Autor
Em 13/10/2025 em 19:46, MikeBaguncinha disse:

Tanto faz, o que interessa é progredir cargas e repetições.

Mas sou da opinião de que ninguem que supina menos de 100kg deveria se preocupar com técnicas avançadas.

Já estou num ponto que está muito difícil (pra não dizer impossível) progredir cargas ou repetições com a mesma carga. Nesse caso as TAs entrariam justamente pra aumentar a intensidade do treino, visto que o volume também já está grande.

Postado
  • Autor
Em 13/10/2025 em 20:45, reginarsto disse:

A minha visão é que técnicas avançadas são justificadas pra poupar tempo, ou pra quebrar um platô em algum exercício específico.

Se você tem disponibilidade de tempo, e não tem nenhuma razão específica pra começar a usar técnicas avançadas (vi que vc tá fazendo 9 sets pra peito já. Não tem razão pra colocar mais uma TA se você ja tá com um volume "bom" em uma sessão) eu diria pra só fazer séries normais com 3~0 RIR.

Seria realmente quebra de platô a intenção. Não estou mais conseguindo progredir em cargas (força) nem obtendo mais hipertrofia.

Postado
Em 14/10/2025 em 11:02, djoliveira disse:

Seria realmente quebra de platô a intenção. Não estou mais conseguindo progredir em cargas (força) nem obtendo mais hipertrofia.

Sugiro ler:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/264838-vozes-da-minha-cabe%C3%A7a-conte%C3%BAdo-compilado/page/3/#findComment-3419614

Postado
Em 14/10/2025 em 10:59, djoliveira disse:

visto que o volume também já está grande

Provavelmente por isso que tu não tá progredindo.

Abraço.

Postado

Já estou num ponto que está muito difícil (pra não dizer impossível) progredir cargas ou repetições com a mesma carga. Nesse caso as TAs entrariam justamente pra aumentar a intensidade do treino, visto que o volume também já está grande.

Aí vc pode:

• Oscilar o volume de treino: mexer na quantidade de séries ou janelas de repetições( se tá usando 8 a 12, testa 5 a 9 ou vice-versa)

• Aumentar frequência pra 2x, 3x até mesmo 4x (mas aí vc dilui o volume)

• Aumentar descanso entre séries

• Aumentar dias de descanso entre os treinos

• Começar a utilizar uma periodização em blocos ou oscilante(como no primeiro item)

• Tirar uns 3 dias de férias da academia

Rapaz é tanta coisa que dá pra fazer antes de cogitar mexer com técnica avançada, o nome já diz Avançado, se vc não tem nível de treinamento de avançado, não é pra você.

Editado por MikeBaguncinha

"Inimigo natural dos fanáticos por artigos, controles e planilhas que não conseguem mostrar 1 pingo de progresso em seus treinos." - Little-Mess, Mike.

Postado

Já estou num ponto que está muito difícil (pra não dizer impossível)

Tu ja agacha e supina com mais que teu peso corporal?

visto que o volume também já está grande.

Ta com treino extenso, cansativo e fraco, vai continuar se desgastando, estagnado e achando que ta treinando intenso por sair do treino cansado

Postado

Olá pessoal!

Seu treino são só esses 3 exercícios pra peito?

Postado
  • Autor
Em 14/10/2025 em 11:19, lorenzo_EP disse:

Muito bom texto man, embora eu não concorde 100% com tudo. Acho válido o questionamento.

Em 14/10/2025 em 11:20, lorenzo_EP disse:

Provavelmente por isso que tu não tá progredindo.

Abraço.

Tenho visto e refletido muito ultimamente sobre o debate High Volume vs. Low Volume. Porém nem considero meu treino atual como alto volume. Seria mais um volume intermediário mesmo.

A questão é que também já testei divisões de baixo volume e não notei diferença na minha evolução (pra falar a verdade eu senti até que meu físico deu uma leve regredida). E sim eu treinava até a falha.

Editado por djoliveira

Postado
  • Autor
Em 14/10/2025 em 14:48, LucasMoreira29 disse:

Seu treino são só esses 3 exercícios pra peito?

Não. Faço outro treino push na semana. Varia os exercícios mas também um total de 9 séries. Totalizando 18 séries de peito na semana.

Postado
  • Autor
Em 14/10/2025 em 12:09, tmz disse:

Tu ja agacha e supina com mais que teu peso corporal?

Sim. Agacho com bem mais na verdade. Até pq não tem sentido alguém que treina há tempo agachar e supinar com o mesmo peso, e/ou agachar com carga somente equivalente ao peso corporal.

Postado
Em 17/10/2025 em 14:31, djoliveira disse:

Não. Faço outro treino push na semana. Varia os exercícios mas também um total de 9 séries. Totalizando 18 séries de peito na semana.

Ah mano, sinceramente, eu n me apego muito nisso de volume alto, volume baixo, técnica avançada, acho que o ideal é testar e ver oq funciona pra vc, mas ai eu já colocaria esse drop no final do treino, no começo, acho que pode zoar as outras séries, mas importante é funcionar, desde que n se lesione inventando moda, tem segredo não.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.