Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Execução de agachamento livre: estou descendo muito pouco?


mctimbu

Posts Recomendados

11 horas atrás, cjkaua disse:

1 - Treina flexibilidade (de preferência só depois do treino, antes de dormir, sempre horários distantes do treino ou após ele) e saiba diferenciar flexibilidade de alongamento. Alongamento é o tradicional, flexibilidade é mais exigente. Pesquise sobre diferença de alongamento e flexibilidade e treine flexibilidade.

Tipo essa?

 

Hip-Flexor-600x464.png

 

Se for, já fiz uma época e achei um saco, parei porque não aguentava mais.

 

11 horas atrás, cjkaua disse:

2 - Faça warm-ups antes do agachamento.

 

Já faço o pistol antes do agachamento com barra, serve não?

 

 

Vou abrir mais o pé. Pra mim do jeito que eu fazia tava bom já. E vou tentar esse lance de descer com o quadril primeiro. 

Editado por mctimbu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

16 minutos atrás, mctimbu disse:

Tipo essa?

 

Hip-Flexor-600x464.png

 

Se for, já fiz uma época e achei um saco, parei porque não aguentava mais.

 

 

Já faço o pistol antes do agachamento com barra, serve não?

 

 

Vou abrir mais o pé. Pra mim do jeito que eu fazia tava bom já. E vou tentar esse lance de descer com o quadril primeiro. 

Sim, tem muitos videos ali no comentário que fiz com bastante exemplos de treinos, aquecimentos e execução correta do squat.

 

Pistol squat? Depende do seu objetivo. Se você quiser fazer hipertrofia, não faz mal fazer um pistol squat antes do agachamento. Entretanto, independente disso, antes de SOCAR PESO no agachamento e descer, faça uma progressão aos poucos, exemplo:

 

Se você agacha com 100kgs totais, faça:

- Sem peso nenhum para 20 repetições, lentas, pensando em toda a musculatura

- 30kgs para 15 repetições

- 50kgs para 10 repetições

- 70kg para 5 repetições

- 90kg para 3~5 repetições

- 100kg para o treino normal

 

Mas se seu objetivo for progredir as cargas, aconselho que comece DIRETO no exercício em específico, seja agachamento, terra, desenvolvimento, supino, remada, etc... Ou seja, não comece pelo pistol squat, caso contrário ele gerará um desgaste muscular que poderá impedir sua progressão. Ainda assim, sempre faça o aquecimento.

Editado por cjkaua
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, cjkaua disse:

Sim, tem muitos videos ali no comentário que fiz com bastante exemplos de treinos, aquecimentos e execução correta do squat.

 

Pistol squat? Depende do seu objetivo. Se você quiser fazer hipertrofia, não faz mal fazer um pistol squat antes do agachamento. Entretanto, independente disso, antes de SOCAR PESO no agachamento e descer, faça uma progressão aos poucos, exemplo:

 

Se você agacha com 100kgs totais, faça:

- Sem peso nenhum para 20 repetições, lentas, pensando em toda a musculatura

- 30kgs para 15 repetições

- 50kgs para 10 repetições

- 70kg para 5 repetições

- 90kg para 3~5 repetições

- 100kg para o treino normal

 

Mas se seu objetivo for progredir as cargas, aconselho que comece DIRETO no exercício em específico, seja agachamento, terra, desenvolvimento, supino, remada, etc... Ou seja, não comece pelo pistol squat, caso contrário ele gerará um desgaste muscular que poderá impedir sua progressão. Ainda assim, sempre faça o aquecimento.

Faço o pistol antes pra aguentar menos carga no agachamento de propósito. Por ter menos carga, terei menos risco de lesão. Ou é viagem minha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, mctimbu disse:

Faço o pistol antes pra aguentar menos carga no agachamento de propósito. Por ter menos carga, terei menos risco de lesão. Ou é viagem minha?

Se a técnica tiver correta e tu fazer com um peso que aguente, riscos de lesão diminuem e muito.

 

O que acontece por ai é gente que nem sabe agachar colocando várias placas e fazer pouca amplitude (pouca mesmo).

 

Progressão é a chave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mctimbu disse:

Faço o pistol antes pra aguentar menos carga no agachamento de propósito. Por ter menos carga, terei menos risco de lesão. Ou é viagem minha?

 

Aaaaah, então beleza. 

 

3 horas atrás, EMD disse:

Se a técnica tiver correta e tu fazer com um peso que aguente, riscos de lesão diminuem e muito.

 

O que acontece por ai é gente que nem sabe agachar colocando várias placas e fazer pouca amplitude (pouca mesmo).

 

Progressão é a chave.

 

Assino embaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2020 em 23:49, cjkaua disse:

 

Não existe o certo, existe o mais confortável para você, acontece que quando se há uma abertura maior do quadril é mais fácil agachar mais profundamente. 

 

Faz o seguinte:

 

1 - Treina flexibilidade (de preferência só depois do treino, antes de dormir, sempre horários distantes do treino ou após ele) e saiba diferenciar flexibilidade de alongamento. Alongamento é o tradicional, flexibilidade é mais exigente. Pesquise sobre diferença de alongamento e flexibilidade e treine flexibilidade.

 

2 - Faça warm-ups antes do agachamento.

 

 

3 - Melhore a técnica do agachamento: aparentemente, você está começando com o joelho e depois jogando o quadril para trás. O início é com o deslocamento do quadril para trás e depois com o joelho, mas a diferença do tempo dos dois é pequena, é quase simultâneo. Reveja mil vezes o video que o @EMD compartilhou, se grave fazendo o agachamento, repita, repita, até melhorar bem mais o agachamento. 

 

4 - Experimente abrir mais o quadril, seguindo a lógica da imagem, mais aberto = pé mais para fora, mais fechado = pé mais para frente (o pé sempre acompanha o joelho). Pois com o agachamento mais aberto, há uma maior possibilidade de ir mais profundo sem realizar a retroversão pélvica.

 

5 - Quanto ao tênis, se for com amortecedor (como de corrida), evite usar. É instável e pode deslocar o peso, você pode se lesionar a longo prazo, no quadril, no joelho, na lombar, no tornozelo... Até mesmo o pé entortar para fora, cair a barra, cair você, quebrar seu pé, lambuça. Use tênis de solado reto, como All Star, tenho certeza que a pergunta do cara ali se era um tênis com salto foi pq tênis com salto aumenta sua dorsiflexão, o que permite de certo modo você agachar mais profundo.

 

Mais videos:

 

 

(Gosto muito dos videos desse Gabriel Maders, pena que o canal dele não é tão divulgado) 

 

Se unir flexibilidade, warm-up, melhorar a execução e fazer o aquecimento do exercício com aumento gradual das cargas, você provavelmente agachará bem melhor (consequentemente, mais profundo). Mas experimente o agachamento mais espaçado com peso somente depois de testar sem peso e ver que realmente é confortável para você, caso não seja, siga o restante das outras orientações. Ah e diminua a carga para fazer esses experimentos se essa carga sua for muito alta para experimentos.

 

Melhorou? Abri mais a perna

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mctimbu disse:

 

Melhorou? Abri mais a perna

 

 

Ainda com a travada no joelho... 😔

 

Eu, particularmente, prefiro uma subida mais suave e sem tanta pressa.

 

Quanto à profundidade, parece que tá batendo certinho os 90°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, mctimbu disse:

 

Melhorou? Abri mais a perna

 

 

Não sei se meu comentário lá encima foi ignoradl, mas teu erro *INICIAR O MOVIMEMTO PELOS JOELHOS, ISSO LIMITA E MUITO SUA PROFUNDIDADE* 

 

Comece bem de leve o movimento pelo quadril, como se fosse fazer stiff (mas mínima coisa), e depois desça com os joelhos, a profundidade aumenta bastante.

 

E isso de travar os joelhos lá encima, não está certo nem errado, depende. Se tu treina o agacho para força, pode travar encima pois cada rep é uma só, o foco é levantar a carga, não ficar sob tensão.

 

Agora se tu tá treinando o agacho com foco na hipertrofia (- carga + reps perto da falha), ai é interessante manter os joelhos semi-flexionados para deixar os músculos sob constante tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que eu vejo na travada do joelho é se ela for feita de maneira brusca, mas caso contrário não existe errado nem certo, esse é o x:

 

4 horas atrás, EMD disse:

Não sei se meu comentário lá encima foi ignoradl, mas teu erro *INICIAR O MOVIMEMTO PELOS JOELHOS, ISSO LIMITA E MUITO SUA PROFUNDIDADE* 

 

Comece bem de leve o movimento pelo quadril, como se fosse fazer stiff (mas mínima coisa), e depois desça com os joelhos, a profundidade aumenta bastante.

 

E isso de travar os joelhos lá encima, não está certo nem errado, depende. Se tu treina o agacho para força, pode travar encima pois cada rep é uma só, o foco é levantar a carga, não ficar sob tensão.

 

Agora se tu tá treinando o agacho com foco na hipertrofia (- carga + reps perto da falha), ai é interessante manter os joelhos semi-flexionados para deixar os músculos sob constante tensão.

 

Assino embaixo.

Sua profundidade já melhorou, mas ainda não está ideal nem a profundidade nem a técnica. Comece pelo quadril como o @EMD disse e depois flexione o joelho, é quase simultâneo, mas você ainda está começando pelo joelho. 

 

Não esqueça de treinar flexibilidade dos membros (quadriceps, glúteos máximos, médios e mínimos, adutores, toda a cadeia posterior de coxa, panturrilha, quadril, lombar...), mas só depois do treino, em horários distantes, como antes de dormir. Alongamento estático por não menos de 60 segundos. Menos de 60 segundos é balela, não funciona p flexibilidade. Aconselho 1 minuto e meio a 2 minutos por movimento.

 

Melhorando essa flexibilidade e começando pelo quadril, melhora mil vezes a técnica e provavelmente você será capaz de agachar profundamente.

 

Não esquece também do warm-up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Hipertrofia.org mudou o título para Execução de agachamento livre: estou descendo muito pouco?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...