Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Passo A Passo: Montando Uma Rotina Para Perda De Gordura

LeandroTwin

Posts Recomendados

Postado

Este texto foi feito por mim (LeandroTwin) com base em tudo que li e coloquei em prática. Existem outros modos e algumas técnicas que talvez não estarão aqui.

Introdução

Cutting é o período em que o atleta se empenha para perder gordura mantendo o máximo de massa muscular possível. Não se visa mais o tamanho e sim a qualidade muscular. Requer muito mais dedicação, pois qualquer descuido faz a diferença.

Dieta

Todos sabemos que a dieta é a ligação entre o treino e o resultado, juntamente com o descanso. Então nem pense que vai chegar a algum lugar descente sem ela.

1 - Descubra quanto você gasta de energia:

2 - Do resultado final, retira-se em média entre 500 a 1000 calorias. Essa parte é bem pessoal, dependendo da genética pode precisar retirar mais ou menos.

3 - Agora você sabe quantas calorias tem que ingerir por dia para perder peso. Pegue esse resultado e divida pelo número de refeição. Exemplo: 2100kcal / 7 refeições = 300kcal por refeição.

4 - Das 7 refeições, 3 irão conter carboidratos e proteina animal. Seriam elas o desjejum, pré-treino e pós-treino. As demais refeições seriam apenas gorduras + proteina animal.

5 - A quantidade proteina deve ser elevada nessa fase. Se em off-season o recomendado é 2g/kg, em cutting pode-se elevar esse número para 3g/kg ou mais.

6 - Em cutting a restrição de alimento é forte, para um grande sucesso é melhor só utilizar os seguintes alimentos:

-> Carboidratos: Batata-doce, aveia, feijão, lentilha e alimentos integrais (pão, macarrão, arroz, etc...)

-> Proteinas: Frango, peixe, carne vermelha magra, proteina do soro do leite, ovos.

-> Gorduras: Azeite extra-virgem, gema de ovos.

7 - Uma parte muito importante da dieta é que a cada certo tempo (geralmente de semana em semana) você deve diminuir o número de calorias, por que o metabolismo se adapta a nova realidade. Particularmente eu diminuo 100kcal por semana, sempre tirando os carboidratos e gorduras. Deixe as proteinas como estão. Normalmente as 4 primeiras semanas da dieta não tem necessidade de tirar nada.

8 - Alimentos que ajudam a emagrecer: Cebola, pimenta vermelha, vinagre de maçã, gengibre, canela, café, chá verde, guaraná em pó, mostarda, aspargos, alho, entre outros. Todos esses alimentos podem ser usados a gosto do freguês.

9 - Dia do lixo: Em cutting é melhor evitar. Claro que quem não é bodybuilder profissional pode se dar ao luxo de vez em quando, mas que fique claro que os resultados serão muito superiores seguindo a dieta 7 dias por semana.

Treino

O treino é o mesmo usado para hipertrofia. Não precisa mudar nada, divisão, exercicios, séries, repetições, carga, técnicas de treino, etc... Tudo continua igual. Apenas vamos conciliar o treino anaeróbico (musculação) com o treino aeróbico. Pode começar com aerobicos 3 vezes por semana.

Existem vários tipos de exercicios que queimam gordura: Correr na esteira ou livre, bicicleta, bicicleta ergométrica, aparelho elíptico, aerobicos em jejum, guerrilla cardio, futebol, lutas, jump, circuitos, dança, etc...

O que eu sempre uso em cutting é o aerobico em jejum, já que vc esta comendo pouco e se exercitando até mais de que quando esta off-season, o corpo realmente sente o cansaço e o aerobico em jejum é leve.

Não adianta nada fazer um monte de aerobicos por semana. 3 vezes esta bom. Conforme for passando o tempo vc pode aumentar a quantidade. O máximo que recomendo por semana são umas 5 vezes. Caso vc for treinar com pesos e fazer aerobico no mesmo dia, é OBVIAMENTE melhor deixar esse aerobico para depois do treino. Se for colocar antes, coloque o mais longe possivel. Por exemplo, faça o aerobico em jejum na hora que acorda e o treino deixe o mais longe possivel, perto da hora de ir dormir (algumas horas antes para não prejudicar o sono).

Uma sugestão de rotina: Seg - Treino A, Ter - Treino B, Qua - Aerobico, Qui - Treino C, Sex - Treino D, Sab - Aerobico, Domingo - Aerobico.

Com o tempo você pode ir adcionando aerobicos nos dias que treina com pesos(apesar de não muito recomendado por alguns). De preferencia sempre depois dos treinos em horários separados.

Resumindo: Treine para hipertrofia e concile a rotina com aeróbicos.

Suplementação

Uma suplementação é sempre bem-vinda para AJUDAR (AJUDAR). Não pense que suplemento vai fazer ''A'' diferença, poder se entupir de lixo ou você vai poder matar aquele aerobico quando tiver 5°. Agora que estamos acertados sobre a realidade da suplementação, vamos à eles:

Whey = Boa proteína, sempre bem-vinda.

Albumina = Ótima fonte de proteina com 0 de carboidratos.

Malto ou Dextrose = Depois do treino e com uma quantidade não muito elevada, pode ser usada sim.

Creatina = Boa tambem, ajuda a manter a massa magra.

NO2 = Mesma coisa da creatina.

BCAA = Ótimo, é um jeito de aumentar a ingestão de aminoácidos, sem aumentar as calorias.

Omega 3 = Ajuda na queima de gordura, dentre outros.

Cromo = Ajuda na insulina. Muito bom custo x beneficio.

Complexo B = Ótimo, ajuda o corpo a absorver melhor os alimentos, melhora sono, etc...

Glutamina = Recupera glicogenico e aciona hormonios que ajudam na queima de gordura. Ótimo.

Packs de vitaminas = Como esta com deficit de alimentos na dieta, esse suplemento pode ajudar bastante no saldo de vitaminas.

ZMA = Hormônios estimulados dão resultado diretamente no aumento de massa magra e queima de gordura.

Tribullus Terrestri = Mesma coisa do ZMA.

Termogênicos = Muito interessante, já que o objetivo é queimar gordura. Não espere milagres, mas pode ter certeza que eles aumentam bastante a queima de gordura.

Bloqueadores de carboidratos, gorduras = Esse é pra quem não tem força de vontadade. Seria o mesmo que não comer os carboidratos. Totalmente dispensável.

CLA = Muitos artigos dizem ser apenas placebo, outros confirmam que funciona.

Vitamina C = Sem dúvidas um ótimo suplemento. Antioxidante, combate cortisol (que fica bem em alta quando comemos pouco), etc...

Cafeína = Comprovado cientificamente que faz a diferença na queima de gordura.

Cálcio = Comprovado tambem que ajuda na queima de gordura.

Drogas

Toda droga tem colaterais e precisa ser muito bem estudada para não errar na dosagem.

EC

É o composto de efedrina e cafeína na proporção de 1 para 10 respectivamente. A cafeína pode ser encontrada no café, pó de guaraná ou manipulado. A efedrina se encontra no medicamento FRANOL ou MARAX, tambem pode-se achar manipulado.

Essa combinação é REALMENTE PODEROSA contra gordura. Porém é bom estar ciente dos colaterais que pode ter.

Geralmente se começa com 15mg de efedrina (1 comprimido de franol) e 150mg de cafeina (1 copo de 200ml de café, em média) de 2 a 3 vezes por dia. Uma quando acorda, outra antes de uma atividade fisica e a outra a noite. Lembrando que quanto mais perto da hora de ir dormir, mais chances de ter insonia.

Com o tempo o corpo se acustuma com a combinação e é necessário aumentar a dose. Aumente no máximo 15mg de efedrina e 150mg de cafeina de uma vez. Uma dose muito grande da combinação pode levar a algo desastroso, como a morte.

A meia vida do EC é de aproximadamente 4~7 horas.

Geralmente faz o uso da substancia 15 dias e para por 15 dias.

Clembuterol

O Clenbuterol é um ß-2 (Beta) agonista que é usado clinicamente como bronquiodilatador no tratamento de asma, devido sua meia vida longa de aproximadamente 35 horas (1) não é aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). È um estimulante do sistema nervoso central com características simlares da adrenalina, tem efeitos colaterais similares de outros estimulantes do SNC como a efedrina.

No Brasil pode ser encontrado para uso veterinário com o nome de Pulmonil do fabricante Vetnil sob a forma de gel ou pó. O gel é é mais facilmente manuseado, vem na concentração de 20mcg/ml. Essa é a mesma concentração que vários medicamentos destinados para uso humano porém que não são fabricados no Brasil e apenas são vendidos no mercado negro, com risco de falsificação e valor mais elevado. A dosagem usual é entre cerca de 40-120 mcg/dia, normalmente é usado de forma crescente, durante quinze (15) dias e depois um descanço de mais 15 dias. Isso é feito para que se possa ter controle dos efeitos colaterais.

Leia mais: https://www.hipertrof...rol-tudo-sobre/

Oxandrolona

Mesmo não sendo um forte andrógeno a oxandrolona promove queima de gordura, e essa característica é particularmente interessante em ciclos de definição. Em um estudo comparou-se a queima de gordura abdominal e viceral obtida com o uso de oxandrolona e de enantato de testosterona, mostrando que a oxandrolona é mais eficaz nesse sentido (2). Em um outro estudo, a oxandrolona foi responsável por reduzir a gordura total, viceral e abdominal após o uso de 20mg durante 12 semanas (3). A perda de gordura deste último estudo perdurou por pelo menos outras 12 semanas após o tratamento ser descontinuado. Esses dados não seriam tão impressionantes se não fosse o fato de que não foram realizados exercícios físicos durante o tratamento com oxandrolona, ou mesmo depois dele.

Leia mais: https://www.hipertrof...dpost__p__84079

Artigos

Esse texto que acabei de escrever são dicas básicas e alguns macetes. Mas se quiser se aprofundar muito mais, existem dezenas de artigos que poderiam te ajudar a sanar dúvidas. Vou colocar aqui vários deles:

Treino e Princípios Básicos para Cutting de Inverno

ECA – Efedrina, Cafeína e Aspirina

Acelere o seu metabolismo e queime gorduras 24h por dia. Parte 1

Suplementos para Emagrecer Funcionam ?

Aeróbicos Para Fisiculturistas

Os melhores exercícios Aeróbicos

Suplementos para Queima de Gordura

Estratégias alimentares para otimizar a queima de gordura

Cafeína – Bom ou Ruim ?

Dicas Fundamentais Para Queimar Gordura

Aeróbicos vs. Musculação

Como Evitar a Perda de Massa Durante a fase de Cutting

Queime Gordura até 3 vezes mais rápido

Eliminar a Gordura da Dieta pode Gerar mais Gordura

Queime Gordura Igual Uma Fogueira

Maximizando a Queima de Gordura

Musculação e Perda de Gordura

Conheça A Dieta Low Carb

Hora Da Definição Muscular

O Vinagre De Maçã

Emagrecer: Dúvidas Do Leitor

Ficando Definido E Cortado

Dieta De Proteínas Para Emagrecer

Respeitando A Individualidade Biológica Na Escolha De Uma Dieta

Abração hipertrofia.org!

Parabéns ficou show esse texto

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Queria saber, com o que posso tomar o café açucar mascavo? e tomar ele preto?

Não entendi muito bem sua dúvida (principalmente sobre o açúcar). Mas o café é preto, forte e sem açúcar. Máximo um adoçante (eu não usaria pelas substancias que tem nele - potencialmente cancerígenas).

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

Fala Leandro... Muito bom teu artigo e muito rico de informaçoes... Parabens cara... Bom, aproveitando o forum, vi que vc deu uns helps aos colegas e inclusive pediu foto para poder ajudar na avaliaçao... Eu tinha mais de 100kg, era muito gordao... emagreci muito rapido e desde entao ficou uma pele flacida kra, especialmente no peitoral... junto com uma gordura acumulada.... o abdomen eu ate dei um jeito na faca, mas o peito nao ta dando certo kra... queria ver se ajeitava com exercicios... ou se precisava de perder mais um pouco de gordura, tipo uns 5 kilos...

Atual: 178m 90kg

Objetivo: melhorar o tonus muscular( se possivel crescer )

Duvida: O que fazer? Ganhar massa ou fazer um cutting primeiro?

Se for fazer cutting vou começar com Aerobicos leves em Jejum e apenas 3 refeiçoes com Carbo...

Mas pra isso queria um auxilio teu e dos amigos aqui... O que seria indicado?

Qualquer ajuda é muito bem vinda gente... por favor, podem opinar mesmo... estou aqui pra receber este auxilio seus...

Foto abaixo do shape feio...rs... :blink:

Ps: é preciso ter coragem pra postar uma foto aqui...kkkkkk mas vamos lah...

abcd0001la.jpg

Editado por robson mollina
  • 4 semanas depois...
Postado

leandro tenho uma duvida acho que não estou grande o suficiente para fazer cutting!

mais o acumulo de gordura no abdomen esta me encomodando de mais o que vc acha ? a dieta esta legal mais o acumulo de gordura foi no começo que a dieta era toda errada agora aprendi a comer melhor !

altura 1,84

peso : 81

cintura : 93

o que vc me aconselha fazer cutting ou segura ainda so com a dieta de bulk mais limpa ?

não falo meu bf por que o nutricionista que eu fui deve te medido errado por que mesmo com a barriga que eu estou não acredito que eu tenha 30% de bf me recuso a acreditar nisso vou medir em outro lugar !

Postado

Ótimo tópico, tenho certeza que ajudará a muitas pessoas, assim como EU.

Essa eu bato palmas e dou os parabéns.

Curti D+.

Postado

leandro tenho uma duvida acho que não estou grande o suficiente para fazer cutting!

mais o acumulo de gordura no abdomen esta me encomodando de mais o que vc acha ? a dieta esta legal mais o acumulo de gordura foi no começo que a dieta era toda errada agora aprendi a comer melhor !

altura 1,84

peso : 81

cintura : 93

o que vc me aconselha fazer cutting ou segura ainda so com a dieta de bulk mais limpa ?

não falo meu bf por que o nutricionista que eu fui deve te medido errado por que mesmo com a barriga que eu estou não acredito que eu tenha 30% de bf me recuso a acreditar nisso vou medir em outro lugar !

Eu faria bulk, mas se te encomoda tanto, manda 1 ou 2 meses de cutting ai...

Abraço

Postado (editado)

LeandroTwin,

Eu queria saber o porque da pessoa reduzir da taixa de carboidratos e ter a quantidade de proteina e gordura elevada na fase de cutting, partindo do principio que para emagrecer basta apenas reduzir 500kcals da sua TMB, tendo como referencia a perda de 1kg de gordura por semana.

Porque eu nao posso seguir a dieta classica de 60% das calorias ser carboidratos,30% proteinas e 10% gorduras e tirando 500kcals para perda de gordura?

Pelo o que eu vejo,há uma semelhança nessa dieta que voce apresentou com a do Dr Mauro di Pasquale na qual ele restringe os carboidratos durante a semana e aumenta nos fins de semana(nao é o caso mas a taxa de proteina + gordura alta e carboidrato baixo coincide).

Editado por Ally
Postado

LeandroTwin,

Eu queria saber o porque da pessoa reduzir da taixa de carboidratos e ter a quantidade de proteina e gordura elevada na fase de cutting, partindo do principio que para emagrecer basta apenas reduzir 500kcals da sua TMB, tendo como referencia a perda de 1kg de gordura por semana.

Porque eu nao posso seguir a dieta classica de 60% das calorias ser carboidratos,30% proteinas e 10% gorduras e tirando 500kcals para perda de gordura?

Pelo o que eu vejo,há uma semelhança nessa dieta que voce apresentou com a do Dr Mauro di Pasquale na qual ele restringe os carboidratos durante a semana e aumenta nos fins de semana(nao é o caso mas a taxa de proteina + gordura alta e carboidrato baixo coincide).

Foi apenas uma sugestão minha, pode fazer desse jeito tambem.

É que a maioria das pessoas se dão melhor pra perder peso seguindo uma dieta low carb.

Abraço

Postado

Galera,

É indicado ciclar Clembuterol junto com Jack 3d?

Abraços.

Indicado não é pois acho q fica mto pesado pro SNC, então eu recomendo usar um ou o outro, mas se usar vc não vai morrer, mais pode ter outros problemas pela sobrecarga de estiulantes.

Abraços

Postado

Gente, não quero abrir tópico porque não é pra mim. To tentando montar uma dieta pro meu noivo e gostaria de saber se a quantidade de proteínas, carbos e gorduras está apropriada.

1,69m

70kg

Facilidade em ganhar gordura, e massa magra; fica grande, mas com gordura demais, sem definição.

Proteína: 3g/kg de peso corporal

Carboidrato: 1g/kg de peso corporal

Gordura: 1g/kg de peso corporal [?]

No caso: 210g de proteínas, 70g de carb e 70g de gordura.

Total de calorias: 1750.

Ele treina 3 dias na semana: terça, quinta e sábado; segunda, quarta e sexta, treinamos Kung Fu.

O que vocês acham desses valores?

• 2 semanas depois...
Postado

leandro uma pergunta não tem como eu fazer aej de manhã saiu para o trabalho muito cedo! so posso fazer aerobicos a noite não tem como fazer a noite aej ? ficando em jejum por exemplo depois do almoço 12:00 ate a hora que eu treino que são 20:00 eu não estaria em jejum ? so nos dias de aerobicos faria isso no resto dos dias dieta normal !

abraço !

Postado

leandro uma pergunta não tem como eu fazer aej de manhã saiu para o trabalho muito cedo! so posso fazer aerobicos a noite não tem como fazer a noite aej ? ficando em jejum por exemplo depois do almoço 12:00 ate a hora que eu treino que são 20:00 eu não estaria em jejum ? so nos dias de aerobicos faria isso no resto dos dias dieta normal !

abraço !

Não...

Abraço

Postado

Parabens Leandro seus topicos ajudam demais a galera!!!

Agora ao contrario do Garo eu acho que to pequena demais pra fazer cutting so que meu abdomem e uma tristeza! Eu era gorda 72kg ai conseguir emagrecer e desci pro 57, lindo! mais a banha da barriga ficou!

1,66 cm

56,2 kg

70 cm de cintura!

Mas mesmo assim eu montei meu cutting e to seguindo em 1 semana eu perdi 1 kg e cai do 57,6 pra 56,2 e programei ele pra durar 5 semanas, ja senti meu abdomem mais sequinho, mais acredite ele e desproporcional, mas to com medo de secar demais e depois nao conseguir ganhar peso em massa magra. Mas eu preciso acabar com essa banha! e nao queria entrar na faca!

To indo certo?? to fazendo meu aerobico em jejum 2x por semana e tenho treino de jiu-jitsu 1x!!

oq vc acha???

outra pergunta que eu tinha era se em cutting salada e liberada e frutas claro que com cuidado com a frutose?? Obrigada!!!

Postado

Parabens Leandro seus topicos ajudam demais a galera!!!

Agora ao contrario do Garo eu acho que to pequena demais pra fazer cutting so que meu abdomem e uma tristeza! Eu era gorda 72kg ai conseguir emagrecer e desci pro 57, lindo! mais a banha da barriga ficou!

1,66 cm

56,2 kg

70 cm de cintura!

Mas mesmo assim eu montei meu cutting e to seguindo em 1 semana eu perdi 1 kg e cai do 57,6 pra 56,2 e programei ele pra durar 5 semanas, ja senti meu abdomem mais sequinho, mais acredite ele e desproporcional, mas to com medo de secar demais e depois nao conseguir ganhar peso em massa magra. Mas eu preciso acabar com essa banha! e nao queria entrar na faca!

To indo certo?? to fazendo meu aerobico em jejum 2x por semana e tenho treino de jiu-jitsu 1x!!

oq vc acha???Depois do cutt corta os aeróbicos e suba as kcals aos poucos, igual ao q vc abaixou. ;)

outra pergunta que eu tinha era se em cutting salada e liberada e frutas claro que com cuidado com a frutose?? Obrigada!!!

Acho q nem precisa se preocupar tanto com a frutose não, é mais facil a batata te engordar do q a maçã/pera.

Abraços

Postado

Eae, Parabens pelo topico , Leandro

No café da manhã como você disse uma das refeições que devo comer carboidrato...

Mas tem que ser unicamente carboidrato ??

Se ingerir alguma proteina tem problema ??

Postado

Eae, Parabens pelo topico , Leandro

No café da manhã como você disse uma das refeições que devo comer carboidrato...

Mas tem que ser unicamente carboidrato ??

Se ingerir alguma proteina tem problema ??

Proteina é pra mandar sempre.

Abraço

Postado (editado)

e se eu treino a noite, o carbo la pras 21:00 (Pós treino) não vai atrapalhar no processo de cutting? :s

Abraço

Editado por G_x
Postado

e se eu treino a noite, o carbo la pras 21:00 (Pós treino) não vai atrapalhar no processo de cutting? :s

Abraço

Não

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

Iae galera, parabens pelo tópico Leandro, show de bola..

Queria saber uq vc acha sobre eu começar a fase de cutting..

Peso:78

Altura:1,75

Cintura:89

Treino a 2 anos jah.

eu estou com aquela gordura abdominal sabe...e sem nenhuma definição na pança...ai qndo tira a camisa fica aquela coisa "meio estranha"

Eu era gordo e emagreci, essa pele que ficou, tem como eu perde-la ou somente com cirurgia? eu ouvi algo sobre tomar colageno para enrijecer..mas não sei se é verdade..

outra duvida seria pra qnto eu devo ficar de peso.. 70 será q estaria bom? não treino para competição, apenas para me sentir bem cmg msmo.. nunk tomei anabolizantes..

Editado por Kross
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...