Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Dica/treino) Especialização Para Abdômen


carlos alexandre

Posts Recomendados

A idéia não é basear o treino todo em EMF, usei dela para tirar essa idéia de trabalhar supra e infra. E se não quiser aceitar a idéia da EMF, tudo bem, mas perceba que não é possível pela direção das fibras do reto abdominal trabalhar mais uma parte do que outra (superior ou inferior no caso).

Cara eu vou discordar um pouco de vc neste ponto.

Eu acho que é possivel trabalhar uma parte mais do que a outra, o que nao acho possivel é isola-las, ai sim, é um musculo só e nao tem como obter uma contração somente da porção infeior ou superior.

Por ex: rosca direta biceps, se vc so levantar o peso 15 graus e baixar, vai estar contraindo todo o biceps? Sim, mas vai trabalhar mais a porção distal(perto do cotovelo) do que o restante do musculo. Se vc fizer isso sempre a porção proximal perto do ombro nao vai se desenvolver.

Quando vc faz um abd pra parte sup. vc está contraindo todo o reto, mas está dando enfase na porção superior trabalhando mais intensamente esta porção. Se nao fosse possivel trabalhar uma parte mais do que a outra, bastaria fazer abdominais so pra parte superior e obter a mesma hipertrofia que na parte inferior. E isso nao acontece.

Bem minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara eu vou discordar um pouco de vc neste ponto.

Eu acho que é possivel trabalhar uma parte mais do que a outra, o que nao acho possivel é isola-las, ai sim, é um musculo só e nao tem como obter uma contração somente da porção infeior ou superior.

Por ex: rosca direta biceps, se vc so levantar o peso 15 graus e baixar, vai estar contraindo todo o biceps? Sim, mas vai trabalhar mais a porção distal(perto do cotovelo) do que o restante do musculo. Se vc fizer isso sempre a porção proximal perto do ombro nao vai se desenvolver.

Quando vc faz um abd pra parte sup. vc está contraindo todo o reto, mas está dando enfase na porção superior trabalhando mais intensamente esta porção. Se nao fosse possivel trabalhar uma parte mais do que a outra, bastaria fazer abdominais so pra parte superior e obter a mesma hipertrofia que na parte inferior. E isso nao acontece.

Bem minha opinião.

Vc precisa entender como funciona a contração muscular, o que vc citou não é possível, no seu exemplo se vc trabalhar a rosca direta com pouca amplitude não vai trabalhar mais uma porção que outra, simplesmente vai dar um estímulo provavelmente insuficiente para desenvolver algo. Pesquise sobre repetições parciais e qual o seu objetivo.

E como disse não tem sentido essa idéia de parte superior e inferior, por isso, tanto o crunch quanto a elevação são exercícios para o reto abdominal, mas sem ênfase de superior e inferior.

Isso é pura anatomia, observe a disposição e a direção das fibras:

Vamos lá: abdomenintermedio.jpg

Observe esses traços brancos, são as intersecções tendíneas, a contração do reto abdominal vai promover a aproximação das intersecções. São elas que dão os traços dos "gomos". Um ponto interessante é que algumas pessoas têm 3 outras têm 4 dessas intersecções.

Outro ponto interessante é que os dois lados são distintos, o que torna possível ter um abdôme assimétrico, observe:

Dexter Jackson e Ronnie Rockel têm abs simétricos:

muscletime2big.jpg

Ronny+Rockel+-+Mr+Olympia+Contest+2010+-+01+-+www.Musclebase.Blogspot.com.JPG

Eduardo Correa e Jay Cutler têm abs assimétrico:

Eduardo+Corea.jpg

1285605842_img1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola companheiros! =) ...Olha, vou aproveitar esse tópico de vc's e pedir uma certa ajudinha com o treino de abdômen, se for possível é claro! Em minha academia ñ tem um professor muito bom, ele é fraquinho mesmo e ñ esta apto a este tipo de treino. Quero fortalecer e hipertrofiar o abdômen mas, ñ sei o treino melhor para este! Vc's poderiam me ajudar com quais exercícios (preferência básicos mas, de bons resultados)e como executar??? Preciso da ajuda urgente pois, só posso com essa academia pois, é perto e barata e nem tenho condições de pagar uma mais cara ou, pagar um profissional para me auxiliar! =/

Desde já agradeço pela atenção e possível ajuda! Obrigado!

- Irmão, dá uma olhada nos links que eu postei lá em cima, tem umas opções bacanas de exercícios abdominais. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc precisa entender como funciona a contração muscular, o que vc citou não é possível, no seu exemplo se vc trabalhar a rosca direta com pouca amplitude não vai trabalhar mais uma porção que outra, simplesmente vai dar um estímulo provavelmente insuficiente para desenvolver algo. Pesquise sobre repetições parciais e qual o seu objetivo.

" no seu exemplo se vc trabalhar a rosca direta com pouca amplitude não vai trabalhar mais uma porção que outra,"

Vc está me dizendo que uma rosca direta com pouca amplitude vai trabalhar o musculo todo por igual? Entao pra que fazer amplitude completa?

"simplesmente vai dar um estímulo provavelmente insuficiente para desenvolver algo."

Sim insuficiente para desenvolver a porção proximal do musculo.

Isso nao é uma questao de anatomia, é uma questão de fisiologia, de fechamento das miofibrilas de actina e miosina e tipo de contração na porção do musculo...

Deixa pra lá num vou explicar nao, tenho muito o que fazer. Fica com os seus conceitos que eu fico com os meus e todo mundo fica feliz!!!

Abraço irmão!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com uma duvida. Comecei uma dieta LG e estou treinando 3x na semana pela manha em jejum (seg/qua/sex).

Como só tenho o horario da manha para treinar, estou querendo seguir esse treino nas terças e quintas. Pelo fato de minha primeira refeiçao ser apenas as 11:30 por causa da dieta, haveria problema fazer esse treino pela manha em jejum?

Editado por Zuca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com uma duvida. Comecei uma dieta LG e estou treinando 3x na semana pela manha em jejum (seg/qua/sex).

Como só tenho o horario da manha para treinar, estou querendo seguir esse treino nas terças e quintas. Pelo fato de minha primeira refeiçao ser apenas as 11:30 por causa da dieta, haveria problema fazer esse treino pela manha em jejum?

- Irmão, geralmente aeróbico intervalado em jejum dá problema, mais se vc consegue treinar com pesos em jejum, pode até tentar, mais eu iria com calma, ou então, vc também pode trocar o aeróbico intervalado pelo comum mesmo. ;)

Editado por carlos alexandre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" no seu exemplo se vc trabalhar a rosca direta com pouca amplitude não vai trabalhar mais uma porção que outra,"

Vc está me dizendo que uma rosca direta com pouca amplitude vai trabalhar o musculo todo por igual? Entao pra que fazer amplitude completa?

"simplesmente vai dar um estímulo provavelmente insuficiente para desenvolver algo."

Sim insuficiente para desenvolver a porção proximal do musculo.

Isso nao é uma questao de anatomia, é uma questão de fisiologia, de fechamento das miofibrilas de actina e miosina e tipo de contração na porção do musculo...

Deixa pra lá num vou explicar nao, tenho muito o que fazer. Fica com os seus conceitos que eu fico com os meus e todo mundo fica feliz!!!

Abraço irmão!!!

Então brother, levando-se em conta que isso é um fórum, acho bem saudável discordarmos num determinado ponto e discutir isso essa é justamente a proposta de um fórum.

Para explicar o porquê de se fazer exercícios com boa amplitude, vou usar aqui um trecho de uma referência científica:

"Em 2001, NOSAKA e SAKAMOTO publicaram um estudo onde foram testados os efeitos da amplitude angular durante a fase excêntrica da flexão do cotovelo. Os participantes realizavam o movimento em uma máquina isocinética, sendo que em um dos braços trabalhava-se entre 50° e 130°, e com o outro braço a angulação era entre 100° e 180°. Os dados obtidos revelaram que o membro treinado em encurtamento realizou mais trabalho mecânico (força x deslocamento), porém houve maiores alterações bioquímicas com o movimento alongado. Este resultado comprova que devemos ter cuidado com aplicação de conceitos lineares em sistemas complexos, pois, por mais que o trabalho mecânico tenha sido maior em uma situação, as mudanças fisiológicas foram mais evidentes em outra. Portanto, se o objetivo do treino é um maior trabalho fisiológico, deve-se esquecer a quantidade de peso utilizada e concentrar-se na qualidade do movimento. Este fato é corroborado por diversos estudos que encontraram relações lineares entre o estresse fisiológico e amplitude, mas não com a força exercida (JONES et al, 1989, NEWHAM et al, 1988; TALBOT et al, 1998)."

Texto completo: http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=50

E sobre o fechamento de miofibrilas, o que vc quer que aconteça, infelizmente não acontece. Uma fibra muscular é formada pelos filamentos de actina e miosina que se extendem a partir da linha Z, o que vc quer que aconteça é que apenas os filamentos de actina e miosina da porção distal das fibras musculares deslizem, formando a ponte promovendo a contração... mas isso só poderia ocorrer se o retículo sarcoplasmático liberasse mais íons para os filamentos da porção distal ou se ele começasse a liberar os íons pela porção distal, enfim.... Não sei se isso é possível, mas não acho que seja provável nem que tenha qualquer sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos abdominais a sensação de trabalho maior na porção supra-umbilical do abdome se dá exatamente pela pouca amplitude que o exercício é feito.

Por exemplo, um trabalho otimizado no solo para abdome, teria que flexionar o tronco em mais ou menos 30° sem tirar muito a lombar do solo.

Trabalha-se o reto abdominal por um todo.

Com pouca amplitude, o empirismo me mostrou que a porção infra-umbilical realmente é menos recrutada... (abdominal "supra")

Editado por Darth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos abdominais a sensação de trabalho maior na porção supra-umbilical do abdome se dá exatamente pela pouca amplitude que o exercício é feito.

Por exemplo, um trabalho otimizado no solo para abdome, teria que flexionar o tronco em mais ou menos 30° sem tirar muito a lombar do solo.

Trabalha-se o reto abdominal por um todo.

Com pouca amplitude, o empirismo me mostrou que a porção infra-umbilical realmente é menos recrutada... (abdominal "supra")

Legal brother, dessa experiência sua vc acha que recruta menos pq?? Pelos resultados obtidos, a sensação realizando o exercício...??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos abdominais a sensação de trabalho maior na porção supra-umbilical do abdome se dá exatamente pela pouca amplitude que o exercício é feito.

Por exemplo, um trabalho otimizado no solo para abdome, teria que flexionar o tronco em mais ou menos 30° sem tirar muito a lombar do solo.

Trabalha-se o reto abdominal por um todo.

Com pouca amplitude, o empirismo me mostrou que a porção infra-umbilical realmente é menos recrutada... (abdominal "supra")

É mais ou menos o que estou querendo dizer. Tb sinto isso, alias acho que todo mundo sente.

Talvez a diferença seja no tipo de contração, quando fazemos o classico abd supra onde apenas desencostamos a costas do chão e volta, com certeza contraimos todo o reto como o everton disse, mas o supra faz uma contração concentrica e o infra faz uma contração isometrica.

Nao tenho certeza absoluta disso, nem nunca vi trabalho cientifico especificamente sobre isso. Mas creio que acontece desse jeito( se estiver errado me digam).

Dá tua opiniao aí everton sobre isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...