Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NAC (N-Acetilcisteína) : Entendendo suas funcionalidades

Posts Recomendados

Postado
Em 30/04/2025 em 17:16, tmz disse:

Um fármaco relativamente antigo e que ganhou destaque no meio do bodybuilding quase que como um milagre, de fato o NAC é um excelente composto para incluir na sua rotina suplementar, vamos entender um pouco sobre ele e o porquê de utilizar. 

Uma forma acetilada do aminoácido L-cisteína, amplamente conhecido por sua ação antioxidante, mucolítica e o principal precursor de glutationa, um dos mais potentes antioxidantes endógenos do corpo humano.

A glutationa é bastante abundante em nosso fígado, logo, a utilização de NAC pensando em melhora na toxicidade hepática realmente faz bastante sentido. [1] 

Fornecendo cisteína que ajudará o corpo a produzir glutationa ele irá auxiliar o fígado a eliminar substâncias tóxicas e consequentemente diminuir os danos. 

Mostrar conteúdo oculto

Observei na prática melhora nos quadros de GGT, TGO e TGP.

Pensando além da saúde hepática, o NAC auxilia na melhora da função endotelial reduzindo a adesão de moléculas inflamatórias podendo proteger contra alterações vasculares induzidas pelos esteróides anabolizantes. [2]

Aparentemente tem um papel relevante na melhora da plasticidade neuronal, importante  para usuários de esteróides que relatam irritabilidade, ansiedade ou depressão, principalmente utilizando drogas como trembolona, nandrolona e boldenona. [2]

Observa-se também que a  N-Acetilcisteína atua na modulação do glutamato e da dopamina, e tem sido estudado em casos de depressão, esquizofrenia e dependência química [1], [2]. 

Embora demande mais estudos, são pontos bastante interessantes que podem sim auxiliar usuários de esteróides, já que é bastante estabelecido que eles são neurotóxicos.

Níveis elevados de glutationa estão associados a menor risco de diabetes tipo 2, câncer, doenças cardíacas, doenças renais e pulmonares e inclusive temos alguns estudos em andamento analisando essas outras questões.

As doses usuais de NAC pensando em colher reais benefícios partem de 2g e observa-se uso seguro de até 5g/dia.

Você usa NAC em suas suplementações?

Tem algo a acrescentar nesse conteúdo? 

Os comentários são sempre bem vindos para enriquecer ainda mais o tópico 

Referências:
[1] - The Multifaceted Therapeutic Role of N-Acetylcysteine (NAC) in Disorders Characterized by Oxidative Stress 

[2] - N-acetylcysteine (NAC) in neurological disorders:  mechanisms of action and therapeutic opportunities

Top. Promissor!

Postado

Ainda pretendo acrescentar mais coisas nesse tópico, tem bastante estudo novo e realmente é um fármaco promissor e que acredito ter bastante valor principalmente pra quem usa esteroides, esses “detalhes” podem fazer diferença a longo prazo. 

Em 30/04/2025 em 18:26, Lucas, o Schrödinger disse:

Mto bom! Tava pesquisando sobre isso esses dias, até encomendei um pote da now com capsulas de 1g.

Da Now Foods é excelente. 

Postado

Interessante! Eu não conhecia sobre esse NAC, mas está parecendo que vale um experimento.

Postado

Eu tinha feito essa pesquisa usando o Severino... vou postar aqui já que faz parte do tema do tópico:

GLUTATIONA E FUNÇÃO CEREBRAL: PAPEL NEUROPROTETOR, REGULATÓRIO E TERAPÊUTICO

INTRODUÇÃO

A glutationa (GSH) é o antioxidante intracelular mais abundante no organismo humano. No cérebro, ela exerce papéis cruciais que vão além da simples neutralização de radicais livres. Envolvida no controle de inflamação, manutenção de neurotransmissores e prevenção da morte celular, a glutationa tem sido estudada como biomarcador e alvo terapêutico em diversas condições neuropsiquiátricas, incluindo TDAH, depressão, esquizofrenia e doenças neurodegenerativas.

1. O QUE É GLUTATIONA?

A glutationa é um tripéptido composto por glutamato, cisteína e glicina, sintetizado endogenamente. Suas formas mais relevantes são:

• GSH (forma reduzida): ativa, antioxidante

• GSSG (forma oxidada): indica estresse oxidativo

A razão GSH/GSSG é um marcador fundamental de saúde redox celular, especialmente no cérebro.

2. FUNÇÕES DA GLUTATIONA NO CÉREBRO

🧠 2.1. Antioxidante e neuroprotetor

O cérebro consome até 20% do oxigênio corporal, sendo altamente vulnerável ao estresse oxidativo. A glutationa:

• Neutraliza radicais livres (ROS/RNS)

• Evita a peroxidação lipídica das membranas neuronais

• Mantém a integridade mitocondrial e sináptica

🧬 2.2. Regulação do glutamato

A glutationa regula o transporte e o metabolismo de glutamato, o principal neurotransmissor excitatório, prevenindo:

• Excitotoxicidade

• Oscilações patológicas na sinalização NMDA (relevante para TDAH, esquizofrenia e depressão)

🔒 2.3. Controle da neuroinflamação

Por sua ação redox, modula:

• Microglia (as células imunes do cérebro)

• Liberação de citocinas pró-inflamatórias

• Permeabilidade da barreira hematoencefálica

🧪 2.4. Cofator na síntese e reciclagem de neurotransmissores

GSH participa da homeostase de dopamina, serotonina e noradrenalina, sendo fundamental para a função executiva, regulação do humor e controle de impulsos.

3. DÉFICIT DE GLUTATIONA E DOENÇAS NEUROLÓGICAS

Diversas doenças neurológicas apresentam níveis reduzidos de GSH no cérebro, especialmente em regiões como córtex pré-frontal e hipocampo:

Condição Evidência de déficit de GSH
TDAH Estresse oxidativo elevado, menor regulação dopaminérgica
Depressão maior Níveis reduzidos no córtex cingulado
Esquizofrenia Déficit de GSH em pré-frontal e tálamo
Alzheimer e Parkinson Estresse oxidativo + acúmulo de proteínas danosas
Transtorno bipolar Alteração na homeostase redox
Enxaqueca Envolvimento na sensibilidade cortical

4. AUMENTANDO A GLUTATIONA NO CÉREBRO

Embora a glutationa não seja bem absorvida por via oral, alguns precursores e estratégias são eficazes:

🔹 N-acetilcisteína (NAC)

• Precursor direto de cisteína, o aminoácido limitante da síntese de GSH

• Dose eficaz: 600–1200 mg/dia

• Efeitos: melhora da regulação glutamatérgica, menor impulsividade, menor neuroinflamação

• Usado experimentalmente em: TDAH, TOC, dependência, depressão resistente, esquizofrenia

🔹 Glicina + ácido glutâmico (ou glutamina)

• Fornecem os outros dois blocos construtores

• Podem ser usados como coadjuvantes com NAC

🔹 Ácido lipóico, selênio, vitaminas B2/B6/B12 e C

• Cofatores que favorecem a reciclagem de GSH a partir de GSSG

🔹 Glutationa lipossomal ou sublingual

• Melhor absorção, embora mais cara

• Uso clínico em pacientes com distúrbios hepáticos ou intoxicação

5. IMPLICAÇÕES PRÁTICAS

Para indivíduos com TDAH, déficit de foco, ansiedade neurotóxica, histórico de uso de substâncias ou estresse oxidativo elevado, otimizar a glutationa pode ser um eixo terapêutico importante.

🧩 Protocolo básico para suporte redox cerebral:

• NAC: 600–1000 mg (manhã ou início da tarde)

• Glicina: 2–3 g à noite (efeito calmante e hepatoprotetor)

• Vitamina C + complexo B: 1x/dia, com refeição

• Água e sono adequados: essenciais para reciclagem eficiente de GSH

CONCLUSÃO

A glutationa é uma molécula-chave para o equilíbrio cerebral. Seu impacto vai além da proteção contra toxinas: ela modula neurotransmissores, regula inflamação e influencia o comportamento. Estratégias para aumentar seus níveis — sobretudo via NAC — têm demonstrado eficácia clínica em condições que envolvem disfunção executiva, impulsividade, humor e neurotoxicidade.

Postado

Não sei se foi o NAC quem fez essa mudança drastica mas meus niveis de TGO final de Janeiro estavam em 89 e a referencia era 40. Fiz suplementação de NAC por 1 mes e meio (2g/dia) e os niveis de TGO desceram para 44

Postado

Fala @tmz!

Aparentemente o Lorenzo não curtiu meu post, não sei exatamente pq, mas se vc tb não achar válido, eu apago. A intenção é só contribuir pro ótimo tópico com uma pesquisa que eu já tinha feito pra mim mesmo… o texto obviamente não é meu, como deixei explícito no post, é do chat, foi só um copia e cola contendo as dúvidas que eu tirei e ajustado pra uma formatação bonitinha.

Abraço

@lorenzo_EP, não curtiu as informações? Não entendi. Até outro dia eu não sabia nada disso, pesquisei e encontrei essas infos, a ponto de ter comprado a suplementação… e agora vi esse tópico maneiro do TMZ e achei q outras pessoas pudessem gostar de ler… enfim, to numa fase que quero distância de treta. Se não curtir algum conteúdo, só falar.

Postado (editado)
Em 30/04/2025 em 21:33, Lucas, o Schrödinger disse:

Fala @tmz!

Aparentemente o Lorenzo não curtiu meu post, não sei exatamente pq, mas se vc tb não achar válido, eu apago. A intenção é só contribuir pro ótimo tópico com uma pesquisa que eu já tinha feito pra mim mesmo… o texto obviamente não é meu, como deixei explícito no post, é do chat, foi só um copia e cola contendo as dúvidas que eu tirei e ajustado pra uma formatação bonitinha.

Abraço

@lorenzo_EP, não curtiu as informações? Não entendi. Até outro dia eu não sabia nada disso, pesquisei e encontrei essas infos, a ponto de ter comprado a suplementação… e agora vi esse tópico maneiro do TMZ e achei q outras pessoas pudessem gostar de ler… enfim, to numa fase que quero distância de treta. Se não curtir algum conteúdo, só falar.

Vou me meter (de novo), não xingue minha pobre mãezinha mentalmente

Acho que é pq tem uma regra do fórum nova de não usar GPT, eu vi algo assim na parte de atualizações 

Editando pq eu conferi lá e na verdade é não usar sem contextualizar 

Editado por Rambaoretorno
Postado
Em 30/04/2025 em 21:43, Rambaoretorno disse:

Editando pq eu conferi lá e na verdade é não usar sem contextualizar 

Eu acho q até fiz o diclaimer antes, chamo de Severino…

No caso específico eu tenho pesquisado suplementos com impacto no cérebro e me deparei com NAC, mas não tinha entendido bem como funciona a glutationa e pesquisei mais à respeito. Fiz algumas perguntas. Hj qd vi o tópico do TMZ pedi pra montar esse texto com base nas resposta. Fim.

Eu já pesquisei e acho q entendi o tema. Inclusive cheguei à conclusão de q vale testar o NAC, tanto pelos impactos positivos no cérebro quanto no fígado. Mas se acham q não pode postar esses textos aqui, eu apago numa boa… só postei pq como me ajudou poderia ajudar outras pessoas.

Postado

Já vi relatos de apatia em doses a partir de 1.5g de NAC. Qual a veracidade disso? Algum relato sobre?

Postado
Em 30/04/2025 em 22:22, Lucas, o Schrödinger disse:

No caso específico eu tenho pesquisado suplementos com impacto no cérebro e me deparei com NAC, mas não tinha entendido bem como funciona a glutationa e pesquisei mais à respeito. Fiz algumas perguntas. Hj qd vi o tópico do TMZ pedi pra montar esse texto com base nas resposta. Fim.

Eu já pesquisei e acho q entendi o tema. Inclusive cheguei à conclusão de q vale testar o NAC, tanto pelos impactos positivos no cérebro quanto no fígado. Mas se acham q não pode postar esses textos aqui, eu apago numa boa… só postei pq como me ajudou poderia ajudar outras pessoas.

Rapaz, parou em.

continua postando de boa, seus tópicos ajudam demais!

sempre vai ter gente que não gosta ou descorda (ainda bem né? Se não seria tudo absoluto)

mas se tá agregando pra outras pessoas, e a info é de qualidade, faz todo sentido postar.

Postado
Em 01/05/2025 em 03:50, Antspy disse:

Já vi relatos de apatia em doses a partir de 1.5g de NAC. Qual a veracidade disso? Algum relato sobre?

Igual ashwaganda. Já usei, não senti nada de apatia (não gosto de pessoas mesmo kk). Mas dizem ser comum. 

Postado
Em 01/05/2025 em 03:50, Antspy disse:

Nunca vi sobre, mas cabe pesquisa. Como somos muito individuais, sempre tem alguém que vai relatar algum sintoma fora do comum com praticamente qualquer substância.

Eu uso quase 4g/dia, nenhum incomodo.

Em 30/04/2025 em 22:22, Lucas, o Schrödinger disse:

A ideia do post é justamente agregar, adicionar informações obviamente vai enriquecer o conteúdo.

Acredito que a “indagação” dele foi devido ao uso do GPT, já que por lá qualquer um simplesmente vai e pesquisa, dai o forum acaba perdendo o sentido, ao invés de procurar aqui, pergunta la. Imagino ter sido isso, como não fui em quem reagi, não tenho o que afirmar sobre, rs.

Alias, fica de alerta para outros usuários, cuidado com essas IA’s, é um prato cheio pra leigo fazer cagada, boa parte das informações ali presentes não possuem bom embasamento, é comum ver bastante diferença em calorias e recomendações feitas por elas, elas podem ser uteis, mas são uteis como acessório e não pra pesquisa bruta. 

Enfim, ja ta desvirtuando o topico.

Postado
Em 01/05/2025 em 06:10, Polaco88 disse:

Igual ashwaganda. Já usei, não senti nada de apatia (não gosto de pessoas mesmo kk). Mas dizem ser comum. 

Senti uma espécie de anedonia com ashawaganda, tinha vontade de fazer nada, se desse alguma merda não me importava como deveria, como se estivesse dopado mesmo. Tô com meio pote parado, uma pena, pq senti benefícios no sono.

Postado
Em 01/05/2025 em 10:57, frankx disse:

Senti uma espécie de anedonia com ashawaganda, tinha vontade de fazer nada, se desse alguma merda não me importava como deveria, como se estivesse dopado mesmo. Tô com meio pote parado, uma pena, pq senti benefícios no sono.

Curioso man. A parte de "não se importar com nada" ta aprecendo trembo kkk

Era tipo um "desanimo", tipo, "hoje vou fazer varios nadas e só"

Em 01/05/2025 em 10:57, frankx disse:

Tô com meio pote parado, uma pena, pq senti benefícios no sono.

E se reduzir a dose, sera que nao da bom ?

Postado
Em 03/05/2025 em 20:44, Polaco88 disse:

NAC eu uso e recomendo sempre da Growth, dificil bater o preço deles, e nunca vi relatos de produto falsificado de lá, sempre foi uma marca que se demonstrou integra.

• 3 semanas depois...
Postado

NAC não seria "contra hipertrófico"? Por ser um anti oxidante potente, não teria malefícios em utilizar de forma diária? 

• 3 semanas depois...
Postado

@tmz Como voce sabe estou fazendo o uso do roacutan e recentemente tive uma inflamação no trapezio que puxa até meu ombro, passei no medico e receitaram ibuprofeno e torcilax (são processados pelo figado). Queria saber sua opinião se seria interessante usar 1.8g ou 2.4g de Nac pelo menos por um mes para ajudar como protetor hepatico ou é praticamente inutil nesse caso (só tomo o anti inflamatorio e o remedio pra dor e espero o figado melhorar sozinho?

Postado
Em 22/05/2025 em 21:59, thWill_ disse:

NAC não seria "contra hipertrófico"? Por ser um anti oxidante potente, não teria malefícios em utilizar de forma diária? 

Tem alguns bons estudos que demonstram sim uma piora na hipertrofia  com altas doses de antioxidantes, por isso é interessante fazer o uso em momentos estratégicos, 4-6 semanas ali em um recovery em caso de hormonizados, mas na pratica, é muito difícil mensurar o quão impactante pode ser, não sei se teria uma piora relevante na hipertrofia. 

Postado
Em 13/06/2025 em 05:45, tmz disse:

Tem alguns bons estudos que demonstram sim uma piora na hipertrofia  com altas doses de antioxidantes, por isso é interessante fazer o uso em momentos estratégicos, 4-6 semanas ali em um recovery em caso de hormonizados, mas na pratica, é muito difícil mensurar o quão impactante pode ser, não sei se teria uma piora relevante na hipertrofia. 

Faz sentido, eu gosto de utilizar quando eu sinto que o meu corpo está sob um estresse muito alto, antes de dormir por exemplo... E pensar que quando era mais jovem, usava 500-1000mg de vitamina C pós treino acreditando que iria ajudar na recuperação kkkkkkkk

Postado
Em 13/06/2025 em 09:06, thWill_ disse:

Faz sentido, eu gosto de utilizar quando eu sinto que o meu corpo está sob um estresse muito alto, antes de dormir por exemplo... E pensar que quando era mais jovem, usava 500-1000mg de vitamina C pós treino acreditando que iria ajudar na recuperação kkkkkkkk

Não foi só você quem fez isso, antes era muito ruim de informação, hoje ta melhor, mas tem nego cabeça dura que continua “trabalhando” errado por ignorância ao invés de aproveitar e sofrer menos pra atingir algum objetivo. 

Mas nesse caso do antiox, não acho que seja nada alarmante, de toda forma não sei se a longo prazo seria interessante manter uma carga alta por muito tempo, vale a pena usar de forma inteligente sem duvida

Postado
Em 13/06/2025 em 09:53, tmz disse:

Não foi só você quem fez isso, antes era muito ruim de informação, hoje ta melhor, mas tem nego cabeça dura que continua “trabalhando” errado por ignorância ao invés de aproveitar e sofrer menos pra atingir algum objetivo. 

Mas nesse caso do antiox, não acho que seja nada alarmante, de toda forma não sei se a longo prazo seria interessante manter uma carga alta por muito tempo, vale a pena usar de forma inteligente sem duvida

Pois é. Eu voltava da academia a pé, 1km de distância de casa, e era comum eu começar a espirrar, ou ter coriza, e associava isso com diminuição da imunidade e portanto uma vitamina C estaria totalmente condizente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...