Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Thors Dagbok: Deus da Power Belly em Busca do Supino de 210kg

Posts Recomendados

Postado
Em 21/11/2023 em 14:55, ThorMitologicamenteAcurado disse:
Em 21/11/2023 em 12:19, Power_tr00 disse:

Acho que o maior problema de fazer supino no chão é fazer o arco com as costas, não fica com aquele arco bem rigido e estabilizado como no banco.

Cara, no caso ai vc diz que fazer o supino com a pegada mais fechada gera um bom estimulo nos triceps certo? Mas sobre os cotovelos, eles continuam com a mesma distancia do corpo? Para "pegar" mais o triceps não seria melhor colocar os cotovelos mais proximos do corpo? É algo que estou testando.

foi um divisor de águas pra mim entender que supino fechado é só um tiquinho mais fechado que o normal, confia, vira outro exercício

no chão vc não faz arco fica costas retas ou faz uma "ponte" pra deixar ele meio declinado

Postado
Em 21/11/2023 em 12:13, ThorMitologicamenteAcurado disse:

É isso meus manos, agradeço todo mundo que deu sugestões para exercicios de triceps s2.

Sempre aqui pra ajudar, só chamar.

Em 21/11/2023 em 15:00, Dougwar disse:

eu achei interesante pois ele acaba usando duas articulaçoes, tipo supino fechado, o frances so mexe uma articulação. Mas entendo o seu ponto.

Não são comparáveis, os supinos fechados são compostos e multiarticulares, movimentam dois grupos de articulações: ombros e cotovelos. Esse tate movimenta apenas um, os cotovelos, é um isolador monoarticular.

Se não fosse assim, qualquer exercício bilateral seria composto, por envolver duas articulações.

Postado
Em 22/11/2023 em 12:19, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Esses dias vi um video, acho que do mike mentzer, falando sobre como deveriamos usar a barra reta ao inves da barra W para focar nos biceps, estou pensando em testar com a barra reta, opiniões?

Não vale a pena, sempre a galera reclama que machuca e lesiona o antebraço.
Eu mesmo sinto uma fisgadona no antebraço quando faço barra reta.

Postado
Em 22/11/2023 em 12:32, Guimers disse:

Não vale a pena, sempre a galera reclama que machuca e lesiona o antebraço.
Eu mesmo sinto uma fisgadona no antebraço quando faço barra reta.

Idem.

Barra w = punhos e antebraços sadios.

Postado
Em 22/11/2023 em 12:19, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Esses dias vi um video, acho que do mike mentzer, falando sobre como deveriamos usar a barra reta ao inves da barra W para focar nos biceps, estou pensando em testar com a barra reta, opiniões?

Odeio, sempre acabo me machucando. Punho fica muito desconfortável.

Postado

Pois é cara, mas igual relatei, gostei demais do exercicio. Eu tenho essa mania de manter o treino o mais simples o possivel e por isso eu sempre escolho o que considero o "melhor exercicio" para aquele grupo muscular. Por exemplo peito=supino quadriceps = agachamento e só faço eles. Estou em busca desse "melhor exercicio" para os triceps e acredito que a paralela possa ser essa escolhida.

Tu nunca vai fazer "o melhor para", pode conseguir "o que encaixa melhor em condições X", mas não o melhor para tal grupamento. Por exemplo, paralela nem de longe é o melhor pra triceps, principalmente tendo halteres pra fazer exercício específico dê. Agachamento LIVRE não é o melhor para quadriceps, mas como tu treina em casa, é um dos melhores que tu pode fazer. Igual, tudo vai ser contexto dependente.

Cara, esse Tate Press parece ser um tanto atrapalhado na questão de progressão de carga (imagina uma anilha de 10kg ou até 20kg cada lado, irão se bater). Mas acredito que um Frances possa ser uma solução, irei testar.

Com anilhas desse tamanho provalvemente limite a amplitude de movimento mesmo mas com halteres tu pode fazer testa, francês, crossbody, JM press, muita coisa mais específica pra triceps e com mais liberdade de movimento.

Postado (editado)

@Guimers @lorenzo_EP @HeiseN_

Obrigado pelo feedback meus manos, possivelmente me livraram de uma dor de cabeça, continuarei na barra W mesmo. s2

Em 22/11/2023 em 12:57, Coach.Wagner disse:

Tu nunca vai fazer "o melhor para", pode conseguir "o que encaixa melhor em condições X", mas não o melhor para tal grupamento. Por exemplo, paralela nem de longe é o melhor pra triceps, principalmente tendo halteres pra fazer exercício específico dê. Agachamento LIVRE não é o melhor para quadriceps, mas como tu treina em casa, é um dos melhores que tu pode fazer. Igual, tudo vai ser contexto dependente.

Opa Wagner, concordo com vc, foi por isso que utilizei a expressão (que eu) considero o "melhor exercicio" e utilizei as aspas. Entretanto, fazer uso de expressões e aspas não são suficientes, ainda mais quando uma frase dessa pode influenciar na criação uma ideia tão errada como vc mesmo descreveu. Te agradeço pelo aviso e por sempre manter o nivel do diario elevado.

Gostaria de me retratar sobre o assunto:

Como eu gosto de escolher os exercicios que faço?

Ou seja, os exercicios que eu mais vejo resultados e gosto de fazer, não significa que os resultados se encaixarão nos objetivos de todos, aliás possuo dois objetivos com meus treinos, força e treinar o que eu gosto.

1. O movimento deve ser aquele que produzirá maior aumento de força em geral e maior progressão de cargas (garantir alta intensidade de treino).
  2. Eu goste do exercicio.

Com isso em mente, vamos supor que vá escolher um exercicio para o peitoral. Entre o crucifixo e o supino, escolho o supino pois ele garantirá um maior aumento de força em geral por ser composto e envolver mais musculos do que o crucifixo, além de possibilitar uma progressão de carga muito maior.

Agora, levo em consideração tambem a questão do contexto como o Wagner citou, logo, me refiro aos recursos que possuo em minha academia em casa.

Assim, entre o supino com barra e o supino com halteres, embora ambos sejam compostos e estimulem bastante a força em geral, eu acabo escolhendo o supino com barra pois me garantirá uma progressão de carga muito maior por conta da quantidade limitada de peso que consigo colocar em cada halter na minha academia.

Foi por isso que disse que a paralela poderia ser a minha "escolhida", é um exercicio composto e poderá promover um aumento da força em geral (tanto no supino como no OHP). Além disso posso simplesmente amarrar anilhas na minha cintura e progredir bastante carga. E é claro, quase que acima de tudo, gostei de executar o movimento.

Editado por ThorMitologicamenteAcurado
Postado

lembro de vc dizer que tem uma estação de musculação com polias, confere?

se sim, cara, é a melhor coisa que tem pra isolar e pra exercícios específicos de hipertrofia, principalmente se a polia for móvel

Postado
Em 22/11/2023 em 16:46, Lucas, o Schrödinger disse:

lembro de vc dizer que tem uma estação de musculação com polias, confere?

se sim, cara, é a melhor coisa que tem pra isolar e pra exercícios específicos de hipertrofia, principalmente se a polia for móvel

Confere meu mano.

O problema aqui é exatamente o fato de eu querer aposentar 100% dessa estação.

No começo era ok, mas conforme eu fui aumentando bastante as cargas começaram ocorrer alguns problemas. Os cabos estavam com a proteção de borracha saindo e as bolinhas que seguram o cabo no lugar não estavam dando conta da tensão e a ponta dos cabos entraram dentro delas.

Com a proteção dos cabos saindo, decidi descascar o cabo e deixar o metal exposto, ai as polias de nylon começaram a moer (mesmo lubrificando) e soltar muita sujeira.

Fora outros problemas que nem vou citar aqui e a necessidade constante de manutenção.

Hoje em dia só uso essa estação para fazer o triceps no pulley, mas não quero manter esse monstro de ferro para usar apenas 1 vez na semana. Além de que o pulley não me permite colocar uma carga legal e manter uma intensidade boa porque com o aumento da carga, como estou me "tirando do chão", a execução não estava ficando legal.

A estação durou muito tempo e a usei bastante, mas hoje meu estilo de treino mudou e as barras e anilhas não me dão manutenção nenhuma e acredito que vão durar uma vida inteira.

Postado

Eu tenho uma polia bem bosta, mas consigo fazer razoavelmente bem alguns exercícios, quase todos unilaterais:

Triceps francês corda unilateral

Low facepull

Bayesian curl unilateral

Elevacão lateral unilateral

Pull around

Chest press around

Acho q são esses. 

Postado
Em 22/11/2023 em 17:22, Lucas, o Schrödinger disse:

Eu tenho uma polia bem bosta, mas consigo fazer razoavelmente bem alguns exercícios, quase todos unilaterais:

Triceps francês corda unilateral

Low facepull

Bayesian curl unilateral

Elevacão lateral unilateral

Pull around

Chest press around

Acho q são esses. 

São boas alternativas meu mano. Mas como te disse, minha intenção é aposentar essa estação e fazer o treino livre de polias e cabos, apenas barras a anilhas.

Minha alternativa logo de cara foi o skullcrusher, mas tem a questão do cotovelo que também apareceu em outras sugestões do pessoal.

Meu pretendentes no momento são o supino com a pegada fechada mantendo os cotovelos perto do corpo e a paralela.

Ainda estou para testar alternativas com halteres, como o francês. Mas é claro, possuo certa preferência por compostos, mas se ver que posso me beneficiar com um isolador nos halteres, posso mudar.

Postado
Em 17/11/2023 em 12:08, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Grande, enorme dia!

Hoje o treino foi de Supino e Deadlift

Supino 170kg - 4 reps PR

É isso mesmo meus manos, apesar de ter batido a barra na proteção e desequilibrado um pouco, finalmente consegui as 4 reps nos 170kg. E olha lá, subiu tão tranquilo que ainda tive a ousadia de tentar a 5 rep (obviamente não subiu quase nada).

Isso coloca meu 1RM e 192kg, muitissimo perto do objetivo de 200kg. 

Como ja disse antes, o que quero fazer é: 3 treinos consecutivos batendo essas 4 reps e ai sim irei progredir a carga para 180kg. Então 1/3 feito.

Proximo treino vou ver se lembro que usar outro angulo de camera para mostrar as anilhas certinho.

Deadlift 210kg 4 reps

Depois de um bom tempo sofrendo com o deadlift acho que finalmente voltamos nos trilhos, é claro, é um movimento que esta extremamente defasado perto dos outros 2 principais, sinto que ainda falta aquela "virada de chave" na execução, me acostumar com o movimento e pegar uma rotina igual tenho com o squat e o supino.

Ainda assim, não cheguei nem perto do meu PR de 210kg - 7 reps.

Minha intenção é fazer 2 vezes os tres levantamentos na semana, acho que é o ideal, mas conciliar todos os exericicios esta me dando um certo trabalho.

É isso meus manos, grande dia!

Mano, simplesmente bizarro, seu supino é quase de nível campeão nacional. Como pode a existência de um cara desse? Muito bom. 

Postado
Em 22/11/2023 em 23:01, zerackshier disse:

Mano, simplesmente bizarro, seu supino é quase de nível campeão nacional. Como pode a existência de um cara desse? Muito bom. 

Sério mano? Não estou antenado nos números kkk obrigado.

Na minha opinião, nem todo mundo nasceu para ser bodybuilder, o cara tem que ser abençoado por deuses de três religiões diferentes, e para ficar no top 10 em um Mr. Olympia deve ser um descendente perdido de Zeus.

Agora, todo mundo pode começar a próxima semana mais forte do que está nessa. Isso é fato. Depende de quão longe vc está disposto a levar essa brincadeira.

Dois conselhos que eu gostaria de ter recebido quando comecei:

(Lembrando que o foco aqui é força)

1. Deixe seu corpo crescer, tu pode se preocupar com teu abdomen trincado depois de estar grande e forte. E talvez, depois de adquirir uma excelente força, tu nem se preocupe mais com abdômen definido.
  2. Deixar seu corpo crescer não significa comer merda. Se vc fizer esse processo comendo só lixo, vc vai ganhar mais gordura do que músculo e gordura não levanta peso. Coma carne, frango, leite, ovos, arroz. Vontade de comer doce é whey com pasta de amendoim.

Acredite, eu já fui magrelo e me lembro da primeira vez que fiquei verdadeiramente feliz com o supino, foi quando supinei 110kg depois de meses tentando.

Dieta foi o motivo de ter começado o diário e minha força decolou nesses 2 meses, meu supino era de 150kg e já está em 170kg com uma rep a mais, a única alteração relevante que fiz foi a dieta contando macros.

Postado
Em 23/11/2023 em 08:03, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Dois conselhos que eu gostaria de ter recebido quando comecei:

(Lembrando que o foco aqui é força)

1. Deixe seu corpo crescer, tu pode se preocupar com teu abdomen trincado depois de estar grande e forte. E talvez, depois de adquirir uma excelente força, tu nem se preocupe mais com abdômen definido.
  2. Deixar seu corpo crescer não significa comer merda. Se vc fizer esse processo comendo só lixo, vc vai ganhar mais gordura do que músculo e gordura não levanta peso. Coma carne, frango, leite, ovos, arroz. Vontade de comer doce é whey com pasta de amendoim.

cara, excelente!!! Porém vale muito para o meio bodybuilder tbm... só comecei a crescer quando comecei a comer de verdade, quem come e treina pesado cresce, podem falar oq for, mas é oq da certo. Sai de um shape de crackudo e fraco pra um parrudo e forte em menos de 3 anos. 

Postado
Em 22/11/2023 em 17:17, ThorMitologicamenteAcurado disse:

O problema aqui é exatamente o fato de eu querer aposentar 100% dessa estação.

A estação durou muito tempo e a usei bastante, mas hoje meu estilo de treino mudou e as barras e anilhas não me dão manutenção nenhuma e acredito que vão durar uma vida inteira.

O ponto principal da discussão, é justamente que tu pode estar se limitando, por optar unica e exclusivamente por barras e anilhas. Essas ferramentas atendem grandes demandas? Sim. Geram resultados? Com certeza. Todavia, a versatilidade das polias no conforto articular, variedade de movimentos que suportam e até na possibilidade de peso, acaba superando para uma parcela muito grande de movimentos.

Como o @Lucas, o Schrödinger citou, tem uma infinidade de exercícios unilaterais na polia, que com certeza já quebrariam a questão de peso que levantaste, por serem unilaterais, além de terem um potencial de hipertrofia e desenvolvimento de força local, que vai acabar contribuindo para o geral, muito grande.

Outra questão é que, algumas das melhoras não tem correspondência (capacidade de melhorar outro movimento) direta com outras. Tu citou a paralela e potencial dela de aumentar o supino e o desenvolvimento. De paralela, meu top peso na época que fazia, foram 6reps com 50kg na cintura se não me engano, que davam uns 150kg totais contando com o meu peso na época, que não influenciou em nada o meu supino e muito menos o meu OHP que SEMPRE foi uma bosta, sempre fui fraco acima da cabeça.

Spoiler

claro que aqui tem fatores individuais

Então, caso em algum momento tu pensa em máxima possibilidade de crescimento, a sugestão que fica é: repense sobre a polia, ela pode acabar te favorecendo muito mais do que aparenta.

Postado

A panturra em pé ficou no jeito, só o step tu não acha melhor colocar ele perpendicular? Diminui o risco dele virar e você cair

• Moderador
Postado

Pensa que o exercício da panturtilha pode te ajudar com flexibilidade.

Então antes de botar muito peso, arrisque deixar o músculo dar uma esticada (nada severo).

Isso ajuda a soltar a musculatura e o exercício segue melhor. 

Funcionou pra mim e pode ficar pra você. 

Postado
Em 23/11/2023 em 12:26, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Hoje adicionei +10kg em comparação com treino de ontem. Ta começando a ficar cada vez mais perigoso (e não estou falando da banqueta de titanio).

De qualquer forma, é a minha unica maneira de treinar panturrilha sentado e, sinceramente, não é ruim não. Sinto uma queimação desgraçada na panturrilha.

Venho acompanhando em silêncio o diário.

Parabéns pelas marcas nos exercícios e excelente evolução!

Não usa mais esse banco de madeira mano!

É arriscado para vc, pelo risco de ele quebrar e te machucar (E pode ser sério)

Abs

Postado (editado)
Em 23/11/2023 em 13:13, Coach.Wagner disse:

O ponto principal da discussão, é justamente que tu pode estar se limitando, por optar unica e exclusivamente por barras e anilhas.

É um excelente ponto e concordo que estarei me limitando. Afinal, estarei "perdendo" um equipamento que me possibilita uma gama de exercicios muito grande.

No momento, meu treino sendo executado da seguinte forma:

Peito = Barras e Anilhas

Costas = Barras e Anilhas

Pernas (em geral) = Barras e Anilhas

Biceps = Barras e Anilhas

Antebraço = Barras e Anilhas

Trapézio = Barras e Anilhas

Ombros = Barras e Anilhas

Triceps = ?

A realidade aqui esta no contexto da minha academia.

Citei anteriormente que a estação (onde se encontra o pulley) gera uma manutenção muito alta e, uma vez a cada dois anos em média de uso intenso, devo realizar reparos nos cabos. 

O grande problema desses cabos é que eles possuem ponteiras, comprimentos e espessuras especificas, o que significa que a maneira mais facil de encontrar novos é direto com fabricante da estação, que vende o kit de cabos. Esse kit custa 330 reais e MUITO raramente esta disponivel, acho que eles esperam o cometa halley passar para disponibilizar peças de reposição.

Entende Wagner? Voce esta completamente coberto de razão. Porém, é simplesmente um trabalho muito grande para treinar apenas triceps.

Não vou deletar completamente a possiblidade de fazer uso das polias. Mas acredito que, caso consiga achar um equivalente nas barras e anilhas, será um beneficio muito grande. Do contrario, volto às polias.

Editado por ThorMitologicamenteAcurado
Postado
Em 23/11/2023 em 13:14, ghzinn disse:

A panturra em pé ficou no jeito, só o step tu não acha melhor colocar ele perpendicular? Diminui o risco dele virar e você cair

Opa meu mano, obrigado pela sugestão de exercicio!

Cara, será? Não parei pra pensar nisso, mas acho que colocando na perpendicular seria pior, não? Eu teria que me equilibrar pois ele ficaria alto.

Ai eu coloquei ele paralelo ao solo e com duas anilhas de 10kg opostas ao meu pé para que o step nao vire.

Em 23/11/2023 em 13:41, Fefe disse:

Pensa que o exercício da panturtilha pode te ajudar com flexibilidade.

Então antes de botar muito peso, arrisque deixar o músculo dar uma esticada (nada severo).

Isso ajuda a soltar a musculatura e o exercício segue melhor. 

Funcionou pra mim e pode ficar pra você. 

Opa tia Fe, o Dougwar chegou a comentar isso e é exatamente o que estou fazendo.

Em ambos os videos relaxei o maximo possivel da panturrilha, no exercicio sentado cheguei até ter um "pump" no tibial anterior por forçar uma esticada no tornozelo.

Acaba que essa é uma prova muito sólida da minha falta de mobilidade no tornozelo.

Entretanto, acabei comprando um tenis e uma palmilha sugerida pelo pessoal e meu agachamento melhorou demais (amanhã inclusive tem video).

A verdade é que desde que comecei a fazer panturrilha sentado venho sentindo uma melhora nesse quesito, acho que essa esticada no sóleo que vc citou pode ter sido o causador da melhora.

Em 23/11/2023 em 15:49, Henrique... disse:

Venho acompanhando em silêncio o diário.

Parabéns pelas marcas nos exercícios e excelente evolução!

Não usa mais esse banco de madeira mano!

É arriscado para vc, pelo risco de ele quebrar e te machucar (E pode ser sério)

Abs

Opa meu mano, acompanhe mais em "não-silencio" kkk.

Obrigado!

Cara, essa banqueta de madeira é muito boa, no video ela passa essa impressão de coisa velha e podre, mas a realidade é que ela é muito mais resistente do que aparenta ser. Além do mais, o peso esta posicionado sobre meus joelhos (em cima daquele suporte de metal) e não na banqueta de madeira.

Mas vou fazer um teste usando o banco do supino, se der certo usarei ele.

Obrigado pelo preocupação meu mano. Abs.

Postado (editado)
Em 23/11/2023 em 16:16, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Opa meu mano, obrigado pela sugestão de exercicio!

Cara, será? Não parei pra pensar nisso, mas acho que colocando na perpendicular seria pior, não? Eu teria que me equilibrar pois ele ficaria alto.

Ai eu coloquei ele paralelo ao solo e com duas anilhas de 10kg opostas ao meu pé para que o step nao vire.

No caso paralelo ao solo e perpendicular ao seu corpo, deixando a área que você pode pisar no step mais estreita e o contra peso ficando mais distante da onde você tá pisando

Seria assim no caso:

Editado por ghzinn
Postado
Em 23/11/2023 em 18:52, ghzinn disse:

No caso paralelo ao solo e perpendicular ao seu corpo, deixando a área que você pode pisar no step mais estreita e o contra peso ficando mais distante da onde você tá pisando

Seria assim no caso:

Entendi, realmente assim teria menos chances de tombar. Vou testar, mas acho que dessa maneira vou ficar muito longe de onde me opoio com o outro braço 

Postado
Em 24/11/2023 em 12:45, Super Ogro disse:

Evolução monstra na forma do agacho em pouquíssimo tempo 👏

Pior que foi cara!

Acho que os causadores dessa melhora foram dois fatores:

1. Tenis combinado com a Palmilha. O tenis me deu uma estabilidade e confiança absurda para executar o movimento e "me arriscar mais" na profundidade, enquanto a palmilha, obviamente, consertou a questão da falta de mobilidade no tornozelo.
  2. Adotar uma stance mais estreita. Antes, estava fazendo o agachamento com a distancia entre os pés muito larga, hoje com os pés mais proximos na linha do quadril consigo agachar de forma mais natural. Esse era o causador daquela dificuldade em agachar mais fundo logo antes da paralela, não o tornozelo como teorizava na época.

Acho legal deixar documentado aqui caso alguem passe por uma situação parecida com o agachamento. Foi o que resolveu essa dor de cabeça para mim.

Postado
Em 25/11/2023 em 11:51, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Eai meus manos, hoje foi o treino de OverHeadPress e Triceps, bora lá:

OverHeadPress 110kg - 3 reps

Meu PR é 108kg - 4 reps, aqui aumentei 2kg mas perdi 1 rep, começarei a aclimatar com essa carga agora. É incrivel a diferença que apenas esses 2kg estão fazendo pqp.

Podem ver que quase me caguei inteiro para tirar a terceira rep. Utilizei o Magnesio aqui e senti que deu uma ajuda legal. No mais, é continuar trabalhando.

Triceps

Eu sei que eu disse que iria testar o triceps frances, mas ... eu estava com vontade de inventar alguma gambiarra.

A verdade é que senti que a paralela é um exercicio desafiador, gostei do movimento, posso colocar bastante carga, não pega o cotovelo etc etc.

A gambiarra que decidi fazer foi essa ai, peguei os meus antigos cavaletes e os usei como um apoio para as barras paralelas não dobrarem. Resolveu aquele problema que as barras dobravam inteirinhas e a estabilização ficou muito melhor.

Essa não é uma solução definitiva e, caso decida realmente adotar esse exercicio como treino definitivo de triceps, comprarei as barras paralelas de chão.

Peso 120kg e fiz 20 repetições ai.

A intensidade ficou muito baixa e decidi adicionar uma anilha de 20kg na cintura:

Tive que utilizar meu cinto para poder amarrar a anilha na cintura, alguem tem alguma sugestão melhor de como fazer isso? Sem o cinto acabou ficando muito desconfortavel.

@vovo lorenzo Vi um video seu fazendo barra fixa com uma anilha amarrada na cintura, como vc faz? É algum equipamente especifico?

Ai, com um total de 140kg, consegui fazer 10 reps, acho que 40kg amarrados ficará com a intensidade ideal.

É isso meus manos, bom final de semana pra vcs.

meu deus, o cara fazendo paralelas com fucking 140kg como se fosse agua kkkkkkkkkk. brutal cara

Postado

Nossa irmão, reforço, TUA PLAYLIST É FODA.

A música do primeiro vídeo do tríceps me pegou um gatilho fudido aqui do tempo que passava o dia todo jogando GTA Online, rapaz que sensação boa, OBRIGADO! ❤️

Gambiarra foda mano, ficou realmente muito bom!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...