Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Depressão - Meus sintomas - prestes a iniciar TRT (relato e acompanhamento)

Posts Recomendados

Postado

Bom dia!

Tenho 35 anos, tratando depressão leve (há 1 ano e meio era grave), e recentemente fui recomendado por minha endocrino a fazer a reposição.

Sei que tem um post fixado desse assunto, porém como no meu caso estou fazendo um tratamento para depressão, entendi que seria interessante abrir um tópico novo e postar meu relato sobre a experiência, semana a semana.

Quadro atual:

Fiz musculação por 7 meses antes da pandemia: treino bem regrado e periodizado, pelo menos 4x na semana. A dieta, porém, era bem "flexível"...um pouco largada vou ser sincero. Eu batia macros mas não me privava de comida suja eventualmente. Mesmo assim ganhei 4kg massa magra e perdi 5kg de gordura segundo a avaliação da academia.

Nessa fase eu estava com 84kg aprox. (bem sobrepeso, tenho 1,65 de altura) e minha testo total = 270 testo livre aprox. 250

Sintomas: concentração terrível, fadiga, disposição PÉSSIMA (pela depressão? testo baixa?) e o mais curioso - eu não sinto tanto pump nos músculos, mesmo treinando até a falha nas séries.

Sei que é uma comparação esdrúxula agora com 35 mas, quando eu tinha 21 anos eu puxava marombinhas de 10/12kg no meu quarto mesmo e sentia os braços praticamente pulsando. O pump era excelente e os resultados estéticos (eu era magro) eram bem melhores.

Enfim...minha endocrino recomendou a TRT se eu estivesse a favor. Como os problemas de letargia e humor me atrapalham DEMAIS, decidi fazer.

Primeiro, vou refazer o exame de sangue (que no momento, sedentário, deve indicar uma testo ainda menor, em tese) e depois retornar contato com ela para definirmos a forma (gel, injetável etc.)

Não pretendo usar uma dose suprafisiológica, mas a minha endócrino mesmo sugeriu atingirmos o máximo do padrão (acredito que em torno de 800-1000ng/dl)

Já retomei os treinos, fazendo um adaptativo no momento. Também estou ciente de que o TRT altera o perfil lipídico, então já retomei a dieta de forma mais séria.

Comentários/críticas são bem vindos, abs!

• Supermoderador
Postado

Tenta realmente ver se achar a razão da testo baixa

E de qualquer forma vai ser uma decisão para a vida toda, quer queira ou não vai causar dependência física e psicológica ao longo dos meses e anos de uso. Esteja preparado já caso queira ter filhos ou não, check-ups principalmente da parte cardíaca, etc

Postado
47 minutos atrás, Rebolin disse:

Lembre-se que entrar em trt NÃO É garantido de ter melhoras nos seus sintomas depressivos.

Se tiver uma condição financeira boa aconselho usar em gel, ela praticamente não inibe o eixo diferente da injetável, e se vc não notar melhoras no seu quadro ou não quiser ficar dependente disso vc pode parar sem causar danos maiores no seu eixo

Recomendo fortemente que a trt seja a última opção,pois como eu disse pode não melhorar em nada o seu quadro ou pode melhorar também, se caso não melhore e vc estiver usando testo vai ficar dependente de testo e depressivo, ou seja mais um problema pra tu...

Vc tem que analisar se tem algo bloqueando a sua produção de testo como: prolactina alta, colesterol baixo, e2 alto (esses 3 "amarram sua testo")

Vc pode usar alguns fitoterápicos tb para aumentar sua produção endógena(própria) de testo, funciona muito bem falo por experiência própria:

- Mucuna (Vai ajudar MUITO na sua depressão)

- Tribulus + zma

- ashwagandha

Por que a em gel não inibe o eixo?

Postado

Se vc está num endócrino TOP, 300+ a consulta, com várias referências blz.

Se vc está no endócrino do plano é possível que esteja tentado te fidelizar e ter consultas, prescrição e exames garantidas

Postado

Amigo..... estou numa situação parecida com a sua. 
tratando depressão há 10 anos...(estou com 30). Testo total está em 380 e a livre 188 ng/dl....

a questão é que mesmo nas fases em que a depressão está relativamente controlada, ainda sempre sobram uns sintomas que não melhoram com remédio algum:
falta de interesse pelas coisas; falta de prazer em qualquer atividade; falta de concentração; disposição terrível; fadiga que não passa por nada; falta de libido...

E agora que você citou, quando treino (algo que estou tendo dificuldade atualmente) sinto pouquíssimo ou quase nenhum pump, acredito que isso se deve ao fato de eu não conseguir dar o meu melhor nos treinos, por causa da exaustão....

Pelo que conheço do médico que consultei (ainda não levei o resultado dos exames pra ele), ele provavelmente vai me receitar vários fitoterápicos e testo em gel.

O problema disso é que eu tenho quase certeza que minha densidade de receptores androgênicos nos músculos é muito baixa, pois há alguns anos minha testo era um pouco mais alta e eu sofria muito com acne e queda de cabelo...
Estou pensando em aliar doses bem baixas de Oxan (5-15 mg) quando for iniciar a TRT para aumentar os receptores androgênicos...
Mas não sei se esse médico vai entender ou concordar, pq na cabeça de alguns médicos, estudo científico é só os que ele viu quando tava na faculdade.  :(

Alguém sabe recomendar endócrino em Curitiba ? Ou em São Luís(MA) ? Precisava de um endócrino que manjasse bem de TRT...
Estou aberto a sugestões e críticas também.... 

Postado
30 minutos atrás, Rebolin disse:

Pior que não man, realmente a testo em gel não inibe o eixo, ou se inibe é bem pouco e aind assim tem uma meia-vida curta e sai muito rápido do organismo

Só fazer exames de lh e fsh pra comprovar oque eu digo

Bom, a própria Bula do AndroGel menciona a supressão de LH e FSH.

Também há um punhado de estudos que dizem que testosterona em gel certamente suprime o eixo.

Como ESTE

ou ESTE

De repente esses estudos estão desatualizados...

Tem algum mais recente aí?

Testo exógena que não inibe o eixo certamente seria uma ótima novidade.

Postado
2 horas atrás, Odnanref disse:

Alguém sabe recomendar endócrino em Curitiba ? Ou em São Luís(MA) ? Precisava de um endócrino que manjasse bem de TRT...
Estou aberto a sugestões e críticas também.... 

Tem muitos endócrinos feras de SP atendendo a distancia, acho que compensa bem mais do que um próximo que não tem muito conhecimento.

Postado
3 minutos atrás, Rebolin disse:

Man, como eu tinha dito praticamente não inibe o eixo, ou se inibe é muito pouca coisa.

Eu entendi o que você disse, mas ainda assim, a literatura aponta na direção oposta.

Isso inclui a bula, um monte de estudos, milhares de depoimentos de homens que tiveram atrofia testicular usando gel...

Por mais que a sua experiência tenha sido diferente, esse é um corpo de evidência grande demais para ser ignorado.

Durante o uso o lh e fsh fica zerado sim, mas logo quando se suspende o uso volta MUITO rapidamente como se nem inibisse entende? Ou tu quer comparar uma inibição de por ex cipionato de testosterona injetável com um androgel?? Quando se para o uso do cipionato ainda vai MESES E MESES pra recuperar o eixo novamente.

É normal os hormônios hipofisários se recuperarem mais rápido.

Já a recuperação da atrofia nas células de Leydig nos testículos demora mais, e sem elas, não tem produção natural de testosterona.

O indicador de um eixo ativo é presença de níveis decentes de TODOS os hormônios que ele produz... inclusive a testo endógena.

A meia vida mais longa do cipionato não vai fazer muita diferença na supressão do eixo.

Depois de 3 meses de TRT, não importa se você aplicou 100 mg de cipionato por semana ou absorveu 12-15 mg de gel todo dia.

A dose é similar, os níveis plasmáticos são similares, o tempo de uso é o mesmo... por que os colaterais seriam diferentes?

A supressão ocorre durante o uso da testo exógena, não quando você para de usar.

Ou seja por gel é uma opção bem mais segura pra ele como um "teste", de todo jeito é testosterona igualmente e se ele tiver que sentir melhoras vai sentir sim com o gel ou com a injetável, só que se ele já começar injetando e não sentir nenhum benefício na depressão dele vai adicionar mais um pra problema na lista dele que é as aplicações, não tem sentido fazer trt sem melhoras e continuar no tratamento...

O que torna o gel mais seguro do que a injeção?

• É o mesmo princípio ativo, com as mesmas indicações terapêuticas, contraindicações e efeitos colaterais.
  • O gel tem o risco de transferência por contato (até com roupa), podendo causar virilização em mulheres e crianças - perigo inexistente nas injeções.
  • Se o abuso está na lista de problemas, o fato de poder comprar o gel em qualquer farmácia sem receita não é exatamente um ponto positivo.
  • O gel é muito mais caro, o que pode prejudicar a manutenção do tratamento em caso de algum imprevisto financeiro.

Fora que depressão tem mais a ver com neurotransmissores desregulados do que com testosterona.

Bom, isso nem se discute.

Testo não é antidepressivo, a indicação terapêutica é bem diferente.

Eu já tive depressão, foi um tratamento longo para superar o problema.

É um estado mental extremamente vulnerável a frustrações.

A pior coisa quando se está nessa situação é criar expectativas irreais.

Independente da forma de administração, TRT é um tratamento médico e tem efeitos colaterais que precisam ser gerenciados.

Pode ajudar? Claro, já ajudou muita gente a melhorar a qualidade de vida.

Mas quem entra nessa, tem que entrar consciente de que há riscos sim, inclusive são bem conhecidos e documentados.

Leva tempo para alcançar os benefícios, acertar a dose ideal e minimizar os colaterais.

Não existe almoço grátis.

• Supermoderador
Postado (editado)
7 horas atrás, Rebolin disse:

mas logo quando se suspende o uso volta MUITO rapidamente como se nem inibisse entende? Ou tu quer comparar uma inibição de por ex cipionato de testosterona injetável com um androgel?? Quando se para o uso do cipionato ainda vai MESES E MESES pra recuperar o eixo novamente.

Isso não faz sentido.

A unica diferença é a meia-vida/ester (ou a falta de ester, no caso de gel), estamos falando que cipio ainda vai estar no corpo da pessoa por mais umas 2-3 semanas depois de sessar o uso e gel acaba em 24h. No final ainda é a mesma testosterona extra no corpo da pessoa e não um hormônio.

Editado por krebz
Postado
3 horas atrás, Rebolin disse:

Na minha opinião é mais seguro sim pra quem vai começar e tem grana pra gastar com isso, se quiser interromper o tratamento ainda tem recurso

Com injetável tb tem, só que demora mais a recuperar, simples assim. De todo jeito é testo eu sei mas na prática o gel recupera mais rápido...

Todo mundo tem direito a uma opinião própria.

Ninguém tem direito a seus próprios fatos.

Uma coisa é dizer:

"Essa é a minha opinião. Ela é contrária ao que a literatura científica diz sobre o assunto.

Na verdade eu nem sei explicar por que acho isso, mas é isso que eu acho"

Outra coisa bem diferente é apresentar sua opinião como se fosse fato:

"É assim que as coisas são"

Você entende essa diferença?

Esses riscos que vc citou são fácilmente driblados

Mas os riscos existem e precisam ser gerenciados (como é o caso com qualquer remédio).

Logo, a menos que você consiga citar algum risco da injeção que não pode ser driblado, não pode afirmar que uma forma é mais segura do que a outra.

E essa é a queixa dele, por isso uma forma mais "segura" na minha opinião é o gel.

Pois é.

O problema não é ter opinião... afinal, isso aqui é um fórum. É um espaço criado justamente para trocar opiniões.

O problema é apresentar opinião como se fosse fato, quando alguém está pedindo INFORMAÇÃO.

É dizer "as coisas são assim", sem explicar que essa declaração é só um ato de rebeldia contra os rigores do método científico e do embasamento teórico... e que portanto está na contramão da bula, da indicação da droga, de centenas de estudos diferentes, da experiência empírica de milhares de usuários e de todo o conhecimento acumulado durante décadas sobre os efeitos do uso continuado de testosterona exógena.

Um leigo que vem aqui pedir ajuda pode confundir a sua opinião com informação de verdade.

Ele não tá equipado para entender que quando você diz "testo em gel não inibe o eixo", essa afirmação é 100% baseada em "eu acho" e está 100% errada.

E isso é perigoso. Antes, ele só tinha uma dúvida.

Agora, ele trocou a dúvida por um pacote de ignorância, achando que adquiriu conhecimento.

E se ele se sentir seguro para *agir* com base na ignorância que você entregou como se fosse sabedoria?

Ele vai se lascar sozinho. Para você, não vai ter consequência nenhuma.

Será que essa é a maneira ideal de ajudar alguém?

Vc garante que vai melhorar os sintomas dele usando injetável ou gel? Eu não arrisco dizer que vai não..

Você tá confuso, ninguém garantiu nada.

Aliás, eu disse justamente o contrário: testo não é antidepressivo.

Pode melhorar tudo isso? pode mas e se não melhorar?

E também não é uma poção mágica que transforma pessoas em suas versões mais perfeitas. É um remédio.

Melhora algumas coisas com os efeitos terapêuticos, piora algumas coisas com os efeitos colaterais.

Se existisse algum remédio que melhorasse tudo, não precisaria ter nenhum outro.

Ai ele vai estar depressivo e com o eixo inibido dependente de testo exógena.

Não existe dependência de testosterona.

Na verdade, eunucos tendem a viver mais do que homens normais, apesar de terem a testo basicamente zerada.

(Por que eles iriam *querer* viver por mais tempo é um mistério, mas essa já é outra discussão)

E a inibição do eixo causada por testo exógena não depende da forma de administração, mas da dose e do tempo de exposição.

Ou seja, a mesma dose, pelo mesmo tempo, terá os mesmos efeitos terapêuticos e os mesmos colaterais, seja injetável, gel, pellet ou qualquer outra.

Você afirma que o gel é diferente de todas as outras formas de testosterona exógena.

Aí a gente pede embasamento, mas você só apresenta o estudo do Doutor Chicó:

"Não sei, só sei que foi assim."

Complicado, né?

O certo mesmo se o cara tiver paciência é usar algum fito como mucuna,tribulus,zma,ashwagandha pra subir os níveis exógenos dele, mas geral acha que não dá certo e insiste em tomar agulhada...

A vida seria bem fácil se tivesse uma solução que servisse pra todo mundo.

Neste caso específico, estamos falando de um cara de 35, com diagnóstico clínico de depressão, em tratamento há anos... é provável que já tenha tomado (ou ainda tome) inibidores seletivos de recaptação de serotonina, benzodiazepínicos, antipsicóticos e/ou outras drogas fortes que prejudicam a produção hormonal.

Ele literalmente tem indicação terapêutica para TRT, é a médica dele falando que deve fazer.

Vai tratar um quadro desses com fitoterápicos, como se fosse um moleque de 20, desanimado porque passa o dia batendo punheta, comendo lixo e jogando videogame? É muita vontade de jogar dinheiro fora.

Postado (editado)
1 hora atrás, Rebolin disse:

Usei tribulus+zma por 2 meses

ZMA não é fitoterapico. E sim, zinco é essencial na produção de testosterona.

E se está usando 2 coisas não tem como você dizer qual fez qual coisa.

E tem também a questão da flutuação de testosterona.

Editado por Mr Nobody
Postado
5 minutos atrás, Rebolin disse:

Vish chatão em man, troca o disco que arranhou...

Por que você não traz dados e informações para enriquecer o debate?

Tudo o que a gente pergunta ou contesta, você responde da mesma forma: "é a minha opinião".

Aí o conteúdo vai ficar raso mesmo... não tem muito pra desenvolver em achismos.

Agora tu deu uma bola fora, muita gente fica dependente sim de testosterona, como por exemplo pelo hipogonadismo ou por depêndencia psicológica.

Dependente é o diabético que morre se não tomar insulina.

O marombeiro que decide viver em cruise eterno não é dependente de nada.

Ele não precisa de testo alta pra viver. Ele ESCOLHEU isso. É questão de preferência, um estilo de vida.

Vamos partir do princípio que todo mundo aqui é adulto e responsável pelas próprias escolhas.

Já que tu é o fera deveria saber que não existe isso...

Tanto faz vc tomar 100mg de testo quando 1g de testo por semana que vai inibir a MESMA coisa seu eixo.

e também tanto faz vc usar 1 ano quanto 10 anos.

Fonte: Instituto Lugar de Fala

Olha aqui mais dois estudos que você não vai ler, porque acha que já sabe tudo o que precisa saber:

AQUI explica que doses mais altas suprimem o eixo mais rápido.

AQUI mostra que doses mais altas causam uma supressão mais intensa e demorada do eixo.

Isso tudo é muito bem documentado. É informação pública.

Fica difícil levar a sério quando você tenta contradizer essas informações básicas armado apenas com a sua opinião.

Já se nota que vc apenas sabe teoria... ou nem isso...

Pela prática eu sei que é desse jeito, agr por estudos pode ser diferente mas um não desmente o outro

É até engraçado, porque você não tá discutindo comigo.

Você tá discutindo com 70 anos de estudos farmacológicos sobre o efeito da testosterona exógena no corpo humano.

Você acha que tá refutando tudo o que se sabe sobre o assunto com a seguinte revelação:

"Pela prática, eu sei que é assim" - Rebolin, 19 anos

kkkkk me ajuda ai parceiro, ta pensando que é tudo fazer trt? trt é ultimo caso.

O da testo baixa dele pode ser também pelo uso de antidepressivos que ele usa que estão subindo a prolactina e o e2 e inibindo a testo dele.

Se esse for o caso cabergolina resolveria, ou seja ele ia fazer trt sem precisão...

É impossível ajudar alguém a corrigir um erro quando a pessoa acredita que é incapaz de errar.

O cara tem indicação de TRT por uma endocrinologista.

Ela tem especialização na área, você passa vexame falando besteira porque tem preguiça de ler até o resumo dos estudos.

Ela está familiarizada com as particularidades do caso. Você não viu um único exame do cara.

Eu não sei por que você acha que está capacitado para contestar um diagnóstico médico com palpites e broscience.

Mas seja lá o que for, isso só existe na sua cabeça. Não é real. E não ajuda ninguém.

Vi que vc desacredita de fitoterápicos hm... mas cadê os estudos comprovando que é "jogar dinheiro fora" como vc disse? Porque EU tenho tanto ESTUDO quanto PRÁTICA que funcionam, segue fotos:

Estudos: 

https://prnt.sc/w5n3fp

https://prnt.sc/w5n3rh

Prática: (que tb sirva para os boca aberta que tavam me zuando esses dias atrás rsrs)

Usei tribulus+zma por 2 meses

https://prnt.sc/w5n4ot

https://prnt.sc/w5n558

Manda estudos ai pra gente ver o contrário "Doutor Chicó", vc que é o brabo dos estudos

Deixa eu ver se entendi o seu modo de fazer ciência:

Você alega que obteve um aumento modesto de T usando fitoterápicos.

Na sua cabeça, isso prova que um cara com quase o dobro da sua idade e diagnóstico de depressão + hipogonadismo secundário não precisa de TRT.

Você consegue explicar essa lógica sem que ela pareça ridícula?

Postado

Bom, depois de refletir sobre o que eu mesmo escrevi, gostaria de dizer o seguinte:

Peço desculpas ao Kojak por ter iniciado uma discussão paralela no tópico.

Peço também desculpas ao Rebolin.

Você tem o direito de dizer o que quiser. Por mais que eu não concorde com o que você diz, não é meu papel ficar corrigindo ninguém. Eu não sou moderador do fórum, não sou médico, nem o dono da verdade - aliás, eu erro bastante.

Minha intenção não era ofender, mas sei que acabei exagerando. Lamento.

Agi errado e não quero dar continuidade ao meu erro. Isso não ajuda ninguém.

Postado (editado)
5 horas atrás, Rebolin disse:

Mano tu percebeu que o próprio dono do post tá pouco se lichando pro que a glr escreve aqui tentando ajudar ele e ele nem falou nada, nem que seja pra agradeçer a opinião/ajuda de alguém?

Talvez seja porque ele não entra no fórum desde terça-feira? E a proposta principal dele foi relatar a possivel melhora da depressão dele com TRT - semana a semana, ou seja ele provavelmente tem coisas mais importantes para fazer e verá o tópico no dia que for postar o relato - e não buscar informação de fontes alheias.

E se a postura do criador do tópico te incomoda é porque você estava esperando que houvesse maior interação dele.

E existe um problema de se pegar somente tabelas em estudos, é não ler inteiro. Em alguma parte pode estar escrito que não houve mudanças significativas ou outras questões que os estudos deixaram passar. Teve um artigo de revisão de literatura sobre meditação que anulou mais de 8000 estudos por não estarem dentro dos padrões esperados pela comunidade científica - estudos que foram publicados em revistas científicas. Tem muitos estudos que são comprados para favorecer um certo resultado - principalmente quando é algo que pode ser vendido e quando alguém que não está na área refaz os estudos o que acontece? O resultado não é repetido.

Edit: Você pode começar a usar um fitoterápico e coincidentemente um mês depois a sua testo estar maior, e depôs de um mês ainda usando o fitoterápico a testo voltar para o valor de base. Qual é a garantia que de fato foi o fitoterápico que ajudou a aumentar a testo? Será que não foi algum outro fator que aumentou a testosterona (início de um cutting por exemplo)? A questão também é valida para a hipótese contrária. Será que não foi uma questão externa que diminuiu a testosterona?

Editado por Mr Nobody
Postado
1 hora atrás, Rebolin disse:

Man deixa isso, apenas comentei...

ele interage se quiser, não espero nada de ninguém não.. afinal quem está com sintomas depressivos é ele 

E talvez, só talvez por ele estar em depressão fazer comentários como o que você fez pode ser prejudicial ao dono do tópico.

2 horas atrás, Rebolin disse:

coincidência? se vc acha que é isso ok então...

Pode ser. O que é mais provável: testo se manter no mesmo? Ou ela subir/descer?

Se alguém do grupo controle - placebo - teve a testo aumentada muito acima de alguém que fez algo?

Vários estudos podem ser tirado do contexto se não forem lidos na integra.

Não, não estava em cutting. Sempre fico em off praticamente. Não sou atleta pra que eu vou fazer isso?

Não é só cutting que pode baixar a testo. Stress e outras coisas podem, você tem que considerar todo comportamento que você mudou entre o inicio e a coleta para verificar se de fato não ocorreu comportamentos externos que alterassem para melhor a testo.

Postado
39 minutos atrás, Rebolin disse:

Poisé, fui meio infeliz no comentário, mas não disse mentiras...

Se vc achou que os exames e o estudo foram poucos para provar oque aconteceu não tem jeito mesmo...

Tu só acredita no que quer man, não posso mudar sua cabeça.

Decide meu amigo, o cutting baixa a testo ou aumenta??? KKK

provavelmente qualquer restrição na ingestão calórica interfira em muitos hormônios além da grelina e do cortisol...o próprio glucagon é "acionado" quando a glicemia está em níveis perigosos, pra tentar tirar o individuo de uma hipoglicemia...então nesse raciocínio, é muito provável que haja diminuição na secreção de LH/FSH. tem que ver mais a fundo porque há mudanças no GnRH (nível hipotalâmico) que interferem no lh e fsh durante um periodo de cutting, deve ter isso no pubmed.

Postado

Decide meu amigo, o cutting baixa a testo ou aumenta??? KKK

Aprende a ler. Eu não disse que cutting aumenta a testosterona.

"Não é só cutting que pode baixar a testosterona." Ou seja, existem N outros comportamentos que podem baixar a testosterona: Ser sedentário; Não dormir direito; Não tomar sol ou menor tempo de exposição ao sol no inverno; Carência em vitaminas e minerais;

Para saber se há realmente uma mudança é preciso você mesmo reconhecer que não alterou nada que pudesse alterar o resultado final.

O mundo da pesquisa é complicado, não há dinheiro suficiente para aplicar em pesquisa de longa escala. Para você primeiro chegar a conclusão de que X aumenta a testosterona você precisa: 1) Saber o quanto a testosterona pode variar nos organismos em geral; 2) E definitivamente só usar um único composto por vez - se você usa ZMA (que é algo comprovado que pode aumentar a testo em individuos com carência em vitaminas e minerais), você não pode chegar a conclusão de que a TT também causou o aumento;

Se vc achou que os exames e o estudo foram poucos para provar oque aconteceu não tem jeito mesmo...

Tu só acredita no que quer man, não posso mudar sua cabeça.

Eu acredito no que eu leio na integra e não necessariamente em uma tabela que diz que a testo de quem usou X subiu um pouco.

Vamos dizer que no estudo diga que alguém do Grupo Placebo subiu 200ng/dl de testo, e quem usou TT subiu 100ng/dl. Talvez algum comportamento de alguém do grupo placebo tenha sido alterado para causar esse grande aumento de testosterona, mas alguém que queira usar apenas a informação do aumento com TT pode citar somente a parte que convém.

E algumas pessoas até relatam a utilização de anabolizantes em produtos naturais por empresas de má índole para vender o produto. Ou isso pode ser só rumor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...