Ir para conteúdo

Dúvida de tabela nutricional gorduras

marlonws

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde, estou montando uma dieta mas estou tentando separar as gorduras saturadas e insaturadas ( mono e poli).

Nas tabelas nutricionais ou de um alimento na internet, mostra assim:

Ex: ovo cozido

Gorduras 5,28g (sei que é o total de gordura)

Gordura Saturada 1,637g

Gordura Monoinsaturada 2,03g

Gordura Poli-insaturada 0,704g

Total do cálculo desses 3 últimos da 4,361g de gordura, e cadê o resto para completar os 5,28g? Se quadra em que tipo de gordura?

Postado (editado)

Só o controle da saturada e insaturada, mas queria mesmo saber das gordura totais, seria qual tipo de gordura se faltou g para completar as totais? Pega do tipo de alimento ou a maior quantidade do tipo de gordura nas informações?

22 minutos atrás, ThePunisher disse:

Qual objetivo de fazer isso?

Respondendo: tem gente que separa a gordura de origem animal e vegetal...

Editado por marlonws
Postado
3 horas atrás, kkmultes disse:

Fala mano! basicamente isso se deve ao fato do peso do Glicerol que faz parte das moléculas de gordura não ser contabilizado nas separações.

Então na tabela de dieta, a quantidade de G de gordura eu coloco as totais informado de um alimento né? 

Então as gordura que não foi contabilizado posso enquadrar na categoria do maior ? 

Ex: Gordura totais: 10g

Gordura saturada: 4g

Gordura insaturada mono ou poli: 4g

Faltou 2g ai para dar 10g totais, coloco 1g em cada uma ou no maior da separações ?

Sei que uns vão falar que estou exagerando que não precisa disso, mas quero controlar as gorduras ruins saturadas e insaturadas e tirar a gordura trans total de dieta.

Postado (editado)
14 minutos atrás, marlonws disse:

Faltou 2g ai para dar 10g totais, coloco 1g em cada uma ou no maior da separações ?

Po, o cara acabou de falar. Os 2g que faltam são gliceróis. E as únicas gorduras ruins que existem, além da trans, são o óleo vegetal de garrafinha plástica e a margarina.

Editado por Pimpolhoman
Postado
42 minutos atrás, marlonws disse:

Então na tabela de dieta, a quantidade de G de gordura eu coloco as totais informado de um alimento né?

exatamente.

sobre seu cuidado com a dieta, é muito válido pensar na saúde, mas o perigo são os alimentos ultra processados, isso se você comer com frequência e em excesso, ou viver só disso.

52 minutos atrás, marlonws disse:

Não é assim que funciona, a quantidade de saturadas, insaturadas etc é realmente o reportado (salvo arredondamento permitido nas tabelas), você não deve se basear nos tipos de gorduras separadamente pra calcular as calorias, e sim no total.

Entenda que pra medir o quanto de cada tipo de ácido graxo(as gorduras saturadas, insaturadas etc) que tem no alimento, os triglicerídios tem que ser quebrados/desmanchados em um processo de hidrólise, nisso o Glicerol é separado e seu peso não vai contar...  O glicerol junto dos ácidos graxos formam os triglicerídios presentes na maioria dos alimentos, por isso que no total o Glicerol conta, pode ter também uma quantidade de peso em água (já que hidrólise usa água) que não é contabilizada e até por questões de arredondamentos permitidos nas tabelas, por exemplo um alimento que tenha menos de 0,5g de gordura trans pode reportar como zero

Não precisa focar nisso não, vai demandar muita energia a toa, gasta essa energia treinando forte e comendo direito, praticando exercícios e seguindo uma dieta equilibrada com maior parte das calorias vindo de boas fontes, e um bom aporte proteico, nessa situação pode até comer alimentos "lixo" sem exageros !

Postado
6 horas atrás, marlonws disse:

Não são ruins, mas em excesso sim.

Bom já sanaram minhas dúvidas, obrigado a todos.

Ruim em excesso, até água. E nem por isso eu falo que água é ruim

Postado
1 hora atrás, Pimpolhoman disse:

Ruim em excesso, até água. E nem por isso eu falo que água é ruim

E olha que a água pode ser mortal em quantidades menores do que imaginamos.

Lembro de um caso de uma mulher que, numa competição pra ver quem bebia mais água, tomou 6 litros em 3 horas e morreu. Causa da morte: intoxicação por água.

Postado
53 minutos atrás, Torf disse:

Lembro de um caso de uma mulher que, numa competição pra ver quem bebia mais água, tomou 6 litros em 3 horas e morreu. Causa da morte: intoxicação por água.

Mas água mata em excesso mesmo, vejo gente tomando litros em academia fico até com medo.

Postado (editado)

Os rins de um adulto médio conseguem excretar no máximo 20 litros de água por dia, que é na verdade o volume de água que naturalmente passa pelos rins todos os dias. Nós só não mijamos tudo por que os rins em média reabsorvem 18.5L de volta (urinamos em média 1.5L por dia).

Enfim, o volume de água que passa pelos rins proporcional para 3 horas seriam 2.5L. Então dos 6L que ela bebeu, ela urinou 2.5L, resultando em um saldo de +3.5L. Se ela pesava 60kg, o volume de água corporal dela era em torno de 33L. Se ela aumentou 3.5L, isso significa que o volume aumentou em 10%. Logo, as células dela ficaram 10% maiores devido ao inchaço por água. E isso foi o suficiente para matá-la por edema cerebral (pensem em um cérebro inchado de água sendo esmagado pelo próprio crânio).

Editado por Pimpolhoman
Postado
13 horas atrás, Torf disse:

lembro bem dessa história, realmente, e vai de individuo para individuo, eu por exemplo por experiência própria posso tomar os 6 litros em 3 horas sem nenhum problema por exemplo, fatores como individualidade genética, peso, altura, idade, nível de atividade, composição corporal, tudo isso conta muito para estimar um valor fatal de água...  mas vale sempre aquela regra do corpo humano, Equilíbrio! é a chave pra tudo

Postado (editado)
35 minutos atrás, kkmultes disse:

eu por exemplo por experiência própria posso tomar os 6 litros em 3 horas sem nenhum problema por exemplo

Impossível. Só se você tivesse nascido com 3 ou 4 rins funcionais e de tamanho normal cada um. Pois você teria que ser capaz de igualmente urinar 6L em 3 horas. E se você de fato for capaz disso, ainda seria prejudicial aos seus rins, pois eles provavelmente estariam com um hiperfluxo de filtração, aumentando muito a pressão em suas unidades funcionais, o que vai destruindo-as aos poucos.

Obs.: eu estou excluindo das contas a média de 1L de água que perdemos por dia através do suor e da respiração, por ser um valor menos significativo. O proporcional para 3 horas seriam apenas 125mL. A não ser é claro que você esteja suando que nem um camelo e hiper-ventilando nessas 3 horas. Digamos correndo uma maratona. Mas ainda assim não seria um valor tão significativo, e você teria que repor eletrólitos. Beber 6L de água pura em tão pouco tempo é arriscado. A não ser talvez que você pese uns 140kg (sem ser gordo).

Editado por Pimpolhoman
Postado
5 horas atrás, Pimpolhoman disse:

Impossível. Só se você tivesse nascido com 3 ou 4 rins funcionais e de tamanho normal cada um. Pois você teria que ser capaz de igualmente urinar 6L em 3 horas. E se você de fato for capaz disso, ainda seria prejudicial aos seus rins, pois eles provavelmente estariam com um hiperfluxo de filtração, aumentando muito a pressão em suas unidades funcionais, o que vai destruindo-as aos poucos.

Obs.: eu estou excluindo das contas a média de 1L de água que perdemos por dia através do suor e da respiração, por ser um valor menos significativo. O proporcional para 3 horas seriam apenas 125mL. A não ser é claro que você esteja suando que nem um camelo e hiper-ventilando nessas 3 horas. Digamos correndo uma maratona. Mas ainda assim não seria um valor tão significativo, e você teria que repor eletrólitos. Beber 6L de água pura em tão pouco tempo é arriscado. A não ser talvez que você pese uns 140kg (sem ser gordo).

Claro, tudo que você disse faz sentido, mas possível é! e sem problemas, :D não to dizendo que vou tomar 2 litros a cada hora do dia inteiro, mas sim que posso tomar em um prazo de 3 horas os 6 litros sem problemas. e sim, nessas situações onde acontece isso geralmente é pq estou suando feito um porco, exercício físico intenso, litros de suor etc... e sim, sempre cuidando com os níveis de potássio e sódio. mas também já fiz sentado no computador, acaba virando um hábito, e quando ve o cara virou litros de água. 

Tudo isso vai de encontro com o que falei anteriormente, "fatores como individualidade genética, peso, altura, idade, nível de atividade, composição corporal, tudo isso conta muito para estimar um valor fatal de água"

hahaha curiosamente recentemente eu fiz um exame de Urina de 24h e a mulher do laboratório queria me dar só 2 frascos de 2 litros, falei que ia dar ruim... hehehe mas em um dia típico parado sedentário eu urino uns 6 litros... 

Postado
38 minutos atrás, kkmultes disse:

Claro, tudo que você disse faz sentido, mas possível é! e sem problemas, :D não to dizendo que vou tomar 2 litros a cada hora do dia inteiro, mas sim que posso tomar em um prazo de 3 horas os 6 litros sem problemas. e sim, nessas situações onde acontece isso geralmente é pq estou suando feito um porco, exercício físico intenso, litros de suor etc... e sim, sempre cuidando com os níveis de potássio e sódio. mas também já fiz sentado no computador, acaba virando um hábito, e quando ve o cara virou litros de água. 

Tudo isso vai de encontro com o que falei anteriormente, "fatores como individualidade genética, peso, altura, idade, nível de atividade, composição corporal, tudo isso conta muito para estimar um valor fatal de água"

hahaha curiosamente recentemente eu fiz um exame de Urina de 24h e a mulher do laboratório queria me dar só 2 frascos de 2 litros, falei que ia dar ruim... hehehe mas em um dia típico parado sedentário eu urino uns 6 litros... 

Não é querendo te chamar de mentiroso, mas isso é uma daquelas coisas que eu só acredito vendo kkkkk. Eu ia ter que ver você esvaziar 3 pets de 2L cronometrado em 3 horas.

Postado
Agora, Pimpolhoman disse:

Não é querendo te chamar de mentiroso, mas isso é uma daquelas coisas que eu só acredito vendo kkkkk. Eu ia ter que ver você esvaziar 3 pets de 2L cronometrado em 3 horas.

Se for ter uma live, posta ai que eu também quero ver.

6 litros pra 3 horas é água pra diabo.

Postado
50 minutos atrás, tmz disse:

Se for ter uma live, posta ai que eu também quero ver.

6 litros pra 3 horas é água pra diabo.

Acho que nos meus tempos de faculdade rolava 6 litros de cerveja em 3 horas... 😅

Postado (editado)
10 minutos atrás, Torf disse:

Acho que nos meus tempos de faculdade rolava 6 litros de cerveja em 3 horas... 😅

Me ocorreu que ser for comendo porcaria junto é de boa ingerir 6 litros de água (ou cerveja). Por que aí não dá hiponatremia mesmo kkkk

Editado por Pimpolhoman
Postado
13 minutos atrás, Torf disse:

galera toma fácil isso aí! rs 

3 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Me ocorreu que ser for comendo porcaria junto é de boa ingerir 6 litros de água (ou cerveja). Por que aí não dá hiponatremia mesmo kkkk

exatamente!

1 hora atrás, Pimpolhoman disse:

vamos de apostinha? faço a live daí

Postado
4 minutos atrás, kkmultes disse:

galera toma fácil isso aí! rs 

exatamente!

vamos de apostinha? faço a live daí

Pode ser, mas fica com um saquinho de sal do lado por via das dúvidas kkkk

Postado
45 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Pode ser, mas fica com um saquinho de sal do lado por via das dúvidas kkkk

hahaha minha dieta já é balanceada no sódio, eu sobrevivo! rs eu acho que nem ia precisar das 3 horas! 

1 minuto atrás, EMD disse:

De uma dúvida sobre gorduras, paramos em uma aposta de beber água uahauahauahaua

hahahahahaha né

Por sinal brincadeiras à parte, antes que venha algum desavisado achando que deve tomar litros de água seguidamente, o melhor pra hidratação é tomar quantias menores com mais frequência,  200ml, 300ml ou 500ml por hora dependendo da pessoa, e dos fatores individuais.

Postado (editado)

O lance que eu falei sobre aquele limite de água, é que os nossos rins tem um limite de filtração de cerca de 20 litros de água por dia (algumas fontes dão até menos, 15 litros, então eu fui generoso com 20). E até certo ponto, esse limite deve ser respeitado proporcionalmente à quantidade de horas. Vinte litros para 24 horas, 10 litros para 12 horas, etc.

Porém, o superávit de água que o nosso corpo acumula só é um problema se você consumir exclusivamente água, que foi o cenário que eu assumi para aquela menina que estava em uma competição de quem bebe mais água. Nessa condição, o excesso de água distribui-se igualmente entre os compartimentos intra e extracelular, inchando as nossas células, o que de fato pode levar à morte.

Porém, se antes de beber toda essa água você faz uma refeição com excesso de sódio para o mesmo período proporcional de horas, não há problemas, pois esse sódio vai segurar o superávit de água somente no espaço extracelular.

Provavelmente o @kkmultes faz suas refeições e hidratação de uma certa maneira ao longo do dia que faz com que tudo fique equilibrado. E primeiro ele incha um pouco (só o extracelular), mas depois desincha de volta.

Pensando assim, eu lembro-me tranquilamente também de ocasiões em que bebo muita água em pouco tempo. Tipo 1 litro em 15mins. Sendo que seguindo o proporcional daqueles 20L/24 horas, daria somente 208mL de água para 15 mins. Enfim, o segredo tá no sódio.

Editado por Pimpolhoman
Postado
2 horas atrás, marlonws disse:

Mas cerveja faz você mijar pra caralho, não acumula no corpo só o álcool kkkk.

Independe disso. Isso não muda a velocidade de filtração dos nossos rins. A questão é que não diminuiu a natremia do sangue o suficiente para dar problema. Em parte pelo volume de água do indivíduo, em parte pelo consumo concomitante de sódio em horário próximo.

Eu duvido alguém conseguir urinar 6 litros em 3 horas. Pode testar. Bebe o quanto de cerveja e diurético que quiser. Não vai urinar 6 litros em 3 horas.

Postado
43 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Independe disso. Isso não muda a velocidade de filtração dos nossos rins. A questão é que não diminuiu a natremia do sangue o suficiente para dar problema. Em parte pelo volume de água do indivíduo, em parte pelo consumo concomitante de sódio em horário próximo.

Eu duvido alguém conseguir urinar 6 litros em 3 horas. Pode testar. Bebe o quanto de cerveja e diurético que quiser. Não vai urinar 6 litros em 3 horas.

Acho que meu recorde deve ser 1,5 litros em umas duas horas. Lembro que num rolé na casa de praia, isso lá no longínquo ano 2000, eu estava täo chamuscado que deitei e näo conseguia levantar. Pensei em mijar no chäo, mas achei uma garrafa pet e ela foi meu banheiro até que eu conseguisse levantar, o que deve ter demorado umas 2 horas. 😅

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...