Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Cafeína: como cortar o efeito?

Posts Recomendados

Postado

Saudações. 

Apesar de ser um amante de um bom café, descobri (após passar alguns anos sem cafeína alguma) que sou bastante sensível à cafeína. Basta uma xícara pela manhã e à noite já terei ou dificuldades para dormir ou então uma noite mal dormida (acordar no meio da madrugada, por exemplo), sem contar as alterações comportamentais (da euforia à ansiedade).

O problema, como disse, é que adoro café. E minha rotina muitas vezes me empurra para noites em que dormo mal pacas, mas que no dia seguinte preciso estar super atento/ativo no trabalho, e aí que uso cafeína nesses dias e acabo entrando naquele ciclo (dorme mal uma noite, no dia seguinte usa cafeína, dorme mal agora também pela cafeína, e no dia seguinte precisa repetir cafeína, e assim por diante). Geralmente consigo largar a cafeína nas férias, por exemplo, ou por alguns períodos, mas logo vem a correria do dia a dia e acabo reingressando no ciclo vicioso. 

Aí minha dúvida: quais os meios para cortar o efeito da cafeína mais rapidamente? Alguma abordagem científica e fundamentada da coisa? Algo que vá além do uso de calmantes (maracujá, valeriana, camomila, etc) para tentar balancear a coisa? Ou, numa pergunta simplista, qual uma estratégia que permita ingestão de cafeína durante o dia e boa noite de sono?

PS: sou adepto às abordagens holistas e de mudança de hábitos, o que nesse caso poderia ser simplesmente parar de ingerir qualquer cafeína (em definitivo) e trabalhar no controle do estresse; porém, enquanto não acho a fórmula perfeita para isso, gostaria de avaliar estratégias remediadoras.  

Postado

O efeito da cafeina dura em torno de 10~12h e não tem muito o que fazer - nem para quem está sofrendo com taquicardia devido a uma dose muito alta - a não ser esperar os efeitos passarem.

O máximo que pode fazer é diminuir a quantidade de cafeína ingerida.

Postado

Acredito que se vc mantivesse o "uso" do cafezinho durante os períodos de férias e tudo mais, ficaria menos sensivel, pois o corpo acostumaria. Mas como vc sempre fica dando restart, daí os dias iniciais acredito q o efeito fica bem intenso 

Spoiler

giphy.gif

"This is ten percent luck, twenty percent skill,

fifteen percent concentrated power of will,

five percent pleasure and fifty percent pain

and a hundred percent reason to remember the name"

Postado

Se tá viciado como disse, acho que só manter já vai "acalmar" , diminuir a dose.

Abstnencia de café é frods. Eu tomei por uns meses, chegou um ponto que tava tomando 700 - 800 ML de café por dia e já não fazia mais efeito então suspendi por 2 semanas e meia mais ou menos. Tive muita dor de cabeça, moleza... agora voltei a tomar e com um copo de uns 300ML, os efeitos como disposição e etc já estão melhores do que a primeira vez.

Postado

Faça uso da L-Teanina ... ela dão da esse rebote do café e te deixa concentrado para o seu trabalho.

E para o sono o combo da hibernação é 5HTP + GABA + Melatonina.
Se preferir comece apenas com Melatonina. 

Postado
Em 14/03/2020 em 12:26, sanjuro disse:

Saudações. 

Apesar de ser um amante de um bom café, descobri (após passar alguns anos sem cafeína alguma) que sou bastante sensível à cafeína. Basta uma xícara pela manhã e à noite já terei ou dificuldades para dormir ou então uma noite mal dormida (acordar no meio da madrugada, por exemplo), sem contar as alterações comportamentais (da euforia à ansiedade).

O problema, como disse, é que adoro café. E minha rotina muitas vezes me empurra para noites em que dormo mal pacas, mas que no dia seguinte preciso estar super atento/ativo no trabalho, e aí que uso cafeína nesses dias e acabo entrando naquele ciclo (dorme mal uma noite, no dia seguinte usa cafeína, dorme mal agora também pela cafeína, e no dia seguinte precisa repetir cafeína, e assim por diante). Geralmente consigo largar a cafeína nas férias, por exemplo, ou por alguns períodos, mas logo vem a correria do dia a dia e acabo reingressando no ciclo vicioso. 

Aí minha dúvida: quais os meios para cortar o efeito da cafeína mais rapidamente? Alguma abordagem científica e fundamentada da coisa? Algo que vá além do uso de calmantes (maracujá, valeriana, camomila, etc) para tentar balancear a coisa? Ou, numa pergunta simplista, qual uma estratégia que permita ingestão de cafeína durante o dia e boa noite de sono?

PS: sou adepto às abordagens holistas e de mudança de hábitos, o que nesse caso poderia ser simplesmente parar de ingerir qualquer cafeína (em definitivo) e trabalhar no controle do estresse; porém, enquanto não acho a fórmula perfeita para isso, gostaria de avaliar estratégias remediadoras.  

se fosse intoxicação aguda, eles administram benzodiazepinico, pra evitar até derrames...normalmente o rivotril, na via injetável.  o café não tem potencial de viciar como um narcótico, mas o estimulo psicológico pode levar a pessoa a acreditar que ela depende daquilo como se depende de água pra sobreviver. sugiro pra ti que tome café descafeinado e se é muito importante que tu durma, vai a um psiquiatra e pede pra tomar ou um benzo, ou uma medicação pra dormir como a mirtazapina (7.5mg causa muito mais sono do que 15mg, pra avisar)

o ideal é tu tomar cuidado com a cafeina, ela tem potencial pra fazer um estrago daqueles...não é incomum tremores e vômitos se ingerir muito de uma vez só.

Hadoooouuuuken!

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.