Postado 14/03/2020 às 15:26 03/14, 2020 Saudações. Apesar de ser um amante de um bom café, descobri (após passar alguns anos sem cafeína alguma) que sou bastante sensível à cafeína. Basta uma xícara pela manhã e à noite já terei ou dificuldades para dormir ou então uma noite mal dormida (acordar no meio da madrugada, por exemplo), sem contar as alterações comportamentais (da euforia à ansiedade). O problema, como disse, é que adoro café. E minha rotina muitas vezes me empurra para noites em que dormo mal pacas, mas que no dia seguinte preciso estar super atento/ativo no trabalho, e aí que uso cafeína nesses dias e acabo entrando naquele ciclo (dorme mal uma noite, no dia seguinte usa cafeína, dorme mal agora também pela cafeína, e no dia seguinte precisa repetir cafeína, e assim por diante). Geralmente consigo largar a cafeína nas férias, por exemplo, ou por alguns períodos, mas logo vem a correria do dia a dia e acabo reingressando no ciclo vicioso. Aí minha dúvida: quais os meios para cortar o efeito da cafeína mais rapidamente? Alguma abordagem científica e fundamentada da coisa? Algo que vá além do uso de calmantes (maracujá, valeriana, camomila, etc) para tentar balancear a coisa? Ou, numa pergunta simplista, qual uma estratégia que permita ingestão de cafeína durante o dia e boa noite de sono? PS: sou adepto às abordagens holistas e de mudança de hábitos, o que nesse caso poderia ser simplesmente parar de ingerir qualquer cafeína (em definitivo) e trabalhar no controle do estresse; porém, enquanto não acho a fórmula perfeita para isso, gostaria de avaliar estratégias remediadoras. Diário do Sanjuro: sem academia e sem neura Marmita Básica: um pequeno guia
Postado 14/03/2020 às 16:08 03/14, 2020 O efeito da cafeina dura em torno de 10~12h e não tem muito o que fazer - nem para quem está sofrendo com taquicardia devido a uma dose muito alta - a não ser esperar os efeitos passarem. O máximo que pode fazer é diminuir a quantidade de cafeína ingerida.
Postado 14/03/2020 às 16:11 03/14, 2020 Acredito que se vc mantivesse o "uso" do cafezinho durante os períodos de férias e tudo mais, ficaria menos sensivel, pois o corpo acostumaria. Mas como vc sempre fica dando restart, daí os dias iniciais acredito q o efeito fica bem intenso Spoiler "This is ten percent luck, twenty percent skill, fifteen percent concentrated power of will, five percent pleasure and fifty percent pain and a hundred percent reason to remember the name"
Postado 14/03/2020 às 19:16 03/14, 2020 Se tá viciado como disse, acho que só manter já vai "acalmar" , diminuir a dose. Abstnencia de café é frods. Eu tomei por uns meses, chegou um ponto que tava tomando 700 - 800 ML de café por dia e já não fazia mais efeito então suspendi por 2 semanas e meia mais ou menos. Tive muita dor de cabeça, moleza... agora voltei a tomar e com um copo de uns 300ML, os efeitos como disposição e etc já estão melhores do que a primeira vez.
Postado 14/03/2020 às 20:18 03/14, 2020 Mg ou ZMA, não tem erro. VAi dormir melhor. Ou Melatonina, mas não eu curto tomar hormônio pra dormir. Diary of a mad man
Postado 14/03/2020 às 20:27 03/14, 2020 cara pelo que vi você gosta de beber café, então tenta trocar pelo descafeinado, pelo menos já ajuda a controlar os efeitos colaterais, no mais acho que um copo no período da manhã não venha a afetar sua noite de sono, recomenda-se passar longe de estimulantes depois das 17~18hrs,
Postado 15/03/2020 às 00:06 03/15, 2020 Faça uso da L-Teanina ... ela dão da esse rebote do café e te deixa concentrado para o seu trabalho. E para o sono o combo da hibernação é 5HTP + GABA + Melatonina. Se preferir comece apenas com Melatonina.
Postado 16/03/2020 às 12:34 03/16, 2020 Em 14/03/2020 em 12:26, sanjuro disse: Saudações. Apesar de ser um amante de um bom café, descobri (após passar alguns anos sem cafeína alguma) que sou bastante sensível à cafeína. Basta uma xícara pela manhã e à noite já terei ou dificuldades para dormir ou então uma noite mal dormida (acordar no meio da madrugada, por exemplo), sem contar as alterações comportamentais (da euforia à ansiedade). O problema, como disse, é que adoro café. E minha rotina muitas vezes me empurra para noites em que dormo mal pacas, mas que no dia seguinte preciso estar super atento/ativo no trabalho, e aí que uso cafeína nesses dias e acabo entrando naquele ciclo (dorme mal uma noite, no dia seguinte usa cafeína, dorme mal agora também pela cafeína, e no dia seguinte precisa repetir cafeína, e assim por diante). Geralmente consigo largar a cafeína nas férias, por exemplo, ou por alguns períodos, mas logo vem a correria do dia a dia e acabo reingressando no ciclo vicioso. Aí minha dúvida: quais os meios para cortar o efeito da cafeína mais rapidamente? Alguma abordagem científica e fundamentada da coisa? Algo que vá além do uso de calmantes (maracujá, valeriana, camomila, etc) para tentar balancear a coisa? Ou, numa pergunta simplista, qual uma estratégia que permita ingestão de cafeína durante o dia e boa noite de sono? PS: sou adepto às abordagens holistas e de mudança de hábitos, o que nesse caso poderia ser simplesmente parar de ingerir qualquer cafeína (em definitivo) e trabalhar no controle do estresse; porém, enquanto não acho a fórmula perfeita para isso, gostaria de avaliar estratégias remediadoras. se fosse intoxicação aguda, eles administram benzodiazepinico, pra evitar até derrames...normalmente o rivotril, na via injetável. o café não tem potencial de viciar como um narcótico, mas o estimulo psicológico pode levar a pessoa a acreditar que ela depende daquilo como se depende de água pra sobreviver. sugiro pra ti que tome café descafeinado e se é muito importante que tu durma, vai a um psiquiatra e pede pra tomar ou um benzo, ou uma medicação pra dormir como a mirtazapina (7.5mg causa muito mais sono do que 15mg, pra avisar) o ideal é tu tomar cuidado com a cafeina, ela tem potencial pra fazer um estrago daqueles...não é incomum tremores e vômitos se ingerir muito de uma vez só. Hadoooouuuuken!
Crie uma conta ou entre para comentar