Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Coalhada : Manipulando As Proteínas Do Leite


Thales Freire

Posts Recomendados

Publicidade

Tem uma coisa que sempre me deixa com pé atrás e acho q tem relação com essa idéia.. A tabela nutricional do queijo coalho, nas embalagens dos supermercados, marcam ele como sendo 0g de carbo, e uma quantidade grande de proteína... Alguém reprova isso? Tem relação com a coalhada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então , andei pesquisando hj (no trampo) e achei informações animadoras .

1) Quanto mais azedo o soro mais ácido fica e mais rico em zinco , potássio , cálcio e magnésio ele vai ser . Mais lactose vai ter virado ácido lático .

2) A lactose vai estar pré digerida em ácido lático , ou seja , um pouco menos energética e muito mais fácil de digerir .

3) O soro vai conter uma quantidade de 7g de whey pra cada litro de leite (contanto que o leite usado tenho 7g de proteina por 200ml de leite) . Por isso prefiro usar todo o soro pra obter mais whey .

4) A gordura do soro vai ser mínima mesmo pra leite com alto teor de gordura , no máximo 5g pra cada litro de leite . Isso deixa um bom perfil de pré , intra e pos treino .. No pré treino da pra colocar junto um pouco da coalhada com o soro .

5) Comparando com o leite o soro+coalhada é 6x mais digerível .

6) O soro tem um perfil isotônico exelente , principalmente para equilibrar o potássio do corpo .

7) A ácido lático que vai restar na coalhada ( massa ) não é suficiente pra causar um estímulo significativo de insulina , então pode tomar antes de dormir tranquilo . Se for coalhada de leite integral ou semidesnatado mais ser melhor ainda , pois vai evitar que o corpo use a caseína pra produzir energia , alem de desacelerar mais ainda a absorção da proteína . Acho que a coalhada de 2L de leite semidesnatado vai evitar o catabolísmo por 7h tranquilo .

Ontem eu fiz o teste e gostei , porém tem muito líquido . Estive pensando no seguite esquema : 600ml 30min antes de treinar junto com algumas colheres de coalhada (cerca de 20% da massa branca) , 600ml durante (soro puro) e o pos treino nem vai precisar ser encima da hora pois o catabolismo vai ser mínimo . No pós jogaria os 600ml restante junto com 40g de malto (pois peso 84kg ) + a creatina + algumas colheres de coalho. Isso vai . Lembrando que a caseina do pré treino ainda ta sendo absorvida e junto com a do pós treino vai dá um estado anabólico mais duradouro , ou seja , depois de 1h é só fazer uma refeição normal .

Pelo que calculo vai ficar assim os macros de cada um

1) Pré Treino imediato (30 minutos) : 18g de proteina , sendo 5g whey e 13 caseína / 33 de carboidrato ( maioria ácido lático )

2) Intratreino : 5g de whey / 33g de carb

3)Pos treino : Mesmo que o pré , porém com 40g a mais que de carb da maltodextrina

Sobra 30g de casseina pra tomar antes de dormir . Se quiser mais proteína pode juntar mais dois ovos que vai ficar com 42g de proteína , vai ter um time release , mais nutruente dos ovos e sem gases por causa dos lactobacilos . É importante não ferver a coalhada depois de pronta pois vai matar os lactobacilos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro ponto é qual o melhor metodo de fazer . Isso eu ainda estou testanto , mas parece que adicionar combustivel pros lactobacilos faz o soro ficar mais separado e a coalhada boiar . Na primeira eu usei outra coalhada + mel e ficou bem separado . Na segunda não usei mel e ficou meio difícil de separar o soro . Acho que da pra coalhar o leite com malto de sabor cítrico , pois na formula vem ácido cítrico e eu ja fiz isso uma vez sem querer quando tava fazendo mingau de aveia . Então da pra jogar algo ácido e ferver o leite , tampa o recipiente e deixa guardado durante a noite .

Além disso , acho que separar o soro é o ponto chave pra deixar o mínimo de carb na caseína . Da pra fazer igual na produção de queijo : pega um pano branco grande e limpo , despeja a coalhada e depois espreme .

Amanhã eu volto pra falar se o esquema com a maltodextrina deu certo ou não .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinagre branco é usado nos restaurantes arabes.. rapidissimo o negocio coalha.. mas dizem n ser bom pra os nutrientes.. que com limão é a forma correta.

De ontem pra hj eu coloquei 1L de leite com suco de 1 Limão... mexi e guardei numa vasilha de plástico coberta com papel alumínio e um pano limpo.. e deixei dentro do forno do fogão.. vai ficar la por quase 24h... vou ver como fica.. dependendo adiciono mais limão nas próximas.

O lance de espremer com o pano funciona mesmo.. isso eu já vi.. fica uma massa no pano..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo mano . A quanto mais seca menos carboidrato vai ficar junto com a massa e mais soro cai fazer . Óbvio que no sora vai o máximo solúvel de caseína , que deve ser bem pouco .

Em relação ao vinagre , eu acho que se adicionar o de maçã só vai ter mais benefícios . Quanto mais ácido mais biodisponíveis vão ficar os nutrientes e o esvasiamento gástrico tbm será mais rápido .

O complicado é coalhar leite de caixinha e desnatado ainda . Se ferver ele com vinagre é praticamente instantaneo . Espera esfriar e adiciona umas colheres de coalhada já pronta . Depois é só deixar umas 8h do lado de fora da geladeira pros lactobacilos se reproduzirem .

Vou pesquisar sobre a fisiologia dos lactobacilos e posto aqui pra ficar mais fácil de cada um criar um método próprio de fazer a coalhada sem ficar restrito à receitas da net . Acho que conhecendo como eles funcionam é só fazer um ambiente propício pra eles se desenvolverem e a coalhada vai ficar bem rica .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse que nos 900ml de SORO de 1 litro de leite integral teria no máximo 5g de gordura . O resto dela fica na coalhada .

Se vc já tem uma coalhada pronta os lactobacilos já estão lá . Então ferve o leite junto com o vinagre de maçã pra esterilizar das outras bactérias , espera ficar na temperatura ambiente (já vai ter formado o soro e a massa por causa da fervura junto com o vinagre) e adiciona algumas colheres da outra coalhada que já estava pronta (as coisinhas do leite ) e deixa os bichinhos se reproduzirem . Pra ajudar pode colocar um pouco de açúcar e eles agradecem . Acho que pode ser malto tbm . Não sei o que eles vão consumir do açúcar , se vai ser a frutose ou a glicose , se for esta ultima com malto vai ficar mais efetivo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...