Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas É Um Vilão Na Alimentação?


heatrow

Posts Recomendados

Por via das dúvidas, eu não faço nada no microondas. Apesar do INMETRO ter realizados estudos quanto a isso, eu não confio nessa instituição ou em qualquer outra governamental, em especial a ANVISA e o Ministério da Saúde, que ao que tudo indica, estão mais preocupados em proteger indústrias químicas do que a saúde do consumidor brasileiro. A ANVISA questionada sobre os sintomas do BISFENOL A, que tem sido proibido em diversos países, apenas declara que todos os estudos são inconclusivos, menosprezando todos estudos que mostram o perigo desse composto. Composto este que foi proibido no Japão, Canadá, Dinamarca, Costa Rica, França e outros.

http://www1.folha.uo...mbalagens.shtml

http://www.anovaorde...iro-ignora.html

http://revistacresce...5-15150,00.html

Sei que esse não é o assunto do tópico, mas só quero mostrar por que eu não confio em instituições governamentais. E por esse motivo não confio na pesquisa feita pela INMETRO. Ora, a INMETRO nada mais é do que uma instituição que confere se o manual de instruções está correto, se a afiação é segura, se o produto é de fácil manuseio, detalhes em sua construção, que é o que a INMETRO fez em 90% do estudo citado. Veja que apenas uma parcela do estudo ele fala sobre fuga e que inclusive uma amostra apresentou níveis de fuga acima do considerado aceitável, mas repetiu o estudo com outra amostra e tudo estava bem. Agora eu pergunto, quem garante que o nível considerado aceitável é realmente aceitável? Veja que quanto ao bisfenol A não se sabe o nível aceitável, mas se sabe que faz mal. E quanto ao flúor da água que nós tomamos, existe um nível aceitável, mas quem garante que é realmente o aceitável?

Logo o estudo da INMETRO não conta. Pois grande parte ele apenas fala sobre manual de instruções, montagem, fiação, potência etc. É um estudo curto, que não visa analisar os riscos de exposição constante, a composição de todo e qualquer alimento aquecido ou qualquer outra coisa que seja de importância a SAÚDE do consumidor e não se o consumidor irá levar choque ou cortar o dedinho na porta dele.

PS: Procurem sobre Codex Alimentarius que a ANVISA e o INMETRO assinam embaixo, mas não vale fontes ligadas ao governo. Procurem também sobre a toxidade do flúor.

Editado por banana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Minha informação é em base de meus estudos, o q disse pode ser confirmado no documentario Food Matters!

Cara, Food Matters não mostra, aponta, nem menciona estudo algum sobre nada doque eles falam.

E cozinhar nos tornou humanos.

Alimentaões a base de comidas cruas terminam em desnutrição, haja vista o gasto calórico necessário para quebrar as ligações químicas dos macronutrientes. Um estudo alemao feito com 513 pessoas cmprovou que, além dos participantes perderem em média 10 kilos durante o estudo, ainda sofriam de deficiencia crônica de energia.

Porque vocês acham que um orangotando precisa ficar 6 horas por dia somente mastigando e tem um estômago 97% maior que o nosso?

O amido cozido da aveia, do trigo e do pão branco e nas batatas tem digestiilidade de 95%, enquanto os mesmos nutrientes crus esse valor cai (quase) pela metade.

Quanto à carne, digestibilidade pode aumentar em até 40%.

Acontece que o calor faz com que as moléculas sejam quebradas com mais facilidade e melhorando a ação das enzimas sobre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso sim, é uma informação de boa procedencia, valeu por postar! Mas essa desnaturação proteica, é só se for acima de 45º, mas o microondas aquece quanto será?

Mas essa desnaturação proteica, é apenas a quebra da estrutura da proteina.E na digestao o estomago ja iria quebrar a estrutura proteica, entao o cozimento nao torna mais rapida a absorção ?

Microondas aquele bastante, mas não importa, como vc mesmo percebeu.

E sim, cozer os alimentos facilita a absorção. Inclusive há estudos evolucionistas que apontam que a descoberta do fogo foi essencial para o desenvolvimento de um cérebro mais desenvolvido nos humanos. Pois foi a partir desse momento que os humanos (nossos ancestrais evolutivos) tiveram energia disponível suficiente para sustentar um telencéfalo altamente desenvolvido entre os primatas, pois a digestão de carne crua gastava muita energia.

[edit]

Cara, Food Matters não mostra, aponta, nem menciona estudo algum sobre nada doque eles falam.

E cozinhar nos tornou humanos.

Alimentaões a base de comidas cruas terminam em desnutrição, haja vista o gasto calórico necessário para quebrar as ligações químicas dos macronutrientes. Um estudo alemao feito com 513 pessoas cmprovou que, além dos participantes perderem em média 10 kilos durante o estudo, ainda sofriam de deficiencia crônica de energia.

Porque vocês acham que um orangotando precisa ficar 6 horas por dia somente mastigando e tem um estômago 97% maior que o nosso?

O amido cozido da aveia, do trigo e do pão branco e nas batatas tem digestiilidade de 95%, enquanto os mesmos nutrientes crus esse valor cai (quase) pela metade.

Quanto à carne, digestibilidade pode aumentar em até 40%.

Acontece que o calor faz com que as moléculas sejam quebradas com mais facilidade e melhorando a ação das enzimas sobre elas.

Cara, só li seu post agora. Perfeito.

E sobre o INMETRO. Não está em jogo a confiabilidade dessa instituição. É fato que o efeito do microondas sobre os alimentos é apenas de aumento de temperatura. Isso é e já foi confirmado em todos os cantos do mundo. Mas, infelizmente, alguns hoax persistem.

Editado por Taels
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

li todo o tópico... bacana

me chamo bastante a atenção, pois saio de casa as preças, enquanto calço a meia e ponho a camiseta ponho omelete no microndas, e enquanto arrumo o cabelo esquento o amarro o cardaço ponho o leite o microndas, imagine se não pudesse mais usar microndas, teria de dormir 1h a menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, só li seu post agora. Perfeito.

E sobre o INMETRO. Não está em jogo a confiabilidade dessa instituição. É fato que o efeito do microondas sobre os alimentos é apenas de aumento de temperatura. Isso é e já foi confirmado em todos os cantos do mundo. Mas, infelizmente, alguns hoax persistem.

Pode não estar em jogo a confiabilidade quanto a seu papel em fiscalizar a montagem do produto final, mas quanto a fazer afirmações na área de saúde, sim.

Gostaria de citações ou artigos sobre essa confirmação dada em todos os cantos do mundo e se tiver como, dizer se o estudo foi feito pela indústria do microondas.

http://peshp.vilabol.uol.com.br/microondas2.htm

http://naturologia.ning.com/profiles/blogs/2020132:BlogPost:1781

http://www.ecolnews.com.br/microondas.htm

Uma coisa é certa e todos já devem ter noção. Não aquecer qualquer subproduto do petróleo no microondas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode não estar em jogo a confiabilidade quanto a seu papel em fiscalizar a montagem do produto final, mas quanto a fazer afirmações na área de saúde, sim.

Gostaria de citações ou artigos sobre essa confirmação dada em todos os cantos do mundo e se tiver como, dizer se o estudo foi feito pela indústria do microondas.

http://peshp.vilabol...microondas2.htm

http://naturologia.n...2:BlogPost:1781

http://www.ecolnews..../microondas.htm

Uma coisa é certa e todos já devem ter noção. Não aquecer qualquer subproduto do petróleo no microondas.

Não aquecer qualquer subproduto do petróleo no microondas? E na panela pode? -.-

Eu até procuraria pra vc alguns artigos comprovando que microondas não fazem mal à saúde. Mas como vc postou três "sites", que estão longe de ser artigos bem construídos e fundamentados, acho mais fácil refutá-los eu mesmo. Pois, como eu já sei a priori que eles estão errados, eles devem estar cheios de erros conceituais. Vamos lá.

Começando pelo terceiro site.

O site diz que a deformação de moléculas é definido cientificamente por isomerismo estrutural. Moléculas desnaturadas são isômeras de moléculas funcionais. Porém a maioria das moléculas que absorvemos não são funcionais (e nem podem ser, se não, não absorvemos). Se o site quis se referir a proteínas, erroneamente ele usou isomeria para se referir a desnaturação, coisa que acontece invariavelmente no cozimento, fritura ou mesmo dentro do nosso intestino, mesmo se ingerirmos alimentos crus.

O site também diz que microondas é uma radiação (correto), e, por isso, é ionizante (errado). Nem toda radiação é ionizante. Exemplos: Radiação alfa, gama, ultravioleta, entre outras, são ionizantes. Radiação infravermelha, luz e microondas não.

Após esse erro grotesco, vários outros parágrafos se baseiam nessa falsa premissa, fazendo suposições e sem citar qualquer referência.

Fora a analogia extremamente infantil do site. "Se falaram que ovo fazia mal e dps falaram que não faz, qualquer opinião é válida".

...depois o site lança o argumento "minha mãe disse"... sem comentários...

...outros argumentos em cima de atitudes imbecis como colocar mamadeira pra esquentar junto com o leite... como se não fizesse mal colocar mamadeira pra esquentar dentro de uma panela com água quente... "ahh pq quando eu tiro um copo plásitico com água do microondas não parece que tá tão quente" <- vc é imbecil

Sangue aquecido além da conta faz mal usando qualquer método. Aqueceu 4°C a mais, já dá merda.

As microondas não ficam contidas nos alimentos. A energia contida quando se retira um alimento do microondas é infravermelha (calor), assim como em alimentos aquecidos em panela. Alterações nas estruturas dos alimentos ocorrem invariavelmente em temperaturas altas. Se há formação de toxinas, essa formação não é exclusiva de aquecimento em microondas.

O site diz (sem citar a referência) que ingestão de alimentos cozidos em microondas provocam aumento de glóbulos brancos no sangue... E dps diz que há queda de linfócitos (glóbulos brancos, que inclusive estão intimamente ligados à resposta imune contra antígenos). Ou seja, contradição.

Vou pular a parte dos estudos suíços pq o "Dr. Hans Ulrich Hertel" é um hoax, fake. Ele não existe (só faz parte da ficção dos textos que condenam microondas).

...nazistar inventaram microondas... excelente argumento -.-

Ahh sim, cozimento de alimentos em água no fogão também provoca diminuição de biodisponibilidade de vitaminas.

Isso, falando em "energia vital" dos alimentos... Credibilidade 1000 -.-

Puta merda... Eis que na conclusão se multiplica por 1000 o nível de asneira falada. E eu que tinha ignorado todo o pedantismo do site, agora tenho certeza de que todos os termos científicos usados tem o único objetivo de intimidar o leitor. É muita desonestidade para um texto só. Muita mentira e asneira.

O segundo site é um resumo do terceiro.

E o primeiro site não é tão malicioso, apenas infantil. Fala como se ferver vitaminas não provocassem sua perda, como se nossas proteínas não se desnaturassem acima de 40°C na panela, etc.

Microondas causam lesões cerebrais? Óbvio, experimenta quebrar a trava da tampa do microondas, enfiar a cabeça dentro e ligar. Como eu disse, repito: Microondas (as ondas, não o aparelho) não são armazenadas no alimento. Alimentos aquecidos no microondas possuem apenas energia térmica (infravermelha, calor).

Editado por Taels
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não muda em nada. Basicamente o aparelho de microondas emite microondas eletromagnéticas quem básicamente alteram o numero de spin da agua presente no alimento bilhoes de vezes e isso por sua vez gera energia(calor), e o efeito disso sobre as proteinas é a desnaturação, ou seja, a estrutura organizada da proteina a temperatura ambiente se desorganiza em virtude do calor. A desnaturação da proteina deixa ela mais apta para absorção. Não li nenhum artigo nem nada, só lembrei um pouco do que aprendi na escola, simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...