Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não Destrua Sua Coluna Vertebral

LeandroTwin

Posts Recomendados

Postado

Não destrua sua coluna vertebral.

Quando a carga na coluna é desnecessária!!! Os exercícios em geral transmitem carga em forma de força para a coluna, isso é normal, e até saudável em doses adequadas e controladas, pois a carga proporciona aumento da massa óssea e muscular, causa hipertrofia dos ligamentos e cápsula, além de reforçar a cartilagem articular, ou seja, proporciona maior consolidação das articulações da coluna, prevenindo de problemas futuros.

Mas há alguns exercícios que são desnecessários, pois a carga promovida só leva a compressão intervertebral, incentivando a desidratação discal e a degeneração, uma forma bem comum praticada são os exercícios realizados na posição sentada.

Digo desnecessária porque essa carga não agrega nenhum valor, não há incrementos positivos, somente repercussões maléficas.

Segundo estudos Nachemson, que introduziu uma agulha com sensor de carga no disco intervertebral, o fato de sentar aumenta a carga na coluna em 40%, não importa o que você esteja fazendo: dirigindo, estudando, trabalhando, enfim a carga será aumentada na coluna.

No momento da execução dos exercícios a regra se mantém, então, quando realizados na posição sentada com carga axial aumentam a carga na coluna em 40% - Exemplo - Desenvolvimento, elevação lateral, rosca, elevação de ombros entre tantos... esses exercícios são exemplos que devem ser realizado em pé. (Nachemson estudou o aumento de carga na coluna na posição sentado em 1976).

Quando cito 40%, devemos somar o peso corporal mais o incremento de peso utilizado no exercício e então adicionar os 40% suplementar de sobrecarga.

Que fique bem claro, a questão citada acima vale somente para exercícios que tem carga axial, ou seja, carga no sentido de compressão da coluna vertebral, proporcionado pela ação da gravidade. Para ficar mais claro são os exercícios que o peso utilizado no movimento tem sentido para baixo, em direção ao solo.

Alguns praticantes reclamam por não terem equilíbrio para fazê-los na posição ortostática (em pé), mas essa é mais uma adaptação, estabelecer uma capacidade de suportar pesos com o tronco estabilizado, o que irá prevenir lesões futuras, visto que muitas vezes as pessoas “travam a coluna”, ou seja, sofrem espasmos musculares, carregando pesos, como tirar objetos do maleiro ou do porta-malas do carro.

Com a estabilização necessária na coluna isso é minimizado.

Por Dr. Eduardo Ayub Lopes

Diretor VIPFISIOPERSONAL

Fisioterapeuta Esportivo

Rua dos Bandeirantes, 693, Cambuí, Campinas - SP

(19) 3252-5656

https://www.vipfisiopersonal.com.br

Postado

Poxa não sei, afinal exercícios fortalecem a coluna e ele derruba essa benção com os esses outros exercícios, mas se estamos fortalecendo a coluna porque esses exercícios nos deixariam 'aleijados'? rs

Bom eu só faço sentado atualmente desenvolvimento frente e costas com barra a carga não é enorme e eu apoibo bem as costas não sinto nada na coluna só nos ombros, agora que eu vou passar a aumentar um pouco a carga porque já mudei a rotina e vou treinar pesado uma vez ombro só fazendo desenvolvimentos somando duas vezes semanal. Acho que isso não irá me arrebentar com o tempo não... rsrs

Mas bom post, só dei minha opinião sincera.

Vamos ver o que o pessoa diz mais.

valeu!

Postado

salve leandrao, tb recebi essa newsletter, e achei bem interessante, e sou bastante preocupado com a coluna, por ser ex-gordo, e ter andando por muito tempo com a postura curvada o que me levou a sentir algumas dores, hoje em dia consegui corrigir bastante coisa, mais ultimamente tenho lido sobre treinamento de core (tronco), você acha necessario treiná-lo a parte, ou os exercicios que necessitam de uma "boa postura" já são suficientes?--abraços e bons treinos

Postado

Hmmm eu não sabia isso e faço tudo sentado justamente por não saber manter a coluna estável.

baixarei meus pesos e farei em pé até aprender a manter a coluna reta a partir de agora.

Postado

Uma dica é SEMPRE manter os joelhos levemente dobrados a fim de aliviar a carga da coluna. Principalmente militar e agachamento. Nunca ficar com as pernas retas 100%.

Eu tenho 23456765456789 problemas na coluna infelizmente. Treino com todo cuidado do mundo.

Postado

Algumas semanas atrás eu ACHO, que lesionei a coluna, porque ficou doendo por vários dias (aquela dorzinha crônica). Bom, parei por uma semana qualquer exercício que envolvesse ela. Não adiantou nada, continuou a mesma coisa. O que eu fiz, e continuarei fazendo, até que sinta meu "core" mais forte, é usar cinta. Depois que começei a usá-la para quase tudo, não tive mais problema nenhum, tudo tranquilo.

Abraços!

Postado

Algumas semanas atrás eu ACHO, que lesionei a coluna, porque ficou doendo por vários dias (aquela dorzinha crônica). Bom, parei por uma semana qualquer exercício que envolvesse ela. Não adiantou nada, continuou a mesma coisa. O que eu fiz, e continuarei fazendo, até que sinta meu "core" mais forte, é usar cinta. Depois que começei a usá-la para quase tudo, não tive mais problema nenhum, tudo tranquilo.

Abraços!

Com certeza cinturão é indispensável sem contar na estabilidade que ele fornece em todos os exercícios físicos, só não uso pra abdominais em gerias porque daí né. kkkkk

O bom é cada um ter o seu, um acessório que deveria fazer parte das tralhas de treino de todo mundo é o que eu penso.

Postado

Com certeza cinturão é indispensável sem contar na estabilidade que ele fornece em todos os exercícios físicos, só não uso pra abdominais em gerias porque daí né. kkkkk

O bom é cada um ter o seu, um acessório que deveria fazer parte das tralhas de treino de todo mundo é o que eu penso.

Tbeim acho q seria necessario no treino violento!!!

mais ja parou pra reparar o preco desse cinturao??

Uns R$ 70 dinheiros no minimo!!!

Na academia ate tem um, mais infelizmente eh como revesar aparelhos...

Neguinhoo coloca o cinturao e fica desfilando com eele a noooite tooda!!!!

No mais Bom texto msm!!!

Mt gente q ja comeca a treinar recente ker exculachar no treino e nao atenta pra esse leve detalhe...

Informação nunca eh demais msm, ainda mais se for relevante!!!

Postado

Tbeim acho q seria necessario no treino violento!!!

mais ja parou pra reparar o preco desse cinturao??

Uns R$ 70 dinheiros no minimo!!!

Cara, é um investimento que vale a pena viu. Na minha academia só tem 1, e até hoje só vi eu e um outro cara usando, então é tranquilo pra mim porque ele só usa quando faz Terra. Mas que é um investimento bmo, isso é inegável, dura DEMAIS, e te dá muito mais confiança/segurança.

Abraços!

Postado

Cara, é um investimento que vale a pena viu. Na minha academia só tem 1, e até hoje só vi eu e um outro cara usando, então é tranquilo pra mim porque ele só usa quando faz Terra. Mas que é um investimento bmo, isso é inegável, dura DEMAIS, e te dá muito mais confiança/segurança.

Abraços!

Entaoo tbeim acho q seja relevante!!

ate pq utilizo e penso q ele eh mt necessario no meu treino de pernas e costas...

So fiz um levantamento a respeito da utilização na academia neh

sabe como eh treino no horario de pico, entao a td vez q isso acontece eu ja fico "P" da vida!!!

No mais quem sabe um dia eu posso adquirir um cinturao neh!!!

abraço!!!

Postado

E depois dizem q o Leandro não ajuda em nada o forum. Show o texto!!

Eu realmente já tinha percebido q exercicios sentados faziam doer ainda mais minha lombar, e estou evitando praticamente todos eles de umas semanas pra cá. E quanto ao cinturão, em dezembro no meu off irei adquirir um de couro. Realmente deve valer muito a pena, ainda mais pra quem já tem dores na coluna.

Postado

Vlw leandro pela informação eu como a maioria aqui pensava o contrario que sentado estaria "protegendo" a lombar, o desenvolvimento com halteres sempre fiz sentado o que possibilitava um aumento maior de cargas, acredito que a cadeira mascara vc "soca" peso e a coluna que sofre. A divisão que venho fazendo passei a fazer o militar livre, eu nunca tinha feito em pé e foi questão de tempo pra conseguir estabilizar a barra e ter equilíbrio para poder aumentar os pesos.

Sobre o cinto nas séries mais pesadas do militar eu acho fundamental também.

Postado (editado)

Semana retrasada estávamos tendo aula justamente de coluna vertebral.

E o prof tocou nessa questão dos "instrutores mal formados"ensinarem certos exercícios sentado,alegando que estaria protegendo a coluna,quando na verdade é o conrário(principalmente pra quem treina pesado).

A coluna vertebral não é reta,pq da forma que é,é muito mais fácil distribuir a tensão.

As vertebras lombares são muito mais largas e suportam as maiores cargas,pois precisam sustentar daquele ponto para cima(cabeça,tronco),ao passo que as vértebras cervicais,são menores,pq estas sustentam apenas o peso da cabeça.

O sacro,que são aquelas 5 vértebras fundidas no final da coluna,serve justamente pra absorver a tensão e suporta muito mais que sua lombar.

Quando vc faz o exercício sentado,vc não deixa a tensão chegar no sacro,ela fica entre a lonbar e o banco.O sacro fica na região do quadril.

Coluna+2.jpg

E o famoso "encaixa quadril"que citaram ai em cima,tb está fora de cogitação,vc deve preservar a posição anatômica da sua coluna(que não é reta),a melhor posição seria uma perna na frente e outra atrás,joelhos levemente curvados.

Editado por Chun_li
Postado

Eu so faço desenvolvimento em pé...

Sinto que pega bem mais o posterior do ombro. Mais eu não consigo firmar completamente minah coluna, tem hora que ela forma tipo um "C" quando eu vou levantar a barra.

Postado

Eu so faço desenvolvimento em pé...

Sinto que pega bem mais o posterior do ombro. Mais eu não consigo firmar completamente minah coluna, tem hora que ela forma tipo um "C" quando eu vou levantar a barra.

Um C? vc diz levantar a barra como no caso do stiff? se for isso toma cuidado pra não ferrar as costas tenta acostumar a postura no espelho. Tinha uma mina que fazia o stiff em C dava dó, mas era com 5 kilos...

E o famoso "encaixa quadril"que citaram ai em cima,tb está fora de cogitação,vc deve preservar a posição anatômica da sua coluna(que não é reta),a melhor posição seria uma perna na frente e outra atrás,joelhos levemente curvados.

Eu acabei de ver um video que o craw postou que o cara fez o desenvolvimento com os pés paralelos, eu pensei será que to errado? :huh: mas faço desse jeito que vc falou pois da mais equilíbrio.

Postado (editado)

Ué,pode fazer tb desde que não jogue a bunda pra dentro"encaixa quadril"porém vc pode sobrecarregar a lombar(empinando a bunda pra trás).Acho que um pé na frente do outro é mais seguro.

Lembre que o espelho da academia não é só pra vc ficar admirando seus músculos,mas pra observar a postura,kkkkkkkkkk

BjuX!

Editado por Chun_li
Postado

Ué,pode fazer tb desde que não jogue a bunda pra dentro"encaixa quadril"porém vc pode sobrecarregar a lombar(empinando a bunda pra trás).Acho que um pé na frente do outro é mais seguro.

Lembre que o espelho da academia não é só pra vc ficar admirando seus músculos,mas pra observar a postura,kkkkkkkkkk

BjuX!

HUm nesse vídeo que estão comentando que o Craw postou o moço faz justamente isso, joga a bunda pra dentro.

Chegaram a questionar no tópico se valia aquilo, até onde tinha lido ninguém havia respondido sobre.

Postado

Uma dica é SEMPRE manter os joelhos levemente dobrados a fim de aliviar a carga da coluna. Principalmente militar e agachamento. Nunca ficar com as pernas retas 100%.

Eu tenho 23456765456789 problemas na coluna infelizmente. Treino com todo cuidado do mundo.

Muito bem lembrado!

Não é só fazer o exercicio em pé que estara tudo resolvido, os cuidados devem ser os mesmos...

Ancient2011, faz uso de centurão?

Minha coluna tem me encomodado um pouco de uns tempos para cá, meu proximo investimento será o sagrada centurão :lol:

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

Desculpa dar um up no tópico, mas quem falou em cinta ai sugere usa-la mesmo em exercicios como terra, terra com as pernas esticadas, rosca direta e afins?

Editado por valtin
Postado

legal o texto mas exercicios sentado são feito a muitos anos e acredito q se fosse mesmo tão prejudicial assim ja terião abolido da musculação assim, como ja tirarão varios aparelhos prejudiciais a saude da coluna,,,

acredito q oq faz um exercicio ser prejudicial e a má tecnica de execução sendo bem realizado esta tudo tranquilo

ha!!

Postado

Desculpa dar um up no tópico, mas quem falou em cinta ai sugere usa-la mesmo em exercicios como terra, terra com as pernas esticadas, rosca direta e afins?

Sim. Só acho estranho utiliza-la em rosca direta, a não ser q o peso seja exagerado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...