Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Como cada % de BF realmente se parece

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Considerando que esse fórum é constantemente frequentado por pessoas completamente sem noção alguma sobre o próprio percentual de gordura, vou compartilhar esse vídeo pra essa galera ter uma referência.

E uma atenção especial aos efeitos colaterais de se ter e manter um % de gordura baixo.

Amigóide, vc nunca teve 6% de BF, maioria nem chega a 15%.

Postado

Tirando toda essa galera sonhadora que acha que tá com 6 de gordura corporal, algo que me chama atenção é o fato que é VERDADEIRAMENTE difícil chegar no dígito único de bf, a maioria nao consegue chegar lá, mas fazem recomendações contraditórias.

Neguin tá no purgatório entre estar magro e gordinho (se tá no purgatório, é porque tem gordura pra perder). Recomendam tudo menos cutting pra ele, como se as coisas acontecessem fácil e rápido.

Ai ele fica bem tranquilo com a flexibilidade maior da normocalórica, nao segue pra lado nenhum de forma significativa e depois de um tempo continua do mesmo jeito que começou. Brilhante.

Editado por Golden Age

Postado
Em 11/11/2025 em 13:29, Golden Age disse:

Tirando toda essa galera sonhadora que acha que tá com 6 de gordura corporal, algo que me chama atenção é o fato que é VERDADEIRAMENTE difícil chegar no dígito único de bf, a maioria nao consegue chegar lá, mas fazem recomendações contraditórias.

Neguin tá no purgatório entre estar magro e gordinho (se tá no purgatório, é porque tem gordura pra perder). Recomendam tudo menos cutting pra ele, como se as coisas acontecessem fácil e rápido.

Ai ele fica bem tranquilo com a flexibilidade maior da normocalórica, nao segue pra lado nenhum de forma significativa e depois de um tempo continua do mesmo jeito que começou. Brilhante.

Pegar esse comentario pra falar relatar o como fiquei frustrado quando estipulei que queria chegar a 10% de bf com 106kg e vi que pra isso preciso de mais tempo de treino, mais massa, mais tempo de "cutting" e aprender mais sobre como faço pra chegar la. Atualmente eu desapeguei da balança e to só na metrica de chegar aos 10% mas é realmente mais dificil do que parece mesmo ja tendo 12-13% (me comparando com o pessoal do video fiquei entre os de 12-15%)

Postado

Vídeo bem satisfatório para dar um choque de realidade. Dito isso, a quantidade de massa muscular é quem faz a mágica mesmo no shape. Adianta nada 15% de BF e ter nada de músculos kkkkkk

Para mulher ainda sim eu achei complicado de identificar, devido a distribuição de gordura ser diferente. Tem mulher que fica bonita com 20-30% de BF, já eu fico horrível kkkkkk

A estrutura corporal tem uma boa influência no resultado. Melhor mesmo se basear no espelho e esquecer números. Tá ruim? Continua o trabalho. Tá satisfeito? Só lapidar ou manter.

E a última consideração, nós que treinamos direitinho e seguimos uma dieta minimamente decente temos um "shape" mais foda do que 90% da população kkkkk vamos nos cobrar menos, as mídias sociais estão fazendo as pessoas ficarem doentes inflacionando os shapes por aí.

Postado

Além de tudo, a faixa masculina mais saudável está entre 10 a 15%. Quase ninguém defende que se baixe mais que iisso para fins de saúde e longevidade. Por algum motivo, aquele Bryan Johnson (o que quer "reverter" a idade, não o liver king rs) é que parece ser defensor do "um dígito", mas nunca entendi o porquê. Talvez pra ajudar no marketing da coisa.

Editado por vitoriacampeao2

Postado
Em 10/11/2025 em 11:38, MikeBaguncinha disse:

Considerando que esse fórum é constantemente frequentado por pessoas completamente sem noção alguma sobre o próprio percentual de gordura, vou compartilhar esse vídeo pra essa galera ter uma referência.

E uma atenção especial aos efeitos colaterais de se ter e manter um % de gordura baixo.

Amigóide, vc nunca teve 6% de BF, maioria nem chega a 15%.

Legal que se vc enviar o link desse vídeo para o Gemini, enviar fotos suas e pedir pra ele comprar frame a frame e estimar em qual grupo vc está, ele faz e da até uma precisão coesa.

Em 11/11/2025 em 14:22, andersonluisr disse:

Pegar esse comentario pra falar relatar o como fiquei frustrado quando estipulei que queria chegar a 10% de bf com 106kg e vi que pra isso preciso de mais tempo de treino, mais massa, mais tempo de "cutting" e aprender mais sobre como faço pra chegar la. Atualmente eu desapeguei da balança e to só na metrica de chegar aos 10% mas é realmente mais dificil do que parece mesmo ja tendo 12-13% (me comparando com o pessoal do video fiquei entre os de 12-15%)

Eu tinha esse pensamento, dai ví um vídeo do Fiuza falando que virou pro com 94 quilos e ele tem a mesma altura que eu, ou seja sonhar com 94 quilos seco me comparar com um cara que ganhou um pro card.

Postado
Em 11/11/2025 em 13:29, Golden Age disse:

Você bateu em um ponto interessante. Acredito que para quem tem gordura que o constrange ao tirar a camisa, manutenção não é a solução, pois torna o processo bem mais demorado e na verdade é bem mais difícil de ser seguido milimetricamente do que um cutting. O cutting te força a seguir ou não terás resultado. A manutenção, qualquer mudança, demoraria bem mais e na maioria dos casos o indivíduo não segue a risca pela liberdade e tédio.

Postado
Em 15/11/2025 em 11:11, Ericles96 disse:

Você bateu em um ponto interessante. Acredito que para quem tem gordura que o constrange ao tirar a camisa, manutenção não é a solução, pois torna o processo bem mais demorado e na verdade é bem mais difícil de ser seguido milimetricamente do que um cutting. O cutting te força a seguir ou não terás resultado. A manutenção, qualquer mudança, demoraria bem mais e na maioria dos casos o indivíduo não segue a risca pela liberdade e tédio.

Cara, pra quem já foi mais cheinho e tá fazendo o primeiro corte de verdade, descobri que SUBESTIMAMOS E MUITO o quanto temos que perder de gordura. Real mesmo. Eu tava com 80kg e 16de bf no dexa, abaixei pra 73, e ainda tinha banha pra Caraio ahauahauhaua uma tristeza

Agora to com 69, e AINDA TEM BASTANTE BANHA MANO kkkk principalmente o panceps, chessus isso nao sai nunca kkk pensa num negócio demorado

Hoje eu vejo a importância de fazer uma normo no começo, colocar um pouco de massa antes de secar de verdade, se tivesse feito direto no cutting, ia ta só a tripa mesmo, o que dá definição é massa com bf baixo, ilusão de quem pensa que só baixar bf vai ficar bom (vai parecer um doente desnutrido)

Postado
Em 15/11/2025 em 11:38, Polaco88 disse:

Cara, pra quem já foi mais cheinho e tá fazendo o primeiro corte de verdade, descobri que SUBESTIMAMOS E MUITO o quanto temos que perder de gordura. Real mesmo. Eu tava com 80kg e 16de bf no dexa, abaixei pra 73, e ainda tinha banha pra Caraio ahauahauhaua uma tristeza

Agora to com 69, e AINDA TEM BASTANTE BANHA MANO kkkk principalmente o panceps, chessus isso nao sai nunca kkk pensa num negócio demorado

Hoje eu vejo a importância de fazer uma normo no começo, colocar um pouco de massa antes de secar de verdade, se tivesse feito direto no cutting, ia ta só a tripa mesmo, o que dá definição é massa com bf baixo, ilusão de quem pensa que só baixar bf vai ficar bom (vai parecer um doente desnutrido)

A normo é bem vinda para o cara não definhar no cutting eterno. Quem já foi gordo é osso, e o pior é que muitos caem, assim como eu, na onda de fazer "bulking" estando com barriga mole kkk.

Postado

Normocalórica é a melhor maneira de melhorar a composição corporal pra quem tá com BF abaixo de 20%. O aumento de massa muscular diminui o % de gordura (15kg de gordura, em cara com 90kg, é melhor do que os mesmos 15kg de gordura em outro, com 70kg).

O problema é que querem crescer rápido, e vendo o abdômen. Não dá. Aí ficam com medo de comer (especialmente quem já foi gordo).

Postado
Em 15/11/2025 em 18:08, ramysses disse:

O loko

não leva a mal man, mas é mais ou menos isso mesmo kk tu parece ter massa, e como eu disse ali em cima, sobrestimamos muito nosso BF, sempre achamos que estamos com menos, e fazemos o oposto com a dieta, subestimamos o quanto comemos. Triste mas é a realidade kkk

Postado

Gente, pelo amor de Deus, comecei assistindo o começo do vídeo e de cara mostra um cara muito, mas muito, mas muito mais gordo que eu com o mesmo BF que a bioimpedancia apontou pra mim (44%). Não dá pra confiar nessas balanças ou é um algo inexplicavelmente sobrenatural eu ter o mesmo percentual de gordura de pessoas visivelmente muitoooo mais gordas que eu!

Sejam sinceros(as), eu estou igual esse homem que aparece no vídeo com 45% de gordura? Eu sei que estou com sobrepeso, mas estou com medo de estar com uma distorção de imagem que não me permite enxergar a gravidade da situação, pq eu e esse rapaz com o mesmo percentual de gordura não tem lógica pra mim!

https://ibb.co/fY0pFb7Q

Postado

By the way, gosto sempre de postar este tópico antigo, mas bem abrangente, do fórum:

As Armadilhas Da "medição" De Gordura Corporal - Artigos sobre nutrição e suplementos - Fórum Hipertrofia

Tem a versão resumida e a completa lá abrindo os ocultos. Nas explicações ficam bem claros os graves problemas especialmente da bioimpedância.

Editado por vitoriacampeao2

Postado
Em 16/11/2025 em 17:35, _Julia_ disse:

Gente, pelo amor de Deus, comecei assistindo o começo do vídeo e de cara mostra um cara muito, mas muito, mas muito mais gordo que eu com o mesmo BF que a bioimpedancia apontou pra mim (44%). Não dá pra confiar nessas balanças ou é um algo inexplicavelmente sobrenatural eu ter o mesmo percentual de gordura de pessoas visivelmente muitoooo mais gordas que eu!

Sejam sinceros(as), eu estou igual esse homem que aparece no vídeo com 45% de gordura? Eu sei que estou com sobrepeso, mas estou com medo de estar com uma distorção de imagem que não me permite enxergar a gravidade da situação, pq eu e esse rapaz com o mesmo percentual de gordura não tem lógica pra mim!

https://ibb.co/fY0pFb7Q

É possível que esteja acima dos 40%, sim. Mulheres acumulam menos massa muscular do que homens, então não é anormal estarem com BF bem alto, mesmo sem pesar como obesas. Por isso, composição corporal é muito mais importante do que peso na balança. Por isso, imc vem sendo contestado como um "indicador de saúde". É a mesma lógica que botei aqui:

Em 15/11/2025 em 15:36, lorenzo_EP disse:

15kg de gordura, em cara com 90kg, é melhor do que os mesmos 15kg de gordura em outro, com 70kg

De qualquer forma, acho completamente inútil se preocupar com BF (com o número, no caso) quando já passou dos 30%. Tanto faz se tá com 32, com 43, com 55... precisa perder gordura porque não é saudável.

Sugiro essa leitura pra todos, complementando o tópico:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/264838-vozes-da-minha-cabe%C3%A7a-conte%C3%BAdo-compilado/page/3/#findComment-3420332

Postado

Normocalórica é a melhor maneira de melhorar a composição corporal pra quem tá com BF abaixo de 20%. O aumento de massa muscular diminui o % de gordura (15kg de gordura, em cara com 90kg, é melhor do que os mesmos 15kg de gordura em outro, com 70kg).

O problema é que querem crescer rápido, e vendo o abdômen. Não dá. Aí ficam com medo de comer (especialmente quem já foi gordo).

Discorda, @FOME COLEMAN ? Deixa tua sábia opinião aqui, por favor.

Postado

Kkkkkkkkkkkkkk quis dizer que a natureza favoreceu pros homens terem mais massa muscular

E o metabolismo também é outro, né. Homem perde gordura muito mais fácil em geral.

• 2 semanas depois...
Postado

Vitor Bizzo fez um video recentemente sobre recomposição corporal, e pra ele o melhor é encontrar seu deficit calórico minimo efetivo, onde vai te fazer perder gordura ao mesmo tempo que por ser minimo não vai atrapalhar a progressão nos treinos.

Postado
Em 25/11/2025 em 12:19, PranTs disse:

Vitor Bizzo fez um video recentemente sobre recomposição corporal, e pra ele o melhor é encontrar seu deficit calórico minimo efetivo, onde vai te fazer perder gordura ao mesmo tempo que por ser minimo não vai atrapalhar a progressão nos treinos.

👏

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.