Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VOLUME ou INTENSIDADE DE TREINO?!

rothbard

Posts Recomendados

Postado (editado)

Olá pessoal,

para começar não sou preparador físico, profissional da área. Sou um cara que malha a muitos anos e aprendi um pouquinho ao longo desses + 15anos de academia. 

obviamente não a ponto de querer assumir um papel que não é meu. Uma dúvida que tenho - pois já vi VÁRIAS discussoes sobre o tema é a questão VOLUME DE TREINO x INTENSIDADE DE TREINO. 

Por exemplo - uma situação que aconteceu com uma pessoa próxima - sexo feminino:

Já vi professor de academia ( nao estou questionando se é bom ou não ) passar uma serie para ela com para treino de posterior - que EU ( na minha ignorancia ) achei muito INTENSA:
vide abaixo:

Agachamento Livre 5 x 10 ( duas curtas embaixo )
Leg 45 4 x 15 + 10 (15 completas descansa 5 e 10 curtas )
Bi-Set - Sumô  Completo +  Sumô Curto 4 x 10 (com peso) + 15 
Stiff Unilateral 4 x 12 (30 segs intervalo)
Cadeira Flexora 4 x 15-15-12-12
Mesa Flexora 4 x 8  - segura 2 segundos encima

e algumas semanas depois quando ela contratou um personal para preparar o treino, ela ajustou a serie para:

Flexão Nórdica Inversa

1 5 x 12
Stiff Unilateral + Posterior Unilateral com caneleira 2 5 x 10  + 10
Mesa Flexora 3 4 x 20-20-15-15
Cadeira Flexora 4 4 x 10
Agachamento Smith 5 5 x 15 ( 30 segundos de descanso )

E ja vi relatos aqui no forum sobre essa questao de é melhor fazer 3 ou 4 exerecicios com muitas series do que fazer 8 exercicios diferentes. por isso a dúvida.

o meu ponto:

- qual caminho a seguir? muitos exercicios diferentes ou mais volume? EU - prezo por mais volume - prefiro fazer 6 ou ate 8 series de agachamento por exemplo... mas isso sou eu. 

valeu galera.

Editado por rothbard
Postado (editado)

.

Editado por prominent5401
Postado
Em 08/04/2024 em 11:42, rothbard disse:

Agachamento Livre 5 x 10 ( duas curtas embaixo ) Leg 45 4 x 15 + 10 (15 completas descansa 5 e 10 curtas ) Bi-Set - Sumô  Completo +  Sumô Curto 4 x 10 (com peso) + 15  Stiff Unilateral 4 x 12 (30 segs intervalo) Cadeira Flexora 4 x 15-15-12-12 Mesa Flexora 4 x 8  - segura 2 segundos encima

Se a gente estudar como a hipertrofia ocorre, esse excesso de tecnicas avançadas são totalmente dispensáveis, além de que podem te fadigar mais rápido, sem alcançar o objetivo principal.

Intensidade e volume não são variáveis que andam de forma oposta. Você não precisa diminuir a intensidade só porque aumentou o volume ou vice versa.

Intensidade = carga.

Volume = individual. Depende de muitos fatores. Existem pessoas que se dão muito bem com volume considerável menor, assim como tem pessoas que se dão bem com volumes maiores. É extremamente individual isso. É o mesmo que eu falar: "pra ganhar massa muscular, você tem que consumir 150g de proteinas diariamente". Isso pode ser muito pra uns, poucos pra outros. Por isso que o calculo usado (xg/ykg corporal) se remete a individualidade daquela pessoa..

O volume é a mesma coisa. Você tem que ver qual o seu mínimo recuperável. Não adianta socar volume e ter que diminuir carga ou repetição no treino seguinte porque tá cansado do treino anterior.

Postado
Em 08/04/2024 em 12:05, Dougwar disse:

intensidade é carga, vc nao falou nada de carga no seu post, qual a % do rm, qts reps em reserva etc... principio basico

O problema é que é muito dificil quando a pessoa fala "treino com 1rep na reserva" se aquilo foi de fato 1 repetição na reserva. A maioria que diz que treina até a falha, se for ver, na verdade tá bem longe dela.

Postado
Em 08/04/2024 em 12:05, Dougwar disse:

intensidade é carga, vc nao falou nada de carga no seu post, qual a % do rm, qts reps em reserva etc... principio basico

@Dougwar não tenho esses detalhes, referente ao exemplo da minha amiga. vou verificar. aproveitando, para ME "desemburrecer" onde posso ler/estudar/aprender sobre % do rm, qts reps em reserva - como não sou da área - não consigo nem discutir sobre principio básico.

enviei a duvida mais sobre a quantidade de exercicios e series. 

Postado
Em 08/04/2024 em 12:08, jovemsonhador disse:

O problema é que é muito dificil quando a pessoa fala "treino com 1rep na reserva" se aquilo foi de fato 1 repetição na reserva. A maioria que diz que treina até a falha, se for ver, na verdade tá bem longe dela.

o cara treina a 15 anos ele sabe identificar isso 

Postado
Em 08/04/2024 em 12:11, jovemsonhador disse:

Perfeito! Já vi profissionais (com diploma) dizer que não importa se vai falhar com 10 repetições ou 30, que a falha é a mesma para ambos os casos...

falha é falha, assim como agua é agua.

Nesse caso das repetições oq muda sao a qtd de fibras trabalhadas, muda o Tut e por ai vai

Postado
Em 08/04/2024 em 12:10, Dougwar disse:

o cara treina a 15 anos ele sabe identificar isso 

só pra atualizar. eu treino a 15 anos. eu sei onde vai minha falha, os pesos que eu suporto, talvez não usando os termos tecnicos, mas, no caso do exemplo em questao, nao sou eu.

Postado (editado)
Em 08/04/2024 em 12:12, Dougwar disse:

falha é falha, assim como agua é agua.

Nesse caso das repetições oq muda sao a qtd de fibras trabalhadas, muda o Tut e por ai vai

Digo dentro da hipertrofia. O cara pra falhar em 30 repetições não vai usar a mesma carga pra falhar em 10, por exemplo. O que ele disse foi que você treinar com pouca carga e repetições elevadas VS treinar com carga maior e repetições menores vai te dar o MESMO RESULTADO.

OBS - quando digo repetições elevadas, to dizendo beirando 30 rep, por exemplo.

Editado por jovemsonhador
Postado
Em 08/04/2024 em 12:14, jovemsonhador disse:

Digo dentro da hipertrofia. O cara pra falhar em 30 repetições não vai usar a mesma carga pra falhar em 10, por exemplo. O que ele disse foi que você treinar com pouca carga e repetições elevadas VS treinar com carga maior e repetições menores vai te dar o MESMO RESULTADO.

pelos motivos q citei acima ele nao tem o mesmo resultado

Postado
Em 08/04/2024 em 12:13, Dougwar disse:

15 anos perdido kkk

ahahahah nao precisa chutar kkkk - super de boa! eu nao sou da área! sou um cara que treina, com um personal que me acompanha e monta meu treino. nao to de todo perdido ainda kkkk. mas faco poucos exericicios com mais series e pesos. tipo... ja vi cara na academia fazer supino, crucifico, supino inclinado, crucifico inclinado, supino declinado, pull over em treino ABC - e EU particularmente achei muito. só isso!

Postado

valeu @jovemsonhador é essa a dúvida/ ponto. eu gosto de treinar com cargas maiores e menos repetições - mas nao tenho uma lista de 8 exercicios  - eu faco 4 exercicios com o maximo de carga e maior numero de series. 

Postado
Em 08/04/2024 em 12:18, rothbard disse:

valeu @jovemsonhador é essa a dúvida/ ponto. eu gosto de treinar com cargas maiores e menos repetições - mas nao tenho uma lista de 8 exercicios  - eu faco 4 exercicios com o maximo de carga e maior numero de series. 

Cara isso é muito complexo. Oq eu expliquei é o basico. Da uma lida no post do Lorenzo ai, ta bem mais detalhado.

Postado
Em 08/04/2024 em 12:06, jovemsonhador disse:

Se a gente estudar como a hipertrofia ocorre, esse excesso de tecnicas avançadas são totalmente dispensáveis, além de que podem te fadigar mais rápido, sem alcançar o objetivo principal.

Intensidade e volume não são variáveis que andam de forma oposta. Você não precisa diminuir a intensidade só porque aumentou o volume ou vice versa.

Intensidade = carga.

Volume = individual. Depende de muitos fatores. Existem pessoas que se dão muito bem com volume considerável menor, assim como tem pessoas que se dão bem com volumes maiores. É extremamente individual isso. É o mesmo que eu falar: "pra ganhar massa muscular, você tem que consumir 150g de proteinas diariamente". Isso pode ser muito pra uns, poucos pra outros. Por isso que o calculo usado (xg/ykg corporal) se remete a individualidade daquela pessoa..

O volume é a mesma coisa. Você tem que ver qual o seu mínimo recuperável. Não adianta socar volume e ter que diminuir carga ou repetição no treino seguinte porque tá cansado do treino anterior.

muito esclarecedor. e pegou na veia! precisa dessa quantidade de técnicas avancadas?! e por isso meu post. nao sou da area, nao sou preparador fisico ou profissional de educacao fisica. nao seria o caso dela fazer sei la... agachamento + mesa flexora + stiff + cadeira flexora bem feitas, com maior qtidade de series e mais peso. por exemplo, sem ficar firulando - como a gnt ve nos videos do Instagram.

Postado
Em 08/04/2024 em 12:18, rothbard disse:

Mas vc dizer que gosta de treinar mais com 10 repetições do que com 12 é irrelevante pro corpo.

Por isso muitos usam uma faixa de 6 a 12 repetições, por exemplo, pra exemplificar. 

Postado

Em 08/04/2024 em 12:15, Dougwar disse:

pelos motivos q citei acima ele nao tem o mesmo resultado

Tem o mesmo resultado em termos de hipertrofia, sim. Isso aí já tá bem pacificado.

Mas se é a melhor forma de treinar, é outro assunto. Não vejo mto sentido passar de 10-12 reps, a não ser em aplicações mto especificas.

Postado
Em 08/04/2024 em 12:43, Lucas, o Schrödinger disse:

Mas se é a melhor forma de treinar, é outro assunto. Não vejo mto sentido passar de 10-12 reps, a não ser em aplicações mto especificas.

Só passo quando to com lesão e preciso diminuir carga, não tem o que fazer. Acho que se encaixa mais no gosto da pessoa, se fizer um bom treino, ta valendo. Eu não gosto.

Postado (editado)
Em 08/04/2024 em 12:43, Lucas, o Schrödinger disse:

Tem o mesmo resultado em termos de hipertrofia, sim. Isso aí já tá bem pacificado.

Então a teoria do TUT nao se aplica mais, e nao teria logica em fazer dropset e técnicas para aumentar o volume.

Veja bem como foi colocado ai no post q eu comentei ele diz q nao importa as reps e sim se chegou na falha nessa caso entraria a comparação de 1 rep com a de 30 reps ser a mesma coisa apara hipertrofia 

Editado por Dougwar
Postado
Em 08/04/2024 em 12:45, Oliveiralan disse:

Só passo quando to com lesão e preciso diminuir carga, não tem o que fazer. Acho que se encaixa mais no gosto da pessoa, se fizer um bom treino, ta valendo. Eu não gosto.

Por aí…

O problema de high reps é q a falha começa a ficar obrigatória e é bem comum desistir antes dela, quando começa a “queimação” no músculo.

Até 8-10 reps é bem mais tranquilo conseguir fazer um RPE 8-9 real, com boa precisão nessa estimativa e nem precisa mto chegar na falha (claro que falhar de vez em quando é bom até pra melhorar essa aferição de proximidade da falha).

Postado
Em 08/04/2024 em 12:50, Dougwar disse:

Então a teoria do TUT nao se aplica mais, e nao teria logica em fazer dropset e técnicas para aumentar o volume

Doug, TUT não tem mta aplicação mesmo… 3x8 até a falha = 3x20 até a falha.

Mesmo pra cadência. Não faz diferença fazer uma excêntrica de 4s versus 2s… e usar cadências maiores que isso pode ser até pior.

Postado
Em 08/04/2024 em 12:54, Lucas, o Schrödinger disse:

Doug, TUT não tem mta aplicação mesmo… 3x8 até a falha = 3x20 até a falha.

leia meu edit lá

Postado
Em 08/04/2024 em 12:50, Dougwar disse:

Veja bem como foi colocado ai no post q eu comentei ele diz q nao importa as reps e sim se chegou na falha nessa caso entraria a comparação de 1 rep com a de 30 reps ser a mesma coisa apara hipertrofia

Uma rep realmente vai ser inferior. Mas de 5 reps em diante, até a falha, não muda em termos de hipertrofia.

Mas repito: prefiro 5-12 reps pra hipertrofia, não vejo sentido passar disso, mesmo que seja “a mesma coisa” pra hipertrofia.

Postado
Em 08/04/2024 em 12:58, Lucas, o Schrödinger disse:

Uma rep realmente vai ser inferior. Mas de 5 reps em diante, até a falha, não muda em termos de hipertrofia.

Mas repito: prefiro 5-12 reps pra hipertrofia, não vejo sentido passar disso, mesmo que seja “a mesma coisa” pra hipertrofia.

ai concordo com vc, limitando e não deixando aberto.

Um pouco mais de repetições eu vejo beneficio na questão de preservar o corpo, não q a ou b seja melhor mas com a idade chegando da pra notar uma diferença. Mas ai é so minha opinião 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...