Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mandar Comerem 30 Ovos Por Dia - Tá Louco !?


LeandroTwin

Posts Recomendados

Mais um segredinho sobre colesterol: genética.

Se você não tem predisposição a altas taxas de colesterol, pode comer ovo, com gema e tudo, que as taxas não sobem, O que?! Esse Fred é um doido, um maluco! Sou ? Então vamos ver:

Eu faço, pelo menos 3 check-ups por ano, um no começo, outro no meio, e outro ao fim do ano. Isso já a uns 4 ou 5 anos. Tenho amigos que também treinam com pesos que adotaram a mesma medida. Uma vez, ao decidir acrescentar um cardiologista entre os médicos que visitava, e ele me perguntou na consulta como era minha dieta. Eu comecei a falar que comia ovos, uma a duas dúzias...o médico me interrompeu alarmado “o que ! isso é um absurdo ! Mais de 6 ovos por mês é suicídio !”, e eu continuei “doutor, eu como isso é por dia !”

Fiz os exames, e o bom doutor já ligando para a funerária para encomendar meu caixão. As taxas foram ridiculamente baixas, meus níveis de LDL, o colesterol ruim, eram de um sujeito com menos de 20 anos (na época eu já tinha uns trinta), e permanecem assim até hoje. Outros amigos, que seguem dietas semelhantes, também tiveram resultados tão baixos quanto os meus. Isso começou a despertar em mim um interesse maior sobre colesterol, e comecei estudar mais o assunto. Encontrei muitos vegetarianos e macrobióticos que apresentavam problemas de colesterol alto. Como podia isso ? Os caras só comiam folhas e grãos, absolutamente zero de gordura, a ainda assim apresentavam taxas altas de LDL. Lembro de uma coitada no meu trabalho que vivia se queixando do colesterol, se entupia de remédio, magra, vegetariana, e aí? Genética. Se houver predisposição, quadro na família, aí sim, caso contrário, nada de problema.

Outro fator interessante, e aí lanço um desafio aos que acham que tudo que estou escrevendo é loucura, tente achar só uma pessoa com problemas de taxas elevadas que não seja sedentária. Todas são. Nunca vi sequer um atleta que tivesse problemas nessa área. Tenho amigos judocas que pesam mais de 150 kgs, percentual de gordura lá em cima, mas o colesterol, ta lá embaixo. Esses são os dois fatores complicadores na história: genética e sedentarismo. Tem que se mexer ! Para de tomar remédio e se mexe ! “Ah, mas eu não tenho tempo”. Não? E a hora que fica parado babando na frente da tv vendo novela ? E ficar vendo aquele maravilhoso programa do Faustão por não sei quantas horas? E o tempo que gasta no buteco com os amigos tomando suas cervas? Não tem tempo? Fala sério...

Mais um detalhe. Antes de saírem reclamando, e alegarem que esse ou aquele estudo mostrou que anabolizante mata, ovo mata,etc, é bom que se saiba que a grande maioria dos estudos voltados para a áreas de nutrição e suplementação esportiva é ridículo, considerando referências médicas. Vocês sabem quantas pessoas são envolvidas em pesquisas para testar remédios ? Mais de mil. Grandes laboratórios costumam juntar grupos de mais de 10.000 pessoas, e acompanhá-las por meses, anos, antes de confirmarem, ou não, a eficácia e os problemas relacionados ao medicamento que querem lançar no mercado. Alguém já ouviu falar em algo parecido feito com esportistas ? Seja com uso de esteróides, com dietas ? NADA. Não tem. O que temos são trabalhos feitos com grupos pequenos, por períodos relativamente curtos, geralmente por faculdades sérias, carentes de maiores dados para suas pesquisas.

Amigos é isso. Estas são algumas das loucuras que escrevi no site que trouxeram a revolta ao imenso grupo de seis caras que me escreveram com os mais variados elogios. Espero ter esclarecido alguma coisa. Mas se não consegui, tudo bem. Sinto avisar que vem mais loucura por aí.

Fred Azevedo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu comecei a falar que comia ovos, uma a duas dúzias...o médico me interrompeu alarmado “o que ! isso é um absurdo ! Mais de 6 ovos por mês é suicídio !”, e eu continuei “doutor, eu como isso é por dia !”

EAuidAHSAUIODAHSaODAHdoas

Ri demais nessa parte!

E o pior é que os médicos se espantam mesmo.

Excelente artigo Leandro.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

ótimo!

Concordo e minha experiência de nutrição com ovos é excelente.

Eu já fui esportista amador de vários esportes, sendo os mais praticados na ordem decrescente foi volei 10anos, boxe 6meses, basquete 1ano, atletismo 2anos, judo 3anos.

E nos períodos de ganho de massa e perda de gordura eu sempre adotei incrementar a alimentação com vitaminas contendo ovos, aveia e frutas. Meu colesterol sempre foi baixíssimo, mesmo comendo muito ovo também...

do final de Dezembro-09 até o momento (ver minha assinatura), perdi muita gordura e ganhei muita massa magra (uns 5kg), só na base de whey protein, bcaa, muito ovo e a extremamente mágica, ração humana que mandei fazer que tem me ajudado ferozmente a eliminar gordura e ganhar massa.

qq coisa me avisem que passo a receita!

Estava encucado com meu peso atual e taxas de colesterol pelo ganho de peso rápido, mas seu post me ajudou bastante!

Vamo q vamo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...