Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Investir Numa Maquina De Solda

luk2

Posts Recomendados

Postado

Eai galera, acompanhava a area de treino caseiro a um tempo ja, e agora estou treinando em casa e gostei muito dos tultorias e dicas da galera dessa sessao.

Estou pensando em investir uma grana e comprar essa maquininha de solda compacta e barata:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-490422988-maquina-de-solda-eletrica-160a-turbo-220v-nagano-nfgarantia-_JM#!/description

Acompanha mascara e alguns poucos eletrodos sulficientes pra treinar uma boa solda.

A parte comprarei os materias para fazerem as estruturas como o metalon (que achei bem barato) e eletrodo (cerca de R$30 o KG).

Com cerca de 500reais, irei adquirir a maquina e bastante metalon, pra começar desenvolver alguns projetos que tenho interesse, como mesa de supino, leg press, barra fixa, paralelas dentor outros, alem de não ficar dependendo de nenhum serralheiro.

Peço sugestoes, se é ou nao um bom investimento, se esta maquina de solda vale a pena?

Valeu pela ajuda de todos.

Postado

Dá pra fazer muita coisa com madeira e concreto, mas se quiser treinar a solda é ótimo também. Acho que o negócio é descobrir qual o melhor custo benefício para você. Eu por exemplo fiz uma gaiola para agachamento e militar com umas madeiras de sustentação de laje que estavam jogadas em casa. Com o cimento, areia e brita que havia aqui fiz também uma trap bar para levantamento terra, farmwalker e panturrilha. Ficou tudo a custo zero pra mim e ainda serviu de prendizado.

Postado

Soldar com eletrodo revestido é relativamente simples (na verdade, das soldas elétricas, acho a mais fácil)

mas mesmo assim, não aconselho você ficar embaixo de uma barra com 100kg de cada lado se não tiver certeza que sua solda foi bem feita.

Leia direitinho sobre o assunto... remoção de escoria, penetração da solda, ajustes da maquina, tipos de eletrodo, etc..

conhecimento sempre é bom, mas não se arrisque por vaidade ;D

Sobre a maquina, sei te dizer que a da ESAB é boa... essa daí nunca tive experiência, prefiro não opinar.

Abraços!

Postado

a idéia é essa mesma Mavericky, tambem pretendo fazer uma gaiola e alguma adaptaçao pra pulley, estou pensando na ideia de alugar uma maquina de soldapor uma semana e comprar a ferraiada e ir montando aos poucos as coisas.

Soldar com eletrodo revestido é relativamente simples (na verdade, das soldas elétricas, acho a mais fácil)

mas mesmo assim, não aconselho você ficar embaixo de uma barra com 100kg de cada lado se não tiver certeza que sua solda foi bem feita.

Leia direitinho sobre o assunto... remoção de escoria, penetração da solda, ajustes da maquina, tipos de eletrodo, etc..

conhecimento sempre é bom, mas não se arrisque por vaidade ;D

Sobre a maquina, sei te dizer que a da ESAB é boa... essa daí nunca tive experiência, prefiro não opinar.

Abraços!

Meu medo e exatamente isso brow, fazer e ficar bonitinho com uma falsa segurança, acho que vou desistir e mandar as peças pro serralheiro fazer.

Postado

Bom, eu optei por fazer o investimento q ta pensando em fazer.

Sempre curti construir as coisas eu msm. Daí esse ano comprei uma máquina de solda, e essa semana to comprando uma policorte, pra cortar metalon.

Vou te falar q ñ é fácil soldar, até aprender vai demorar um pouco, mas nada q treino e treino ajude.

Ainda ñ domino a solda, por isso to fazendo equipamentos mais tranquilos com relação à segurança.

Postado

vai precisar tb de maquina de corte, entre outras coisa

iria cortar com a makita com disco pra metal, depois e so lixar

Bom, eu optei por fazer o investimento q ta pensando em fazer....

quanto voce pago na sua maquina Baeta? Vejo uma diversidade de maquinas por ai de varios nomes (mag, mig) acima de R$500, e a que tenho em vista de R$200. Nao sei se a maquina influencia grande coisa na solda. Tenho medo dessa maquininha barata me deixar na mao com projetos que precisem suportar peso.

Postado

Cara,

Mig é um processo de soldagem, Mag é outro assim como eletrodo revestido. Existem vários métodos de soldagem (ainda tem TIG, acetileno, arco submerso, etc).

Pra ter em casa, eletrodo eu acho melhor porque o metal de adição é mais acessível, a maquina é portátil, a técnica é mais simples e o ajuste da máquina também.

Em contrapartida, vc faria o mesmo trabalho na metade do tempo com a MIG e o cordão ficaria mais bonito.

Sobre o peso, o cordão com boa penetração e escolhendo o eletrodo correto, não é pra dar problema não. Se fosse uma situação dinâmica dava pra se preocupar mais, mas vai ficar ali parado...

Você ta calculando a capacidade de carga do equipamento que você quer fazer ou é coisa empírica??

Abraço.

Postado

luk2, eu paguei em torno de R$400 na minha máquina, uma BR Motors, modelo BRT260.

Alguém aí do fórum q trabalha com solda, estou tendo problemas, construindo meu prowler, o cordão de solda ta saindo com mta borra. Alguém?!

abraços!!

Postado

Bom, eUU, o serralheiro aqui da cidade disse q o problema é a energia, eu uso 110v, e ele falou q como o local onde uso a máquina ta mto longe do padrão, a máquina ta fraca e tem mta escória.

Eu soldo, mas fica com mta borra, jogo a peça no chão e ela quebra com mta facilidade.

Visitante Usuario Excluido 1
Postado

Bom, eUU, o serralheiro aqui da cidade disse q o problema é a energia, eu uso 110v, e ele falou q como o local onde uso a máquina ta mto longe do padrão, a máquina ta fraca e tem mta escória.

Eu soldo, mas fica com mta borra, jogo a peça no chão e ela quebra com mta facilidade.

eae baeta

o q eu sei é q o metalon a ser soldado nao pode estar molhado ou , inferrujado , graxa, óleo ou seja a peça tem q estar limpa,eu sempre limpo o metalon com disco flap,ou limpo com tiner só p garantir q nao vai dar poro; os eletrodos tem q ser conservados em local seco e limpo sem umidade

vc esta usando eletrodo com espessura coreto? talves se vc usar um eletrodo de espessura menor a maquina consiga derreter melhor

abç

Postado (editado)

Massa pra caramba, o difícil é acreditar em uma solda para o leg press que tu quer fazer ai.
Tem que cuidar pra não se machucar e o barato acabar saindo caro!

E outra coisa, soldar não é tão simples como parece, meu pai tem oficina e manja dos paranaue!!!
Já brinquei muito com solda e tem que ter a técnica!

Editado por Marco Gongoleski
Postado

Então velho... escoria faz parte do eletrodo revestido. Na verdade é pra isso que serve o revestimento ;D mas assim eu não consigo dizer qual o seu problema.

O correto é vc dar um passe, bater com um martelinho até sair toda a escoria, aí vc consegue julgar se precisa de outro passe.

Não peguei o que é essa borra que vc está falando, mas o metal realmente não pode ter impurezas pra ser soldado. Metalon geralmente vem galvanizado (dá pra perceber uma cor diferente da metálica nele) e vc precisa tirar toda essa camada da junta que vai ser soldada senão não pega nem com o fogo do inferno derretendo heheheh (mentira, existe técnica pra soldar peças galvanizadas, mas ninguém faz $$) Eu lixaria até ele ficar igual a um metal, brilhando. Qual a espessura da parede desse metalon que vc usa?

Solda tem que saber fazer, mas não é um bicho também. Dá uma olhada nesse video:

https://www.youtube.com/watch?v=GZ_wZGzznzY

a gente fez todo o carro na faculdade, nós mesmo soldamos...

Visitante Usuario Excluido 1
Postado

eae luk 2

eu recomendaria essa maquina aqui da bambozzi, é umas das melhores marcas, q ta na faixa de 300,00 conto o valor é bem proximo do q vc gastaria com essa ai, recomendaria também vc comprar em uma loja de ferramentaria é bem mais barato do q no mercado livre ehehh

y2ej.jpg

eu tenho uma dessa marca de modelo diferente e acho ela muito boa, paguei 630,00 conto, o modelo é wmi 140 ed, a biltola (espessura em mm) do eletrodo q ela solda é 3,25 e espessura meno 2,25 a amperagem vai de 30 a 130 é bem portatio e da pra levar para qualquer lugar.sg foto.

d221.jpg
7ibs.jpg
terceira recomendaçao, se quer fazer seus propios aparelho vai precisar comprar uma lixadeira pra cortar os metalon e também uma furadeira p fazer qualquer furo.
já estou querendo comprar uma furadeira de bancada e uma policorte q é bem mais pratico do q furadeira e lixadeira.
abç
Postado

eUU, to me expressando mal, a borra q to falando é justamente a escória.

No próximo treinamento de solda vo experimentar limpar com thinner pra ver se vai melhorar!

Valeu a todos pelas dicas! Depois vou postar as coisas q fiz em casa!

Postado

Calma aí.. vc lixa antes de começar a soldar, entre os passes vc bate na junta até soltar tudo, não coloque tinner que vai poluir sua solda.

É só bater mesmo pô, umas batidinhas solta tudo. Esse eh o chato do eletrodo revestido: tem que ficar tirando a escória e demora pra fechar o cordão (taxa de deposição é ruim).

A escória faz parte da solda. Faz oq o gás faz na MIG/MAG e TIG.

Solda é prática, relaxe que vc consegue ;D

Postado

valeu pela força eUU!!!!!

Acho q preciso treinar mais minha paciência, meu ponto fraco pra tudo que faço na vida :(

O serralheiro aqui da minha cidade me disse isso tb: solda é prática!

abraços!!

Postado

Tranquilo cara, precisando, estamos aí...

Pra falar a verdade, eu não gosto de soldar hehehe

todo mundo que precisar de algo soldado, vai querer que vc solde!! Não espalhe que vc aprendeu, ok? hehehe

Abraço!

Postado

kkkkkkkkkkkk!!! Pode cre mano!!

Tem um amigo meu aqui, dono de uma oficina de lanternagem e pintura, perguntei pra ele um dia desses o motivo pelo qual ele ñ tinha uma máquina de solda pra eletrodo, ele falou mais ou menos isso q vc citou! "o povo chega e pede um serviço de solda pequeno, tipo um reparo numa bicicleta etc, ai quando eu cobro R$5 ou R$10 fala q ta caro!"

Mas como aqui tem mta gente q mexe com isso fica tranquilo!

Moro numa cidade com menos de 7 mil habitantes! hehehe!

Postado

Pode crer, eu to querendo pagar 5 ou 10 conto pra reforçar umas paradas aqui kkkkk

Curti essa maquina em dvill, vou ver se conheço alguem que saiba soldar pra me da um help, e o esquema e comprar numa loja mesmo, mercado livre ta cobrando um juros do caramba agora, fora o frete de uma maquina de solda que nao deve ser 15 continho pra da uma ajuda.

• 5 anos depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Essa máquina que você que comprar é um inversora, bom ele solda eletrodo revestido para aço inox, 6013(baixo carbono) e 7018(aço de alto carbono) 

Sugiro você comprar uma transformadora de no minimo 120 Amperes

como essa aqui: 

porem ela só utiliza eletrodo 6013, mas o aço que você irá usar, está nas normas.

E algumas dicas de como soldar 

Spoiler

esse canal é um dos melhores canais que auxilia, é só treinar antes de você começar realmente a fazer o seu PowerRack, eu vejo serralheiros tão ruins de solda que nem sabem que tipo de eletrodo a ser usado em tal aço, por isso não se preocupe, apenas pratique, e a solda de eletrodo revertido é uma das mais dificeis de soldar por isso é bom começar com ela.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...