Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Seu Whey Protein Caseiro!

_henriqueeL

Posts Recomendados

Postado (editado)

Whey protein é surpreendentemente fácil de fazer, muito mais barato do que as coisas que você compra nas lojas.

Aqui está o que você vai precisar:

• 1 quarto ou 1 litro de leite (você pode adicionar mais ou menos, dependendo de quanto você quer fazer... basta ajustar as proporções)
  • uma panela
  • vinagre ou suco de limão (cerca de 2 colheres de sopa)
  • coador
  • toalhas de papel ou um pano de queijo
  • Qualquer aromatizantes ou especiarias que você quer

1) Pegue o leite e começar a ferver em meio ao fogo baixo. Mantenha um olhar atento sobre isso, porque você não quer que ele fique muito quente.

2) Quando você começar a perceber um monte de bolhas ao redor da borda da panela adicione o vinagre ou suco de limão e mexa por aí. A mistura deve se separar muito rapidamente em coalhada e soro de leite. Se isso não bastar adicione um pouco mais de vinagre ou suco de limão. A coalhada é o solido e o Whey é o líquido.

3) Obter um filtro (cobri-lo em toalhas de papel ou pano de queijo, se você quiser manter a coalhada e torná-lo em queijo). Separa-se a coalhada do soro do leite. Deixe o soro esfriar na geladeira por um tempo e, em seguida, adicione todos os ingredientes. Algumas sugestões para aroma: noz-moscada, canela, mel, chocolate... só testá-lo e ver o que funciona para você. O gosto pode ser diferente para algumas pessoas, se for, apenas dilui-lo com outra coisa, como água ou suco.

Esta é a mesma coisa que você comprar na loja, exceto que não é desidratado!

Texto traduzido por mim.
Fonte:
https://ajunkyard.wordpress.com/2010/01/27/how-to-make-a-homemade-whey-protein-shake/

Editado por _henriqueeL
Postado

Tem lógica sim... soro de leite é whey protein. Mas creio que seria necessário tomar muuuito soro para ter os benefícios que ele já desidratado forneceria (até pq grande parte é água né?). E se quer grande fonte de proteína, melhor consumir o coalho do leite (aí sim.... riquíssimo em proteínas).

Postado

Po, parece ser verdade. Se alguém já fez ou fará posta. Sai mais barato, sem dúvida. Posta também quantas porções renderam.

Postado (editado)

O nutricionista Ney Felipe ja postou uma receita assim no diario de treino dele, nao fica 100% igual a tabela nutricional do whey protein, mas quebra um galho.

No final do artigo: https://www.nutricaoavancada.com.br/artigos/15-suplementos/10-propriedades-funcionais-do-whey-protein

Será, Alguem manda pra analise.

Nao espere pelos outros, manda tu!

Editado por RafaelCrvs
Postado

Nao espere pelos outros, manda tu!

Por mim mandava mesmo, mas como nao tenho tempo ( cara trabalhador) nao tem como.

E ainda mais, essas universidades aqui provavelmente nao faz.

Postado

Acabei de fazer aki em cs..

é o seguinte , eu coloquei 300ml de leite no fogo , esperei borbulhar um pouquinho nas bordas e adicionei 2 colheres de vinagre e mexi um pouco , esperei 1 min e fico uma coisa densa =S , aí eu vim com uma peneirinha e despejei tudo nela e botei uma panela em baixo...caiu a água totalmente e fico só a coalhada na peneira (joguei a coalhada fora) , aí o whey ficou em baixo liquido , só o cheiro embrulha o estomago não tem como fazer virar pó não ? , pois ele está liquido!

Acabei de fazer aki em cs..

é o seguinte , eu coloquei 300ml de leite no fogo , esperei borbulhar um pouquinho nas bordas e adicionei 2 colheres de vinagre e mexi um pouco , esperei 1 min e fico uma coisa densa =S , aí eu vim com uma peneirinha e despejei tudo nela e botei uma panela em baixo...caiu a água totalmente e fico só a coalhada na peneira (joguei a coalhada fora) , aí o whey ficou em baixo liquido , só o cheiro embrulha o estomago não tem como fazer virar pó não ? , pois ele está liquido!

Postado (editado)

Na boa, não sei pra que essas nojeiras aí, esse bagulho deve ser uma bosta de tomar. Vocês não preferem comida do que ficar inventando moda tentando fazer "whey" em casa? :)

Passa-tempo

O soro que sobrou do whey , eu deixei ferver até a agua secar , ai fico um pouquinho de tipo um ''melado'' , +/- umas 35ml (de 500ml de leite) e acho que deve ter somente umas 3,7-4g de whey puro , pois o whey é só 20% da proteina do leite . Acho que pra fazer umas 30g de whey protein puro , iriam varios e varios litros de leite!

A coalhada que a gente tira na hora que poe o vinagre , é a pura caseína (80% das proteinas do leite) e lactose (se o leite for integral tem gordura tb , se desnatado nao)

Editado por Mateus Araujo
  • Supermoderador
Postado

Seria interessante saber a qtde de proteínas.

Se for perto do que tem nos produtos comerciais compensa e muito a mão de obra!

até onde eu sei, os carboidratos do leite ficam no soro; e apenas 20% das proteínas (o resto é caseína e fica na coalhada).

Ou seja, de 200 ml de leite, que têm em média 10g de carboidrato e 6g de proteína, você terá um soro com 10g de carboidrato e 1.2g de proteína. Será um whey com algo em torno de 10% de proteína.... pior do que qualquer whey existente no mercado, aliás pior até do que hipercalóricos. E com gosto ruim.

Vale muito mais a pena aproveitar a coalhada, essa sim proteína pura (se fizer com leite desnatado).

Postado

Verdade brother ,

até onde eu sei, os carboidratos do leite ficam no soro; e apenas 20% das proteínas (o resto é caseína e fica na coalhada).

Ou seja, de 200 ml de leite, que têm em média 10g de carboidrato e 6g de proteína, você terá um soro com 10g de carboidrato e 1.2g de proteína. Será um whey com algo em torno de 10% de proteína.... pior do que qualquer whey existente no mercado, aliás pior até do que hipercalóricos. E com gosto ruim.

Vale muito mais a pena aproveitar a coalhada, essa sim proteína pura (se fizer com leite desnatado).

Quase vomitei agr tentando tomar o whey , albumina é ferreiro rocher perto desse whey kkkkkkkk

Postado

HUHAUHUAHUAu não creio nesse tópico....

Ganhei meu dia. Realmente dá pra fazer o whey, mas de cara já imaginei que ia dar merda.

Como pode achar que seria tão simples fazer whey em casa e ficar tão protéico e saboroso quanto os industrializados?

E tem que ver também o tipo de leite que vc vai usar, se for desnatado vai ter ainda menos proteína. Fazer esse processo vai apenas tornar o produto em uma ótima fonte de lactose heuheuheueuhe

Postado

HUHAUHUAHUAu não creio nesse tópico....

Ganhei meu dia. Realmente dá pra fazer o whey, mas de cara já imaginei que ia dar merda.

Como pode achar que seria tão simples fazer whey em casa e ficar tão protéico e saboroso quanto os industrializados?

E tem que ver também o tipo de leite que vc vai usar, se for desnatado vai ter ainda menos proteína. Fazer esse processo vai apenas tornar o produto em uma ótima fonte de lactose heuheuheueuhe

kkkkkkkkkk vei o melado é tão ruim que eu to enjoado até agr , acho que nem hiena come...maldito de quem fala que a pior coisa pra descer é albumina.

Postado (editado)

Fiz umas contas agora aqui...(medidas estimadas)

1l. leite = 30 g de whey (um leite que forneça por copo de 200ml. cerca de 6g de proteína. Ou seja: 1l. leite = 5 copos de 6g proteína cada;

Seriam necessários tomar 33,33 l. de leite para compensar um pote de 1000g de whey (aproximadamente);

Pensando que 1l. leite custa em torno de R$ 2,70, então 33,33 litros = R$ 90,00. Existem whey's mais baratos e mais caros que esse valor. Mas, logicamente tem os carbos, etc.

Me corrijam se eu estiver errado

editado!

Editado por dogwhisperer
  • Supermoderador
Postado

Fiz umas contas agora aqui...(medidas estimadas)

1l. leite = 30 g de whey (um leite que forneça por copo de 200ml. cerca de 6g de proteína. Ou seja: 1l. leite = 5 copos de 6g proteína cada;

Seriam necessários tomar 35 l. de leite para compensar um pote de 1000g de whey (aproximadamente);

Pensando que 1l. leite custa em torno de R$ 2,70, então 35 litros = R$ 94,50. Existem whey's mais baratos e mais caros que esse valor. Mas, logicamente tem os carbos, etc.

Me corrijam se eu estiver errado

Não esqueça que um pote de whey não tem 1000g, usualmente tem 900g, e nem todo ele é proteína. Wheys concentrados (mais baratos) têm no máximo 80% de proteína, ou seja, a comparação deveria ser com 720g de proteína. Aí o gasto com leite seria de R$64,80.

Postado

Não esqueça que um pote de whey não tem 1000g, usualmente tem 900g, e nem todo ele é proteína. Wheys concentrados (mais baratos) têm no máximo 80% de proteína, ou seja, a comparação deveria ser com 720g de proteína. Aí o gasto com leite seria de R$64,80.

Sim, por isso citei os termos "aproximadamente" e "estimado"

Postado

kkkkkkkkkk vei o melado é tão ruim que eu to enjoado até agr , acho que nem hiena come...maldito de quem fala que a pior coisa pra descer é albumina.

1 litro de leite = 30g DE PROTEINA , sendo 80% caseína e 20% whey. Então de 30g de proteina 24g serão caseína e 6g serão whey , então serão necessários muuuito mais litros pra fazer 1 pote de whey!

Postado

Lembrando que por fator do gosto pode adicionar cacau em pó, seria ótimo.

Nao existe fator de gosto , é impossível tomar , simplesmente isso , voce pode adicionar o que quiser até uma barra de chocolate , o negoçio é ruim de mais , não tem como , voce vomita.

Sabe aquele leite que a gente esquece e ele fica 1 semana dentro da geladeira aberto e chega a talhar , e fika akele gosto azedo horrível que só o cheiro voce já enjoa , então é pior do que isso.

Postado

Minha avó costumava fazer bastante coalhada quando eu era criança,eu mal conseguia chegar perto da coalhada..agora imagino o soro que sai..melhor imaginar com limão do que com vinagre..deve ser o tipo de coisa que precisa tomar uma lata de leite condensado pra descer..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...