Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

[Importante] Colesterol - Alguns Mitos Revelados

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Boa tarde a todos do fórum... :lmaosmiley:

Eu vejo que muitos frequentadores do fórum tem uma ideia bastante relutante a respeito do colesterol e das gorduras animais, então resolvi escrever esse tópico para tentar esclarecer alguns "fatos" que parecem inevitavelmente corretos na mente de muitas pessoas. Eu gostaria de deixar na seção "Artigos sobre Nutrição", mas não posso criar um tópico lá, então criei aqui mesmo...

Começo dizendo que HDL e LDL são, na verdade, lipoproteínas que transportam colesterol, ou seja, não existe colesterol HDL nem colesterol LDL, mas sim lipoproteínas de densidades diferentes - HDL (alta densidade) e LDL (baixa densidade). Mas por que colesterol HDL é "bom" e colesterol LDL é "ruim"?

Para explicar esta questão, usarei o exemplo de uma pessoa cujo endotélio (revestimento interno das artérias) foi atacado por uma substância nociva; nesse instante, o endotélio envia uma mensagem ao fígado, que por sua vez envia colesterol para o local da infecção na forma de LDL (lembrando que o colesterol é uma substância reparadora do organismo); assim que o dano é reparado e o colesterol não é mais necessário, ele retorna ao fígado na forma de HDL. Então, pelo simples fato de o colesterol se mover do fígado para o local do estrago, ele é chamado de "ruim" e vice-versa. Realmente, não há muita lógica...

Agora que eu já expliquei algumas diferenças entre colesterol HDL e LDL, falarei um pouco sobre doença cardíaca, ressaltando alguns pontos importantes e depois fazendo algumas observações:

1) há grandes diferenças entre colesterol LDL (partículas pequenas e partículas grandes), o que é importante salientar;

2) gordura saturada e colesterol dietéticos não promovem doença cardíaca, na verdade são protetores;

3) as recomendações nutricionais das organizações de saúde contribuem com as doenças cardíacas.

====================================================

1) Há diferenças importantes quando se trata de colesterol LDL. Partículas pequenas e densas são mais propensas a danificar as paredes arteriais e induzir uma resposta inflamatória, portanto estas sim estão relacionadas com doença cardíaca; partículas grandes e fofas não têm essa capacidade e são na verdade protetoras. As partículas pequenas e densas também são muito mais propensas a se oxidar, produzindo LDL oxidado; LDL oxidado é um fator de risco muito importante (se não for o mais importante, nesse contexto) para doença cardíaca.

2) Para esclarecer completamente, colesterol dietético não tem atuação relevante sobre os níveis de colesterol sanguíneo na maioria das pessoas, ou seja, comer 10 ovos diários não aumentarão seus níveis de colesterol. Na verdade, comer colesterol (de ovos, por exemplo), diminui a proporção de partículas LDL pequenas e densas. Ótimo, não? A adição na dieta de gordura saturada (presente principalmente em alimentos de origem animal) também diminui a proporção de partículas LDL pequenas e densas, aumenta os níveis de colesterol HDL e diminui os níveis de triglicerídeos, ou seja, as gorduras animais são altamente protetoras contra doenças cardíacas.

Outro fator importante para oxidação de LDL (fator dominante na aterosclerose) diz respeito ao açúcar no sangue e frutose. Níveis prolongados de altos níveis de açúcar sanguíneo aumentam a oxidação de LDL; a frutose também aumenta a oxidação de LDL em relação à glicose. Aliás, substituir gorduras animais por carboidratos* aumenta a proporção de partículas LDL pequenas e densas, diminui os níveis de colesterol HDL e aumenta os níveis de triglicerídeos, o que não é benéfico.

3) Sim, isso que você leu é verdade. Substituir gorduras animais por gorduras poli-insaturadas (principalmente derivadas de óleos vegetais, como de soja e milho) é altamente maléfico para a saúde. As gorduras poli-insaturadas ômega 6 encontradas em grande escala nos óleos vegetais são responsáveis por câncer, doenças cardíacas e outras várias doenças; a propósito, elas também são mais suscetíveis à oxidação do que gorduras saturadas ou mono-insaturadas.

*Com a questão dos carboidratos, eu sou um pouco mais cético, pois há muitas culturas perfeitamente saudáveis que ingerem grande quantidade de carboidratos; na minha visão (tal como pensa Stephan Guyenet), o mais importante talvez seja a qualidade do alimento: as principais fontes de carbos de culturas saudáveis são tubérculos e raízes; frutas; legumes e verduras, grãos e leguminosas devidamente preparados. Provavelmente o consumo de grãos (principalmente refinados) e alimentos processados ricos em açúcar ou xarope de milho de alta frutose (HFCS) são carboidratos a serem evitados, devido à sua comprovada ação danosa à saúde.

Com base no que foi escrito, algumas conclusões possíveis:

- priorize gorduras saturadas e mono-insaturadas em vez de gorduras poli-insaturadas;

- consuma alimentos reais, evitando comida processada e industrializada (se vier numa embalagem, não coma... hehe);

- não tenha medo das gorduras certas, pois elas somente trarão benefícios à sua saúde.

É isso, galera... Eu sei que ficou um pouco extenso, mas tenho certeza que esse tópico servirá para muitas pessoas que pensam que estão cuidando bem da saúde, mas na realidade não estão; não à toa as recomendações de saúde que recebemos não estão alterando a trágica situação da saúde mundial, principalmente nos países industrializados. É frustrante ver a ignorância em que se encontra a população mundial e a total conivência da mídia quanto a isso. A propósito, ainda há muito mais sobre esse assunto que talvez eu escreva futuramente, mas por enquanto ficarei somente com as informações acima.

Espero que todos possam aproveitar as informações e espero que todos gostem, pois foi um trabalho muito grande escrever esse tópico... rsrs

Qualquer dúvida, crítica, sugestão e colaboração que enriqueça o tópico será totalmente bem vinda.

Referências (na verdade eu li muito mais sites do que os que estão nas referências, mas basicamente para criar este texto eu recorri aos seguintes endereços);

- Stephan Guyenet

- Chris Kresser

- José Carlos Brasil Peixoto

Abraços

Você tem medo do colesterol? Então leia isso e responda: Colesterol - Mitos Revelados

Postado

Só algumas observações:

1 - quanto maior a densidade, menor o volume. Você usou LDL como "pequenas e densas", esta seria a HDL. LDL é volumosa e não densa.

2 - LDL é produzida no sangue, no fígado é produzida a VLDL que será transformada em LDL.

Partículas pequenas e densas são mais propensas a danificar as paredes arteriais e induzir uma resposta inflamatória, portanto estas sim estão relacionadas com doença cardíaca; partículas grandes e fofas não têm essa capacidade e são na verdade protetoras.

Isso esta invertido. Pequena e densa (HDL), LDL inverso.

As partículas pequenas e densas também são muito mais propensas a se oxidar, produzindo LDL oxidado; LDL oxidado é um fator de risco muito importante (se não for o mais importante, nesse contexto) para doença cardíaca.

Isso não faz sentido. A oxidação é importante e deve acontecer, quando não oxidada a lipoproteína (LDL) tende a "grudar" no endotélio e formar placas de ateroma, que pode desencadear uma doença cardíaca.

A questão 2 e 3 eu não vou nem comentar porque não faz sentindo.

Eu vou sair daqui a pouco e não vou mais comentar.

Postado
  • Autor

Só algumas observações:

1 - quanto maior a densidade, menor o volume. Você usou LDL como "pequenas e densas", esta seria a HDL. LDL é volumosa e não densa.

2 - LDL é produzida no sangue, no fígado é produzida a VLDL que será transformada em LDL.

Isso esta invertido. Pequena e densa (HDL), LDL inverso.

Isso não faz sentido. A oxidação é importante e deve acontecer, quando não oxidada a lipoproteína (LDL) tende a "grudar" no endotélio e formar placas de ateroma, que pode desencadear uma doença cardíaca.

A questão 2 e 3 eu não vou nem comentar porque não faz sentindo.

Eu vou sair daqui a pouco e não vou mais comentar.

Não fui eu que confundi... Embora lipoproteína HDL seja de alta densidade (high density lipoprotein) e lipoproteína LDL seja de baixa (low density lipoprotein), as sub-frações mais perigosas de LDL são aquelas pequenas e densas, que são mais propensas à oxidação e mais propensas a desencadear uma resposta inflamatória danificando a parede arterial. Esse artigo traduzido do Ron Rosedale é muito bom e vale a pena ler: colesterol.

Pelo que eu entendo (se alguém souber melhor e quiser me corrigir, seria ótimo), o colesterol na verdade é produzido pela maioria das nossas células, pois ele tem inúmeras funções no organismo, principalmente com relação ao sistema nervoso, regulação hormonal e estrutura celular... Porém, como ele é também uma substância reparadora insolúvel em água, é transportado pelo sangue através de lipoproteínas (do fígado para o local do estrago e vice-versa). E, que eu saiba, se estiver errado alguém me corrija, lipoproteínas VLDL atuam no transporte de triglicerídeos...

E eu gostaria de saber por que, na sua opinião, as questões 2 e 3 não fazem sentido. Poderia me explicar? Seria bem interessante...

Abraços

Você tem medo do colesterol? Então leia isso e responda: Colesterol - Mitos Revelados

Postado

Opa, beleza de tópico Antony500, reputado! Mas assim , acredito que em alguns pontos o colega Dones tenha razão.

LDL = Low Density Lipoprotein

HDL = High Density Lipoprotein

E essa classificação é que é chamada de "subfração" do colesterol.

Esse artigo do Lyle McDonald é muito interessante e vem a calhar muito bem nese tópico, esclarecendo muito sobre colesterol e gorduras em geral,

ainda não traduzi ele mas está na minha lista de deveres de casa, logo trarei um tópico com ele traduzido, pois considero algo que todos devam ler: (parte 1 e 2)

https://www.bodyrecom...ats-part-1.html

https://www.bodyrecom...ats-part-2.html

E também um pouco de wikipédia pode ser muito surpreendentemente esclarecedor:

https://pt.wikipedia....wiki/Colesterol

 

 

Postado

Há realmente MUITO estudo contradizendo a Hipótese Lipídica.

Os estudos do Ravsnkov sao muito bons... e são de 2000. Só o ano passado fui ter acesso à esse tipo de informação.

De acordo com esse estudo (ele tem vários e existe uma infinidade de outros que o afirmam), existem 2 caminhos que levam a inflamação da intima arterial.

1- agragação plaquetária induzida pela hipercolesterolemia e monócitos do sistema imune (que chegam pra reparar o estrago e só fazem cagada).

2- multifatorial: estimulação do endotélio por cigarro, diabetes, hiperhomocisteinemia (excesso do AA cisteína, após comer mta proteína), excesso de ferro, falta de cobre, bactérias (segundo os estudos com ratos citados no artigo).

Segundo o próprio Uffe, a explicação para esses achados é que preferencialmente a promover a aterosclerose, colesterol alto é na verdade fator de proteção, já que "aquieta" o sistema Imune, pois homens com hipocolesterolemia possuem menos linfócitos T e CD8+ (célula de defesa já maturada no Timo, "pronta"). Outro fato é que a adesão dessas células ao tecido endotelial e a atividade fagocitária e motilidade das células mononucleares dos caras com hipercolesterolemia eram maiores que dos citatos anteriormente.

Ou seja: é bom ter mais células prontas para a defesa, mas sem estarem totalmente ativas, e o cholesterol proporciona isso.

Durante infecções agudas a síntese de colesterol aumenta, mas curiosamente ele também é reduzido no plasma sanguíneo, o que provavelmente explica a função protetora que ele tem.

Há tanta gente no mundo que passa dias sem ter o que comer. O que me dá o direito de passar o dia inteiro comendo?

Há muita coisa por trás do IF que somente a fisiologia..

Nutrition 101: Nem tudo é o que parece. Aprenda o que estudamos no curso de Nutrição

Nutrition 102

Official Nutrition Reviews. Tópico sobre resumos e críticas de artigos científicos sobre jejum.

Postado
  • Autor

Opa, beleza de tópico Antony500, reputado! Mas assim , acredito que em alguns pontos o colega Dones tenha razão.

LDL = Low Density Lipoprotein

HDL = High Density Lipoprotein

E essa classificação é que é chamada de "subfração" do colesterol.

Esse artigo do Lyle McDonald é muito interessante e vem a calhar muito bem nese tópico, esclarecendo muito sobre colesterol e gorduras em geral,

ainda não traduzi ele mas está na minha lista de deveres de casa, logo trarei um tópico com ele traduzido, pois considero algo que todos devam ler: (parte 1 e 2)

https://www.bodyrecom...ats-part-1.html

https://www.bodyrecom...ats-part-2.html

E também um pouco de wikipédia pode ser muito surpreendentemente esclarecedor:

https://pt.wikipedia....wiki/Colesterol

Mas fera, eu falei a respeito das sub-frações das lipoproteínas LDL especialmente... Assim como as lipoproteínas HDL também possuem sub-frações.

Abraços

Você tem medo do colesterol? Então leia isso e responda: Colesterol - Mitos Revelados

Postado

1- agragação plaquetária induzida pela hipercolesterolemia e monócitos do sistema imune (que chegam pra reparar o estrago e só fazem cagada).

Essa explicação entre parênteses definitivamente resumiu e esclareceu uma aparente contradição: "Como eles vão para reparar e podem ser prejudiciais?", kkkk!

Como leigo e interessado no assunto, parabenizo pelo artigo e pela discussão!

Postado

ahãn... muito bom, para reflexão, claro. Eu sempre que escuto falar em colesterol penso no quando excomungaram a manteiga, os ovos e o leite integral. Minha mãe e mionha vó passaram a vida comendo margarinas e leite aguado (desculpa, desnatado), são magras e tem semrpe o colesterol bombando... Eu como carne, como manteiga, tomo leite integral, sou magra (ok, tenho gordura localizada, como todo sedentério, claro, mas estou me esforçando pra resolver esse aspecto, rs...) e não tenho colesterol alto, nem triglicerideos e nem blablabla...

Dai, depois de uma vida de privações, comendo sebo adicionado de vitaminas artificiais pra ficar parecido com o original, mas como toda cópia, sempre inferior (margarina, eca), eles soltam que a margarina tinha o que? gordura trans!!!! sabe aquela sensação do "eu já sabia que isso não prestava"?

E os ovos? recomnedam até três por semana (antes era um e olhe lá. Eu confesso que como mais, como a maioria de vcs aqui no forum e vejam, tudo ok com meu hemograma, rs...)

Ótimo artigo. É isso ai. Não que o sujeito vá viver de ovos e manteiga, mas não precisa colocá-los na lista negra dos alimentos.

Tb penso na longevidade daquelas pessoas simples, da roça, q passam a vida comendo o que plantam, tomando o leitinho da vaca, trabalhando fisicamente na roça e vão muito bem, com saúde de ferro, obrigada. Comer com sabedoria é o caminho. E hj o cara mal nasce já socam "fórmula artificial" e papinha industrializada.

Pronto. Desabafei e declarei minha admiração pela tua postura contestadora. Obrigada por compartilhar!

desculpem os erros de digitação, to com pressa, ;)

 

 

 

Meu Diário, minha transformação.

 

  • 1 ano depois...
Postado

Valeu jovem ! Eu tava bolado com os ovos, por comer 15 ovos por dia achava que mim traria problemas, mas agora abriu minha mente e aliviou o medo, ótimo tópico parabéns !

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.