Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livre Discussão Sobre Powerbuilding


greco-romano

Posts Recomendados

PB = PowerBuilding

PL = Powerlifter

BB = Bodybuilder/Bodybuilding

OHP = Overhead Press

ME = Maximum Effort

DE = Dynamic Effort

GPP = General Physical Preparedness

RFD = Rate of Force Development

WSB = WestSide Barbell

RM = Repetição Máxima

FB = FullBody

OL = Olympic Lifter

SNC = Sistema Nervoso Central

VP = Victor Palandi

Se esqueci de algum, perdoem-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A questão é muito mais complexa que somente contração muscular. Para ser forte num exercício de PL/OL deve haver uma técnica afiada e uma adaptação neuromuscular. Não se trata apenas de ter um braço forte, se trata de saber como utilizar o momentum, de como utilizar o "leg drive", de como balançar seu corpo, de como entrar em baixo da barra, de como aplicar o vetor de força, e por aí vai. POR ISSO é que PB/PL/OL é mais complicado/complexo do que BB. No caso dos bodybuilders (e, consequentemente, daqueles que você chamou de "weightlifters que decidem se aventurar no bodybuilding") a realidade é: com uma quantidade abusiva de drogas, até o swing baiano na boca da garrafa do jacaré do é o tchan faz crescer. Tenho minhas dúvidas se "ex-PL's ao decidirem se aventurar no BB têm ótimos ganhos" por causa das técnicas diferentes. Acredito mais no fato de que os ganhos estéticos sejam pelas mudanças nutricionais e nas mudanças na escolhas das drogas utilizadas.

Oi, Red.

I

O que eu quis abordar em outros termos foi a seguinte questão:

A maneira mais adequada de ter uma estética competitiva é simplesmente treinar como atleta de força e depois fazer um cutting? Deve ser consenso aqui que a resposta é não. Mas o principal é: POR QUE NÃO?

O peito ganha mais forma se eu fizer crucifixo além de supino? As fibras ficam mais detalhadas? E se eu fizer extensora além do agachamento? E elevação lateral além do desenvolvimento? E se eu incluir rosca direta e gêmeos em pé? Preciso desenvolver um bom volume muscular antes de dar uma atenção razoável a isoladores? Preciso de mais séries por músculo? E por aí vai.

Como já falaram, acredito que é preciso mastigar melhor o que norteia os princípios do powerbuilding antes de elaborar templates.

II

Tudo bem que com certos protocolos ergogênicos o cara ganha trapézio só de agachar, mas se você ficou gigante treinando força, por que ao invés de adaptar o treino para estética (como propõe o powerbuilding) você simplesmente saiu da água para o vinho e escolheu treinar de uma maneira completamente diferente?

Não acho que "ex-PL's" aventurados no BB raciocinem assim: "Qualquer treino com GH dá resultado, logo treinarei É O Tchan Com Halteres que é mais fácil. Um treino mais profundo daria mais resultados porém prefiro atrasá-los do que me esforçar mais."

III

Sobre a maior profundidade de um treino de weightlifting em comparação a um treino de bodybuilding, isso é incontestável.

Como exemplo, leia o "Livre Discussão sobre Fisiculturismo" - por sinal um tópico precioso para mim - e perceba que métodos de treino não correspondem sequer a 10% da discussão. Por quê?

Simples: porque não é necessário discutir sobre isso. O treino do cara tem que ser MUITO lixo para atrapalhar seus resultados. O máximo que acontece é um Sardinha da vida aplicar biomecânica e conseguir otimizar os resultados com o treino.

Fora isso, o cara só precisa do be-a-bá eternamente, encaixando nas respostas do corpo de acordo com a experiência, dando um choque aqui outro ali para variar o estímulo... Não há diferença real no MÉTODO de treino de um cara com bons 6 meses de academia para um cara com 6 anos. Ressaltando: no MÉTODO (antes que me acusem de dizer o que eu não disse).

Mas fica a pulga atrás da orelha: fazer diferente não pode ser melhor? Se eu estou com GH, o melhor treino para mim é mesmo ABCDEF baseado em high reps e isoladores?

Uma coisa é dizer que ele funciona melhor em hormonizados do que em naturais. Outra coisa é dizer que mesmo em hormonizados ele funciona mais do que funcionaria um template powerbuilder, só porque todos os BB's fazem assim.

Já a nutrição do bodybuiling eu considero mais profunda, mesmo desconsiderando a mística barata que a envolve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar minha opinião.

1) Isoladores com certeza têm seu papel no treino Até powerlifter usa isoladores. O problema com isoladores é que o iniciante pensa que ele precisa de 10 tipos de estímulo diferentes pro bíceps dele pra ele poder crescer. O cara vai querer treinar rosca martelo, rosca direta, rosca concentrada, rosca alternada em cima da bosu ball e ainda fazer um drop set.

Não se engane pensando que todo PB/PL treina só com agacho, supino e terra. Os isoladores têm sua importância. Mas um cara que acabou de começar a treinar vai se beneficiar muito mais dos básicos do que de isoladores.

Elaborar templates eu não acho que seja uma boa ideia. Pelo menos não aqui nesse tópico. Nesse ponto eu concordo com o Quisso. Enumerar os pontos mais importantes pro pessoal poder se guiar através deles é o ideal.

2) Acho que essa pergunta é pessoal pro redlight, certo?

Mas de qualquer forma, GH não é a resposta pra tudo. Tem gente que acha que é só aplicar um pouquinho disso e um pouquinho daquilo que já vai ficar gigante e rasgado. Mas não é bem assim.

3) Treino tem sua importância sim. Não dá pra desmerecer os caras falando que qualquer coisa vai fazer crescer. Mas com certeza dieta e drogas têm papel mais importante do que o treino.

Eu acho que você tá simplificando demais as coisas nessa questão. Obviamente que as drogas influenciam muito, mas o treino também é importante. Agora, se ABCDE, ABCD, AB2x ou sei lá o que vai ser mais eficaz, ai é outra história. Além de que isso varia muito de pessoa pra pessoa.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Olá,

Seria a ideia então um FAQ? Dá pra fazer no estilo, é só numerarem aí que fica até mais fácil pra opinarem (só não faço porque acabei perdendo o fio da discussão no meio de tanto post).

.

Você está errado sobre GH e sobre o Sardinha (e esse tá errado com "acreditar na biomecânica" e todo o bullshit que ele fala).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Rafael! Beleza?

I

Sim, eu sei que treinos de força não incluem só os básicos, mas no caso os isoladores (e outros exercícios) são basicamente assistências para melhorar a performance dos básicos.

Os isoladores que eu dei como exemplo não influenciam nesse sentido, seriam uma variação de estímulo supostamente necessária para refinar a estética dos músculos.

Eu só ainda não tenho a total certeza para retirar de vez o "supostamente" da frase anterior. Preciso de debate.

Sobre iniciantes e suas dúzias de roscas... Qualquer hora quero desabafar o que eu vejo na minha academia, cara. Fica entalado na garganta. heheheheh

II

Sim, questionei a concepção dele sobre drogas e treinos no bodybuilding, apesar de ter posições convergentes.

O poder específico do GH eu vejo mais sendo debatido na perda de gordura e água do que no ganho de massa, mas eu sinceramente não conheço nada sobre peptídeos e derivados, só sobre anabólicos comuns.

III

Eu também acredito na importância do treino otimizando os resultados estéticos.

O problema é que esse é o último fator determinante. O último. Escute um bate-papo entre atletas de força e outro entre fisiculturistas. É muito discrepante a importância que cada grupo dá ao método de treino, não tem comparação.

Abração!

E você está errado sobre não responder minha segunda MP.

- Eu vejo o Sardinha como um cara que sabe analisar pontos fracos nos shapes e saber usar o treino para tentar corrigi-los. Mas ao que você se refere particularmente? Que essa biomecânica aplicada é inútil? Que o conceito está errado?

- Jogue a bola sobre o GH e passe o canal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza cara.

1) Eis ai uma boa discussao. Ao meu ver, se você não tem pretensões de competir em bodybuilding, isoladores como esses que voce cittou (crucifixo, pec dec...) sao inuteis.

Iniciante é foda. Eu tambem ja fui muito cabeca dura querendo fazer inumeros tipos de rosca. E isso agente ve todo dia...

2) Sobre o GH eu nao sei opinar, pois nao e algo que eu tenha estudado. No entanto, eu vi uma pesquia canadense esses tempos falando que GH nao e tudo isso que o pessoal prega. Quando achar o link eu posto aqui Essa é a pesquisa: http://www.mcmaster.ca/opr/html/opr/media/main/NewsReleases/Researchdebunksbodybuildingmythgrowthpromotinghormonesdontpromotegrowthorstrength.htm

3) Aqui eu concordo.

Abraço!

Editado por 2drafael
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

No contexto de treino WSB, a rotação de exercícios é fundamental para os dias ME, pois segundo diz o Louie - não lembro daonde ele tirou essa afirmação, ficaria supimpa se você pudesse nos dizer (não estou trollando) - trabalhando com cargas acima de 90% da RM o sujeito cessa de ter ganhos e até regride. A forma dos levantamentos ele treinaria nos dias DE e blá blá blá que quem já leu o livro dele ou do dave tate sabem.

As your strength improves, you are instructed to perform more and more repetitions. The importance of variety is overlooked, as many individuals limit themselves to a handful of exercises. Such a plan ignores the biological law of accommodation. In short, the body's response to a constant stimulus decreases over time (Zatsiorsky, 1995).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tb qria saber como q foi a evoluçao dessa galera... realmente, ir pro treino pra fazer os msmos exercicios de sempre, é mto broxante... tava pensando em iniciar um SL msmo sabendo q é limitado, pra dps pra um treino mais elaborado...

mas bate MÓ MEDAO :x

Muito pelo contrário, eu acho empolgante ver o peso da barra ir subindo mês a mês. É impressionante quando paro para pensar em algo do tipo "porra, em janeiro estava agachando com 70kg e agora estou fazendo com 150kg".

Editado por Firminão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...